A Rota Ecológica dos Milagres corresponde à região do litoral norte do estado de Alagoas, um dos lugares mais lindos do Brasil.
O que sinceramente não é nenhuma surpresa, já que a região de São Miguel dos Milagres também faz parte da famosa Costa dos Corais.
Enfim, percorremos esse pedacinho incrível do nordeste brasileiro e hoje viemos contar todos os detalhes desse lugar fantástico.
Gostou? Se sim, então vem com a gente!
O que é a Rota Ecológica dos Milagres?
A Rota Ecológica dos Milagres é o roteiro ideal não apenas para quem gosta de belas praias e natureza, como também para os viajantes que gostariam de fugir do agito e estresse do dia a dia para relaxar em um lugar paradisíaco.
Como comentamos acima, este percurso faz parte da Costa dos Corais, a segunda maior barreira de corais do mundo. Já que a primeira fica na Austrália, no litoral norte do estado de Queensland.
O trajeto conta com pequenos municípios, com clima de vilas de pescadores. Portanto, é uma região com menos infraestrutura do que as famosas praias de Maceió.
Portanto, a Rota Ecológica dos Milagres nada mais é do que um paraíso com 40 km de lindas praias, piscinas naturais e pontos turísticos históricos.
Como chegar à Rota Ecológica dos Milagres?
É possível chegar a Rota Ecológica dos Milagres tanto por Maceió quanto por Recife, seja para quem vem de estados vizinhos ou de lugares mais distantes, onde nesse último caso, a melhor opção é ir de avião.
Em seguida, para aqueles que saem de Maceió, é necessário pegar a BR-101 em direção a Recife. E ao passar pela cidade de Messias, seguir até a entrada para Passo do Camaragibe, que fica no sentido de São Luís do Quintunde.
Já para quem preferir desembarcar no Aeroporto Internacional de Recife-Guararapes, deve seguir pela rodovia PE-060, passando por Maragogi até a incrível cidade de Japaratinga.
De Japaratinga é necessário pegar a balsa para Porto de Pedras, onde já demos mais detalhes nas nossas dicas de como chegar em São Miguel dos Milagres partindo de Maragogi.
Além do mais, existe uma opção alternativa partindo de Maragogi, que nada mais é do que evitar a travessia de balsa e ir apenas via estrada, através de Porto Calvo. Entretanto, são mais 25 km de estrada até chegar a Rota Ecológica dos Milagres.
Por fim, seja de Recife ou Maceió, ambas são opções interessantes para quem pretende conhecer as cidades mais lindas entre Pernambuco e Alagoas, como Maragogi, Japaratinga e São Miguel dos Milagres.
Como percorrer a Rota Ecológica dos Milagres?
Vamos lá, existem duas principais opções para quem pretende percorrer a Rota Ecológica dos Milagres!
A primeira delas é de carro e por conta própria, onde a melhor opção para quem vem de fora é alugar um carro!
Já a segunda opção é fazer um passeio de bate e volta para esse pedacinho do paraíso, onde indicamos:
Quais são as regiões da Rota Ecológica dos Milagres?
1- Porto de Pedras
Porto de Pedras é o lar de algumas das praias mais bonitas de Alagoas, além de ser um ótimo destino para o turismo de natureza.
Neste município está a sede do Projeto Peixe-Boi, um santuário para preservação desta espécie, muito comum nas águas do Rio Tatuamunha.
Além disso, as Praias do Patacho e de Lages são outras atrações imperdíveis desse pedacinho do nordeste. Inclusive fizemos o passeio pelas piscinas naturais do Patacho e foi incrível.
2- São Miguel dos Milagres
Também conhecida apenas por Milagres, e pequena cidade encanta não apenas pela simplicidade, bem como pelas belezas naturais.
A paisagem é formada por coqueiros, restaurantes e pousadas rústicas e as melhores praias de São Miguel dos Milagres. Além disso, conta com uma rica área verde em seu entorno. Afinal, ela está localizada em uma área de preservação ambiental.
3- Passo de Camaragibe
A vila de pescadores possui praias de areias claras e coqueirais. O encontro do mar com o Rio Camaragibe torna a visita ao município ainda mais especial.
É uma parada essencial para quem gosta de turismo de natureza, uma vez que possui um ecossistema variado, composto por rios, lagoas e manguezais.
Além do mar exuberante, a região possui morros e penhascos que dão um toque único às paisagens do local.
Praias da Rota Ecológica dos Milagres
4- Praia do Patacho
A Praia do Patacho é uma das mais famosas da região, também considerada uma das praias mais bonitas do Brasil.
No período de maré baixa, é possível chegar às piscinas naturais enquanto desfruta de uma paisagem de tirar o fôlego.
Repleta de paisagens é ainda pouco explorada pelo turismo. Porém, não possui bares e barracas, além do famoso Sonhos do Patacho. Portanto, é preciso levar bebidas e lanches para passar o dia apenas na praia.
DICA DE HOSPEDAGEM: Pousada Samba Pa Ti e Pousada Reserva do Patacho
5- Praia de Lages
Localizada no norte do município de Porto de Pedras, a Praia de Lages faz parte da Área de Preservação Ambiental (APA), sendo assim, ainda é pouco explorada e extremamente preservada.
Com uma beleza única, a praia possui muita vegetação e formato de meia lua. Para quem gosta de praias com estrutura, é uma boa opção por contar com restaurantes e pousadas.
DICA DE HOSPEDAGEM: Pousada Borapirá e Pousada Villages Boutique Hotel
6- Praia de Tatuamunha
Também conhecida como Praia da Gibaba, a Praia de Tatuamunha é vizinha às praias do Patacho, Lages e dos Milagres, o destino possui ótimas opções de restaurantes e pousadas.
Como as demais praias da Rota Ecológica dos Milagres possui mar calmo, recifes, bancos de areia e piscinas naturais. Ou seja, o local ideal para passeios de caiaque e stand up paddle.
DICA DE HOSPEDAGEM: Pousada Chalé dos Milagres e Vila Sol Chalés
7- Praia de Porto da Rua
A Praia de Porto da Rua é a mais próxima da área urbana de São Miguel dos Milagres, e, portanto acaba por ser uma das mais visitadas.
Além disso, possui uma boa estrutura de bares e barracas, ideal para quem prefere mais conforto em um dia na praia.
DICA DE HOSPEDAGEM: Vila do Coco e Pousada do Sonho
8- Praia do Toque
Com um mar verde e cristalino, uma das maiores atrações da Praia do Toque são os passeios de jangada para conhecer as piscinas naturais.
A água é tão cristalina que é possível observar os peixes até de cima da água. No entanto, recomendamos o snorkel para ter uma experiência especial.
DICA DE HOSPEDAGEM: Pousada Recanto dos Milagres e Pousada Villa Morena
9- Praia de São Miguel
Seguindo a Rota Ecológica dos Milagres, a Praia de São Miguel fica logo após a Praia do Riacho. É uma bela paisagem com uma larga faixa de areia branca e coqueiros.
Por ser uma das principais praias da rota, ela recebe muitos turistas, mas isto não atrapalha a paz do local. Além disso, oferece uma ótima estrutura de barracas e restaurantes.
É a principal praia da região, com uma pequena faixa de areia, ainda é possível curtir o mar calmo e cristalino. Por fim, ela muito famosa em virtude de sua festa de ano novo.
DICA DE HOSPEDAGEM: Flats Hana Mana e Villa Nahum Chalés
10- Praia do Riacho
Localizada em São Miguel, da Praia do Riacho é possível avistar a famosa Capela dos Milagres. Além do seu mar calmo, que varia do azul ao verde.
O nome da Praia do Riacho vem do pequeno curso de água que desemboca no mar, ou seja, um riacho. Onde, a paisagem se completa com os belos coqueiros.
Próxima ao centro de São Miguel, sua paisagem parece ter saído de um filme. Além disso, possui trechos mais desertos e longas faixas de areia, o que é ideal para a prática de atividades físicas.
DICA DE HOSPEDAGEM: Pousada Recanto dos Milagres e Pousada Tapiri
11- Praia do Marceneiro
Está situada no começo da rota, na cidade de Passo de Camaragibe, cidade natal do escritor Aurélio Buarque de Holanda.
Ao lado de Milagres, a Praia do Marceneiro é um refúgio para quem busca a paz de uma praia praticamente deserta no litoral norte do estado.
Com uma boa estrutura de barraca, o local ainda oferece passeios de bicicleta e buggy. Além disso, é possível fazer uma bela caminhada até a Praia do Riacho.
DICA DE HOSPEDAGEM: Oka 22 Beira-mar e Pousada Marceneiro
12- Barra de Camaragibe
As águas cristalinas de Barra de Camaragibe parecem uma piscina intocada. Além disso, o mar calmo é ideal para a prática de esportes aquáticos, como o stand up paddle.
O belo cenário do rio desembocando no mar, somada aos coqueiros e águas claras dão um toque totalmente paradisíaco ao lugar.
