Paraty é uma cidade carioca que esconde segredos belíssimos, para além do centro-histórico. Por isso, se você pretende fazer uma viagem pra lá, não deixe de conhecer as melhores cachoeiras em Paraty.
Apesar disso, preparei uma lista bem completinha com os principais nomes de cachoeiras em Paraty – é claro que existem bem mais – que surpreendem os turistas.
Então, para saber quais são elas e ainda, conferir todos os detalhes sobre o assunto, vem comigo!
Onde ficam as principais cachoeiras em Paraty?
A maioria das cachoeiras em Paraty, estão localizadas na estrada, muitas delas na Paraty – Cunha e outras na Rio – Santos, sentido Angra dos Reis.
Além disso, muitas delas possuem fácil acesso por carro e trilha e você com certeza vai se surpreender com belíssimos destinos turísticos!
Confira também: Como chegar em Paraty?
Como ir e quando visitar as cachoeiras em Paraty?
São muitas opções naturais que você vai amar visitar tanto quanto eu, lembrando que para conhecê-las é melhor ir de carro ou contratar excursões para os destinos.
Com relação as visitas, saiba que o inverno na cidade acontece entre os meses de julho a setembro e neste período, as temperaturas baixas podem atrapalhar o passeio.
Porém, se você não se importa com a água gelada, prepare-se para embarcar nesse período.
Já o verão, acontece entre os meses de dezembro e março e os turistas podem ser surpreendidos com muitas chuvas, o que pode acarretar nas experiências dos passeios.
Além disso, a chuva e a alta temporada pode atrapalhar um bocado a vida dos viajantes, já que, o centro-histórico pode estar alagado, os preços mais altos, a queda de energia pode acontecer e claro, as praias e as cachoeiras costumam estar lotadas.
Então, se embarcar na alta temporada não é fundamental para a sua viagem, fuja do verão e procure por um meio termo para conhecer as cachoeiras em Paraty!
Confira também: Onde ficar em Paraty?
Quais são as melhores cachoeiras em Paraty?
Como antecipei, existem muitas cachoeiras em Paraty, mas selecionei as melhores para contar todos os detalhes pra vocês.
As opções são tantas e eu garanto que você vai se surpreender!
Sendo assim, como as melhores opções para você incluir em seu roteiro de viagens, eu super indico as seguintes cachoeiras em Paraty:
1. Cachoeira do Tobogã
Para começar nossa lista de cachoeiras em Paraty com o pé direito, que tal conhecer a Cachoeira do Tobogã?
Pois bem, ela possui acesso simples, sendo necessário pegar estrada sentido Cunha e estacionar próximo a Igreja da Penha, localizada exatamente em frente ao Engenho D’Ouro.
De lá, basta seguir por uma trilha leve – que não necessita de guia – até a cachoeira. O caminho a pé é bem curtinho e leva uns 5 minutos para ser concluído.
E advinha só? O cenário é belíssimo e a queda d’água é curtinha, em cima de uma pedra, o que proporciona aos turistas escorregar até o poço, localizado na parte de baixo.
Em cima dela, também encontramos outra piscina natural para banho e a água é bem gelada, perfeita para os dias mais quentes.
Por fim, saiba que é necessário pagar entrada e o valor é cobrado por pessoa.
2. Cachoeira da Usina
Na mesma estrada Paraty – Cunha, após passar a ponte, podemos conhecer a charmosa Cachoeira da Usina, cujo acesso a queda d’água é feito em 5 minutos de caminhada.
Aqui, a entrada também é paga e o valor é similar a opção anterior.
Além da queda d’água, o espaço natural ainda apresenta um grande poço localizado em um local onde havia uma antiga usina.
Dos destroços, uma laje ainda permanece às margens do rio no local da antiga construção.
Este último – o poço –, não costuma ser muito visitada por ser pouco conhecida, e justamente por isso, essa é uma boa opção para fugir um pouco do agito.
Por fim, lembre-se de que a cachoeira em si, é uma das mais visitadas para contemplação do que para banho e mesmo assim, você não pode deixar de conhecer, pois vale super a pena!
3. Cachoeira da Pedra Branca
A Cachoeira da Pedra Branca pode ser facilmente acessada por uma trilha – a partir da Cachoeira da Usina – em 15 minutinhos.
Sem dúvidas, de todas as cachoeiras em Paraty, essa é uma das melhores para banho e também, a que apresenta um dos cenários mais bonitos da cidade, por isso, você vai adorar fazer uma visita durante o verão.
Além disso, a cachoeira se encontra em uma área particular e, portanto, cobra-se uma entrada por pessoa para auxiliar na conservação.
Por fim, no mesmo espaço, encontramos as ruínas da primeira usina de força da cidade que também rende ótimas fotos.
4. Cachoeira das Sete Quedas
De todas as opções de cachoeiras em Paraty, a Cachoeira das Sete Quedas também está entre as mais incríveis.
Localizada num sítio particular – há uns 4 km da Cachoeira Pedra Branca – o acesso é feito a partir do estacionamento, por uma trilha leve de uns 200 metros.
Lembrando que, aqui a estrada é de terra e bem ruim, por isso, recomendo contratar uma 4×4 para chegar ao destino com mais facilidade.
A trilha termina numa piscina – feita pelo proprietário – com um lindo jardim ao redor. Esta, é indicada para banho e possui profundidade de 1,5m.
Logo ao lado, temos a destemida!
A queda d’água corre pelas pedras em vários degraus, o que justifica seu nome e aqui, os turistas podem tomar um banho embaixo da queda principal ou ainda, nos pequenos poços da base.
5. Cachoeira do Iriri
A Cachoeira do Iriri também é uma opção excelente para você incluir em seu roteiro de melhores cachoeiras em Paraty.
Isso porque, a região refere-se a uma área particular e por isso, a entrada é paga e tudo é bem mais organizado.
Localizada na altura do Km 158 da Rodovia Rio-Santos, sentido Paraty-Angra dos Reis, aqui temos uma bela queda d’água que se encerra numa refrescante piscina, por isso, aproveite os melhores momentos por aqui e divirta-se!
6. Cachoeira do Taquari
O acesso a Cachoeira Taquari se dá pela estrada Rio-Santos, a mais ou menos 24 km do trevo de Paraty.
Ao entrar na estrada Sertão do Taquari, siga por mais 2 km até estacionar o carro. De lá, é preciso passar por uma trilha e atravessar uma pequena ponte de troncos.
O caminho leva os turistas a um grande poço, que é excelente para banho, além de amparar muito bem os visitantes com uma Ponte pênsil, para área de bar (propriedade privada).
7. Cachoeira dos Codós
Rodeada pela mata atlântica, a Cachoeira dos Codós, encontra-se em Trindade, ao lado direito do Rio dos Codós, que deságua na Praia do Meio.
Pois bem, esta é uma queda d’água pequena, onde existe a possibilidade de entrar em baixo para tomar uma ducha, mas, tem que ser uma pessoa por vez.
Além de ser muito refrescante, este é o destino perfeito tirar o sal do corpo, depois de ter conhecido a praia.
Por fim, subindo o Rio mais um pouco, chegamos a Pedra que Engole, uma pedra grande, em que o rio passa por baixo, saindo pelo outro lado.
Aqui, os turistas fazem uma pausa para respirar e admirar a paisagem, pois a pedra forma uma gruta escondida, onde bem na saída, forma-se uma pequena piscina natural, boa para relaxar e se refrescar.
8. Cachoeira do Crepúsculo
Ainda na estrada de Paraty, sentido Angra dos Reis, temos a Cachoeira do Crepúsculo que pasmem, recebe esse nome pois, a gravação do filme Crepúsculo ocorreu aqui.
Além disso, essa é uma das mais bonitas e também tem um ótimo poço pra banho, por isso, você não pode deixar de inclui-la em seu roteiro sobre as melhores cachoeiras em Paraty.
Afinal de contas, quem não gostaria de visitar uma cachoeira que é um verdadeiro cenário de filme, não é mesmo?
Aproveite que o acesso é simples – podendo ser realizado de carro tranquilamente –pela estrada Rio Santos, Km 551, até o bairro de Taquari.
O carro deve ser estacionado na rua mesmo e logo já é preciso pegar uma trilha tranquila de 30 minutos – contando apenas ida – para chegar ao destino.
A entrada é gratuita e você vai se surpreender!
9. Cachoeira da Garúna
E, encerrando nossas dicas de melhores cachoeiras em Paraty, temos a Cachoeira da Graúna que costuma estar lotada durante a alta temporada e aos finais de semana ensolarados.
Por isso, para visitar o ambiente mais tranquilo, recomendo fugir desses períodos, ok?
Enfim, o acesso é realizado a partir da Rodovia Rio – Santos, com sentido a Angra dos Reis. Quando chegar ao Km 558, lembre-se de pegar a Estrada da Graúna.
O carro chega quase na cachoeira e o trajeto é bem tranquilo. De lá, precisamos pegar uma trilha simples pela mata, com um pouco de subida e sem sinalização.
O caminho a pé pode ser concluído em 15 minutinhos e durante os passos, avistamos alguns poços indicados para banho.
A entrada a cachoeira é gratuita os turistas passam pela casa de um morador – no qual recomendo dar uns trocos – no pé da trilha.
Confira também: O que fazer em Paraty em 2 dias?
Quais os melhores poços em Paraty?
Claro que as melhores atrações de Paraty não se resumem a cachoeiras, ilhas e praias, não é mesmo?
Afinal de contas, a cidade ainda entrega poços super agradáveis que vão deixar os seus dias de viagem bem mais divertidos.
Sendo assim, como boas opções para sua viagem, recomendo:
10. Poço dos Ingleses
Então, começando minhas indicações pelo Poço dos Ingleses, localizado na estrada Paraty – Cunha é uma excelente opção natural para se conhecer nas férias.
Depois da estrada, a chegada acontece por trilha de terra e, em alguns trechos, é preciso atravessar bases de madeira, com pouca conservação.
Jovens paratienses se penduram de uma corda para balançar e se jogar na água. Se tiver coragem, você pode tentar, mas recomendo um banho mais cauteloso, que é bem mais agradável, respeitando a natureza.
11. Poço da Lage
Se você busca pelas melhores cachoeiras em Paraty para curtir com as crianças, indico o Poço da Lage!
Isso porque, apesar do poço de banho ser bem largo, ele é rasinho e plano, o que proporciona diversão para tarde inteira.
Além disso, saiba que o acesso é bem simples, seguindo pela Estrada do Corisco, até chegar ao bairro. De lá, siga mais 2 km pra esquerda e você já vai encontrar o estacionamento.
Para facilitar, você pode colocar o nome no GPS que também é super fácil de achar.
Do estacionamento até o poço uma trilha de 50 metros, que é uma ladeirinha, mas nada muito absurdo.
A entrada é grátis e você vai adorar conhecer!
12. Poço das Andorinhas
Ali, pertinho do Poço da Lage, temos o Poço das Andorinhas que sempre é um dos preferidos dos turistas.
Esse piscinão é bem menor de largura, mas o banho é bem mais gostoso, com profundidade que chega na altura da cintura.
O ambiente ainda possui algumas pedras – ótimas para sentar – e é excelente para quem deseja ter uma experiência natural de “hidromassagem”.
A entrada é grátis e vale a pena incluí-la em seu roteiro sobre as melhores cachoeiras em Paraty.
13. Poço da Jamaica
O Poço da Jamaica é o point dos moradores e o acesso não é nenhum pouco sinalizado, o que dificulta o acesso.
Apesar disso, o destino é belíssimo e está entre as cachoeiras em Paraty mais propícias para banho, por isso, vale a pena visitá-la!
Afinal de contas, a trilha de acesso é curtinha – leva uns 10 minutos –, simples e plana e a entrada é gratuita.
Lembrando que, para chegar à trilha, é necessário pegar estrada, parar no acostamento e seguir por uma entrada pequenininha numa cerca.
14. Poço do Tarzan
E, encerrando nosso post no melhor estilo, ainda temos o Poço do Tarzan, cujo acesso se dá por uma trilha leve e também curtinha a partir da Cachoeira do Tobogã.
Essa atração não é muito frequentada, o que deixa o ambiente mais agradável para quem deseja fazer um tour pelas melhores cachoeiras em Paraty.
Além disso, ao lado dele existe um bar que oferece boas comidas para o almoço e também, não é necessário o acompanhamento de um guia para conhecer a região.
Confira também: Passeio de escuna em Paraty
Vale a pena conhecer as cachoeiras em Paraty?
Mas é claro que sim!
Afinal de contas, a cidade é popularmente conhecida por suas grandiosas atrações naturais que são uma verdadeira surpresa da região sudeste.
Então, espero que você tenha gostado das minhas dicas sobre as melhores cachoeiras em Paraty e deixa aqui nos comentários qual destino você mais gostou e quais outros que não estão nessa lista, você recomenda uma visita!
Eu vou amar saber e as cachoeiras em Paraty, esperam ansiosas por sua visita. Beijos da Iza e até a próxima com o @blogmundoviajante!







