Você sabia que a Serra da Canastra pode te surpreender? Afinal, a região é cercada pelas incríveis cachoeiras de Capitólio, que juntas, formam o verdadeiro paraíso natural.
Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre as 10 melhores cachoeiras de Capitólio, que são uma atração imperdível para quem visita a região.
Então, anote todas essas dicas no seu roteiro e surpreenda-se com essas maravilhas, você com certeza vai amar a cidade tanto quanto a gente!
Onde se hospedar em Capitólio?
Já fizemos um post exclusivo sobre onde se hospedar em Capitólio, mas vale relembrar as melhores opções de hotéis e pousadas da região.
Em relação às opções mais luxuosas e confortáveis indicamos: Obba Coema, Hotel Balneário do Lago, Escarpas Eco Village, Pousada Capitólio, Riviera Capitólio Hotel e a Pousada Coração Aberto.
Já sobre as melhores opções econômicas, recomendamos: Pousada Vale do Chapéu, Pousada do Batata, Pousada Quinta dos Cabeças e o Chalés Cantinho das Roças.
Além disso, algumas dessas opções de hospedagem merecem destaque, como a Pousada de Capitólio, o Riviera Capitólio Hotel, a Pousada Coração Aberto e o Escarpas Eco Village para casais.
Enquanto, o Hotel Obba Coema para quem pretende viajar com o seu pet. E por fim, Hotel Balneário do Lago para quem viaja com crianças.
10 Melhores cachoeiras de Capitólio em Minas Gerais
Então, para começar nosso tour pelas maravilhosas cachoeiras de Capitólio, vamos falar, primeiramente das que visitamos e mais gostamos.
As opções são muitas, por isso, programe-se para conhecer todas elas, com certeza você vai se apaixonar por essas maravilhas de Capitólio!
1. Retiro Viking
Nosso primeiro tour pelas cachoeiras de Capitólio é no Retiro Viking, um complexo ainda pouco explorado, que abriga 5 Cachoeiras paradisíacas, que você precisa conhecer!
São elas: Cachoeira do Trovão, Cachoeira do Patinho Feio, Cachoeiras das Gêmeas (que são 2) e a Pequena Sereia.
O primeiro ponto de visitação é o mirante, localizado a apenas 600 metros da portaria, onde é possível ver a Cachoeira do Trovão, que possui a maior queda d’água.
E chegando até a ponta dela, recomendamos aproveitar a vista magnífica, que com certeza, vai te surpreender!
E bem pertinho dali, ainda será possível tomar banho no poço da Cachoeira Patinho Feio, que cá entre nós? De feia não tem nada!
Por aqui, a água possui tons de caramelo e as corredeiras em meio a paredões rochosos formam diversas quedas belíssimas e deliciosas para banho.
Já a nossa próxima parada é a Cachoeira Caixinha de Surpresas (uma das gêmeas), que apesar de não possuir uma grande queda d’água, é ideal para quem busca um ambiente relaxante.
De lá, seguimos pela trilha até a Cachoeira Pequena Sereia, pequena, mas com um bom poço para nadar, por isso, não deixe de visita-la!
Nossa última parada do percurso é a Cachoeira do Quelé (a última das gêmeas). Ela também possui uma linda queda d’água que desce em forma de pequenas cascatas sobre as pedras.
Além disso, por aqui também encontramos um grande poço para nadar, o que fecha o nosso Retiro Viking com chave de ouro.
Portanto, para percorrer todas as atrações com calma e ainda com sol ao alto, o ideal é fazer um passeio durante o dia inteiro.
Dessa forma, você aproveita as cachoeiras sem pressa e toma diversos banhos relaxantes para lavar a alma. Por fim, o acesso até a o Retiro Viking é feito através dos passeios de 4X4!
2. Complexo de Cachoeiras da Sossegada
Claro que na nossa lista de cachoeiras em Capitólio não podemos deixar de fora as Cachoeiras da Sossegada, um dos locais mais lindos da região.
E o mais legal do Complexo de Cachoeiras da Sossegada é que ele oferece infraestrutura completa para você passar o dia em família.
Esse pedacinho de Capitólio entrou na nossa lista de lugares imperdíveis na região por conta da tirolesa da Sossegada, uma atividade imperdível para os mais aventureiros.
Porém, para quem só busca um lugar tranquilo para relaxar e principalmente para tomar um banho de cachoeira, essa também é uma ótima opção.
Já que as Cachoeiras da Sirema e de Duas Quedas estão localizadas nesse complexo, que pode ser acessado tranquilamente com carros convencionais de passeio.
O acesso até elas é bem tranquilo, através de uma caminhadinha de 15 minutos. E apesar de pequenas, a vantagem é que essas cachoeiras têm pouquíssimos visitantes, ou seja, elas praticamente se transformam em cachoeiras particulares.