DICA DE HOSPEDAGEM: Casa com Área Gourmet Pertinho da Praia
Pontos Turísticos da Rota Ecológica dos Milagres?
Enfim, a Rota Ecológica dos Milagres conta com diversas atrações além das suas lindas praias e é sobre esses pontos turísticos que vamos falara agora.
13- Porto de Pedras
Além das praias, há belos passeios ecológicos, bem como bons restaurantes em Porto de Pedras, como, por exemplo, a Capela de São João do Patacho, e o Farol de Porto de Pedras.
A capela surgiu como uma alternativa para cerimônias e ensaios fotográficos a sua vizinha mais famosa, a Capela dos Milagres. Com o chão de areia e um belo jardim é realmente um belo cenário para fotos.
Já o Farol é considerado um dos principais cartões postais da cidade, por conta da vista privilegiada das praias e do rio Tatuamunha.
14- Santuário Peixe-Boi na Rota Ecológica dos Milagres
É um passeio imperdível para quem gosta de destinos de natureza, pois é uma oportunidade para conhecer um dos maiores mamíferos em extinção no mundo, o peixe-boi.
Por meio de um passeio de jangada pelo rio Tatuamunha, é possível não apenas ver o animal de perto, como também aprender sobre a história do local, como também o cuidado com os animais.
O Santuário Peixe-Boi também realiza um belo trabalho de educação ambiental com a comunidade. Portanto além dos turistas, conscientiza os moradores do local sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Há outras opções para conhecer o rio, por meio do aluguel de bikes aquáticas, ou ainda passeando pelas pontes fluviais, que atravessam o rio de uma cidade a outra, mas são exceções.
15- Mirante do Cruzeiro
Também conhecido como Alto da Boa Vista, é um morro em São Miguel dos Milagres de onde é possível avistar toda a cidade. E, portanto, é uma excelente alternativa para quem gostaria de vistas encantadoras.
16- Letreiro de São Miguel dos Milagres
Parada obrigatória para registrar a passagem pela Rota Ecológica dos Milagres. Aliás, o que não falta em São Miguel dos Milagres são plaquinhas e letreiros para deixar as fotos ainda mais bonitas.
17- Igrejas na Rota Ecológica dos Milagres
A Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo é a terceira mais antiga de Alagoas, sendo uma construção importante para a história do Brasil.
Ela foi fundada entre os séculos XVII e XVIII pelos portugueses, e serviu de refúgio não apenas para os colonizadores, mas também para índios e escravos durante as batalhas contra os holandeses.
Já a Igreja de Santo Antônio da Rota Ecológica dos Milagres encontra-se temporariamente fechada para visitação
Por fim, temos a Capela dos Milagres! Localizada na Praia do Riacho, é uma capela bem charmosa, mas fica dentro de uma propriedade particular.
A igrejinha ficou muito famosa após o casamento do humorista Whindersson Nunes e da cantora Luísa Sonza.
O local possui capacidade para 120 pessoas e é o cenário escolhido por quem sonha em casar com os pés no chão e com vista para o mar.
A construção é feita em taipa e possui amplas janelas, para administrar a bela paisagem ao redor durante as cerimônias.
18- Associação das Ostras
No estado de Alagoas, o cultivo de ostras é responsável pelo sustento de pelo menos 100 famílias. Onde, pelo menos 5 deles ficam localizados na Rota Ecológica dos Milagres.
O turismo nessa região é voltado para atividades sustentáveis e as comunidades locais trabalham para proteger e preservar o meio ambiente.
Dentre elas temos a Associação Rio Mar, uma iniciativa local que visa promover o cultivo sustentável de ostras e a preservação dos ecossistemas marinhos na região.
Onde comer na Rota Ecológica dos Milagres?
19- Vila Lidia na Rota Ecológica dos Milagres
O restaurante Vila Lidia fica localizado na Praia de São Miguel e conta com quiosque na praia ou estrutura a parte, onde inclusive almoçamos.
Indicamos o camarão empanado, já que provamos e principalmente aprovamos. Por fim, a média de preços para o almoço de 2 pessoas fica em torno de R$ 100. (Referência: Nov/2021)
20- Beach Club Sonhos do Patacho
Um local para quem busca tranquilidade e uma excelente estrutura para passar um dia na praia, mas com o conforto de um clube em frente à Praia do Patacho.
O restaurante oferece várias opções de bebidas, bem como pratos típicos de peixes e frutos do mar. Assim sendo, é possível saborear petiscos e pratos a la carte que servem duas pessoas, enquanto aproveitam a bela vista.
