Delta do Parnaíba: O que é? Onde fica? E como funciona o passeio?

Sumário

Se você está planejando conhecer o famoso Delta do Parnaíba e planejar uma viagem incrível, saiba que chegou ao post certo!

Isso porque, hoje vamos te contar tudinho o que você precisa saber sobre o destino: o que é e onde fica, como chegar, o que fazer, e muito mais!

Ahh e para complementar esse post, confira também o roteiro do passeio de barco no Delta do Parnaíba e na Revoada dos Guarás.

Então, se conhecer mais um pouco do nordeste do país é o seu objetivo, eu garanto que vai amar o Delta do Parnaíba, vem com a gente conferir!

 

O que é o Delta do Parnaíba? E onde fica?

delta do parnaiba

Para resumir, saiba que o Delta do Parnaíba nada mais é do que os canais do Rio Parnaíba, que formam braços de rio que deságuam no mar.

O Delta do Parnaíba fica entre os estados do Maranhão e Piauí atualmente, é considerado uma das mais belas paisagens do mundo, já que conta com a formação de ilhas pelos canais de água.

Seus cinco braços – o 1º canal fica no Piauí ; o 3º,4º e 5º no Maranhão e o 2º entre os dois estados – fazem dele o terceiro maior delta do mundo e no exterior, é conhecido carinhosamente como Delta das Américas.

Sendo assim, o 1° braço do Delta do Parnaíba, encontra-se em Ilha Grande e também é conhecido como braço do Igaraçu.

Enquanto o 2º braço – aquele que fica ente os dois estados –, é chamado de Braço Baía de Canarias, fica na própria Ilha das Canarias.

No Maranhão, temos o 3º braço da Baía de Canarias que está entre o começo da Ilha do Caju e o fim da Ilha de Canarias. O 4º braço na Baía de Melancieira, toma o final da Ilha do Caju e outras ilhas inabitáveis.

Por último, o 5º braço está na Baía de Tutoia, também no Maranhão próximo ao vilarejo de Tutoia.

 

O que é Revoada dos Guarás? E onde fica?

revoada dos guaras maranhao

Pois bem, o Delta do Parnaíba é recheado de atrações surpreendentes para você conhecer!

Nesse caso, saiba que a Revoada dos Guarás está marcada pela grande concentração de Guarás e é uma das atrações mais impressionantes da região do Delta do Parnaíba e claro, da tão falada Rota das Emoções.

Por aqui, o temos a oportunidade de fazer um passeio natural para admirar o sobrevoo destes pássaros que atualmente, é um dos fenômenos mais admiráveis do mundo, onde o céu se tinge de vermelho, cor das penas dos Guarás.

E, para participar desse passeio, saiba que você tem duas opções: 1- Iniciar o passeio em Ilha Grande, a 11km de Parnaíba ou 2- Dar início ao tour em Tutoia, região distante a capital maranhense.

 

Onde se hospedar para conhecer o Delta do Parnaíba?

E, para que sua experiência seja ainda mais incrível, que tal se hospedar próximo ao Delta do Parnaíba e assim, facilitar a locomoção?

Sendo assim, como boas opções para considerar, recomendo:

A Casa Santo Antônio Hotel Boutique é uma hospedagem formada por casarões preservados desde os tempos da áurea de Parnaíba, que entrega um ar romântico e charmoso a pousada.

Além disso, aqui os hóspedes são bem recebidos com mimos e podem aproveitar a piscina lateral no quintal até a noite.

A pousada encontra-se a 10.3 km do Delta do Parnaíba e apresenta um excelente custo-benefício.

Outra dica de hospedagem a se considerar é O Arrey Hotel Beach que fica a 12kmdo nosso destino e é bem completinho.

Aqui os quartos são confortáveis, com preços acessíveis e boas comodidades como bar, terraço, piscina, restaurante e estacionamento.

Definitivamente tudo o que você precisa está aqui!!

Por fim, conheça a Vila Parnaíba que é uma hospedagem um pouco mais luxuosa e bem estruturada.

Localizada a 12 km do famoso Delta do Parnaíba e conta com jardim, café da manhã incluso, piscina e estacionamento gratuito.

Faça sua reserva antecipada no Booking para garantir as melhores condições e acompanhe mais dicas de onde se hospedar em Parnaíba. Você vai adorar!

 

O que fazer no Delta do Parnaíba: Principais passeios

Vimos que o Delta do Parnaíba é um verdadeiro paraíso natural, por isso, ele merece total destaque quando o assunto são passeios pelas redondezas, não é mesmo?

Sendo assim, como dicas sobre o que fazer no Delta do Parnaíba, recomendo:

 

1. Encontro das Águas – Catamarã

O passeio de catamarã pelo encontro das águas, se inicia às 9h e retorna as 15h no Porto dos Tatus em uma embarcação com capacidade para 70 pessoas.

Além disso, o roteiro da atração inclui o Igarapé dos Periquitos, Ilha dos Poldros e Dunas do Meio. As paradas obrigatórias duram aproximadamente 1hora acontecem tanto na Ilha dos Poldros quanto nas Dunas do Meio.

O tour tradicional no Delta do Parnaíba é bastante acessível e pode ser realizado por toda a família. As cobranças são realizadas para adultos e crianças com até 10 anos. Nesse pacote, já está incluso o guia turístico, frutas e caranguejada.

