Bairro da Passagem em Cabo Frio: Curiosidades e dicas

bairro passagem em cabo frio

Sumário

Para finalizar nossa série de tours por Cabo Frio, vamos falar sobre um último destino para você incluir no seu roteiro de viagens? Pois bem, como você já deve ter lido por aqui, o Bairro da Passagem em cabo Frio é um dos mais antigos da cidade e tem muitas histórias para contar.

Portanto, no artigo de hoje, separamos um cantinho especial aqui no Blog, para falar sobre ele com exclusividade sobre esse cantinho da Região dos Lagos.

Então, se o seu objetivo é viajar para Cabo Frio e descansar, ficar longe dos agitos da Praia do Forte, este é o destino perfeito para você!

Vem com a gente para esse tour histórico e incrível!

 

História do Bairro da Passagem em Cabo Frio

Por ser mais tranquilo, o Bairro da Passagem em Cabo Frio, é um dos lugares pouco visitados, mas que com certeza pode te surpreender.

O mais interessante, é que o Bairro possui construções originais da sua fundação muito bem preservadas, com prédios tombados como patrimônio histórico e cultural da cidade.

Então, vamos conhecer mais um pouco da sua história? Com certeza você vai se encantar!

bairro passagem cabo frio
Bairro Passagem

Tudo começou, com a construção da Igreja de São Benedito, realizada ainda no século 18 pelos escravos, é a mais famosa da cidade.

Depois da igreja, uma vila se desenvolveu às margens do Canal Itajuru, o Bairro da Passagem em Cabo Frio, que recebe esse nome, pois localizava-se no principal ponto de travessia nos tempos do Brasil colônia.

O Bairro da Passagem é o primeiro lugar de povoação portuguesa na cidade de Cabo Frio, tornando-o desde então, um dos vilarejos mais antigos do Brasil.

Toda a sua arquitetura icônica e histórica, ruas de pedra arborizadas e casinhas coloridas, que foram muito bem preservadas ao logo dos anos, contribuiu para que o lugar se transformasse num ponto turístico de Cabo Frio e ainda, receber o título de Patrimônio Cultural e histórico da cidade.

 

Como chegar no Bairro da Passagem em Cabo Frio?

Passa começar nosso tour com o pé direito, precisamos, primeiramente, conhecer as formas de acesso ao Bairro da Passagem, não é mesmo?

Pois bem, por sorte a região é muito acessível, sendo possível chegar ao nosso destino de carro ou de ônibus.

Portanto, se você está em outra parte da cidade, saiba que chegar no Bairro da Passagem é bem simples. Te explicamos mais sobre, a seguir:

 

Ir de Ônibus

Nossa primeira opção é chegar a Bairro da Passagem de ônibus e para isso, vá até a rodoviária de Cabo Frio e pegue um ônibus municipal, que fica na Av. Júlia Kubitschek.

De lá serão 6 paradas até o destino, sendo necessário andar apenas 4 minutos para chegar ao Bairro. O que de fato pode ser a opção ideal para um roteiro de 1 dia ou bate e volta na região para quem foi viajar sem carro, não é mesmo?

 

Ir de carro próprio ou transporte por aplicativo

Por ser uma região bem próxima, concluir o trajeto de carro pode ser a melhor opção, já que levará apenas alguns minutos.

Além disso, os transportes por aplicativo funcionam muito bem em Cabo Frio, então se achar viável, você pode ir até o Bairro da Passagem assim.

 

Onde se hospedar no Bairro da Passagem?

O Bairro Passagem em Cabo Frio, é uma região charmosíssima, histórica e com hotéis que vão do luxo ao colonial, agradando a todos os gostos e bolsos.

Então, para que você tenha uma experiência mais que maravilhosa pela região, que tal algumas indicações de hospedagens?

O Hotel Solar do Arco, com decoração requintada e clássica, é uma das hospedagens que oferece piscina com bar, spa, área de descanso, quartos completos e com ar-condicionado e estacionamento.

Tornando- o um dos hotéis mais bem avaliados de toda a cidade, de fato, é um perfeito luxo da região que vale a pena conhecer!

pousada solar do arco cabo frio
Pousada Solar do Arco – Booking

O Bravo Hotel Design é outra opção charmosa na região, que oferece piscina, lounge e quartos completos.

O Hotel Boutique Recanto da Passagem também é uma das queridinhas, por possuir vista exclusiva e panorâmica do Canal do Itajuru.

Além disso, a pousada oferece quartos completos com ar-condicionado, varanda e Wi-Fi gratuito para todos os hóspedes e um café da manhã variado e farto.

recanto da passagem cabo frio
Recanto da Passagem – Booking

Por falar em belíssimas vistas do Canal do Itajuru, não deixe de visitar o Paradiso Del Sol, que com sua estrutura moderna, atualmente está entre os melhores hotéis de Cabo Frio.

O estabelecimento possui piscina ao ar livre, sauna, salão de jogos, restaurante, academia e bar, para deixar os hóspedes bem à vontade.

