PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

Praia do Forno em Arraial do Cabo: Como chegar e o que fazer?

praia do forno arraial do cabo

Como sabemos, Arraial do Cabo no Rio de Janeiro, esconde lindas paisagens, dentre elas a Praia do Forno, famosa por suas águas esverdeadas e sua areia branquinha.

Então, nesse post vamos falar sobre tudo que você precisa saber sobre a Praia do Forno, desde como chegar, onde se hospedar e principalmente o que fazer.

E para fechar com chave de ouro, também vamos dar dicas de quando ir em Arraial do Cabo e se vale a pena conhecer a Praia do Forno.

Dito isso, esperamos que gostem e aproveitem muito a viagem!

 

O que fazer na Praia do Forno em Arraial do Cabo?

  1. Fazer a trilha até a praia
  2. Visitar o Mirante da Praia do Forno
  3. Assistir ao nascer do sol
  4. Aproveitar o passeio de barco
  5. Mergulhar pela primeira vez
  6. Curtir a praia

 

Como chegar na Praia do Forno em Arraial do Cabo?

Existem duas maneiras de se chegar até a Praia do Forno em Arraial do Cabo e neste tópico, vamos falar exclusivamente sobre isso.

Afinal de contas, saber chegar no destino é uma das partes mais importantes do nosso roteiro, não é mesmo?

Só é possível ter acesso a Praia do Forno, de duas maneiras: Por uma pequena trilha ou de barco.

 

I- Trilha

A trilha de acesso a Praia do Forno fica quase que em frente ao trapiche de Arraial do Cabo, bem pertinho da Praia dos Anjos.

Já a subida, é praticamente quase toda pavimentada e íngreme, mas em partes do trajeto ela conta com alguns degraus.

Apesar de tudo, ela pode ser concluída em menos de 30 minutos, tanto por crianças e idosos, quanto por pessoas sedentárias.

Além disso, todo o esforço é recompensado, ao avistar o mirante, que fica no caminho de acesso para a Praia do Forno.

Por fim, no caminho, só tenha cuidado com as pedras, que ficam escorregadias em dias chuvosos.

Confira também: Como chegar em Arraial do Cabo

 

II- Barco

Como vimos, o caminho até a praia só pode ser feito a pé ou de barco, que é a opção perfeita para quem deseja poupar o esforço da caminhada.

O custo do trecho é de R$10,00 partindo da Praia dos Anjos, mas também existe a opção de fazer o passeio de barco em Arraial do Cabo. Onde, a parada para mergulho na Praia do Forno, já está inclusa.

Onde ficar em Arraial do Cabo?

Claro que não podemos passar pela Praia do Forno sem dar dicas de hospedagens na região, não é mesmo?

Por isso, veja abaixo as nossas melhores indicações e escolha a sua favorita para reservar com antecedência.

 

Pousada Caminho do Sol

A Pousada Caminho do Sol, é uma opção de hospedagem indicada para quem não dispensa um pouco mais de requinte.

Ela possui belíssima área verde no pátio e restaurantes com renomados chefes de cozinha, onde são servidos frutos do mar, massas e uma série de drinks.

As acomodações são divididas em suítes que oferecem conforto aliado a uma bela decoração. Por fim, consulte aqui os valores das diárias da Pousada Caminho do Sol.

 

Pousada Mirai

Uma opção localizada no centro de Arraial, a Pousada Mirai oferece excelente atendimento e café da manhã aos seus hóspedes.

Anote esse nome e já que essa opção realmente oferece um excelente custo-benefício entre preço e localização.

E para finalizar, consulte aqui os valores das diárias da Pousada Mirai.

 

Pousada Arraial Tropical

Claro que para quem zela por requinte e sofisticação, ainda temos mais uma opção de hospedagem, a Pousada Arraial Tropical.

Nela você encontra muito conforto e atendimento de qualidade, para que você se sinta em casa quando estiver viajando para Arraial do Cabo.

Então, consulte aqui os valores atualizados da Pousada Arraial Tropical.

 

Golden Lake

Já se você está viajando em família, uma boa opção é o Golden Lake, que oferece apartamentos equipados, ou seja, ideais para quem busca praticidade e economia.

Além disso, o Golden Lake também oferece restaurante, recepção 24 horas, bar, jardim, estacionamento, piscina ao ar livre aberta o ano todo e parquinho infantil.

Por fim, você pode verificar as promoções do Golden Lake e conferir todas as opções de hospedagem disponíveis em Arraial do Cabo pelo Booking, que inclusive oferece diversas opções com cancelamento grátis.

Então, não se esqueça de fazer sua reserva o quanto antes, ok?

 

O que fazer na Praia do Forno em Arraial do Cabo?

A parte mais esperada e divertida do nosso roteiro é decidir sobre os passeios, não é mesmo? Pois bem, veja agora, algumas indicações sobre o que fazer na Praia do Forno e divirta-se!