Por fim, se você quer mais informações sobre o Complexo da Sossegada, como valores e horários de funcionamento, entre em contato com a Equipe da Sossegada.
3. Cachoeira do Beija-Flor
A Cachoeira do Beija-Flor é mais um paraíso natural de Capitólio, que mais parece uma pintura.
Ela possui um poço bem grande, relaxante e tranquilo para boiar e mergulhar, como é profundo, a água tem diversos tons.
Além disso, a Cachoeira possui um paredão, no qual você pode dar a volta para chegar até a parte mais rasa do poço, mas tenha muito cuidado, pois pode ser escorregadio.
Para curtir um dia no local, é necessário pagar a entrada e as estradas que levam até ela são complicadas, por isso, indicamos que a contratação de um passeio de 4×4.
Outro ponto que devemos levar em consideração, é que, este destino, não possui outras atrações, sendo assim, conseguimos aproveitar o máximo da cachoeira com muita diversão.
4. Paraíso Achado
O Paraíso Achado é de difícil acesso e por isso, é praticamente deserto, sendo possível chegar ao local, apenas com o passeio de 4X4.
Essa Cachoeira realmente é um achado, pois é bem vazia e belíssima, sendo supertranquila, gelada e transparente.
Sem dúvidas, este é o ambiente perfeito para você curtir o paraíso em família ou ainda, em casal, já que, as magnificas pedras juntamente com a queda d’água, formam um cenário super-romântico!
Além disso, o complexo conta com outras atrações que você precisa conhecer!
Dentre eles, temos alguns mirantes, lagoas e cachoeiras incríveis, tais como: o Mirante do Achado, a Lagoa dos Namorados, a Cascatinha do Véu, a Pedra do Rei Leão e o Poço do Mergulho.
Mas claro que as maravilhas não acabam por ai!
Por aqui, também encontramos alguns pontos turísticos com águas escuras que lembram o refrigerante Coca-Cola, tais como: o Poço da Coca, a Lagoa da Coca e a Cachoeira da Coca, na qual, um deles possui 6 metros de profundidade, interessante, não?
5. Complexo Capivara
Por falar em relaxar, você não pode deixar de visitar o Complexo da Capivara que conta com 2 atrativos incríveis: a Cachoeira da Capivara e a Cachoeira da Pedra Ancorada.
Além disso, por aqui, você encontra um complexo ecológico com mais de 40 piscinas naturais disponíveis para uma experiência inesquecível de conexão com a natureza.
Então, que tal visitar a região na companhia da família ou dos amigos? Este com certeza pode ser o destino perfeito, já que oferece estrutura completa aos turistas.
A paisagem da Cachoeira da Capivara é bem diferente, com torres de pedra bem altas e alguns cactos, que em composição com as águas douradas e um poço ideal para mergulho, formam um visual absurdamente lindo!
A Cachoeira da Capivara é bem acessível, sendo possível chegar ao local com carro de passeio e depois caminhar por aproximadamente 1,5km.
Já a Cachoeira da Pedra Ancorada, fica a apenas 200 metros da entrada do Complexo da Capivara, podendo ser acessada por uma trilha ao lado do rio, que pode ser feita a pé mesmo.
Além disso, ela possui diversos ofurôs e piscinas naturais super indicadas para as crianças que contam com muita segurança e tranquilidade para você aproveitar sem medo.
O que torna este complexo, o destino perfeito para relaxar!
6. Lagoa Azul
Para finalizar nosso tour pelas cachoeiras de Capitólio, essa é a opção perfeita para quem gosta de agitação!
A Lagoa Azul é mais agitada que as outras, pois está inclusa como destino do passeio de lancha em Capitólio.
Ela é uma das atrações mais lindas e procuradas de Capitólio e está dividida em 2 partes: Parte superior, que é paga e é a mais famosa e Parte de Baixo, com acesso livre para banhistas.
A Parte superior, forma um poço de águas cristalinas, esverdeadas e quentinhas, ideal para nadar e relaxar a beira do paraíso.
A Parte de baixo, possui coloração da água escura e a queda d’água deságua diretamente no Lago de Furnas, que também é o principal ponto de parada para a maioria dos passeios de lancha.
Então, para concluir, se você prefere visitar cachoeiras sem muita agitação, evite visitar a região aos feriados e finais de semana.
Dessa forma, você e sua família podem aproveitar a região com tudo o que tem direito!
Outras cachoeiras de Capitólio
Já essas outras cachoeiras em Capitólio também são muito famosas na região e apesar de não termos visitado, indicamos a sua visita. Pois, assim como as anteriores elas são lindas e também podem te surpreender.
7. Paraíso Perdido
O Paraíso Perdido, assim como o Paraíso Achado, ela tem muito a oferecer, com belíssimos cânions, algumas cascatas, cachoeiras e muitas piscinas naturais.
