PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

Melhores trilhas em Arraial do Cabo no Rio de Janeiro

mirante pontal do atalaia e trilhas em arraial do cabo

Não há dúvidas de que Arraial do Cabo é dona de algumas das praias mais lindas do Brasil, não é mesmo? Porém, no artigo de hoje, vamos falar sobre outras preciosidades da região, as trilhas em Arraial do Cabo, que são a combinação perfeita entre caminhada e praia.

Além disso, se essa é a sua primeira vez aqui no blog, confira também os nossos outros posts sobre o Caribe Brasileiro:

 

Como chegar em Arraial do Cabo?

Antes de falarmos sobre as trilhas em Arraial do Cabo, que é o foco deste artigo, vamos pontuar outras informações importantes que podem complementar seu roteiro.

Enfim, chegar em Arraial do Cabo é bem mais fácil do que parece, veja as melhores opções e escolha a que mais lhe agrada.

  • Carro: Partindo da capital do Rio de Janeiro com trajeto que pode levar até 2h30 para ser concluído.
  • Avião + carro: Pousando no Aeroporto de Cabo Frio ou da capital (a principal escolha dos visitantes) é possível seguir viagem de carro alugador, próprio ou ainda de excursão.
  • Ônibus: Também existe a opção de ir de ônibus até Arraial, onde a viagem dura em média 3h saindo da capital.

E para finalizar, indicamos que confira as nossas dicas especificas sobre como chegar em Arraial do Cabo. Onde, comentamos todas as opções disponíveis saindo de lugares como São Paulo, Búzios e Cabo Frio.

Confira mais detalhes: Excursão a Arraial do Cabo saindo do Rio de Janeiro

 

Onde ficar em Arraial do Cabo?

Para garantir grandes experiências numa viagem para Arraial do Cabo, precisamos primeiramente, acertar na escolha de hospedagens, não é mesmo?

Confira abaixo, algumas opções de pousadas em cada região de Arraial de Cabo, dessa forma, você consegue uma localização estratégica e excelente para aproveitar a cidade com tudo o que tem direto.

Inclusive, assim como o tópico anterior, também temos um post detalhado sobre onde ficar em Arraial do Cabo. Nele falamos a diferença entre as principais regiões de hospedagem e detalhamos as vantagens das principais pousadas.

E para finalizar, você também pode pesquisar todas as opções de hospedagem em Arraial do Cabo em um só lugar, o Booking. Que oferece diversas opções com parcelamento e cancelamento grátis.

 

Melhores trilhas em Arraial do Cabo

Então vamos ao que realmente nos interessa? Conhecer as trilhas em Arraial do Cabo pode ser um passeio tão divertido quanto conhecer as belíssimas praias.

Então, confira as principais trilhas em Arraial do Cabo e comece pela sua favorita!

 

1- Trilha Praia dos Anjos -> Praia do Forno

Essa é uma das trilhas mais conhecidas em Arraial do Cabo, e uma das mais fáceis de concluir. Ela, se inicia na Praia dos Anjos com destino a Praia do Forno.

trilhas em arraial do cabo praia dos anjos
Praia dos Anjos

Da lista de trilhas em Arraial do Cabo, essa possui dificuldade leve mesmo com uma subida íngreme no início da trilha, que posteriormente, passará despercebida.

praia do forno arraial do cabo
Praia do Forno

A trilha possui 600 metros de extensão, que podem ser percorridos facilmente em 15 minutos, mas provavelmente você levará mais do que isso, afinal de contas, que tal parar para admirar a vista?

 

2- Trilha Praia Grande -> Praia Brava

Se você busca por uma trilha menos movimentada para aproveitar a natureza, esta pode ser a melhor opção!

Afinal, essa trilha é a única forma de chegar à reservada Praia da Brava, em Arraial do Cabo, que possui difícil acesso.

trilhas em arraial do cabo praia grande
Praia Grande

A caminhada, que se inicia na Praia Grande, também rendem maravilhosas fotos, assim como na trilha anterior.

Logo no começo da trilha, você passará por um caminho de laje, que cobre os restos do antigo aqueduto, o que também é um atrativo e tanto para visitar o local.

praia grande arraial do cabo
Praia Grande

A nossa dica de blogueira, é para aproveitar a oportunidade para fazer uma parada no píer dos pesqueiros, um dos principais pontos de observação da trilha.

Mas claro que a caminhada não termina por aí, você ainda precisa parar no Mirante do Pontal, um lugar superfamoso para assistir ao belíssimo pôr do sol.

mirante pontal do atalaia
Mirante do Pontal

A caminhada é um pouco longa, levando de 3 a 4h para concluir o trajeto, devido as paradas para admirar a paisagem.

Ao chegar próximo a escadaria da Praia Brava, que tal aproveitar para dar um mergulho quando a maré estiver baixa? Essa praia é praticamente deserta e você não vai resistir ao charme das águas claras.

Por fim, é importante comentar que fizemos só metade da caminhada até essa trilha, pois estávamos com pouco tempo. Ou seja, se você quer ir até lá indicamos reservar o dia todo e ficar de olho na maré.

DICA DE VIAGEM: A MELHOR TRILHA GUIADA DA PRAIA GRANDE E A JANELA DO PARAÍSO

 

3- Trilha Prainha -> Praia do Forno

Se você deseja aproveitar o melhor das trilhas em Arraial do Cabo, que tal ir até a Praia do Forno saindo da Prainha?

