Turismo no Acre e arredores: Principais cidades turísticas

turismo no Acre parque chico mendes acre

Sumário

O turismo no Acre é surpreendente, principalmente se você pensa em incluir no seu roteiro, outras cidades turísticas para além da capital!

Sim, os principais pontos turísticos do Acre estão em Rio Branco, mas isso não significa que os arredores também proporcionem ótimas experiências, não é mesmo?

Portanto, se você está ansioso para conhecer mais um pouquinho do turismo no Acre, com ótimas rotas e atrações, vem com a gente!

 

Turismo no Acre: Melhores cidades turísticas

De fato, o Acre é um destino pouco conhecido e explorado pelos turistas.

E, justamente por isso, vamos apresentar aqui no Blog Mundo Viajante, um pouco mais sobre o turismo no Acre, com indicações de cidades que você não pode deixar de conhecer durante a sua viagem.

 

1- Rio Branco

Claro que a principal cidade do estado é Rio Branco, que possui grande influência quando o assunto é turismo no Acre e por isso, não podíamos deixar de começar por ela!

Além disso, Rio Branco é a maior cidade do Acre e surpreende os turistas com tantas opções de atrativos culturais, históricos e gastronômicos que você vai adorar conhecer!

Então, para saber o que fazer em Rio Branco, com dicas completinhas para o seu roteiro, não deixe de ler nosso post exclusivo!

 

2- Brasiléia

Nossa próxima indicação de cidades turísticas do Acre é Brasiléia, que fica a aproximadamente 240 km da capital e faz divisa com a Bolívia.

A cidade é cortada pelos Rios Acre (que corta todo o estado) e Xapuri, que também podem proporcionar ótimas experiências.

Além disso, na cidade que fez seu nome e sua economia com borracha e castanhas, temos como atrativos:

  • Balneário Janiral (um complexo com excelente estrutura para atender aos turistas, composta de restaurantes, bares e claro, o próprio balneário);
  • Complexo Kumarurama (que além de boa estrutura, oferece passeios a cavalo e quadra de areia);
  • Igarapé Bahia (um lugar de grande importância histórica para a cidade);
  • Parque Ecológico Nordesta (a principal área verde da região);
  • Rua das Palmeiras (onde encontramos o comércio local, com boas lojas de artesanato e gastronômicas).

 

Além disso, outro fator que chama bastante atenção nesse distrito é o Carnaval fora de época, que acontece em julho e movimenta toda a cidade.

Portanto, quando estiver montando seu roteiro de turismo no Acre, que tal fazer um bate e volta em Brasiléia e se surpreender com tanta coisa boa?

 

3- Capixaba

A cidade de Capixaba também é um destino que não pode ficar de fora do nosso roteiro!

Afinal de contas, tudo começa pelo seu nome, que faz homenagem aos fundadores da cidade, uma família vinda do Espírito Santo que montou uma serraria na região.

Capixaba está mais perto da capital, Rio Branco, e oferecem alguns pontos interessantes quando o assunto é o turismo rural.

 

4- Assis Brasil

Para os turistas que procuram mais tranquilidade durante o turismo no Acre, saiba que a cidade de Assis Brasil é o destino interessante!

Isso porque, seu clima tranquilo de cidade pequena do interior é cativante e pode te surpreender!

Assis Brasil faz fronteira com Peru e Bolívia e é bem pequenininha com aproximadamente 7 mil habitantes.

E, assim, como Brasiléia, aqui também podemos pegar um gancho e fazer um tour internacional com países da América Latina de fazem fronteira com o estado a partir da BR-317, que é a única rodovia que liga Brasil e Peru, fica a dica!!

Além disso, como outros atrativos dessa cidade, temos:

  • Memorial Rezende Barbosa (para conhecer mais da história da cidade);
  • Teatro Padre Enzo Ticinelli, Museus de Arte Primitiva e o de História da Arte de Assis (para quem gosta de atrativos culturais).

