Se você procura conhecer as melhores cachoeiras em Poços de Caldas, saiba que chegou ao post certo!
Afinal de contas, por aqui você encontrará ótimas opções para incluir no seu roteiro de viagens e ter as férias dos sonhos em família.
Sendo assim, para saber quais são as principais cachoeiras em Poços de Caldas e nos arredores, vem com a gente nesse post!
Melhores cachoeiras em Poços de Caldas?
Em Poços de Caldas, encontramos poucos destinos de cachoeiras, mas de qualquer modo, são atrações que valem muito a pena serem conhecidas!

Isso porque, suas águas oferecem muitos benefícios a saúde e por isso, um banho de cachoeira é tudo o que precisamos para renovar as energias, não é mesmo?
Sendo assim, conheça a seguir quais são as melhores cachoeiras em Poços de Caldas!
1- Cachoeira Véu das Noivas em Poços de Caldas
A Cachoeira Véu das Noivas é conhecida por suas águas geladas e também, por ser uma das principais cachoeiras em Poços de Caldas!
Aqui, encontramos três quedas d’água que atingem os 10 metros de altura e aos visitantes curiosos, saiba que é possível explorar os arredores e se surpreender com uma vista incrível!
O acesso até ela não é tão difícil, podendo ser feito a partir de excursões que te levam aos limites do Parque ou ainda, chegar lá por conta! Em ambos os casos, siga pela Estrada Águas da Prata até ok quilômetro 5!
2- Cascata das Antas em Poços de Caldas
A Cascata das Antas fica pertinho da Cachoeira Véu das Noivas e você pode aproveitar para conhecer as duas atrações em um único dia.
Para chegar ao local é necessário passar por uma descida cheia de curvas, por isso, tenha cuidado se você escolher passear de carro próprio.
Porém, assim como a opção anterior, a Cascata das Antas também possui uma bela queda com 50 metros de altura que só pode ser contemplada, afinal de contas, suas águas poluídas e várias pedras, tornam o mergulho um risco.
Mas, claro que o role não termina por aí, os visitantes ainda podem conhecer a vegetação primitiva e as trilhas que levam até as ruínas da antiga hidrelétrica Força e Luz, Poços de Caldas e também, passear por um bosque cheio de árvores diferentes.
3- Cachoeira do Campo da Mogiana em Poços de Caldas
A Cachoeira do Campo da Mogiana também merece destaque quando o assunto são cachoeiras em Poços de Caldas e você também vai adorar conhecer!
A cachoeira possui pequeno volume e está localizada numa área de vegetação conhecida como Campo da Mogiana, próxima à antiga linha férrea de Poços de Caldas.
O acesso a ela é relativamente fácil, para quem viaja de carro, basta partir do Parque Antônio Molinari, seguir alguns trechos de trilha e outros de estradas de terra e logo chegaremos lá!
E, diferentemente das cachoeiras anteriores, que tem as quedas poluídas, a Campo da Mogiana possui águas limpas, propícia para um banho refrescante.
4- Cachoeira do Rio Pardo em Poços de Caldas
Por fim, mas não menos importante, saiba que você ainda pode visitar a Cachoeira do Rio Pardo em Poços de Caldas.
Aqui, encontramos uma queda d’água de 4 metros de altura com um cenário belíssimo da água escorrendo pelas pedras.
Com fácil acesso pelo meio da floresta de cerrado, ainda possui um espaço ótimo para acampamentos, jogos e muita diversão.
Por isso, o local é supertranquilo, uma excelente atração para se conhecer com a família!
Outras Cachoeiras próximas a Poços de Caldas?
Claro que se você deseja conhecer outras cachoeiras em Poços de Caldas, terá que se deslocar mais um pouquinho para conhecer outros paraísos naturais.
Sendo, como as melhores opções de cachoeiras nos arredores, indicamos:
5- Cachoeira da Rapadura
A Cachoeira da Rapadura é a opção de tour perfeita para tem deseja molhar os pés em águas frescas.
Além disso, você também pode apenas admirar a queda d’água provenientes do Rio Capivari, apreciar a paisagem e se encantar com tanto verde em volta.
O acesso a ela também é simples, podendo ser feito de carro ou excursão pela BR 459 e fazendo o desvio no km 31, sentido a Pouso Alegre.
