Considerado como um dos locais mais visitados de Carrancas o Complexo Tira Prosa conta com diversos belezas naturais, dentre elas a própria Cachoeira do Tira Prosa.
Dito isso, se você quer saber tudo sobre esse pedacinho de Minas Gerais em detalhes, desde como chegar, quanto custa e diversas outras dicas, saiba que chegou ao post certo.
Ficou curioso? Se sim, então vem com a gente!
Onde fica? E como chegar ao Complexo Tira Prosa?
Localizada as 280 km de Belo Horizonte, especificamente na divisa do sul de Minas, Carrancas ainda é relativamente pouco conhecida quando comparada com outras cidades turísticas de Minas Gerais.
Para chegar até a cidade a melhor opção é ir de carro, já que todos os atrativos podem ser acessados apenas com carro de passeio.
Sendo assim, se você tem a opção de ir de carro próprio até a cidade, com certeza essa é a melhor escolha.
Do contrario, indicamos que os visitantes aluguem um carro ou em último caso optem por ir de ônibus.
Dito isso, chegando em Carrancas, esqueça o GPS (Google Maps), ok? Pois, o caminho indicado por ele está errado.
Mas, fique tranquilo, é muito fácil chegar até o Complexo Tira Prosa, inclusive pois ele está no centro do lado oposto ao Complexo da Ponte.
Enfim, para ir até a entrada do local basta seguir o seguinte passo a passo:
- Passando a estatua de santa, entre a segunda à esquerda e depois siga até o final pegando uma estrada de terra.
- No percurso, você passará por uma ponte pequena e em 100 metros vire na próxima esquerda novamente.
- Por fim, basta seguir em frente e lá estará a entrada do Complexo Tira Prosa.
Quanto custa? E como acessar o Complexo Tira Prosa?
A entrada para o Complexo Tira Prosa custa R$ 10 por pessoa, onde o visitante tem acesso aos seguintes atrativos: Cachoeira Tira Prosa, Poço da Canoa, Poço do remo, Cachoeiras do pulo e o pocinho.
Ao chegar lá, você irá encontrar um senhor simpático que efetua a cobrança e explica um pouco mais sobre os atrativos do local.
Aliás, vimos em outros sites, até mesmo no oficial de Carrancas e neles só estavam 2 ou 3 atrativos do local, e, portanto, estão desatualizados.
Por fim, é importante comentar que também é possível conhecer a Cachoeira do Moinho através desse complexo.
Mas, como já havíamos ido ao Complexo da Ponte, preferimos só curtir as atrações que não tínhamos visitado.
Qual a dificuldade da trilha do Complexo Tira Prosa?
O primeiro ponto a ser destacado é que conhecemos o local em um dia com chuvas de verão, ou seja, o solo estava molhado e as pedras mais escorregadias do que de costume.
Apesar disso, classificamos a trilha completa de dificuldade moderada. Mas, fique tranquilo, pois também é possível ficar apenas na própria Cachoeira do Tira Prosa, localizada a 5 minutos de onde ficam estacionados os carros.
Já em relação à demarcação da trilha, ela é ótima, basta seguir as setas ou marcações nas árvores em amarelo ou rosa.
E mesmo sendo impossível se perder, estávamos com um cooler e no fim da tarde tivemos a brilhante ideia de seguirmos um caminho alternativo, ao invés de ir por dentro da cachoeira.
Inclusive no caminho conhecemos um casal muito simpático de minas e todos achamos a ideia ótima de inicio. No final, no meu caso em especifico, foi uma péssima ideia (Risos de nervoso haha)
Simplesmente, cai diversas vezes, atolei e acabei com as pernas raladas. Mas, aprendi a minha lição e na próxima nada de caminho alternativo!
No fim das contas, como sempre digo aqui no Blog Mundo Viajante, ficam as historias para contar e as dicas para os leitores. Além dos novos amigos que fizemos!