Apesar de ser o passeio mais comum não é o mais completo, já que a embarcação não passa em áreas menores.

 

2. Encontro das Águas – Lancha Rápida Privada

Chamado por algumas agencias de Passeio Delta Canárias, nada mais é do que o passeio tradicional em lancha rápida individual com até 5 pessoas e mais o piloto.

O tour acontece em dois horários, o primeiro começa no turno da manhã das 9h às 13:30h e o segundo, a tarde das 14h às 18:30h.

Além disso, lembre-se de que neste passeio os turistas conseguem ver o Delta do rio Parnaíba com calma e podem apreciar a natureza de um jeito especial.

Lembrando que fizemos a união de dois roteiros em um só dia: O passeio tradicional – conhecido por passeio do encontro das águas – pela manhã e a Revoada dos Guarás no fim da tarde.

 

3. Revoada dos Guaras

A Revoada dos Guaras, é um tour que se inicia no Porto dos Tatus e segue em direção a uma formação de dunas ao leste do Feijão Bravo, localizado na Ilha do Caju.

Depois da parada de 1h na Ilha do Caju, o passeio segue em direção a Revoada dos Guarás, onde encontramos as aves vermelhas lindíssimas, típicas do Delta do Parnaíba.

Por isso, que para 3 turistas ou mais, vale a pena ir sozinho no passeio individual. Essa opção é a mais indicada para quem viaja com amigos ou em família.

Por fim, saiba que as saídas para a Revoada dos Guarás acontecem durante a tarde por volta das 14:30h com retorno previsto para às 18:30h.

 

4. Safari noturno

Mas é claro que o Delta do Parnaíba ainda tem um passeio incrível pelo Delta Safari Noturno que se inicia no Porto dos Tatus.

Aqui, os turistas embarcam em uma lancha com capacidade para até 14 pessoas e como requisito de segurança, todas são equipadas com coletes salva-vidas.

Com relação ao roteiro do tour, a lancha segue em direção ao Igarapé do Iguirindó e chegando lá, os turistas embarcam em canoas a remo para seguir com o passeio.

A expedição vai em busca da observação dos animais nativos do Delta do Rio Parnaíba como macacos, cobras, morcegos, jacarés e caranguejos.

Claro que algumas expedições incluem o mergulho na Ilha dos Poldros, onde ocorre o encontro entre mar e rio e é surpreendente.

Por último, o tour segue em direção ao Porto dos Tatus passando pelo Morro Branco. Lembrando que o passeio pelo Safari Noturno tem duração de 5 horas.

 

5. Tour privado de 4×4 no Delta do Parnaíba

Por último, mas não menos importante, que tal fazer um passeio privado de 4×4 no Delta do Parnaíba?

A atração começa logo cedo, às 8h30 da manhã e se resume a passar por campos de dunas até chegar finalmente no Delta do Parnaíba.

A primeira parada da atração acontece em Tutoia, onde pegamos uma lancha e seguimos pelo rio, passando e observando o cemitério de navios até chega na Ilha Caju, um ponto especial que nos permite parar de nadar um pouco.

Seguimos por Igarapés e temos uma demonstração exclusiva de caça de caranguejos.

A próxima parada acontece na Baía de Melancieira, onde contemplamos belíssimos lagos rodeados por montanhas de areia.

Depois de parar para almoçar, podemos descansar um pouco nas redes perto do mar por umas 2h. Por último, seguimos de 4×4 até o refúgio dos guaras onde veremos como essa ave levanta voo.
E, depois de 11h, pegaremos estrada de volta até o seu hotel. Aproveite esse momento para admirar o pôr do sol que é lindíssimo.

 

Qual a melhor época para conhecer o Delta do Parnaíba e a Revoada dos Guarás?

Se você planeja conhecer esse pedacinho do nordeste que é a principal atração, recomendo ir na época seca, que acontece de julho a dezembro.

Isso porque, nesse período, a probabilidade de pegar tempo bom e menos abafado.

Além disso, essa também é a época mais indicada para ver a Revoada dos Guarás no Delta do Parnaíba, pois coincide com o período reprodutivo da espécie.

E chegamos ao das nossas dicas, então esperamos que você siga o @blogmundoviajante e continue aproveitando as minhas aventuras! Beijos da Iza!

Respostas de 31

  1. Oi Isa, tudo bem?
    É tudo tão bonito. A revoada e o por do Sol devem ser inesquecíveis. Fiquei impressionada com a mudança de cor os pássaros por comer caranguejo. Mas um lugar os sonhos que vale a pena conhecer. Se post ficou ótimo, as fotos ficaram lindas e obrigada pelas dicas!
    beijinhos.
    cila.

  2. Nossa, adorei o post: "Delta do Rio Parnaíba" . Eu simplesmente quero muito visitar essa região, e não vejo a hora de ir. Já salvei aqui as suas dicas pra quando eu for. Parabéns pelo post, e obrigada por compartilhar. Beijos

  3. Só pelas fotos já dá pra perceber como o lugar é lindo e agradável. Eu tenho uma amiga que veio do Maranhão e fala maravilhas do lugar. Beijos!

  4. Quanto mais lia mas ficava apaixonada pelo lugar. A natureza é tudo que precisamos nesses tempos tão tensos, estou louca para viajar e conhecer lugares fantásticos como este,bjus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.