As trilhas em Monte Verde com certeza são uma atração e tanto para quem deseja conhecer a cidade por completo.
Então, no post de hoje, vou te contar tudo o que você precisa saber – e um pouquinho mais – sobre o assunto, para se divertir muito em família.
Sendo assim, para saber quais são as melhores trilhas em Monte Verde e ainda, ter as melhores dicas, vem comigo!
Onde fica? E como chegar em Monte Verde?
Monte Verde está localizado no município de Camanducaia, ao sul de Minas Gerais e bem na divisa com o estado de São Paulo.
Então sim, é necessário passar por São Paulo para chegar em Monte Verde, afinal de contas, os aeroportos mais próximos da cidade estão localizados em Sampa.
Por falar nisso, saiba que a melhor forma de chegar em Monte Verde é com carro – recomendo alugar um na RentCars caso necessário –, ir viajar de ônibus u ainda, de transfer com a Civitatis que proporciona mais comodidade.
A questão de passagens aéreas só compensa para quem vem de longe. Nesse caso, você pode encontrar passagens promocionais na Skyscanner para São Paulo e lá, seguir viagem por meios terrestres.
Por fim, escrevi um post completinho sobre como chegar em Monte Verde, então confira mais detalhes lá 😉
Onde ficar hospedado em Monte Verde?
Bem, vimos em nosso post sobre onde ficar em Monte Verde, que as melhores regiões para se hospedar são no centinho, na vila e na zona das montanhas.
Afinal de contas, elas proporcionam tudo o que os turistas mais anseiam: acessibilidade, agitação e sossego.
Sendo assim, para que você saiba exatamente onde se hospedar em cada região, tenho umas indicações pontuais para fazer:
Pois bem, na região do Centrinho, você pode se hospedar na Pousada Avenida que possui um estilo rústico com quartos confortáveis que apresentam lareira e banheira de hidromassagem.
Além disso, a hospedagem oferece fácil acesso ao passeio de trem em Monte Verde que é um dos mais populares da cidade.
Agora, na região da Vila, você pode se hospedar na Pousada Spa Mirante da Colyna que é um pouco mais luxuosa e proporciona ótimas em família.
Afinal de contas, o estabelecimento é bem estruturado e oferece banheira de hidromassagem, piscina aquecida, spa, sala de cinema e uma decoração impecável para deixa os dias em Monte Verde ainda melhores.
Por fim, hospede-se no Hotel Fazenda Floresta Negra na região das montanhas que também é excelente para você visitar com a família.
Aqui, temos um estilo mais rústico, bastante confortável com quartos espaçosos e boas comodidades, como: piscina, quadra de tênis e um parquinho infantil com equipe de recreação.
Qual o nível de dificuldade das trilhas em Monte Vede?
Claro que, as trilhas em Monte Verde são variadas e apresentam em sua maioria, dificuldade moderada e algumas são autoguiadas.
Mesmo assim, você encontra algumas mais fácies e utas bem mais difíceis de ser concluídas.
De qualquer modo, você pode fazê-las sozinho, mas é necessário estar preparado para boas caminhadas, ok?
Nesse caso, confira nosso post sobre pontos turísticos em Monte Verde para obter mais informações e se preparar para conhecer as atrações que estão por vir.
Quais são as melhores trilhas em Monte Verde?
As trilhas em Monte Verde são ótimas para ter boas experiências em família e ainda, aproveitar ao máximo a natureza.
Sendo assim, não deixe de passear pelas melhores trilhas de Monte Verde quando tiver a oportunidade. São elas:
1. Trilha da Pedra Redonda
Ok, vamos começar nossas dicas de melhores trilhas em Monte Verde pela Trilha da Pedra Redonda, que é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.
A Trilha da Pedra Redonda é autoguiada, apresenta dificuldade moderada, com duração de 1h30 contando ida e volta.
Além disso, saiba que ao chegar no topo, somos recompensados por uma bela vista panorâmica e essa trilha não possui restrição de idade, podendo ser feita por adultos e crianças.
Aproveite a oportunidade de fazer um tour bastante agradável com a família num destino tão incrível quanto Monte Verde.
2. Trilha da Pedra Partida
A Trilha da Pedra Partida é uma continuação da opção anterior, que leva os visitantes ao 2° ponto mais alto da região.
Com duração prevista de 3h – contando ida e volta – e dificuldade moderada, a caminhada é mais cansativa e mesmo assim, vale e pena pelos visuais belíssimos.
Lá do alto, temos uma vista completa de 360° que é realmente muito linda e você não pode deixar de presenciar!
3. Trilha do Chapéu do Bispo
A Trilha do Chapéu do Bispo é uma das mais curtinhas da nossa lista de melhores trilhas em Monte Verde, tendo apenas 650 metros de extensão.
E, diferente das opções anteriores, essa trilha possui dificuldade leve e todo o trajeto de ida e volta pode ser concluído em 1 hora.
E, para quem não sabe, esta é a formação rochosa mais visitada de Monte Verde, sendo este um ótimo programa para a família.
