O que fazer em Campinas: Roteiro de 1, 2, 3 e 4 dias

o que fazer em campinas

Sumário

Se você quer saber o que fazer em Campinas e garantir ótimas experiências pelo interior de São Paulo, saiba que chegou ao post certo!

Afinal de contas, a Princesa do Oeste Paulista tem muito a oferecer quando o assunto são pontos turísticos e eu aposto que você vai se surpreender!

Então, se você quer saber o que fazer em Campinas e ainda, ter dicas para montar um roteiro de viagem completo, vem comigo!

 

Onde fica Campinas? Como chegar? E se locomover?

Para quem não sabe, Campinas encontra-se a 90km da capital e é a maior cidade do interior paulista, com mais de 1,2 milhões de habitantes.

Conhecida por ser a Princesa do Oeste Paulista, Campinas foi a primeira cidade brasileira a se tornar metrópole sem ser uma capital.

E, mesmo não tendo muito destaque para o turismo, há muito o que se explorar por aqui, com destaque para os parques e áreas verdes.

 

Como chegar?

Chegar em Campinas é mais simples do que parece, afinal de contas, é uma cidade cortada e conectada com Rodovias importantes, como a Rod. dos Bandeirantes, Rod. Anhanguera e Rod. Dom Pedro I.

Isso facilita muito o acesso de carro e outros meios de transporte terrestres, principalmente para quem parte da capital.

Além disso, para quem vem de outras partes do país, pode optar por pegar um voo até Viracopos que é o aeroporto mais próximo de Campinas, localizado a apenas 20km.

 

Como se locomover?

Para se locomover por Campinas, indico alugar um carro com a RentCars que é a forma mais simples e confortável.

Mas, você também pode optar andar de ônibus – que é mais barato, porém, mais trabalhoso – pegar um Uber, ou ainda, contratar excursões.

 

Quando ir? E quanto tempo ficar?

Pois bem, Campinas é uma cidade para ser visitada em qualquer época do ano e para saber a melhor época para viajar, depende exclusivamente dos seus interesses na cidade.

Por exemplo, os meses de abril a setembro, são mais frios, porém, é quando chove menos. Uma alternativa para explorar destinos ao ar livre.

De outubro a março começa a temporada de chuvas e por isso, fazer passeios a lugares cobertos é o mais indicado. Mas, você pode aproveitar o clima quente para explorar algumas regiões ao ar livre.

De qualquer forma, vale a pena testar em ambos os períodos!

 

Quanto tempo ficar?

Bom, para garantir que você conheça os principais pontos turísticos de Campinas, indico que passe pelo menos 4 dias na cidade.

E, se desejar conhecer cidades próximas, uns 7 dias são suficientes.

 

Onde ficar hospedado em Campinas?

Mas é claro que, boas opções de hospedagens não faltam em Campinas!

Sendo assim, para garantir que você tenha as melhores experiências para sua viagem, indico que considere as seguintes indicações do Booking para ficar hospedado em Campinas:

 

Hotel Village

O Hotel Village é a melhor dica para turistas que querem economizar e mesmo assim, ter as melhores experiências na cidade.

Aqui, os quartos são simples e confortáveis e você pode desfrutar de um bom café da manhã gratuito, servido diariamente.

Além disso, essa hospedagem é bem acessível, com estacionamento gratuito para hóspedes e também, fica pertinho do terminal rodoviário de Campinas. Vale a pena conferir!

 

Golden Park Viracopos By Nacional Inn

Essa é uma das hospedagens mais próxima do Aeroporto Viracopos e, portanto, a mais indicada para quem vem de outros estados e deseja saber o que fazer em Campinas.

O Golden Park Viracopos by Nacional Inn também oferece café da manhã incluso, quartos confortáveis, piscina e muita acessibilidade.

 

Radisson RED Campinas

E, para encerrar nossas dicas de hospedagens, sugiro que conheça o Radisson RED Campinas que é uma opção 5 estrelas.

Essa é uma dica superluxuosa para você se sentir bem recebido em São Paulo. Com academia, piscina ao ar livre e café da manhã incluso, aqui você terá as melhores experiências!

 

O que Fazer em Campinas: Principais Atrações

Então, se você está programando uma viagem a São Paulo e deseja saber o que fazer em Campinas, saiba que a cidade oferece muita coisa boa para você aproveitar.

Sendo assim, indico que você inclua no seu roteiro, as opções:

 

Parque Portugal

Para começar nossas dicas de o que fazer em Campinas, indico o Parque Portugal, inaugurado em 1915 e é um ambiente ideal para famílias.

Considerado como o principal e mais famoso parque da cidade, aqui encontramos boa área verde, com atrações excelentes para descanso.

Das principais, temos: a Lagoa do Taquaral com pedalinho e chafariz; um Bonde Elétrico; o Planetário de Campinas; Biblioteca; Ginásio Esportivo; Concha Acústica para apresentações e muito mais!

