Se você pensa em conhecer um pouquinho mais do Nordeste, saiba que as cidades turísticas do Piauí são um destino a ser considerado.
Isso porque, suas maravilhas naturais, históricas e culturais são surpreendentes e claro que você vai amar conhecer.
Sendo assim, para saber de mais detalhes sobre as cidades turísticas do Piauí e ainda montar um roteiro completinho para sua viagem, vem comigo!
História do Piauí
Também influenciado por países europeus no período colonial, o estado do Piauí se desenvolveu a partir da expansão da criação de gado.
Por volta de 1674, os fazendeiros do Vale do Rio São Francisco passaram a ocupar as terras das margens do Rio Gurguéia que banha o estado.
Nesse mesmo período, o capitão Domingos Afonso Mafrense, dono de terras concedidas pela Coroa portuguesa, fundou 30 fazendas de gado, o que o nomeou como maior colonizador da região e um dos personagens com grande importância para a formação histórica do estado do Piauí.
Como chegar ao Piauí? E se locomover?
Chegar ao Piauí é mais simples do que parece, já que, tem bastante opção de voos até Teresina, a capital do estado.
Nesse caso, saiba que a Skyscanner é uma parceira e tanto para quem procura passagens com preços acessíveis.
Do aeroporto, recomendo alugar um carro pela RentCars, pois vai facilitar muito as idas e vindas pelas principais cidades turísticas do Piauí.
Isso porque, além da independência que proporciona, essa é uma das opções mais confortáveis.
Quais são as principais cidades turísticas do Piauí?
Assim como outros estados do Nordeste, o Piauí também apresenta maravilhas naturais e históricas que você vai adorar conhecer.
Sendo assim, sugiro que inclua no seu roteiro, as seguintes cidades turísticas do Piauí:
1. Teresina: A Capital Piauiense
De todas as cidades turísticas do Piauí, Teresina é a principal delas.
Isso porque, além de ser a capital do estado, ela é uma das que apresenta melhor qualidade de vida de todo o Nordeste.
Considerando sua excelente infraestrutura e pontos turísticos pra lá de interessantes, Teresina merece se o seu próximo destino!
Banhada pelos Rios Parnaíba e Poti, a cidade surpreende quando o assunto é natureza.
Afinal de contas, é aqui que vemos o incrível Encontro das Águas, um tipo de Parque Ambiental que você não pode deixar de conhecer.
Além disso, saiba que há muito o que fazer em Teresina e como dica exclusiva aqui do Blog Mundo Viajante, recomendo muito uma visita ao Mercado Velho de Teresina.
Por fim, também vale a pena consultar nossas outras dicas sobre a cidade, como onde se hospedar em Teresina, inclusive os hotéis mais próximos do aeroporto.
- Dica de hospedagem: Blue Tree Towers Rio Poty & Metropolitan Hotel
2. Parnaíba: A cidade turística da Rota das Emoções do Piauí
Parnaíba é uma das maiores cidades turísticas do Piauí e também, as que os turistas mais gostam de conhecer.
Isso porque, o município tem como principais atrações o passeio pelo Delta do Parnaíba; a Revoada dos Guarás; a Rota das Emoções e Lençóis Piauienses que definitivamente, são incríveis.
Além disso, a cidade tem uma estrutura boa, com bons hotéis em Parnaíba e restaurantes e ainda esbanja muito charme a partir de sua arquitetura antiga, histórias locais e claro, monumentos bem populares.
Então, se você pensa em programar um roteiro que inclua esse destino, não deixe de ler nosso post sobre o que fazer em Parnaíba que vai te ajudar bastante!
E para fechar com chave de ouro veja as nossas dicas de roteiro no Delta do Parnaíba e Revoada dos Guarás e quais são os melhores restaurantes em Parnaíba.
- Dica de hospedagem: Vila Parnaíba & Arrey Hotel Beach
3. Luis Correia: A cidade litorânea do Piauí
Bem pertinho de Parnaíba, temos a cidade de Luis Correia que é bastante conhecida por ser um destino de praias.
E não é à toa que as melhores praias do Piauí ficam aqui, não é mesmo? Com destaque para as praia de Macapá e Carnaubinhas, que são ótimos destinos para conhecer com a família.
Apear de toda extensão litorânea te apenas 66 km, essa sem dúvidas é uma possibilidade para você visita, já que, também apresenta boas hospedagens e restaurantes pela região. Fica a dica!
Por fim, vale a pena conferir nossa seleção de melhores praias de Luis Correia!
- Dica de hospedagem: Pousada Brisamares & Pousada Vilarejo Macapá
4. Pedro II: A cidade turística incrível e pouco visitada do Piauí
A cidade Pedro II é mais serrana e bastante tranquila, por isso, é perfeita para quem pensa em descansar nas férias.
A cidade conta com turismo para todos os gostos, desde históricos até culturais, o que inclui bons museus – destaque para o Museu da Roça –, um Passeio Rural que leva os turistas ao centro-histórico e vistas deslumbrantes dos seus mirantes.
Também vale ressaltar que para quem gosta de trilhas e natureza, Pedro II é o destino ideal. Aqui temos as trilhas no Mirante do Gritador e Mirante das Araras. Ambas são tranquilas e não muito extensas.
E por falar em natureza, conheça a Cachoeira do Salto Liso que tem uma queda de 30 metros e águas cristalinas. Muito bom para se refrescar no calor.
Além disso, a cidade é muito conhecida pelo Festival de Inverno de Pedro II, evento que reúne todo ano diversas atrações musicais.
