Melhores lagoas em Natal e arredores: 13 Opções imperdíveis

lagoas em Natal

Sumário

O Rio Grande do Norte é um estado conhecido pelas belíssimas paisagens naturais, incluindo suas praias paradisíacas e as lagoas em Natal.

E, para provar que a capital potiguar é um destino excelente para as férias, saiba que ela guarda lindas lagoas de água doce e você não pode deixar de incluí-las em seu roteiro.

Afinal de contas, elas são um ambiente extremamente familiar com ótimas estrutura para receber os turistas.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre as lagoas em Natal, então confira nosso post completo!

 

Onde se hospedar em Natal?

Claro que, saber onde se hospedar em Natal, facilita muito no acesso as lagoas em Natal, não é mesmo?

Pois bem, como indicação, recomendamos que você procure por opções em Ponta Negra e na Vila Costeira.

E, como os principais nomes do Booking você pode buscar pelas seguintes opções:

  • Golden Tulip: Com suítes mais em conta e um estilo moderno, essa hospedagem oferece boas comodidades aos turistas. Dentre elas, temos piscina ao ar livre, academia e um restaurante.
  • Sol Nascente Hotel Pousada Beira Mar: Essa hospedagem dispõe de café da manhã – incluso na contratação – e quartos com vista para a Praia de Ponta Negra. Além disso, este hotel possui ótimas avaliações no Booking.
  • Kristie Resort Natal Hotel: Encerrando as melhores dicas de hospedagem para hoje, recomendamos onde ficamos hospedados na nossa viagem de 2023! O local conta com 2 piscinas para adultos, piscina infantil, buffet de café da manhã (que está incluso na contratação) e terraço amplo ao ar livre.
 

Qual a melhor época para visitar Natal?

Para conhecer a capital potiguar, os melhores meses são de outubro a meados de fevereiro.

Isso porque, além de pegar um ótimo tempo e aproveitar as maravilhosas praias, o tempo ensolarado deixa as águas das lagoas ainda mais cristalinas. Aproveite!

 

Quanto tempo ficar em Natal?

Para os turistas que desejam conhecer as maravilhas de Natal, saiba que uma semana (7 dias) seria o ideal para ficar na cidade.

Mas, se o seu roteiro é mais apertado, recomendamos uns 4 ou 5 dias pelo menos, para conhecer alguns dos principais pontos turísticos.

Nesse período, é possível fazer ótimos passeios pela cidade, conhecer praias, as lagoas em Natal, outros pontos turísticos e deliciosos restaurantes na região!

 

Quais são as principais lagoas em Natal?

Finalmente, vamos conhecer mais as lagoas em Natal, que são destinos de muitos viajantes.

Existem passeios em Natal que proporcionam visitas inéditas às lagoas, o que é uma excelente forma de economizar tempo, não é mesmo?

Mas, caso você tenha mais tempo na cidade ou prefira passeios mais tranquilos com a família e amigos, aproveite para conhecer com detalhes, nossa seleção de lagoas em Natal no Rio Grande do Norte. Confira!

 

1. Lagoa de Jenipabu em Natal

lagoas em natal rn

A Lagoa de Jenipabu – com “J” – fica localizada no Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, em uma área de proteção ambiental.

Para chegar até essa lagoa em Natal, siga até o município de Extremoz, 20km do centro de Natal.

Apesar de uma vista muito linda, por conta da falta de infraestrutura os turistas não costumam passar o dia.

Então, a dica de ouro é ir à lagoa de Jenipabu para curtir o pôr do sol de fim de tarde.

 

2. Lagoa de Pitangui em Natal

lagoas em natal rn

Também localizada no município de Extremoz, no litoral norte do estado, a aproximadamente 30 quilômetros de distância da capital.

Essa linda lagoa em Natal conta com 93.000m² e aproximadamente 360.000m³ de volumetria.

Além disso, a Lagoa de Pitangui também conta com lindas dunas de areia, que compõem a belíssima paisagem no entorno da lagoa.

Suas águas calmas, claras e paisagens compostas por coqueirais e palmeiras, são um convite e tanto para passar o dia.

O local é extremamente bem cuidado, ou seja, limpo e com um charme artesanal nordestino.