 

Por fim, como principais eventos, você pode se programar para conhecer o Carnavassis, que também é um carnaval fora de época e acontece no dia 14 de maio.

E também o Festival de Praia que acontece em julho e é característico de quando as águas dos rios estão em baixa, liberando uma grande faixa de areia.

 

5- Cruzeiro do Sul

Cruzeiro do Sul é a segunda maior cidade do Acre, com cerca de 80 mil habitantes e faz parte do roteiro de turismo do estado.

Na região, temos como principal atrativo o Parque Nacional Serra do Divisor que é o maior espaço de preservação da Amazônia em terras acreanas, atraindo turistas da região!

Claro que a região ainda pode surpreender com outros atrativos culturais e naturais, por isso, cogitar passar uns dias aqui é uma excelente opção!

Por aqui, você pode se divertir pelos atrativos naturais, como praias de água doce, fazer incríveis passeios pelos Rios, conhecer o Balneária da Antártida (com piscinas naturais) e muito mais!!

Como opções históricas e culturais, você pode conhecer: a Catedral de Nossa Senhora da Glória, o Fórum Civil Valadares (uma biblioteca de obras raras que você não pode deixar de conhecer) e a Estação Porto, que possui um belo arco inspirado na Inglaterra para fazer boas fotos.

Por fim, um tour que super recomendamos pela cidade é o passeio de canoa pelo Rio Croa, muito visado pelos turistas.

Isso porque, nele podemos conhecer alguns restaurantes, além de poder apreciar a bela vegetação local.

 

6- Tarauacá

A cidade de Tarauacá também tem o clima de interior e oferece muitos atrativos naturais, históricos e culturais para você conhecer.

Por isso, ela não pode ficar dedo nosso roteiro sobre turismo no Acre, não é mesmo?

Assim como nas demais cidades do Acre, por aqui, também temos ótimos atrativos naturais e boas opções gastronômicas que com certeza vão te surpreender!

Como indicações de tour, você pode fazer um passeio de barco pelo Rio Tarauacá e ainda, aproveitar a oportunidade para conhecer o Festival Yawanawá, promovido pela Aldeia Nova Esperança e que atrai inúmeros turistas durante o ano.

Nesse festival podemos acompanhar a história, cultura e tradições das comunidades indígenas Yawanawá.

 

7- Feijó

O município de Feijó também merece ser incluído em nosso roteiro de turismo no Acre.

Isso porque, em questões territoriais esta é uma das maiores cidades, fazendo fronteira com o Amazonas ao norte e o Peru ao sul.

Por aqui, também encontramos grandes opções de lazer para a família, que se resumem aos rios, festivais fora de época, atrativos naturais e históricos.

Por fim, saiba que Feijó possui muita diversidade de cultura e entretenimento, portanto, vale super a pena inclui-la na sua lista de cidades para visitar no Acre.

 

8- Epitaciolândia

Epitaciolândia é uma cidade bem pequeninha e divide espaço urbano com a Bolívia, o que é a oportunidade perfeita para quem quer estar em dois lugares ao mesmo temo, não é mesmo?

Muitos turistas gostam de passar um tempo por aqui, para poder visitar Cobija, na Bolívia, que é um local bem requisitado para fazer compras.

Então, essa pode ser uma boa ideia de bate e volta para quem deseja incluir a região no roteiro de turismo no Acre, fica a dica!

Obviamente que a cidade possui outros atrativos que a deixam ainda mais incrível, são eles: a Igreja de São Sebastião (com o padroeiro da cidade), a Ponte Internacional do Igarapé Bahia, que interliga o município a Cobija e a Ponte sobre o Rio Acre, que liga Epitaciolândia a Brasileia.

Vale muito a pena passar um dia na região e ter ótimas experiências turísticas!

 

9- Sena Madureira

Por fim, mas não menos importante, temos a cidade de Sena Madureira, que nos ajuda a encerrar o artigo de turismo no Acre com chave de ouro.