Apesar de não termos passado o dia no Sonhos do Patacho, acredito que vale a pena a visita para quem tem mais tempo na região.
CONFIRA TAMBÉM: ONDE COMER EM MARAGOGI E REGIÃO
Outras dicas sobre Alagoas?
Para começar a planejar a sua viagem, veja as dicas de viagem sobre Maceió, a capital de Alagoas:
- Melhores praias de Maceió?
- Onde se hospedar em Maceió?
- Praia do Francês
- Mirante da Praia do Gunga
- Praia do Gunga em Maceió
- Praia de Ipioca
- Paripueira em Alagoas
- Barra de São Miguel
- Restaurantes em Maceió
- Passeio de Maceió para São Miguel dos Milagres
- Passeio de Maceió para Maragogi
Em seguida, confira as belezas do Caribe Brasileiro, conhecida como Maragogi:
- Onde se hospedar em Maragogi?
- Onde comer em Maragogi?
- Passeio de buggy em Maragogi
- Piscinas naturais de Maragogi e região
- Passeio de Bike Aquática
- Ponta de Mangue
- Praia principal de Maragogi
- Praia de Antunes
- Praia de Barra Grande
- Praias em Maragogi
- O que fazer em Maragogi
Além das maravilhas deslumbrantes de São Miguel dos Milagres:
- Praias em São Miguel dos Milagres
- Onde ficar em São Miguel dos Milagres?
- Como chegar em São Miguel dos Milagres?
- Praia de Lages
- Praia do Toque
- Praia de São Miguel
- Praia do Riacho
- Praia do Marceneiro
- Barra de Camaragibe
- Praia Porto da Rua
- Praia de Tatuamunha
- Praia do Patacho
- O que fazer em São Miguel dos Milagres
E por fim, indicamos outros cantinhos espetaculares de Alagoas, mas ainda pouco conhecidos:
- O que fazer em Japaratinga?
- Praias de Japaratinga?
- Melhores pousadas em Japaratinga
- O que fazer em Porto das Pedras?
- Comidas típicas de Alagoas
- Costa dos Corais
Vale a pena conhecer a Rota Ecológica dos Milagres?
Com toda certeza vale a pena percorrer a Rota Ecológica dos Milagres!
Em primeiro lugar por conta das praias paradisíacas, com belas paisagens e principalmente tranquilidade.
Além do mais, os passeios históricos e a Associação Peixe-Boi tornam a Rota Ecológica dos Milagres ainda mais especial. Então, indicamos o passeio de olhos fechados!
E chegamos ao fim das dicas sobre a Rota Ecológica dos Milagres, mas se você tem duvidas ou sugestões, deixe nos comentários, pois ficaremos felizes em responder. Por fim, siga o @blogmundoviajante no Instagram para novas aventuras!
Respostas de 14
Muito legal a Rota Ecológica dos Milagres, ainda não conheço, mas você deixou tudo bem detalhado. Adorei
Realmente é fenomenal, abraços!
Quantas belíssimas praias fazem parte da Rota Ecológica dos Milagres em Alagoas, já quero conhecer. Valeu por ter compartilhado essa dica! Bjs
Oi Carol, fico feliz que tenha gostado das dicas!
Olá! No seu mapa mostra que a Praia da Lajes está Porto de Pedras, mas você tem um artigo informando que a Praia da Lajes está em São Miguel dos Milagres (https://www.mundoviajante.com/praia-lages-sao-miguel-milagres/)? Afinal em qual município fica essa praia?
Oi Amanda, fica na divisa entre Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, com 1 minutinhos de distancia entre cada um. Abraços.
CORREÇÃO Sobre o tópico 18- ASSOCIAÇÃO DAS OSTRAS.
Barra de São Miguel NÃO PERTENCE a ROTA ECOLÓGICA DOS MILAGRES, já que ela fica no Sul a 105 km da Rota Ecológica e a 35km ao sul de Maceió, bem mais próximo a PRAIA DO GUNGA. Pertence ao Município de BARRA DE SÃO MIGUEL, que nada tem a ver com Rota Ecológica dos Milagres.
Oi Natasha, agradecemos pelo seu comentário e já atualizamos o post. Forte abraço 🙂
Oi Iza! Qtos dias vc recomenda para fazer a rota ecologica, para conhecer bem os lugares com criança de 3 anos, vc recomenda essa viagem?
Oi Pam, pode ir com criança sim, com certeza ela vai aproveitar bastante. Te indico de 10 a 14 dias para fazer com tranquilidade a Rota completa. Abraços 🙂