Por último, além da infraestrutura de quiosques, banheiros e lojinhas locais, os turistas encontram redes e mesas submersas na água, bem como, ótimas atrações para a família como: pedalinho, caiaque, stand up paddle e/ou tirolesa.

 

3. Lagoa de Jacumã em Natal

tirolesa em Natal

Apesar de ser famosa pela prática de Skibunda, Aerobunda e Kamikase, a Lagoa de Jacumã também possui uma ótima infraestrutura e um ambiente super agradável.

Sobre as atividades que a lagoa oferece, a chamada Aerobunda é a mais procurada delas, onde os turistas descem até a lagoa através de uma tirolesa.

Já no Kamikase os visitantes se deitam sobre uma prancha e deslizam por uma lona. Por último, temos o Skibunda em que o participante em uma prancha escorrega sobre as dunas até a Lagoa de Jacumã.

No geral, o destino é perfeito para famílias aventureiras e muitos turistas conhecem a lagoa quando realizam o passeio de buggy pelo litoral norte de Natal.

Porém, vale muito a pena passar à tarde na Lagoa de Jacumã, já que é um local familiar e tranquilo.

 

4. Lagoa do Rio Pratagy em Natal

lagoas em Natal

A Lagoa do Rio Pratagy foi uma grata surpresa em Natal, já que alguns passeios de buggy não incluem essa parada no roteiro.

Passei apenas 1 hora nessa lagoa e gostaria de ter passado o dia todo, pois os espetinhos eram baratos e a caipirinha de ciriguela deliciosa.

Acredito que das lagoas do norte que conheci, essa foi a com o menor número de turistas. Além disso, a lagoa desagua na praia de Pitangui, o que dá um charme especial no lugar.

Por último, lembre-se que não tem sinal de cartão de crédito nessa parada e que também seria interessante ir em dias da semana para evitar aglomerações.

 

5. Lagoa Arituba em Natal

Lagoa de Arituba no litoral sul de Natal

A Lagoa Arituba encontra-se em Nísia Floresta a 28 km de Natal e se destaca pela ótima infraestrutura, com a possibilidade de locação de pedalinhos.

O ambiente é extremamente familiar e frequentado principalmente pelos moradores locais da região.

Possui estacionamento, alguns guarda-sóis e espreguiçadeiras, restaurante e música ao vivo, sendo proibido o uso de caixas de som particulares.

Além disso, é possível praticar aerobunda, em que o participante atravessa a lagoa por um fio suspenso.

O que torna deste, o destino ideal para curtir com crianças.

Apesar de várias agencias turísticas oferecerem excursões pelas praias do litoral sul + Lagoa de Arituba, indico passar o dia todo nesse paraíso.

 

Outras lagoas em Natal

Claro que boas lagoas não faltam em Natal, sendo assim, além das principais que pontuamos acima, você também pode conhecer!

 

6. Lagoa de Alcaçuz

A Lagoa de Alcaçuz, é mais próxima da capital potiguar, localizada a apenas 20 km de Natal.

Nesta atração, é possível desfrutar de um banho relaxante banho em redes que ficam na parte rasa da lagoa.

Mas claro que o destino também é ideal para quem gosta de aventura, afinal de contas, O melhor passeio de quadriciclo está aqui!

E a partir dele, conhecemos as dunas da região e também, outras lagoas em Natal que ficam um pouco mais afastadas.

Além disso, aproveite para conhecer as trilhas nos arredores e surpreenda-se com um cenário lindíssimo!

 

7. Lagoa do Carcará

A Lagoa do Carcará em Natal é considerada como um dos destinos mais paradisíacos do estado e por isso, você não pode deixar de visitar!

Apesar disso, o acesso é um pouco complicado, feito por estrada de terra, mas que compensa muito no visual, com águas transparentes, rasas e mornas.

Além disso, por aqui, você pode praticar windsurf, andar de caiaque ou pedalinho (há a possibilidade de alugar) e ainda, aproveitar dos restaurantes nos arredores.

 

8. Lagoa da Coca-Cola

A Lagoa da Coca-Cola é uma das mais distantes da capital potiguar, localizada a cerca de 100 km, mas que também compensa muito uma visita.

Isso porque, suas águas escuras – que deram origem ao nome – fazem bem para o corpo e para a alma e, de acordo com uma lenda local, a lagoa é uma fonte de maravilhas, capaz de rejuvenescer e curar.