Cachoeiras do Complexo Tira Prosa
Como comentamos anteriormente no Complexo Tira Prosa ficam as seguintes cachoeiras: Cachoeira Tira Prosa, Poço da Canoa, Poço do remo, Cachoeiras do pulo e o pocinho.
1- Cachoeira Tira Prosa
A primeira do complexo e a de mais fácil acesso, com águas tranquilas a Cachoeira do Tira Prosa costuma ser bastante movimentada.
Nela inclusive fizemos amizade com um dos moradores do local, o nosso amigo de 4 patas que passa o dia comendo, bebendo, dormindo e se refrescando. Inclusive, o local aceita pets, então já fica a dica!
Acabamos não mergulhando, mas admito que me arrependi!
2- Poço da Canoa
Logo que você encontra o Poço da Canoa, você entende a razão do nome, já que o poço visto de cima tem o formato de uma canoa.
Nesse ponto paramos para mergulhar, já que a água estava extremamente convidativa e esverdeada. Apenas, lembre-se que existem partes rasas e fundas nesse poço, e, portanto, atenção para quem não sabe nadar.
3- Poço do Remo
Admito que com a caminhada até esqueci do Poço do Remo, mas suponho que seja o que fica em seguida do da Canoa.
Digo isso, pois diferente do primeiro, não vi qualquer formato de remo! haha
4- Cachoeiras do Pulo e o Pocinho
Por fim, chegamos à Cachoeira do Pulo e o Pocinho, ambos são interligados, e, portanto, achei válido coloca-los em apenas um tópico.
Adorei esse ponto de parada, mergulhamos na cachoeira, curtimos o fim da tarde e foi ótimo, pois consegui relaxar tranquilamente.
Acho que esse foi a minha compensação, antes do caminho alternativo! Haha
- IMPORTANTE: O caminho até o fim da trilha é por dentro da cachoeira, e, portanto, em épocas de chuvas fortes o local sofre com trombas d’água e se torna perigoso.
Dicas extras para os visitantes
- Infraestrutura: O local é rústico e não conta com infraestrutura de restaurante ou sanitários. Mas, diferente do Complexo Vargem Grande, você pode entrar com seus comes e bebes.
- Guia turístico: Sinceramente, acho desnecessário, pois as sinalizações em rosa e amarelo já são suficientes.
- Acesso: Como comentamos anteriormente, o primeiro ponto de atenção é que o caminho até a entrada pelo Google Maps está incorreto. E o segundo, é tomar cuidado com as pedras escorregadias, além do risco de tromba d’agua.
Outros posts sobre Carrancas
- Carrancas em Minas Gerais: Guia completo
- Melhores pousadas de Carrancas
- Cachoeira da Fumaça em Minas Gerais
- Complexo Grão Mogol em Carrancas
- Complexo da Ponte em Carrancas
- Serra do Moleque (Zilda I) e Zilda II
- Complexo da Toca em Carrancas
- Complexo Vargem Grande em Carrancas
- Melhores cachoeiras de Carrancas
Dicas de hospedagem para quem visita Carrancas
Pronto, agora que já falamos tudo sobre o Complexo Tira Prosa, vamos dar algumas dicas de hospedagem para quem ainda está apenas planejando a viagem.
Como sempre digo, Minas Gerais tem excelentes opções de hospedagens econômicas e principalmente familiares.
Em Carrancas isso não é diferente, onde o destaque para os chalés com acessórios de cozinha e que acomodam de 4 a 6 pessoas são: Vila Chalés Carrancas e o Chalezinho Mata Virgem.
Porém, se você prefere uma pousadinha e vai viajar a dois, nossas indicações são: Pousada Vila Mandalah, a Pousada Verdes em Cantos e a Pousada Sal da Terra.
E chegamos ao fim de mais um post sobre Carrancas, dessa vez sobre o Complexo Tira Prosa. Espero que tenham gostado, mas no caso de dúvidas ou sugestões, só deixar o seu comentário. Ah e já aproveita e segue a gente no Insta @blogmundoviajante.
Respostas de 2