E, apesar dos seus atrativos serem parecidos com os das cidades anteriores, aqui, cada lugar possui uma característica diferenciada, que deixam a viagem ainda mais especial.

Sendo assim, dentre os pontos turísticos de Sena Madureira estão:

  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição (a mais antiga do Acre);
  • Museu de Sena Madureira (onde é possível conhecer mais da história local e também visitar a Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema);
  • Parque Estadual Chandless (uma área de preservação ambiental).

 

Além disso, em Sena Madureira têm algumas atrações com mais emoção, como praticar esportes, fazer trilhas, rapel e claro, o clássico passeio de barco.

Então, qual desses destinos disponíveis para fazer turismo no Acre é o seu favorito? Programe-se e tenha ótimas experiências pela região norte!

Confira também: Tour guiado por Rio Branco

 

Como planejar o turismo no Acre?

Claro que, toda programação deve ser bem feita e com detalhes para se tornar inesquecível, não é mesmo?

Sendo assim, temos algumas dicas para você!!

Comece o planejamento, escolhendo onde se hospedar no Acre. Nesse post, você pode conhecer as melhores indicações de hotéis na capital acreana.

Depois disso, a próxima etapa consiste em pesquisar passagens aéreas promocionais pela Skyscanner que oferece os melhores preços!

Lembrando que voos diretos para o Acre, saem apenas de São Paulo e Brasília, então, provavelmente terá que fazer no mínimo uma escala.

Ainda falando de locomoção, a RentCars oferece aluguéis de carro na região para você ter mais autonomia durante a viagem.

Ou se preferir ter mais comodidade, saiba que contratar excursões pela região com a Civitatis, também é uma ótima opção para o seu destino!

 

Quanto tempo ficar no Acre?

Para que você aproveite a região da forma que merece, recomendamos reservar de 7 a 8 dias para conhecer os principais atrativos do estado e ainda, incluir alguns bate e voltas para as cidades vizinhas.

Claro que, este destino pode surpreender em viagens mais curtinhas, então, caso não tenha tanto tempo, saiba que dá para curtir muito bem a região em 4 dias.

Confira também: O que fazer em Rio Branco em 1 ou 2 dias

 

Roteiro turístico de 7 dias pelo Acre?

O turismo no Acre pode ser uma ótima opção para suas férias. Sendo assim, veja por aqui um roteiro de 7 dias completo pelo estado!

  • 1° dia: Tour pelo centro de Rio Branco (conhecer todos os atrativos durante o dia) + passagem pelo Novo Mercado Velho durante a noite.
  • 2° dia: Parque da Maternidade (com ótimos atrativos para passar o dia em família).
  • 3° dia: Visitar o Parque Nacional Chico Mendes + Visitação ao Museu da Borracha.
  • 4° dia: Dedicar este dia para atrações mais emocionantes como o passeio de balão + visita ao Horto Florestal de Rio Branco.
  • 5º dia: Bate e volta para Epitaciolândia + visita a Cobija na Bolívia para fazer compras.
  • 6º dia: Bate e volta para Brasiléia + conhecer a festa de carnaval fora de época.
  • 7° dia: Por último, que tal fazer um bate e volta por Sena Madureira e encerrar a viagem com bons atrativos de aventura?

 

As opções são excelentes e você não vai se arrepender de ter programado um roteiro desse jeitinho, com um pouco de coisa boa por dia!

 

Outras dicas interessantes?

 

Vale a pena fazer turismo no Acre?

Mas é óbvio que sim!

Afinal de contas, o turismo no Acre é supercompleto e surpreendente, já que oferece atrações para todas as idades e gostos.

Isso, sem contar nos segredos que o estado esconde, que só aqueles que visitam tem a honra de conhecer!

Então, se tiver a oportunidade, não deixe de fazer um turismo no Acre e conhecer suas cidades, gastronomia e atrações. Por fim, siga o @blogmundoviajante no Instagram para mais dicas!

Respostas de 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.