Praia do Sono em Paraty: Como chegar? Onde ficar? + Dicas

praia do sono em paraty

Sumário

Se você está planejando conhecer um dos locais mais lindos da região de Paraty, saiba que chegou ao post certo, já que hoje vamos dar dicas sobre a Praia do Sono.

Paraty, atualmente reconhecida como ‘Patrimônio Cultural e Natural Mundial’ pela UNESCO, é muito mais do que seu famoso centro histórico datado da época da colonização.

Com seus 150 mil hectares de vegetação nativa, a cidade abriga preciosas áreas de preservação, incluindo a Reserva Natural de Juatinga, lar de algumas das praias mais deslumbrantes da região.

Pensando nisso, compartilharei tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo este refúgio natural e tornar sua experiência ainda mais memorável.

 

Onde fica a Praia do Sono?

Localizada a aproximadamente 260 km ao sul da capital do Rio de Janeiro, a Praia do Sono na verdade fica na região de Trindade, bem do ladinho de Paraty.

Acessível tanto por terra quanto pelo mar, essa praia paradisíaca atrai visitantes em busca de tranquilidade e contato com a natureza.

Para chegar lá de carro, é possível seguir pela Rodovia Rio-Santos (BR-101) até o trevo de acesso a Paraty, onde você encontrará indicações para Trindade.

 

Qual a melhor época para conhecer a Praia do Sono?

A melhor época para explorar a deslumbrante Praia do Sono em Paraty é durante os meses de abril a setembro, quando o clima é mais ameno e a incidência de chuvas é menor.

Durante este período, as temperaturas são agradáveis, variando entre 20°C e 30°C, proporcionando condições ideais para desfrutar das praias, trilhas e atividades ao ar livre.

Vale ressaltar que, durante os meses de alta temporada, como julho e agosto e principalmente durante o fim de dezembro a Praia do Sono costuma estar cheia.

Então, se você prefere evitar multidões, considere planejar sua visita para os meses de abril, maio ou junho.

No entanto, é importante estar ciente de que, mesmo durante os meses de janeiro a março, a região pode ocasionalmente enfrentar chuvas repentinas, mas poucas vezes isso atrapalha a viagem.

 

Como chegar à Praia do Sono?

Como todo paraíso intocado, é necessário um pouco de esforço para chegar até lá, no caso da Praia do Sono em Paraty só existem dois caminhos possíveis: Barco ou Trilha

Para conhecer ambos os caminhos e dar dicas exclusivas para o Blog Mundo Viajante, fizemos a trilha na ida e voltamos de barco no fim da tarde.

 

1- Como chegar à Praia do Sono pela trilha?

Para chegar na Praia do Sono por trilha é preciso ir até a Vila Oratório que fica próxima ao condomínio Laranjeiras.

Chegando na Vila Oratório é necessário estacionar seu carro na rua ou nas garagens particulares dos moradores da própria vila.

Após estacionar na Vila Oratório, siga em direção ao início da trilha para Praia do Sono, se tiver dúvidas sempre terá um morador para te indicar a entrada.

A trilha tem aproximadamente 3,5km de extensão e divide opiniões sobre a sua dificuldade.

Fui em um dia ensolarado e que não havia chovido no dia anterior, acredito que é uma trilha de fácil a moderada no início e de moderada a difícil do meio para o final.

É uma trilha linda, cheia de mata nativa e boas energias. Mas, não indicamos para crianças, idosos ou pessoas sedentárias.

O começo da trilha é marcado por subidas e declines, mas algumas partes possuem corrimões e escadinhas de madeira.

Após percorrer aproximadamente metade da trilha, você encontrará um riacho de água doce, porém lembre-se de tomar cuidado com as pedras escorregadias.

Por fim, é importante comentar que a caminhada durou aproximadamente 01h40min.

 

2- Como chegar à Praia do Sono de barco?

Para quem busca uma solução alternativa para chegar até a Praia do Sono, ir de barco dura 15 minutos, sendo indicado para quem está com crianças ou idosos.

O primeiro passo é estacionar o seu carro na Vila Oratório ou na rotatória antes dela – deixamos o carro na rotatória para que na volta não precisássemos caminhar até a vila – e depois pegar a van gratuita que liga a Vila Oratória até o cais, onde saem às lanchas em direção à Praia do Sono.

As vans são disponibilizadas simplesmente porque é proibido ingressar o Condomínio Laranjeiras.

Também existe a opção de ir pela trilha e voltar de barco, como fizemos, mas lembre-se que na alta temporada os barcos são mais concorridos, sendo interessante já reservar algum horário com o barqueiro.

Portanto, o trajeto de barco segue os seguintes passos:

  1. Ir até a Vila Oratório;
  2. Estacionar o carro;
  3. Pegar a van da Vila Oratório até o cais do Condomínio Laranjeiras ;
  4. Ir de barco até a Praia do Sono.

 

Onde ficar hospedado na Praia do Sono?

Já para quem pretende fazer mais do que um bate e volta na Praia do Sono, inclusive passar um fim de semana nesse pedacinho do paraíso, indicamos as seguintes opções de hospedagem:

  • Camping Atobá: Localizado diretamente na Praia do Sono, o Camping Atobá oferece cabanas com banheiros compartilhados a preços acessíveis, proporcionando uma estadia confortável a um excelente custo-benefício.
  • Cabana Caiçara: Situada em frente à praia as cabanas simples da Cabana Caiçara são encantadoras e oferecem uma atmosfera acolhedora. Devido à localização privilegiada, é recomendável fazer reserva com antecedência para garantir sua estadia.
  • Flora Praia do Sono Lodge & Trekking: Para uma experiência mais confortável, o Flora Praia do Sono Lodge & Trekking é a escolha ideal. Com acesso Wi-Fi, cabanas bem equipadas e opções de quartos individuais ou compartilhados, este lodge oferece conforto e comodidade para os viajantes que desejam desfrutar de uma ótima estadia.