E aí, você vai testar? Não esqueça de contar pra mim, ok?

Porém, sua aparência deve-se a grande quantidade de iodo e ferro presentes no solo e a coloração é o resultado de raízes das árvores da região.

 

9. Lagoa da Juventude

Nísia Floresta também é uma cidade do Rio Grande do Norte que abriga as melhores lagoas em Natal.

E, suas características resumem-se as águas cristalinas, paisagens desenhadas e claro, pelos tradicionais passeios de quadriciclo e bons mergulhos refrescantes.

Por falar nisso, saiba que a Lagoa da Juventude, tem uma lenda que diz que aqueles que tomam banho nessa lagoa ficam mais jovens.

Portanto, experimente um banho em águas poderosas e aproveite!

 

10. Lagoa de Guaraíras

Primeiramente, se você deseja conhecer a Lagoa de Guaraíras, recomendamos se hospedar em Pipa, assim, facilita o acesso.

Ela desemboca no mar e também pode ser uma excelente opção de bate e volta a partir de Natal.

O lugar é famoso pela vista incrível que proporciona do pôr do sol e ela pode ser apreciada durante o passeio de barco ou ainda, em alguns dos bares ou lounges na orla do Guaraíras – fica a dica –.

 

11. Lagoa do Bonfim

De todas as Lagoas em Natal, a Lagoa do Bonfim é a que possui menos estrutura, mas que pode ser o lugar ideal para quem deseja descansar!

Aqui, até hotéis são complicados de encontrar, onde a maioria das hospedagens a maioria consiste em vagas alocadas em casas de veraneios.

Por estar localizada numa Área de Proteção Ambiental (APA), algumas partes da lagoa são proibidas acessar – mesmo que através de caminhadas – por questões de conservação do ecossistema.

Além disso, saiba que esta lagoa é a maior de todas, na qual possui, aproximadamente 9 km² de espelho d’água.

 

12. Lagoa da Cotia

A Lagoa da Cotia fica em Rio do Fogo, no caminho para São Miguel do Gostoso e também, pode ser uma excelente parada durante a viagem.

O lugar é em tranquilo e poucas agências de turismo oferecem passeio pra cá, por isso, vale investir na visita por conta em uma tarde quente.

A água é cristalina e há uma boa barraca por lá com quiosques na orla e caro, as redes coloridas que marcam presença nas lagoas em Natal.

Então, aproveite a baixa temporada para pegar o lugar vazio e aproveitar o máximo que puder!

 

13. Lagoa Azul

Localizada no bairro de mesmo nome, a Lagoa Azul também é um destino interessante para se programar e visitar durante as férias.

Não há muita informação sobre essa atração, mas ela também é belíssima, e a única coisa que sabemos é que ela não é recomendada para banho – nos avise se você visitar e algo mudar, ok?

 

Outras dicas sobre Natal e região

 

Dicas sobre as lagoas de Natal

  • Os melhores meses para ir a Natal é de outubro a meados de fevereiro. Já que o tempo é ensolarado e águas ficam ainda mais cristalinas.
  • Para conhecer as lagoas em Natal, uma ótima opção é alugar um carro e assim não depender das agencias turísticas.
  • Para quem tem pouco tempo na capital, é indicado conhecer algumas dessas lagoas em conjunto com outros passeios, como no passeio de buggy pelo litoral norte ou nos tours do litoral sul.
  • No passeio de buggy pelo litoral norte estão inclusas a Lagoa de Jenipabu, Jacumã e Pitangui, mas a Lagoa Pratagy é opcional.
  • Para aqueles que pretendem conhecer o litoral sul de Natal, uma ótima opção é passar a parte da manhã na Praia de Camurutaba e na parte da tarde ir para a Lagoa de Arituba.
 

Chegamos ao fim das nossas dicas sobre as lagoas em Natal. E se você gostou, já aproveita para seguir o @blogmundoviajante no Instagram! Beijos da Iza!

10 respostas

  1. Que lindezas essas lagoas! Impossível escolher uma só, deu vontade de conhecer todas, já me imagino nesse paraíso, me esbaldando com tudo. Amei seu post e suas fotos!🥰😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.