10 Melhores comidas típicas de Minas Gerais: Doces e salgadas

comidas tipicas de minas gerais

Sumário

Você tem viagem marcada para Minas e não sabe o que provar? Então, você chegou ao lugar certo, pois hoje falaremos sobre as comidas típicas de Minas Gerais.

Por aqui, você encontra incríveis 10 opções gastronômicas divididas em pratos salgados e doces, que com certeza vão te deixar com água na boca!

 

Comidas típicas de Minas Gerais: Opções doces e salgados

  1. Pão de Queijo
  2. Feijão Tropeiro
  3. Angu
  4. Frango com quiabo
  5. Vaca atolada
  6. Ora-pro-nobis
  7. Doce de leite
  8. Doce de abobora
  9. Goiabada
  10. Pé de moleque

 

Razões para provar as melhores comidas típicas de Minas Gerais?

Existem muitos motivos para conhecer as comidas típicas de Minas Gerais, uma delas é que cada prato da gastronomia, tem alguma história para contar.

Segundo, você já imaginou experimentar algumas comidas mais simples, mas que sempre surpreendem no sabor? Pois bem, a culinária mineira possui essa característica!

Além disso, em todo cardápio nacional, a comida mineira é a que mais recebe influências de outras culturas que vem tanto de dentro quanto de fora do Brasil, por isso também, você não pode deixar de experimentar!

Por fim, mas não menos importante, saiba que as comidas típicas de Minas Gerais, guardam muitos segredos e para saber mais sobre eles, recomendamos que você leia este post até o fim!

 

Melhores comidas típicas de Minas Gerais?

Em uma viagem completa, não pode faltar opções gastronômicas, não é mesmo?

Sendo assim, para que sua experiência pela região seja completa, nós fizemos uma lista de melhores comidas típicas de Minas Gerais, que certamente, você não pode deixar de experimentar!

Então, vamos as nossas indicações? Com certeza, elas vão te deixar com água na boca, confira!

 

#1: Pão de Queijo

Certamente, que a comida típica de Minas Gerais mais conhecida dentro e fora do país, é o pão de queijo.

Porém, a história desse prato, é bem mais antiga do que imaginamos, sendo criada ainda no século XVII, por fazendeiras que substituíam a farinha de trigo por farinha de mandioca nas receitas de pão e ainda, adicionavam os queijos que sobravam e ficavam duros, na tentativa de saciar a fome com o que tinham ao seu alcance.

Mas, com o passar dos anos, a receita deste clássico, passou a variar bastante conforme alguns ingredientes adicionais escolhidos, tais como: bacon, catupiry, presento e muito mais!

Além disso, as formas de preparo do Pão de Queijo, também se modificaram ao longo dos anos e atualmente, encontramos versões de frigideira.

Sendo assim, quando for viajar para o estado, não deixe de experimentar este prato em sua versão original, que é um clássico na culinária mineira!

 

#2: Feijão Tropeiro

Um prato que também faz parte da história de Minas Gerais é o feijão tropeiro, que conquista a todos por seus sabores ricos e parecidos com os do Nordeste.

O feijão tropeiro teve origem durante o ciclo do ouro e recebe esse nome por ter sido inventando pelos tropeiros – os antigos comerciantes locais – ainda na época do Brasil colonial.

A mistura dos ingredientes é feita a base do feijão carioquinha, que é o destaque do prato.

Nele, ainda podem ser adicionados outros itens que ajudam a compor o sabor, tais como: carne, bacon, cebola, farinha, alho, cheiro verde, ovos e sal.

 

#3: Angu

O Angu é outro prato salgado típico de Minas Gerais, na qual possui a influência de italianos e portugueses.

A famosa “papa” quando chegou ao Brasil, ganhou versões com farinha de milho ou de mandioca, tornando-se o prato mais tradicional à base de fubá.

A ele, costumam ser misturados miúdos de porco ou de vaca que também podem ser servidos como acompanhamento.

O angu mineiro é preparado com apenas dois ingredientes: fubá e água, o que faz com que ele seja mais firme e apresente muito mais sabor.

 

#4: Frango com quiabo

O frango com quiabo teve origem no século XIX e foi influenciado por várias culturas, como a indígena, portuguesa e africana.

Este prato teve inspiração nos ensopados, típicos da culinária portuguesa, que chegou ao Brasil por meio dos colonizadores.

Na culinária mineira, temos um delicioso ensopado de frango caipira com o quiabo, onde o frango é levemente dourado com tomate e cebola cozidos com ervas e especiarias.

O quiabo é refogado à parte e depois é adicionado ao frango e cozido por cerca de cinco minutos.

Ao final, temos um delicioso prato típico mineiro que você também vai adorar experimentar!

 

#5: Vaca atolada

Este prato também é super comum na culinária mineira e refere-se a carne bovina – normalmente costela –, cozida com mandioca.

Sua origem também se deu também no período colonial, onde seu preparado consistia no cozimento da costela com a gordura, algumas partes não aproveitadas do boi também eram incluídas para dar sabor, juntamente com mandioca, que deixa um cheiro de dar água na boca!

 

#6: Ora-pro-nobis

A Ora-pro-nobis, é uma hortaliça muito utilizada na culinária mineira.

Seu nome vem do latim e quer dizer “orai por nós” e um dos pratos mineiros mais conhecidos com esse tempero, é o frango com oro-pro-nobis, no qual consiste em um cozido de frango caipira com a verdura.