A entrada ao parque é gratuita e você pode visitar a região todos os dias – ou quando preferir –, das 9h às 17h.

 

Bosque dos Jequitibás

Criado nos anos de 1880, o Bosque dos Jequitibás é o lugar perfeito para quem quer um pouco de tranquilidade e ar fresco.

É uma das maiores e mais antigas áreas de lazer da cidade, com forte presença de mata atlântica e por aqui, é possível aproveitar: Minizoológico; Museu de História Natural; Aquário Municipal; Casa do Caboclo e o Teatro infantil Carlos Maia.

O estabelecimento funciona de terça a domingo e feriados, das 6h às 18h e você não pode deixar de visitar!

 

Largo do Rosário

O Largo do Rosário é uma praça localizada no centro de Campinas que recebe esse nome, por abrigar a icônica Igreja do Rosário – que aliás, também indico uma visita.

Afinal de contas, este era um local de festividades e chegou a receber o imperador Dom Pedro II em 1848, 1875 e 1878.

Além disso, na região, ainda há alguns comércios e outros pontos históricos interessantes que você vai gostar de conhecer. Vai por mim!

 

Pedreira do Chapadão

A Pedreira do Chapadão, também conhecida como Praça Ulisses Guimarães, também é uma dica ótima para incluir no seu roteiro sobre o que fazer em Campinas.

Aqui, temos a área de uma antiga pedreira que conta com um lago, uma cascata, jardins e uma pista de cooper.

Além disso, o lugar também conta com o Memorial Ulisses Guimarães, que apresenta 13 metros de altura e inaugurado em 1994.

Sem dúvidas, é um lugar bem bonito para se conhecer, com entrada gratuita e disponível para visitação todos os dias, das 7h às 18h.

 

Aquário Municipal de Campinas

Localizado dentro o Bosque dos Jequitibás, o Aquário Municipal de Campinas combina lazer e educação e é um ponto muito legal para ir com as crianças.

Ao todo, são treze aquários de água doce e dez de água salgada que abrigam as mais variadas espécies de peixe dos oceanos Atlântico e Pacífico, além de algumas espécies exclusivas das bacias hidrográficas brasileiras.

 

Passeio de Maria Fumaça

O Passeio de Maria Fumaça é um dos mais populares de Campinas e se está indo pela primeira vez a cidade, não pode deixar de participar, ok?!

Isso porque, o trem histórico original leva os turistas a um passeio imperdível entre Campinas e Jaguariúna.

Além do passeio, há por aqui um museu ferroviário que preserva a história das ferrovias brasileiras, sendo o maior acervo preservado da América Latina.

 

Museu de História Natural

Por falar em dicas sobre o que fazer em Campinas, não deixe de conhecer o Museu de História Natural que fica dentro do Bosque dos jequitibás.

No acervo de mais de 6.000 peças, o destaque está para os animais empalhados, bem como, para os fósseis de diferentes biomas brasileiros.

A entrada para o museu é gratuita.

 

Museu Militar do Forte Anhanguera

O Museu Militar do forte Anhanguera é novinho, fundado em 2020 e encontra-se dentro de uma área do exército nacional.

Parte da exposição do museu fica ao ar livre, e lá, já podemos ver alguns tanques de guerra e canhões grandes.

Lá dentro, podemos acompanhar a divisão de 3 salas, cada uma com um tema específico de diferentes períodos.

A entrada ao museu é gratuita e a visitação pode ser feita de Segunda a Sexta, das 10h às 11h30 e das 13h30 às 16:30h.

Só lembrando que, por se tratar de uma área do exército, temos que seguir algumas normas e no caso, não é permitida a visitação de bermuda, somente de calças.

 

Observatório Municipal de Campinas

O Observatório Municipal de Campinas também é uma dica e tanto sobre o que fazer em Campinas.

Inaugurado em 1977, esse é interessante ponto de observação astronômica que conquista os turistas e moradores.

Porém, as visitas são monitoradas de segunda a sexta e exigem agendamento prévio. Aos domingos, o estabelecimento abre ao público em geral.

Além disso, os visitantes podem participar de palestras educativas, exposições e sessões de bate-papo com especialistas.

Sem dúvidas, essa é uma atração imperdível em Campinas que você não pode deixar de conhecer!!

 

Torre do Castelo

Para quem nunca ouviu falar, a Torre do Castelo com mais de 27 metros de altura, é um dos principais monumentos de Campinas.

O local, se tornou símbolo da cidade e representa uma antiga caixa d’água, inaugurada em 1940, que tinha capacidade de armazenar até 250 mil litros de água.

Atualmente ela está desativada, mas ainda assim, vale uma visita.

Afinal de contas, com localização privilegiada e arquitetura singular belíssima, esse ponto turístico virou um dos preferidos dos turistas para tirar fotos e conhecer mais da história local.

 

Mercado Municipal de Campinas

Instalado num prédio antigo, o Mercado Municipal de Campinas é um local de vendas de variados tipos de produtos.

Atualmente, o prédio é tombado como patrimônio histórico e está bem conservado desde 1908. E eu aposto que você vai adorar conhecer essa belezinha.

O estabelecimento abre de segunda a sábado, das 7h às 18h30 e aos domingos, das 7h às 12h30.

 

Catedral Metropolitana de Campinas

A Catedral Metropolitana de Campinas é uma das igrejas mais antigas da cidade, que mantém sua estrutura original até hoje.

Com estilo neoclássico por fora e barroco baiano por dentro – que é sem os detalhes dourados – o seu destaque está na madeira talhada.

Inaugurada em 1883, ela está localizada bem ao centro de Campinas e é dedicada à Nossa Senhora da Conceição.

Esse é um lugar belíssimo, cheio de história e fé que você não pode deixar de conhecer!

 

Basílica Nossa Senhora do Carmo

A Basílica Nossa Senhora do Carmo é outra dica excelente sobre o que fazer em Campinas.

Um ponto turístico histórico e religioso que você também vai amar conhecer!

Construída em 1920, para substituir a original antiga de 1714, ela apresenta um estilo neogótico, com o interior decorado com pinturas do artista italiano Gaetano Miani.

Além disso, essa é originalmente igreja Matriz da cidade, mesmo após a reforma e você não pode deixar de visitar!

 

Estação Cultura

A Estação Cultura foi inaugurada em 1884 e representa o ápice da época cafeeira.

Manteve viagens de trens de passageiros até 2001 e, atualmente, o prédio é utilizado pela Prefeitura de Campinas para atividades e eventos culturais.

E por isso, é considerado como um marco histórico de Campinas!

Além disso, por aqui, encontramos uma maquete com aproximadamente 300 metros de trilhos, duas linhas principais e diversas composições.

O espaço abre ao público gratuitamente todos os sábados, das 9h às 17h.

 

Passear no Floresta Park

O Floresta Park é um excelente local para um passeio, já que, oferece contato com a natureza e atividades diversas.

Como as principais, você pode: conhecer a horta e fazer trilhas na mata, brincadeiras ao ar livre, interação com animais e até mesmo tirolesa.

Além disso, o parque também oferece passeio a cavalo, pesque e solte, e um restaurante com café da manhã colonial e almoço com pratos típicos da roça.

 

Provar a culinária de Sousas

Para encerrar nossa lista sobre o que fazer em Campinas, eu indico muito que você prove a culinária de Sousas.

Sousas, é um distrito muito charmoso em Campinas e lá, você pode desfrutar de uma culinária rica e variada.

Fazendo um resumo, a região é conhecida por seus restaurantes sofisticados e pela atmosfera aconchegante.

Por isso, se tiver a oportunidade, não deixe de explorar o centro histórico que também rendem ótimos passeios e fotos.

 

O que fazer em Campinas em 1 dia?

Se você está fazendo apenas um bate e volta de São Paulo para Campinas, recomendo que visite a Torre do Castelo para tirar algumas fotos e depois, faça o Passeio de Maria Fumaça e visite o maior Museu Ferroviário da América Latina.

 

O que fazer em Campinas em 2 dias?

Para dois dias em Campinas, você pode seguir o roteiro:

  • 1° dia: Torre do Castelo + Passeio de Maria Fumaça + Museu Ferroviário.
  • 2° dia:  Mercado Municipal de Campinas + Estação Cultura.

 

O que fazer em Campinas em 3 dias?

  • 1° dia: Torre do Castelo + Passeio de Maria Fumaça + Museu Ferroviário.
  • 2° dia:  Mercado Municipal de Campinas + Estação Cultura.
  • 3° dia: Bosque dos Jequitibás + Museu de História Natural + Aquário Municipal e/ou Minizoológico.

 

O que fazer em Campinas em 4 dias?

Pois bem, se você tem mais tempo para curtir as atrações de Campinas, recomendo o seguinte roteiro:

  • 1° dia: Torre do Castelo + Passeio de Maria Fumaça + Museu Ferroviário.
  • 2° dia:  Mercado Municipal de Campinas + Estação Cultura.
  • 3° dia: Bosque dos Jequitibás + Museu de História Natural + Aquário Municipal e/ou Minizoológico.
  • 4° dia: Parque Portugal + Tour pelo Centro (Basílica Nossa Senhora do Carmo; Catedral Metropolitana; Museu Militar). Ou Ida até Sousas (aproveitar a gastronomia e atrações locais).

 

Vale a pena conhecer Campinas?

Mas é claro que sim!

Afinal de contas, Campinas tem um grande potencial turístico e merece ser enaltecida por toda a sua importância para o estado.

Por isso, eu espero que nossas dicas sobre o que fazer em Campinas tenham te despertado a curiosidade para marcar sua viagem o quanto antes.

E, não se esqueça de deixar nos comentários qual foi sua atração preferida, ok?! Siga o @blogmundoviajante no Instagram para mais dicas e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -
POSTS POPULARES

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.