 

1- Fazer a trilha até a praia

Como mencionamos acima, essa a principal vias de acesso até a Praia do Forno é através da trilha com duração de no máximo 30 minutos.

trilha praia do forno arraial do cabo
Trilha Praia do Forno

Sendo que o local é bastante seguro, inclusive já na entrada os vigilantes olham se ninguém está portando objetos cortantes ou perigosos. Por fim, o acesso até a Praia do Forno é gratuito.

 

2- Visitar o Mirante da Praia do Forno

Quando falamos em vista, não podemos deixar de mencionar um lugar que você realmente precisa conhecer!

mirante praia do forno

O Mirante da Praia do Forno. Lá podemos contemplar uma vista paradisíaca de toda extensão na praia. Inclusive se você já fez a trilhazinha de acesso, com certeza não pode deixar de incluir essa parada.

 

3- Assistir ao nascer do sol

E para fechar com chave de ouro, indicamos que assista ao nascer do sol na Praia do Forno, já que esse é um dos visuais mais lindo da região.

nascer do sol praia do forno

Mas, para ter a chance de presenciar essa maravilha natural, é necessário acordar bem cedo, de preferencia por volta das 5h da manhã.

Aliás, se você tem pouco tempo em Arraial do Cabo, indicamos que acorde bem cedo pegue a trilhazinha de acesso e assista ao nascer do sol. Em seguida, já conheça o Mirante da Praia do Forno.

 

4- Aproveitar o passeio de barco

Arraial do Cabo é o destino de milhares de turistas todo o ano, já que está cercado de belíssimas praias e uma vida marinha de tirar o fôlego.

passeio de barco arraial do cabo

E uma das formas mais legais de conhecer a região, é através dos passeios de barco, que já incluem diversos pontos de observação. Além da parada de 1 hora no Pontal do Atalaia e o mergulho na Praia do Forno.

Então, esse com certeza é aquele passeio que não pode faltar lista de quem visita Arraial do Cabo. E para finalizar, o passeio tem duração de aproximadamente 4 horas e conta com serviço de bordo, cobrado à parte.

5- Mergulhar pela primeira vez

Arraial do Cabo é conhecida como a capital do mergulho, isso mesmo, a região é famosa por ser propicia para quem já gosta ou pretende começar a mergulhar.

praia do forno arraial do cabo
Fonte: Pixabay

E a fama virou tanta, que atualmente a região oferece o mergulho de batismo, o passeio ideal para não mergulhadores.

E como o passeio é focado em quem nunca mergulhou antes, ele também inclui um treinamento inicial. Por fim, apesar de não ter feito o mergulho de batismo por falta de tempo, indico para os leitores do Mundo Viajante.

6- Curtir a praia

Quem não gosta de um dia lindo de praia, não é mesmo? Já que você está em Arraial do Cabo, que tal curtir um belíssimo dia na Praia do Forno.

Então, leve seus itens de banho, óculos escuros, além de um lanchinho, já que os preços por lá costumam ser altos.

 Confira também: Ilha do Farol em Arraial do Cabo

 

Quando ir à Praia do Forno?

Eu sei que você deve estar se perguntando sobre quando é a melhor época para conhecer a Praia do Forno em Arraial do Cabo, não é mesmo?

E por incrível que pareça, a resposta para essa pergunta é bem simples: Depende de você!

Se você gosta de movimento, quer ver muita gente e paquerar bastante? Então programe sua viagem para a Praia do Forno entre os meses de Janeiro e Junho, que é o período de alta temporada na região.

Mas, se a sua ideia for vivenciar momentos mais tranquilos e relaxar no paraíso, aproveite os outros meses do ano, no qual a região tem menos presença de pessoas.

Como o inverno do Rio de Janeiro não é tão rigoroso quanto em outros estados do Sul e Sudeste, mesmo entre Julho e Setembro dá para curtir também alguns dias de sol.

Por fim, é importante comentar que a água da Região dos Lagos costuma ser gelada, então, já vá preparado caso opte pela baixa temporada de inverno.

 

Vale a pena conhecer a Praia do Forno em Arraial do Cabo?

Você ainda tem dúvidas de que vale a pena conhecer a Praia do Forno em Arraial do Cabo? Pois saiba que essa praia é um dos principais cartões postais de Arraial do Cabo – conforme mencionado anteriormente –, o que é por si só um atrativo e tanto para visitar a região, não é mesmo?

Além disso, a região ainda oferece aos viajantes, um mar tranquilo, águas cristalinas, boa infraestrutura. E claro, uma agitada vida noturna e de lazer, perfeita para todos os gostos, inclusive para quem viaja com crianças.

O trajeto pelas praias paradisíacas de Arraial – incluindo o tour pelas Prainhas do Pontal do Atalaia – e os passeios mais que divertidos pela flora e fauna marinha, podem trazer momentos inesquecíveis e fotos maravilhosas.

E mais uma vez, chegamos ao fim das dicas de viagem, dessa vez sobre a Praia do Forno em Arraial do Cabo. Mas, caso tenha alguma duvida ou sugestão, deixe o seu comentário, pois ficaremos felizes em responder.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -