Pesquisar
Close this search box.

Passeio Público em Curitiba: O primeiro parque do Paraná

passeio publico em Curitiba

Se você gosta de atrações turísticas bem antigas, naturais e com muita história para contar, saiba que você veio ao post certo! Isso porque, hoje vamos conhecer com exclusividade, o Passeio Público em Curitiba, que é um dos parques mais antigos e favoritos dos turistas.

Sendo assim, para ter acesso as principais informações, curiosidades e ótimas dicas de lazer sobre o Passeio Público em Curitiba, vem com a gente!

 

O que é o Passeio Público em Curitiba?

O Passeio Público em Curitiba é o primeiro Parque do estado do Paraná, fundado ainda em 1886 com o objetivo de deixar a cidade mais bonita e atrativa.

Sendo assim, o que antes era tudo verde, um banhado com mal cheiro composto pelo Rio Belém, o foco do saneamento básico da cidade, tornou-se mais para frente, um espaço muito bem arborizado, cheio de animais e com alguns monumentos muito bem admirados e usufruídos.

Toda a sua história se inicia quando os barões do mate começaram a se instalar nas proximidades do terreno e assim, deixar de seguir os padrões arquitetônicos impostos pelas leis.

A partir disso, a obra de construção de um passeio público passou a ser proveitosa para a elite, pois valorizaria seus terrenos, e, portanto, também puderam contar com seu apoio.

Atualmente, o Passeio Público em Curitiba é um dos pontos turísticos mais visitados do estado e também, um local que possui várias atrações para a família e, por isso, vale a pena incluí-lo em seu roteiro!

CONFIRA TAMBÉM: Melhores parques de Curitiba no Paraná

 

Onde fica e como chegar no Passeio Público de Curitiba?

O Passeio Público em Curitiba, encontra-se bem no centro da cidade e por isso, é uma atração muito acessível a todos os turistas.

Sendo assim, saiba que é possível chegar a esta atração de carro – próprio ou alugado –, de ônibus ou ainda, a pé, dependendo da localização da sua hospedagem.

Sendo assim, nós indicamos que você consulte a RentCars  caso você pretenda  alugar um carro com ótimas condições de parcelamento e também com a opção de cancelamento gratuito!

Os nossos parceiros podem facilitar a sua locomoção durante a viagem tanto para viagens mais longas, quanto para passeios rápidos, o que deixa os turistas bem amparados em todos os momentos.

Ou seja, essa é uma atração imperdível para toda a família, superacessível e você certamente não pode deixar de conhecer!

Quanto custa e qual o horário de funcionamento do Passeio Público em Curitiba?

Agora que já conhecemos um pouco de história e as principais opções de locomoção, é importante sabermos mais sobre o funcionamento do passeio público, não é mesmo?

Afinal de contas, isso pode fazer a diferença na sua viagem e também, nas experiências em família. Observe:

Portanto, assim como muitos outros parques da capital paranaense, saiba que o Passeio Público em Curitiba também possui entrada gratuita para todos os públicos e funciona de terça-feira a domingo, das 6h às 20h.

Então, programe-se para conhecer esta atração e surpreenda-se com tantas belezas!

CONFIRA TAMBÉM: Melhores museus de Curitiba no Paraná

 

Quando conhecer o Passeio Público em Curitiba?

Saber quando visitar a cidade de Curitiba, pode fazer a diferença em qualquer atração visitada.

Então, se você pretende fazer passeios ao ar livre, conhecer o Passeio Público em Curitiba ou ainda, conhecer os melhores parques em Curitiba, saiba que pode programar o seu tour nos meses de abril e maio, que possuem temperaturas mais amenas e também, pouca incidência de chuvas.

O que é o mais indicado para aproveitar lugares abertos!

Além disso, você também pode conhecer a região nos períodos de alta temporada como nos meses de janeiro e fevereiro, onde faz bastante calor e a cidade está mais cheia.

Então, escolha a melhor época e divirta-se pelas principais atrações naturais de Curitiba.

 

Onde se hospedar em Curitiba?

Você pode optar por se hospedar no Centro de Curitiba que proporciona fácil acesso ao Passeio Público.

Neste sentido, você pode pesquisar no Booking as melhores opções que vão desde as mais econômicas, as mais sofisticadas.

Além disso, nós indicamos: O Hostel Matilda, um albergue super acessível que pode  fazer a diferença na sua viagem, principalmente se você for com amigos.

E, para quem procura por mais sofisticação, recomendamos o San Juan Royal que possui 4 estrelas, é pet friendly e encontra-se há menos de 1km do Passeio Público em Curitiba, vale muito a pena!

Também indicamos o Garibaldi Hostel e Café que é bem aconchegante, oferece ótimos preços e ainda, fica pertinho da nossa atração principal – aproximadamente 1km do Passeio Público.

E um pouco mais afastado, mas nada muito longe, temos o Intercity Curitiba Centro Cívico, que oferece sofisticação e conforto na medida certa e está a 1,5km da nossa atração.

Vale a pena conhecer!

Por fim, mas não menos importante, você ainda pode acompanhar no Blog Mundo Viajante, mais algumas dicas de onde se hospedar em Curitiba, com opções de melhores regiões e também, mais hospedagens.

Acesse ao link e garanta um roteiro completo sobre a cidade de Curitiba, você com certeza não vai se arrepender!

 

Opções de lazer no Passeio Público em Curitiba?

Já vimos por aqui que a natureza é o ponto forte dessa atração, mas claro que seus atrativos não se resumem a isso.

Então, para conhecer cada pedacinho desse parque, nós separamos por aqui, algumas dicas sobre o que você pode fazer no Passeio Público em Curitiba e assim, deixar a sua viagem ainda mais divertida, confira!

 

1- Comece pelo Portal

A entrada do Parque é marcada por um portal arquitetônico lindíssimo, originário de 1910, que sofre referências de um lugar lindíssimo de Paris.

primeiro parque de curitiba

Sua idealização foi realizada por Frederico Kirchgässner e também, considerada como Patrimônio Histórico desde 1974, por isso, tenha cuidado em sua visita.

Então, aproveite este momento para fazer ótimos registros.

 

2- Ilha da ilusão

Seguimos para a Ilha da Ilusão, que é formada por lagos artificiais com pontes, o que proporciona um estilo rústico e charmoso ao ambiente.

passeio publico em Curitiba

Além disso, a Ilha da Ilusão é uma das mais famosas e mais procuradas pelos turistas e, seu nome faz referência ao livro de poemas “Ilusão” de Emiliano Perneta e também é um atrativo que rende boas fotos.

 

3- Conhecer a fauna e flora local

Por aqui, os tantos tipos de árvores, macacos, serpentes e pássaros silvestres são um show à parte.

Onde, algumas espécies de aves são cuidadas livremente pelo parque e outros animais, estão dispostos em um pequeno zoológico no seu interior.

flores do passeio publico pr
Fonte: Pixabay

Por isso, é muito comum esbarrar com eles durante a caminhada, então, não se assuste com suas presenças ilustres.

Além disso, devido a sua grande diversidade, o Passeio Público em Curitiba também é considerado como um santuário ecológico, o que o deixa ainda mais belo.

Sem contar no cuidado com todas as vidas ali presentes que podem te surpreender! Portanto, visite o Passeio Público e divirta-se nesta imersão natural!

 

4- Cinema ao ar livre

Como se não bastasse toda a diversidade do Parque e belezas naturais, você pode encerrar o dia curtindo um cineminha ao ar livre.

A programação acontece no Coreto Digital e é uma ótima opção para quem deseja sair da rotina e fazer algo diferente com a família.

cinema ao ar livre no parana
Fonte: Pixabay

Por aqui, podemos acompanhar uma tela gigante e na sua programação temos sessões de filmes do Cine Passeio. Então, vale a pena pesquisar e escolher o seu favorito!

Além disso, o Coreto também oferece boas programações musicais e outras atrações divertidas e culturais para você aproveitar o dia.

O que torna desta, a opção perfeita para aproveitar um dia quente na cidade ou ainda, uma noite megaestrelada.

Então, saiba que esta atração funciona de terça a domingo das 10h às 18h, vale muito apena adicionar esta opção em seu roteiro!

 

5- Praticar esportes

O Passeio Público em Curitiba também é uma excelente opção para gastar energia e praticar diferentes exercícios comuns do dia a dia.

Sendo assim, aqui é possível fazer caminhadas, andar de bicicleta e até mesmo utilizar a academia ao ar livre, disponível dentro do Parque.

pratica de esportes no parque
Fonte: Pixabay

E, para as crianças temos um playground com areia que deixam o dia ainda mais divertido, com atrações para todas as idades e gostos.

Por fim, mas não menos importante, no Passeio Público em Curitiba, você ainda encontra as seguintes atrações:

  • Recinto de pássaros silvestres;
  • Recinto de macacos;
  • Pista de patinação;
  • Serpentário;
  • Aquário;
  • Deck com pedalinhos;
  • Fonte e chafariz.

 

Vale a pena conhecer o Passeio Público em Curitiba?

Com certeza o Passeio Público em Curitiba é uma excelente atração para quem viaja ao estado sozinho ou em família.

Isso porque, o Passeio Público é uma atração natural que oferece muitas experiências pela cidade.

Por aqui, podemos descansar, praticar esportes, conhecer diferentes espécies de animais e plantas e muito mais!

Além disso, esse é o parque mais antigo da cidade e por isso, oferece boas histórias aos seus visitantes.

O que o torna como a opção perfeita para uma viagem completa em Curitiba.

Espero que você tenha gostado das nossas dicas sobre o Passeio Público em Curitiba. Então, fique ligado nas atualizações do Blog Mundo Viajante aqui e no @blogmundoviajante no Instagram. E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

Siga nas redes sociais
- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -

Você sabe se tem DIREITO a
CIDADANIA EUROPEIA?

Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.