Por aqui, você se sente em uma verdadeira cena de filme, onde é possível ter um dia relaxante e com muito mergulho por suas águas cristalinas.
Claro que fazendo jus ao nome, o Paraíso Perdido é composto por um visual digno de plateia, com um cerrado mineiro e vestígios de mata atlântica.
Nas encostas dos paredões, ainda encontramos quartzito que trazem um charme especial a área e você com certeza, não pode deixar de visitar!
Além disso, no Paraíso Perdido, você também pode se divertir em família e com amigos, pois o local reserva diferentes atividades de lazer ao ar livre, como trilhas, tirolesa e rapel.
E, para aproveitar o dia na região, você precisa pagar entrada no valor de R$40,00 que será revertido para a conservação e preservação da natureza.
Aproveite o dia por aqui e divirta-se!
Confira também: 10 Melhores comidas típicas de Minas Gerais
8. Cachoeira Diquinha
Esta cachoeira, diferentemente das outras, possui fácil acesso, sendo possível chegar ao destino de carro comum.
Além disso, o local nos recebe de braços abertos, com uma beleza exuberante, na qual, é possível entrar na água e tomar um banho refrescante.
Sua queda, deságua por rochas, que dão uma coloração um pouco mais escura às águas e deixa um visual bem bonito.
A Cachoeira Diquinha, não possui nenhuma estrutura para atender aos turistas e para chegar ao topo da queda, é necessário atravessar uma pequena trilha.
Portanto, para curtir a Cachoeira Diquinha, recomendamos visitá-la logo após o café da manhã ou almoço.
Confira também: Onde ficar hospedado em Capitólio?
9. Cachoeiras da Trilha do Sol
A Trilha do Sol é uma das muitas atrações de Capitólio, que além da trilha em si, a caminhada leva a um complexo com 3 cachoeiras e pequenos cânions.
Dentre elas, temos: Mirante do Cânion, Cachoeira No Limite, Cachoeira do grito e Cachoeira Poço Dourado.
A trilha ecológica possui cerca de 4km e pode ser facilmente concluída em 3 horas de caminhada.
O que também é tempo de sobra para curtir todas as cachoeiras com tudo o que temos direito, não é mesmo?
Além disso, por aqui avistamos os mais belos cenários, divididos entre paredes de pedra e poços de águas transparentes.
Seu diferencial, está na possibilidade de fazer a trilha sozinha, sem a presença obrigatória de um guia.
Mas para isso, é bom prestar atenção na explicação do monitor logo no início, olhar bem o mapa e as placas de indicação, já que a trilha possui muitas ramificações.
Anote todas essas dicas e divirta-se por todas essas cachoeiras de Capitólio, você com certeza vai se apaixonar!
10. Canela de Ema
Outras pequenas quedas d’agua em Capitólio e que formam lindas piscinas naturais, podem ser encontradas no Canela de Ema.
O local é uma ótima opção para passar o dia, já que conta com uma ótima infraestrutura e um restaurante de comida caseira.
Quando ir às cachoeiras de Capitólio em Minas Gerais?
Primeiramente, saiba que o clima da região é ameno, portanto, a melhor época para visitar as atrações, incluindo as cachoeiras de Capitólio é na primavera e no outono.
Isso porque, após o período chuvoso na região, que ocorre de dezembro a fevereiro, o nível do Lago das Furnas fica mais alto e consequentemente, as cachoeiras ficam mais cheias.
Além disso, durante o verão, alguns complexos de cachoeiras fecham o acesso por motivos de segurança, evitando acidentes com as possíveis trombas d’água.
Sendo assim, se você pretende visitar as cachoeiras com exclusividades, sem multidões, recomendamos fugir dos finais de semana, feriados e claro das férias.
Nesse sentido, fazer esses passeios durante a semana, pode ser a opção mais divertida, prazerosa e relaxante.
Outras dicas sobre Capitólio?
- Melhor passeio de 4×4 em Capitólio
- Mirante dos Canyons e a sua famosa tirolesa
- Restaurantes em Capitólio
- Passeio de quadriciclo na Cachoeira da Capivara
- Passeio de lancha e novas medidas de segurança
- 10 Melhores cachoeiras de Capitólio
- Complexo da Sossegada e a tirolesa de aventura
- O que fazer em Capitólio: Roteiro de aventura
- Comida típicas de Minas Gerais
Vale a pena conhecer as cachoeiras de Capitólio em Minas Gerais?
Mas é claro que sim!
Afinal de contas, todas as cachoeiras de Capitólio merecem ser visitadas, pois proporcionam aventuras ao ar livre e momentos incríveis.
Então, conte para nós, qual dessas cachoeiras de Capitólio você não vê não vê a hora de conhecer? Compartilhe suas experiências aqui ou no @blogmundoviajante!
Respostas de 9