Lembrando que, lá do alto, temos uma vista de cima e panorâmica de toda a vila. Por isso, este é outro ponto que com certeza vale se aventurar.
4. Trilha do Platô
A Trilha do Platô é mais extensa com 1200 metros, o que explica sua dificuldade moderada e também, recomendada para todos os públicos.
O percurso todo dura cerca de 1h30 e fica próximo à Chapéu do Bispo, proporcionando fácil acesso também à trilha para o Pico do Selado.
O Platô, por sua vez, refere-se a uma extensa laje de granito que entrega um cenário panorâmico e belíssimo de toda a região.
Além disso, mais ao fundo, notamos a presença imponente do Pico do Selado que é simplesmente surpreendente.
Portanto, assim que tiver a oportunidade, não deixe de visitar!
5. Trilha do Pico do Selado
A Trilha do Pico do Selado está entre as maiores trilhas em Monte Verde, com cerca de 2400 metros de extensão. E, apesar disso, ela é indicada para todos os públicos.
Apesar de ter a dificuldade alta, as caminhadas podem ser concluídas em até 3 horas – ida e volta – e claro que se estiver disposto a se arriscar nessa aventura, você vai se surpreender!
Afinal de contas, essa opção é perfeita para quem aprecia longas caminhadas em meio à natureza.
Com início no Platô, os viajantes passam por um bosque e depois seguem pela crista da serra até chegar no ponto mais alto da região, com cerca de 2.082 metros de altura, onde se concentram os mirantes com vistas belíssimas.
6. Trilha do Pinheiro Velho
Indicada para todos os públicos, você ainda pode conhecer a Trilha do Pinheiro Velho que está na lista de melhores trilhas em Monte Verde.
Essa trilha também é curtinha, com 1.850 metros de extensão e tem a dificuldade fácil, o que facilita a conclusão do percurso em 1 hora.
Além disso, saiba que essa belezinha está localizada no centro da vila e liga a avenida principal até o aeroporto.
Claro que, na vegetação encontramos árvores centenárias, incluindo o mais antigo pinheiro de Monte Verde, com mais de 500 anos. O que justifica o nome da trilha, não é mesmo?
Lembrando que, ao chegar no aeroporto, fazer uma visita ao mirante é mais que obrigatório.
7. Corredeiras do Itapuá
As Corredeiras do Itapuá também é uma trilha em Monte Verde imperdível para você conhecer com a família.
Com dificuldade moderada, a trilha tem 1.400 metros de extensão e você pode concluir o trajeto em 1 hora.
O ponto de partida para a trilha se dá no Hotel Itapuá, localizado a 3 km antes do portal de Monte Verde.
Obviamente que, essa é uma das trilhas em Monte Verde mais bonitas, já que os turistas seguem as margens do Córrego do Cadete, passando por corredeiras, lindas quedas d’água e o Lago Perdido.
No mesmo local, ainda fica a famosa Casa dos Beija-flores, mas isso é assunto para outro post, está bem?
8. Trilha do Jorge
A Trilha do Jorge, exige um grau de experiência avançado, já que é a mais extensa da nossa lista, atingindo os 7.600 metros.
Portanto, mesmo esta sendo uma trilha autoguiada, a companhia de pessoas experientes para as 4 horas de caminhada – contando ida e volta – é super bem-vinda.
Aliás, é aqui que acontece a clássica travessia de Monte Verde para São Francisco Xavier que é bem famosa, mas exige um certo preparo físico.
Agora, partindo da Missão Horizontes – já em Monte Verde –, saiba que a trilha leva ao topo da serra, passando por riachos e bosques um cenário belíssimo que possui declive até a vila vizinha.
9. Trilha do Pico da Onça
E, para encerrar nossa lista de melhores trilhas em Monte Verde, temos a Trilha do Pico da Onça que também é extensa e possui uns 5.000 metros.
Além disso, assim como a opção anterior, essa trilha é para pessoas mais experientes, por isso, se achar viável fazer o percurso mesmo assim, vá com um guia turístico.
Vale lembrar que, para chega à Pedra da Onça, é necessário continua subindo pela Trilha do Jorge até o topo da serra, onde chegamos a uma bifurcação – e finalmente, a Pedra da Onça – onde um mirante de revela toda a vista incrível da região.
Além disso, essa trilha também atravessa um vale onde fica o Bosque dos Duendes, um lugar lindo e misterioso que você também não pode deixar de visitar!
Vale a pena fazer as trilhas em Monte Verde?
Olha, se você gosta de um contato direto com a natureza, saiba que as trilhas em Monte Verde são atrações imperdíveis para você conhecer!
Com caminhos inusitados e cenários belíssimos, essa também é uma ótima opção para você se aventurar com a família.
Então, qual das trilhas em Monte Verde, você não vê a hora de conhecer? Conta pra gente nos comentários e já aproveita para seguir o @blogmundviajante no Instagram.