 

O que fazer na Praia do Sono?

3- Conhecer a Praia de Antiguinhos

Ao chegar ao final da Praia do Sono, você se deparará com o Rio do Sono, onde suas águas limpas e refrescantes se encontram com o mar.

Uma placa indica o início da trilha para a Praia de Antigos. A trilha inicia no canto esquerdo da praia, com uma subida íngreme de aproximadamente 20 minutos.

Depois, o caminho se torna mais fácil, com sombras e uma descida tranquila até a Praia de Antigos.

Após apreciar a beleza desta praia, uma caminhada de 10 minutos leva à Praia de Antiguinhos, acessível através de uma trilha no final da Praia de Antigos.

 

4- Visitar a Praia de Ponta Negra

O acesso à Praia de Ponta Negra pode ser feito de barco a partir do Condomínio Laranjeiras ou pela trilha das Praias de Antigos e Antiguinhos.

A trilha, com cerca de 3,8 km, é bem demarcada e em bom estado de conservação.

Então, prepare-se para uma caminhada panorâmica e aproveite para fazer paradas para fotos e apreciar a natureza. Se optar pelo barco, verifique as condições do mar e pergunte aos barqueiros.

 

5- Explorar a Cachoeira das Galhetas

Uma breve caminhada pela trilha à esquerda da Praia de Antiguinhos leva você ao rio e à encantadora Cachoeira das Galhetas.

Embora o acesso apresente alguns desafios, como barrancos inclinados e pedras soltas, a recompensa é uma queda d’água revitalizante.

 

6- Refrescar-se na Cachoeira do Jacaré

A Cachoeira do Jacaré, próxima à Praia do Sono, é acompanhada pelo refrescante Poço do Jacaré, uma piscina natural com águas cristalinas.

A trilha para chegar lá é de fácil acesso, iniciando próximo à Igreja na Praia do Sono, e não requer grande esforço físico.

 

7- Aventurar-se na Trilha da Cachoeira do Saco Bravo

A trilha para a Cachoeira do Saco Bravo é desafiadora, com subidas e descidas íngremes, e pode levar cerca de 2 horas para ser concluída.

Recomenda-se a presença de um guia, pois a trilha pode ser confusa e exigente.

Além disso, é crucial considerar o nível da maré, pois em condições de maré alta, a área da piscina natural pode se tornar perigosa devido às ondas do mar invadindo a área.

 

Outras dicas sobre Paraty e região

 

Vale a pena visitar a Praia do Sono?

Sem dúvida alguma, uma visita à Praia do Sono é uma experiência que vale totalmente a pena!

Localizada em meio à exuberante Mata Atlântica e banhada pelas águas cristalinas do litoral sul do Rio de Janeiro, esta praia paradisíaca oferece uma combinação única de beleza natural, tranquilidade e aventura.

Para os amantes da natureza, o local é um verdadeiro paraíso, com sua vegetação exuberante, águas cristalinas e uma rica biodiversidade.

Além disso, a região oferece uma série de trilhas deslumbrantes, que levam a cachoeiras isoladas, praias desertas e mirantes com vistas panorâmicas deslumbrantes.

Por fim, esse cantinho oferece algumas opções de hospedagem, que vão desde campings a cabanas, garantindo que haja algo para todos os gostos e orçamentos.

Espero que tenha gostado das dicas sobre a Praia do Sono, inclusive se você achou que são dicas úteis já segue o @blogmundoviajante no Instagram. Beijos da Iza e até a próxima!

16 respostas

  1. Que linda a praia do sono!! Um verdadeiro paraíso! Fui a Paraty em janeiro/20 (última excursão antes da pandemia), mas infelizmente chegamos lá com chuva. Almoçamos em Trindade e depois que a chuva parou conseguimos fazer um passeio. Gostaria muito de ter conhecido a praia do sono. Quem sabe da próxima vez dê certo.
    PS: Amei as fotos e as dicas, obrigada.

  2. Que passeio mais incrível Iza, eu adoro praia, aqui no Pará temos várias. Mas amei acompanhar esse passeio com você, principalmente por ter trilhas que amo fazer. Quando tiver a oportunidade vou conhecer.
    Abraços!

  3. Belo passeio, sou carioca e tenho parentes que moram em Trindade. Conheci alguns caminhos em Paraty, mas percorrer esse caminho deve ter sido uma aventura inesquecível, adorei suas fotos, e conhecer lugares lindos em Paraty.

  4. Ler seu post me deu saudades desse paraíso, estive na Praia do Sono há muitos anos, na época passei uns dias em Trindade. Preciso voltar para curtir esse encanto de lugar. Ótima dica!

  5. Adoramos essas praias acessadas através de trilha!! Lendo esse post deu vontade de trilhar, acampar, acordar e trilhar de novo. Post salvo aqui para planejar nossa viagem praí.

  6. Já fui várias vezes a Paraty mas não conheço a Praia do Sono – talvez porque não seja muito de trilhas mais difíceis e da última vez que fui à cidade meus filhos eram bem pequenos. Mas adoraria voltar e explorar esse lado, a praia parece mesmo um paraíso!

  7. Amei saber mais sobre a Praia do Sono em Paraty! Essa é uma cidade que conheço muito pouco, preciso voltar e desvendar mais porque tem muitaaa coisa linda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.