6- Sete Quedas
Nos arredores das cachoeiras em Poços de Caldas também existem ótimos destinos naturais para você conhecer e a Cachoeira Sete Quedas é uma delas!
Ela está localizada próximo ao centro de Gonçalves, o que contribui para muitas visitas ao longo do ano.
Ao longo da cachoeira conseguimos observar várias quedas e a principal delas possui piscina para banho e lajes de pedra.
A entrada até o “complexo” é feita aa partir do Quiosque Sete Quedas, onde se paga uma taxa de visitação por pessoa.
Depois disso, podemos visitar a cachoeira Sete Quedas e seguir por trilha beirando o rio até chegar ao nosso destino.
Mas, tome cuidado pois, o risco de acidentes é alto e por isso, recomendamos que você contrate guias turísticos para te acompanhar.
7- Cachoeira dos Duendes
A Cachoeira dos Duendes está localizada a 7 km de Pocinhos e é o lugar perfeito para relaxar com a família e amigos, fazer um pique nique e também apreciar avista que é surpreendente!
Portanto, se você procura por opções de Cachoeiras em Poços de Caldas que sejam relaxantes, você já sabe para onde deve ir, não é mesmo?
8- Cachoeira da Margarida
Por fim, mas não menos importante, temos a Cachoeira da Margarida que encerra nossas dicas de Cachoeiras em Poços de Caldas da melhor forma e que também é uma excelente opção de visitação.
Localizada no Rio Pardo, essa belezinha possui uma queda d’água de uns 8 metros de altura e antes de chegar nela, ainda somos presenteados com um pequeno poço e algumas corredeiras que descem por um paredão rochoso.
Porém, o volume de água aqui é intenso, não sendo uma cachoeira recomendada para banho, mas sim, apenas para contemplação. Por fim, saiba que o caminho de acesso é longo, mas nada difícil, observe:
Primeiramente, entre na BR-459 (sentido Pouso Alegre), entrar à esquerda na estrada de terra para São Pedro de Caldas, seguir mais 16 km até Campos e finalmente, caminhar por 15 minutos em trilha.
Quando visitar as cachoeiras em Poços de Caldas?
Poços de Caldas é uma cidade que pode ser visitada o ano todo, porém, recomendamos épocas específicas para cada tipo de atração.
Sendo assim, se você deseja conhecer os festivais da cidade, pode programar uma viagem para o inverno, enquanto as cachoeiras em Poços de Caldas podem ser visitadas durante o verão.
Afinal de contas, apesar das chuvas, as cachoeiras estão bem mais agradáveis para fazer uma visita, mais volumosas e claro, mais refrescantes nesse período.
Fontes em Poços de Caldas?
Como atrações refrescantes para além das Cachoeiras em Poços de Caldas, você ainda pode conhecer as fontes da cidade.

Elas oferecem águas curativas e contam um pouco de história desde a sua origem. Confira algumas opções a seguir para não perder nadinha.
9- Fonte dos Amores
A Fonte dos Amores é uma das mais populares da cidade, que com a estátua de um casal, faz homenagem aos apaixonados.
Aqui, temos um tênue véu de água cai pelos degraus de pedra no meio de um bosque, cujo cenário é completado por jardins, bancos e muita vegetação.
Por falar em amor, como curiosidade, saiba ela ainda tem uma lenda super fofa e romântica, que conta a história de um casal de jovens apaixonados que se encontrava às escondidas ali para trocar juras de amor.
Além disso, a lenda diz que as águas da fonte possuem poderes afrodisíacos e podem fortalecer os laços amorosos.
Por isso, esse é um lugar especial para casais que buscam de momentos românticos e mágicos em Poços de Caldas. Vale super a pena fazer uma visita!
10- Fonte da Praça Dom Pedro 2°
Outra fonte que você pode visitar em Poços de Caldas é a Fonte da Praça Dom Pedro 2° que também é bastante refrescante.
E, assim como a opção anterior, essa fonte sulfurosa da Praça Dom Pedro 2º também é super visitada na cidade.
Isso porque, suas águas termais (assim como em outras fontes de Poços de Caldas), possuem características terapêuticas que atraem turistas de muitos lugares.
Além disso, as águas emanam de dois pontos da praça e você já pode incluir essa atração no seu roteiro.
12- Fonte Pedro Botelho/Leãozinho
A Fonte Botelho/Leãozinho complementa o Parque José Affonso Junqueira e possui águas alcalinas, bicabornatadas, sulfetadas e hipertermais.
Ou seja, também são excelentes para tratamentos de infecções e claro, experiências refrescantes em Poços de Caldas.
O nome popular do local é Fonte do Leãozinho, devido ao chafariz em forma de leão, esculpido em mármore que encontramos no parque.
Além disso, no mesmo local, temos as nascentes Chiquinha e Mariquinhas que você verá sobre elas mais a frente, mas ambas dão um excelente passeio.
13- Fonte Martinico do Prado
A fonte de propriedade radioativa está localizada ao lado do Palace Casino e é uma das preferidas da população e dos visitantes.
Suas águas possuem temperatura registradas a pelo menos 17º c, sendo recomendado a não ingestão. Independente disso, essa é uma excelente atração em poços de caldas e você não pode deixar de visitar!
14- Fontanário Antônio Rubbo
Anda seguindo a premissa dos poderes curativos, este fontanário, está localizado em frente à prefeitura de Poços de Caldas e abriga outras três fontes em conjunto: as Fontes Sinhazinha e Dona Amélia que são medicinais e a Fonte José de Jacob, de água mineral pura e cristalina.
Aqui, novamente você pode lavar o rosto, as mãos e até dar um golinho para se sentir revigorado. Pode testar que é sem erro!
15- Fonte do Monjolinho
Outra opção de fontes em Poços de Caldas para você visitar é a Fonte do Mojinho, onde, suas águas radioativas e de ação diurética, a tornam bastante popular na cidade.
Ela também fica no bairro de mesmo nome, ao lado da Biblioteca Júlio Bonazzi e você não pode deixar de fazer esse passeio.
Lembrando que as fontes são asseios curtinhos, o que facilita conhecer muitas delas no mesmo dia e quem sabe todas, não é mesmo? Sendo assim, olhe no mapa e programe uma viagem completinha!
16- Fonte Santa Theresinha
Agora se o seu intuito é provar de verdade o poder das águas termais mineiras, que tal conhecer uma fonte onde é possível beber das águas?
Pois bem, saiba que na Fonte Santa Theresinha é possível!! Isso porque, suas águas são cristalinas e próprias para o consumo, o que é excelente para se refrescar em um dia quente.
17- Fonte Sinhazinha
A água da Fonte Sinhazinha brota a temperaturas que variam de 16ºC a 20ºC, sendo uma das mais frias da cidade.
Além disso, ela também possui propriedades alcalinas e sulfídricas, indicadas para quem sofre de gastrite hipoclorídrica, insuficiência hepática e diabete.
Portanto, se você sofre de alguma dessas causas, saiba que vale a pena levar uma garrafinha para o passeio.
18- Fontes Chiquinhas e Mariquinhas
Por fim, mas não menos importante, temos as Fontes Chiquinhas e Mariquinhas. Ambas possuem águas alcalina, sulfídricas e hipertermais, que têm ação antiácida e laxante intestinal.
Pois bem, saiba que também vale super a pena beber um pouco!
Outros posts sobre Poços de Caldas?
- Onde se hospedar em Poços de Caldas;
- Restaurantes em Poços de Caldas;
- Melhores parques em Poços de Caldas;
- O que fazer em Poços de Caldas.
Vale a pena conhecer as cachoeiras em Poços de Caldas?
Mas, é claro que sim! Afinal de contas, com tantos recursos e benefícios que as águas de Poços proporcionam, fica difícil escolher por onde começar, não é mesmo?
Além disso, saiba que quem passeia pelas cachoeiras em Poços de Caldas e suas fontes, tem o privilégio de desfrutar dos benefícios de uma das melhores estâncias hidrominerais do Brasil (isso sem contar o circuito das águas paulista, claro).
Ambas as atrações proporcionam belas paisagens além de um agradável clima das montanhas. Por isso, não deixe de conhecer as melhores cachoeiras em Poços de Caldas e acompanhar o @blogmundo viajante no Instagram para não perder nadinha!