- Dica de hospedagem: Chalés Serra dos Matões
5. São Raimundo Nonato: A cidade turística da Serra da Capivara
São Raimundo Nonato é outra das cidades turísticas do Piauí que você não pode deixar de visitar.
Isso porque, aqui temos uma parte do Parque Nacional da Serra da Capivara, que é conhecido por abrigar um verdadeiro museu a céu aberto de sítios arqueológicos e pinturas rupestres que datam inscrições humanas antigas.
Atualmente, este é um dos principais patrimônios históricos do país e também um dos pontos turísticos mais visitados do estado.
E para resumir, o Parque é uma unidade de conservação criado em 1979, com o intuito de preservar esses achados arqueológicos indicam vestígios humanos de pelo menos 60 mil anos.
O Parque ainda passa por outras três cidades: Brejo do Piauí, Coronel José Dias e João Costa.
Além disso, a estrutura da cidade num geral é muito boa para receber turistas. A zona urbana piauiense conta com diversos tipos de comércio, bares, hotéis, pousadas e restaurantes.
- Dica de hospedagem: Sertão do Luar
6. Floriano: A cidade turística do teatro a céu aberto do Piauí
Considerada como uma das mais bonitas do estado, Floriano pode ser o seu próximo destino!
Afinal de contas, como principal ponto turístico encontramos um cais, na beira do Rio Parnaíba, com um restaurante flutuante e vários bares, o que é a oportunidade ideal para provar as comidas típicas do Piauí.
E, para quem gosta de atrações culturais, a cidade abriga um dos maiores teatro a céu aberto do país, bem como, a Festa de Carnaval que á a principal do Piauí.
Além disso, a predominância da cidade são bons hotéis e restaurantes de culinária árabe, devido a presença dos imigrantes desde 1889.
- Dica de hospedagem: Garoto Park Hotel
7. Campo Maior: A cidade turística das festas de Santo Antônio
Para finalizar as dicas sobe as cidades turísticas do Piauí, indico Campo Maior que merece destaque pelas festas de Santo Antônio e o Festival Sabor Maior, considerado um dos maiores do Nordeste.
Mas, claro que as atrações da cidade não terminam por aí!
Você ainda pode andar de jet-ski, lança ou canoas no Açude Grande, visitar o Museu Zé Dior, a Catedral Santo Antônio, a Serra Santo Antônio, a Barragem dos Corredores, Monumento dos heróis de Jenipapo e muito mais!
- Dica de hospedagem: Fazenda Aprazível
Quando tempo ficar no Piauí? E quando ir?
O estado do Piauí apresenta clima tropical e é bastante agradável para passar as férias em qualquer período do ano.
Porém, a melhor época para viajar está entre os meses de maio a setembro quando as temperaturas estão mais amenas e chove menos. Recomendo evitar o verão – de dezembro a maço – pois, costuma chover mais, é bem mais quente e tudo fica mais lotado.
Além disso, para que você conheça tudo o que o estado pode oferecer, ou pelo menos boa parte dele, indico dispor de 14 a 20 dias.
Dentro desse tempo, você consegue fazer os principais passeios e ainda programar um tour especial pelas principais cidades turísticas do Piauí.
Com planejar uma viagem pelas cidades turísticas do Piauí?
Claro que para uma viagem sair perfeita, é fundamental se organizar e ter um bom planejamento, não é mesmo?
Então, para que suas experiências sejam as melhores possíveis, vamos te ajudar com toda a programação. Confira!
- Primeiramente, comece escolhendo a melhor forma de locomoção [tanto para chegar no Piauí, quanto para passear por lá].
- Depois disso, você já deve escolher a melhor hospedagem para passa os dias [pode ser em qualquer uma das cidades que mencionamos acima ou ainda, uma hospedagem em cada lugar]. Isso vai facilitar muito para fazer passeios, conhecer mais da região escolhida e também, apostar em alguns bate e voltas.
- Por fim, monte o seu roteiro com detalhes sobre tudo o que você deseja fazer e conhecer no Piauí! Faça uma lista das cidades que deseja conhecer, atrações e pontos turísticos que pensa em visitar em cada uma delas. Para isso, você pode se inspirar em nossos conteúdos de roteio e dicas de lazer sobe cada lugarzinho do mundo!
Outras dicas interessantes do Piauí
- O que fazer em Parnaíba
- O que fazer em Teresina
- Onde se hospedar em Teresina
- Mercado Velho de Teresina
- 10 Melhores Praias do Piauí
- Praia de Barra Grande no Piauí
- 10 melhores Praias de São Luis Correia no Piauí
- Hotéis próximos ao aeroporto de Teresina
- Praia de Macapá em Luis Correia
- Restaurantes em Parnaíba
- Delta do Parnaíba e Revoada dos Guarás
- Passeio de quadriciclo em Parnaíba
- Delta do Rio Parnaíba no Piauí
- Onde se hospedar em Parnaíba
- Comidas Típicas do Piauí
Vale a pena conhecer as cidades turísticas do Piauí?
Mas é claro que sim! Você ainda tem dúvidas?
Afinal de contas, as cidades turísticas do Piauí acolhem diferentes tipos de turistas principalmente aqueles que gostam de praia, sossego, histórias e natureza.
E isso é ótimo para você montar um roteio diversificado com opções em cada cantinho do estado. Por fim, espero que você tenha gostado das nossas dicas sobe as cidades turísticas do Piauí e não de comenta aqui qual delas é a sua favorita.
Também não se esqueça de seguir o @blogmundoviajante no Instagram e até a próxima. Beijos da Iza!