Falando em economia, o Barracuda Hostel também não deixa nada a desejar, sendo a opção mais econômica da região para quem planeja viajar sozinho os com os amigos.

Para finalizar, o Residencial Portoveleiro também é uma ótima opção para quem preza pelo conforto e bons serviços de quarto.

Para mais opções de hospedagens em Cabo Frio, não deixe de procurar no Booking, nosso parceiro de viagens.

Você com certeza vai adorar todas as opções!

 

Restaurantes no Bairro da Passagem

Sua riqueza arquitetônica e histórica transformaram o bairro colonial num lugar muito gostoso, cheio de bares e restaurantes.

Por isso, opções gastronômicas com música ao vivo e excelentes menus não faltam na região, então vamos conhecer alguns deles?

O Restaurante Arcos do Canal, localizado ao lado do Hotel Solar do Arco, este estabelecimento possui um cardápio mediterrâneo, com uma vista esplêndida do Canal do Itajuru.

Por aqui, ainda encontramos um ambiente bem convidativo e um risoto de salmão que os visitantes dizem ser uma delícia.

O restaurante Escritório do Chef pode ser uma boa pedida para o almoço e, a indicação de prato, está no filé mignon ao molho gorgonzola, que vale a pena experimentar.

Outro restaurante que você não pode deixar de conhecer no Bairro da Passagem em Cabo Frio, é o Galápagos, também localizado no Largo de São Benedito, que oferece um ambiente muito aconchegante, com uma variedade de frutos do mar disponível no cardápio.

Apesar de possuir preços mais elevados, mas que estão de acordo com o padrão do estabelecimento, a experiência gastronômica adquirida por aqui é única.

Portanto, também não deixe de conhecer!

Se você gosta de comida internacional, então vai adorar visitar o restaurante Casa Kanaloa, com uma variedade de pratos Tailandeses e pizzas diferenciadas para lá de saborosos.

La Monde é a opção perfeita para quem visa custo-benefício e gosta de música ao vivo. Por aqui, a indicação de prato é a Picanha Argentina que sempre surpreende os visitantes.

Além disso, o Largo de São Benedito é o foco dos restaurantes do Bairro da passagem em Cabo Frio.

Todos são super charmosos, com opções de gastronomia para todos os gostos que vão desde frutos do mar e culinária portuguesa até pizzas.

Por isso, vale muito a pena conhecer esse festival de sabores!

 

O que fazer no Bairro da Passagem em Cabo Frio?

Apesar de ser um lugar mais tranquilo, longe da agitação do centro da cidade, ainda há muito a ser conhecer e se fazer pelo Bairro da Passagem.

bairro passagem em cabo frio

Então, vamos conhecer um pouco quais são as opções de lazer na região? Confira!

  • Conhecer o Beco do Príncipe;
  • Fazer uma caminhada as margens do Canal do Itajuru;
  • Ver o sol nascer no Canal do Itajuru;
  • Conhecer a Ilha do Japonês;
  • Fazer passeios de Barco;
  • Visitar a famosa igreja de São Benedito;
  • Apreciar as belas ruas do bairro;
  • Conhecer e apreciar a gastronomia local.

E muito mais!

Como vimos, o Bairro da Passagem em Cabo Frio tem muito a oferecer aos turistas, o que de fato é surpreendente, não é mesmo?

Inclua essas opções no seu roteiro e não deixe de visitar o Bairro da Passagem quando estiver em Cabo Frio. Mas, por ser um bairro pequeno, indicamos explorar suas maravilhas com calma.

Sendo assim, um fim de semana é mais do que suficiente para conhecer cada cantinho do Bairro. Eu garanto que você não vai se arrepender!

 

Outros posts sobre Cabo Frio

 

Vale a pena conhecer o Bairro da Passagem em Cabo Frio?

Mas é claro que sim!

Afinal de contas, quem não gosta de uma imersão cultural num lugar bonito e cheio de histórias para contar, não é mesmo?

Aqui no Bairro da Passagem em Cabo Frio, você vivência de perto, a cultura portuguesa, fortemente presente na região.

E ainda, se admira com toda estrutura colonial, muito bem preservada. Aproveite esse momento, para fazer algumas fotos.

Então, para finalizar nosso artigo com chave de ouro, não deixe de incluir o Bairro da Passagem no seu roteiro de viagens por Cabo Frio, você com certeza vai amar conhecer a região.

Por fim, não esqueça de compartilhar conosco o que você mais gostou de conhecer no Bairro da Passagem em Cabo Frio e também, quais foram suas experiências na região.

Nós vamos adorar saber, com toda certeza!

11 respostas

  1. Parabéns pra mim , amo morar aqui em Cabo frio , o bairro da passagem é lindo , é maravilhoso , igreja me fascina , a gastronomia me encanta amo vir passear aqui . Parabéns Cabo frio e a esse bairro encantador . 👏👏👏🤩🤩!

    1. Oi Lucia, realmente é um lugar encantador. Com certeza você tem sorte em viver bem pertinho do Bairro da Passagem. Mega abraço 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.