Ela é tão comum em Minas que em algumas regiões do estado há, anualmente, o Festival de Oro-pro-nobis, onde pratos diversos com esse ingrediente são apresentados.

Então, quando estiver viajando por Minas, vale muito apena conhecer!

 

Melhores doces típicos de Minas Gerais?

Para complementar nosso cardápio de melhores comidas típicas de Minas Gerais, não podemos deixar de falar dos doces mais famosos da região, não é mesmo?

Pois bem, veja a seguir quais são eles e não deixe de experimentar quando estiver em Minas Gerais. Você com certeza vai adorar essas delícias!

 

#7: Doce de Leite

O Doce de Leite, é um dos doces mais conhecidos e consumidos no Brasil e sua origem é internacional, mas sua popularização, se deu em Minas Gerais.

Algumas histórias dizem que sua criação se deu no Chile, quando ainda no século XVIII, era um doce popular na região.

Outras, dizem que o doce surgiu durante um encontro entre os generais Juan Manuel de Rosas e Lavalle, em 17 de julho de 1829, na Argentina.

Onde, a cozinheira do acampamento teria deixado uma panela de ferro com açúcar e leite no fogo e desde então, teria se popularizado ao redor do mundo, principalmente no estado de Minas Gerais, com a chegada de imigrantes na região.

 

#8: Doce de Abóbora

Atualmente, três estados “brigam” pelo título de inventores do doce de abóbora: Minas, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, sendo assim, não podemos afirmar com de onde o doce teve origem.

Porém, em Minas Gerais, é muito comum encontrar doce de abóbora em diversas versões, tais como: em compota, cremoso, em cubinho cristalizado, em bolinha, como docinho de festa, com coco, com cravo e muitas outras!

E até quem não gosta de abóbora, se rende à esta sobremesa saborosa!

 

#9: Goiabada

A Goiabada é um clássico da culinária mineira e começou a ser criada em 1930 por três irmãs.

Onde juntas, elas formaram a marca Goiabada Zélia, a mais antiga do estado que produz o doce.

Além disso, o doce é produzido atualmente, em muitos lugares do estado, principalmente em Ponte Nova – a principal marca fabricante do doce na modernidade.

A goiabada mineira é única e é famosa pela cremosidade, ideal para comer de colher.

O Famoso Romeu e Julieta também se popularizou em Minas, onde misturavam o doce da goiabada com os queijos da Serra da Canastra.

 

#10: Pé de Moleque

Por fim, mas também muito importante para a culinária mineira, temos o doce Pé de Moleque.

Piranguinho, uma cidade localizada no sul de Minas, é onde nasceu o famoso doce tradicional de festa junina, cuja base é o amendoim.

Quem começou a tradição foi dona Matilde Cunha Torino, que preparava o pé de moleque para o marido vender na estação de trem, onde trabalhava nos anos 1930.

Onde, a venda e produção do doce é um sucesso até hoje, sendo facilmente encontrado em muitos lugares do estado.

Portanto, quando visitar o estado, não deixe de conhecer as famosas barracas vermelhas no pé da estrada, que proporcionam uma aventura gastronômica e tanto!

 

Qual o segredo da comida mineira?

Para finalizar nosso post com chave de ouro, que tal conhecer qual é o segredo que envolve a comida mineira?

Pois bem, as comidas típicas de Minas Gerais, são especiais pois oferecem muita simplicidade, tradição, tempero fáceis e sabor característico no seu preparo.

Além do mais, o principal segredo da culinária mineira é o resultado do encontro de diferentes culturas e raças que deram sabor sem perder a simplicidade!

 

Outros posts sobre Minas Gerais

 

Vale a pena provar as comidas típicas de Minas Gerais?

Mas é claro que sim!

Afinal de contas, a culinária mineira é clássica e muito importante para a história do estado e do país, além de esconder inúmeros segredos?

Portanto, adicione todas essas dicas gastronômicas no seu roteiro e surpreenda-se com tanto sabor em uma viagem ao estado!

 

Outras dicas gastronômicas

Desejamos que a sua viagem seja cheia de alegria e principalmente boas lembranças. E se você gostou desse post, confira também outras dicas gastronômicas incríveis:

Chegamos ao fim da nossa seleção das melhores comidas típicas de Minas Gerais. Mas, caso você tenha duvidas ou sugestões, deixe o seu comentário. E também aproveite para seguir o @blogmundoviajante no Instagram!

15 respostas

  1. Todas essas comidas me parecem maravilhosas mas aqui em casa o pão de queijo faz a delícias de todos. Aliás tive que aprender a fazer pão de queijo para a minha filha comer porque ela adora. Agora não deve ser igual ao pão de queijo do Brasil, claro.

  2. Ai Jesus. Eu sou mineiro e to aqui com água na boca.
    Um bom pão de queijo e um café passado na hora tem um lugar muito especial no coração.
    Endosso sua lista e digo: aqui em casa não faltam essas coisas 😉

  3. Ai, gente! De longe Minas Gerais é o estado que come melhor!
    Conforme ia lendo o seu texto era: ai, mais isso é bom. Ah, não, esse é melhor. Puxa, isso também é de Minas. E assim terminei. Confesso que acabei de almoçar por aqui, mas comeria fácil qualquer coisa dessa lista hahahahahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.