O estado do Rio de Janeiro já um símbolo por si só, já que reúne diversas atrações. Porém, muito mais que isso as terras cariocas contam com outras maravilhas, como por exemplo, as comidas típicas do Rio de Janeiro.
Razões para provar as comidas típicas do Rio de Janeiro?
As comidas típicas do Rio de Janeiro, possuem grande influência da culinária europeia e principalmente dos temperos portugueses, o que é um convite e tanto para experimentar algumas iguarias, não é mesmo?
Além disso, as comidas típicas de qualquer estado, são elementos de valorização da cultura regional, de perpetuação da memória culinária das famílias. E podem ainda, oferecer ganhos de recursos econômicos, tanto para a indústria como para o comércio local.
Sendo assim, confira neste post, nossas dicas gastronômicas e conheça as principais comidas típicas do Rio de Janeiro. Você com certeza vai adorar experimentar!
DICA DE OURO: 5 PASSEIOS GUIADOS E GRATUITOS NO RIO DE JANEIRO
Melhores comidas típicas do Rio de Janeiro
1- Feijoada Carioca
Este prato é conhecido no Brasil inteiro, mas claro que nada se compara aos sabores da verdadeira Feijoada Carioca, onde alguns turistas afirmam que o tempero da mesma é o melhor de todos, sendo diferente de tudo o que você já provou.
Além disso, assim como em outros lugares do país, o prato pode acompanhar uma salada de couve, torresmo, vinagrete e até farofa.
O que de fato deixa essa iguaria ainda mais carioca, não é mesmo?
Porém, diferente do que muitos podem imaginar, feijoada não é feita com o feijão carioca e sim com feijão preto, que acrescenta muito mais sabor em sua mistura de carne e linguiça.
CURIOSIDADE: O conhecido feijão carioca é mais consumido em outros estados do que no próprio Rio de Janeiro, já que os cariocas costumam comer feijão preto.
2- Bife com batata frita
Um outro prato também muito consumido no Brasil, é o bife com batata frita, que também é um clássico da culinária carioca, onde por lá, ele é preparado obrigatoriamente pelo menos 1 vez por semana.
3- Picadinho
Quem pede quentinha sabe que tem Picadinho toda a semana, não é mesmo?
Além disso, o Picadinho de Carne é muito conhecido e pedido em muitos restaurantes e bares do Rio de Janeiro.
Este prato, costuma ser servido com ovo poché, banana à milanesa e diferentes molhos de acompanhamentos
Na qual possibilita que os clientes escolham a melhor opção de acordo com o seu paladar.
Além disso, a carne usada no preparo pode deste prato, também pode variar entre as seguintes: filé-mignon, acém ou costela.
E fica uma delícia com ambas!
CONFIRA TAMBÉM: FREE WALKING TOUR PARATY
4- Filé a Oswaldo Aranha
Esse prato realmente nasceu no Rio de Janeiro e foi feito para satisfazer o apetite do diplomata e político gaúcho Oswaldo Aranha e por isso é homenageada com seu nome.
Afinal, sempre que o político frequentava um restaurante na Lapa, ele pedia sempre o mesmo prato.
O Filé a Oswaldo Aranha é composto por: bife com alho acompanhado de batatas portuguesas, farofa de ovo e arroz soltinho, o que é realmente uma delícia!
E, devido ao pedido frequente do Oswaldo Aranha, muitas pessoas que visitavam o mesmo restaurante, começaram a pedir o mesmo prato popularizando-o em todos os pontos da capital.
O que de fato, é uma excelente pedida para a sua viagem!
5- Caldo Verde
Com origens portuguesas, o Caldo Verde tornou-se muito popular no Rio de Janeiro, principalmente nos dias mais frios.
Além disso, o Caldo Verde é uma sopa feita à base de batata cozida, couve picada e pedaços de linguiça portuguesa.
O paladar do caldo verde pode ser um pouco mais pesado do que o normal para o paladar carioca, mas ela aquece o coração e anima o estômago.
6- Cachorro-quente ou Podrão
O cachorro-quente é um lanche bem popular no Rio e é comum encontrá-lo sendo preparado de forma diferente, adicionando diversos itens ao lanche e transformando-o no famoso “Podrão”.
E devido a isso, o cachorro-quente pode ser considerado como uma refeição completa, e não apenas um lanchinho em muitos pontos do Rio.
O famoso Podrão é por sua vez, um lanche típico do Rio e conquista a todos com seus sabores irresistíveis.
Nele podem ser incluídos além da salsicha: purê de batata, ervilha, bacon, queijo, milho, batata palha e muitos outros ingredientes que complementam o sabor!
E como vimos, ele é perfeito para o fim de noite, depois de sair do trabalho, quando a fome aperta e a grana é curta o podrão é a salvação.
O cachorro quente carioca, ou famoso Podrão, leva em sua composição: milho, ervilha, batata palha, queijo ralado, ovo, azeitona, passas, e o que sua imaginação quiser.
CONFIRA TAMBÉM: PRAIAS MAIS LINDAS DE ARRAIAL DO CABO
7- Sopa Leão Veloso
A Sopa Leão Veloso, foi crida por Paulo Leão Veloso e é servida com os melhores frutos do mar, tais como: peixe, camarões, mexilhão, lula e siri.
Sua inspiração, veio diretamente da Sopa Bouillabaisse da França, que o deixou pela receita. Desde então, Paulo, decidiu trazer o prato ao Rio de Janeiro e adaptá-lo ao paladar dos moradores e turistas.
8- Sardinha Frita
Muito comercializada como um petisco no Rio, a Sardinha Frita é um prato típico em bares e botecos, do Rio, sendo incluída nos cardápios de happy hour, por ter uma gordura que diminui o efeito do álcool no organismo.
Além disso, a sardinha possui fácil preparo, onde só precisa ser descamada, levar uma pincelada de gema e, por fim, ser empanada com farinha de milho.
Depois de frita, o prato é servido em porções de seis unidades com o tradicional acompanhamento de arroz e limão. Uma delícia!
9- Biscoito Globo
Por fim, temos o biscoito Globo, uma marca de biscoito de polvilho super famosa no estado, tornando-se patrimônio cultural do Rio de Janeiro.
Além disso, ele é um biscoito levinho e crocante, que atualmente, possui duas versões: salgada ou doce.
Além disso, como dica, deixamos registrado por aqui como dica, que você experimente esse biscoito com o chá-mate, outra tradição dos cariocas, que se pudessem, comeriam tudo com chá.
CURIOSIDADE: No Rio de Janeiro a palavra biscoito significa bolacha para quem vive em São Paulo. E o inverso também é verdadeiro.
Melhores doces típicos do Rio de Janeiro
Claro que em nossa lista de comidas típicas do Rio de Janeiro, não poderiam faltar os doces, não é mesmo?
Afinal de contas, os pratos salgados e mais pesados, exigem um pouco de doce e leveza. Sendo assim, separamos uma lista super saborosa para você conferir, com os melhores doces cariocas que certamente, não deixam a desejar.
10- Rabanada
Um doce que também tomou conta do Brasil, especialmente no Natal, tem suas raízes cariocas.
11- Chuvisco
Preparado apenas com gemas de ovos e açúcar, o Chuvisco pode se tornar o seu doce favorito, já que também é muito saborosa!
Esta sobremesa também é conhecida como Pingo de Ouro e pode ser servida cristalizada ou então em caldas.
Em algumas de suas formas, esse doce pode ser utilizado inclusive em festas infantis, juntamente com o brigadeiro e o beijinho.
E, para intensificar a cor amarelada da gema, que tal adicionar um pouco de corante amarelo comestível? Essa brincadeira pode deixar o doce ainda mais delicioso.
13- Pão Doce
O pão doce pode até ser encontrado em outros cantos do Brasil, mas é uma lei nas padarias do Rio de Janeiro.
Herança portuguesa, consiste no pão de massa doce com creme de baunilha. A decoração varia conforme a criatividade do confeiteiro, geleia ou frutas em calda.
14- Bolo Mãe Benta
O bolo mãe benta nasceu no século XIX, em terras cariocas, e ganhou esse nome à uma conhecida doceira que vendia doces na cidade.
A dona Benta Maria da Conceição agradava os fregueses com novidades feitas com farinha de trigo.
Muito querida, ganhou o apelido de “Mãe Benta” pela idade. A receita simples do bolo mãe benta é feita com farinha de trigo, manteiga e ovos.
15- Sucolé de caipirinha
Destinado aos maiores de 18 anos, temos aqui um doce, que não é uma sobremesa, mas sim, uma iguaria carioca.
Encontrado nas praias e eventos cariocas, o Sucolé de Caipirinha é o geladinho, sacolé, chup chup, misturado com cachaça, que pode deixar os eventos no verão ainda mais intensos.
CONFIRA TAMBÉM: MELHORES PRAIAS DE CABO FRIO
Bebidas típicas do Rio de Janeiro
Para complementar nosso menu gastronômico de comidas típicas do Rio de Janeiro, que tal algumas opções de bebidas?
16- Chá Mate
O chá-mate, como vimos, é a bebida típica do Rio e sem dúvidas, que todo carioca gosta. Por isso, ele costuma fazer parte do cardápio e algumas misturas podem te surpreender!
O famoso chá mate é vendido em diferentes formas: na praia, como geladinho, adoçado e tem a possibilidade de vir com um toque de limão.
17- Cachaça e Caipirinha
A cachaça é uma bebida produzida de cana-de-açúcar, um item genuinamente brasileiro.
Onde, tem origem no século XVII, ainda no início da colonização portuguesa em nosso território, principalmente nas terras cariocas.
Isso porque, foi nessa época que se adotou a plantação da cana-de-açúcar como principal atividade comercial.
E, desde então, a cachaça tornou-se uma bebida de grande importância cultural, social e econômica para o Brasil.
Portanto, além do famoso Chá Mate, a Cachaça e a Caipirinha também estão em muitos menus gastronômicos cariocas.
Sendo assim, não pode deixe de experimentar durante sua visita ao Rio de Janeiro.
Outras dicas sobre o Rio de Janeiro
- O que fazer em Paraty?
- O que fazer em Arraial do Cabo?
- O que fazer em Cabo Frio?
- O que fazer em Visconde de Mauá?
Vale a pena provar as comidas típicas do Rio de Janeiro?
Mas é claro que sim!
Afinal de contas, assim como em muitas outras regiões do Brasil e do mundo, o Rio de Janeiro mantém suas culturas e raízes a partir da culinária local.
Sendo assim, quando viajar para o estado, não deixe de experimentar todos os sabores da cidade maravilhosa, você com certeza, vai se encantar ainda mais!
Esperamos que você tenha gostado da nossa seleção de comidas típicas do Rio de Janeiro. Mas, no caso de duvidas ou sugestões, deixe o seu comentário. E por fim, acompanhe as novidades em @blogmundoviajante.
Respostas de 4