Aqui, encontramos o circuito do Mirante da Cabocla, uma trilha longa que também oferece uma vista deslumbrante e excelentes atrativos pelo caminho.

Após passar pelo Mirante, começa a descida de trilha, na qual, passamos por um trecho de mata fechada até finalmente chegar até a Praia do Forno.

praia do forno arraial do cabo
Praia do Forno

Porém, as caminhadas não terminam por aí, até finalizar o ciclo, indicamos que siga caminho por uma outra trilha até a Praia dos anjos.

Essa trilha é considerada de dificuldade média, pois possui 4km e extensão e o tempo médio desse passeio é de 4 horas, incluindo todas as paradas.

DICA DE OURO: MELHOR TRILHA GUIADA DA PRAINHA ATÉ A PRAIA DO FORNO

 

4- Trilha Prainha -> Praia do Pontal

Uma trilha que também se inicia na Prainha, mas que possui um destino diferente: a Praia do Pontal, cuja travessia é feita pelo Morro do Miranda.

Praia pontal atalaia
Praia Pontal do Atalaia

Essa trilha também é considerada como uma das trilhas que vem ganhando mais popularidade em Arraial do Cabo. Ela conta com 4km de extensão, sendo possível concluir o trajeto em até aproximadamente 3h.

escadaria pontal do atalaia arraial do cabo

E apesar de não termos ido até o Pontal do Atalaia por esse caminho, pois optamos fazer o passeio de barco, indicamos para quem vai ficar mais tempo na região.

 

Outras trilhas em Arraial do Cabo

5- Trilha Prainha -> Lago do Amor

Essa é uma das trilhas mais recentes em Arraial do Cabo e apesar de já ter feito muito sucesso entre os viajantes, o acesso a essa trilha foi proibido após alguns acidentes no local.

Já que o acesso por ela é complicado, passando por trechos muito estreitos, íngremes, com pedras e bastante escorregadios, o que contribui para a trilha possui dificuldade alta.

O Lago do Amor chama atenção de turistas por se tratar de uma belíssima piscina natural, formada pelo acúmulo de água entre as rochas, quando a maré sobe.

Porém, é preciso ter muita cautela para chegar até o local, afinal, como vimos, com a alta da maré, as ondas são bem mais fortes e batem no lago tornando-o ainda mais perigoso do que de costume.

Infelizmente há a ocorrências de vítimas fatais no local, e, devido a isso, atualmente, a trilha de acesso para o Lago do Amor encontra-se interditada.

 

6- Trilha Rota dos Naufrágios

Claro que nossa lista de trilhas em Arraial do Cabo, não acaba por aqui! Ainda temos a Rota dos Naufrágios que é uma atração imperdível!

Essa trilha está cheia de atrativos incríveis, tais como: o Mirante do Vigia, o Boqueirão, a Ilha dos Franceses e muitas outras lindas paradas que valem a pena a vista.

Outra atração disponível no local, são as Ruínas do Telégrafo, construídas ainda no século 19, na qual é possível notar pelo caminho, alguns naufrágios como o Naufrágio do Imbetiba e o Naufrágio do Harlingen, os mais conhecidos da região.

Porém, não é possível avistá-los, já que, as águas aqui são profundas, mas mesmo assim, é um local que vale a pena conhecer!

Esteja preparado para as longas caminhadas, pois seus 7km de extensão, tornam-na de dificuldade alta, cujo horário para conclusão do trajeto está estimado em 6 horas.

Ahh lembrando que indicamos a contratação de um guia local para quem pretende fazer a trilha dos Naufrágios.

 

Roteiros de 3, 4 ou 5 dias pelas trilhas em Arraial do Cabo

Como programar um roteiro de 3, 4 ou 5 dias pelas trilhas em Arraial do Cabo? Para que você tenha em mente o que fazer pela região, separamos abaixo, dicas de como aproveitar Arraial do Cabo em 3, 4 ou 5 dias.

Primeiramente, saiba que 3 dias completos são suficientes para conhecer as principais atrações de Arraial do Cabo:

  • Dia 1: Visitar a Praia do Forno + Praia Grande;
  • Dia 2: Prainhas do Pontal do Atalaia + Praia Brava;
  • Dia 3: Prainha + Passeio de Barco à Ilha do Farol e à Gruta Azul;
  • Dia 4: Praia do Forno + Praia dos Anjos (conhecer uma das trilhas em Arraial do Cabo);
  • Dia 5: Prainha + conhecer outras trilhas da região.

Mapeie todo seu roteiro e programe sua diversão para até 5 dias em Arraial do Cabo, garanto que você não vai se arrepender.

 

Vale a pena fazer as trilhas em Arraial do Cabo?

Se você está em dúvida se vale a pena conhecer as maravilhosas trilhas em Arraial do Cabo, a resposta é SIM!

Afinal de contas, durante a caminhada pelas trilhas de Arraial, é possível ver muitas paisagens incríveis como alguns mirantes.

E para fechar com chave de ouro, indicamos as trilhas de 1 a 4 na sua na sua primeira visita a Arraial do Cabo, em especial:

  • Trilha Praia dos Anjos -> Praia do Forno
  • Trilha Praia Grande -> Praia Brava
  • Trilha Prainha -> Praia do Pontal

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre as trilhas em Arraial do Cabo e que volte cheio de boas lembranças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -