Pesquisar
Close this search box.

O que fazer no Peru: 10 atrações além de Machu Picchu

o que fazer no peru

Se você está buscando mais informações sobre o que fazer no Peru, além das famosas ruínas de Machu Picchu, saiba que chegou ao post certo!

O Peru é o destino perfeito para quem gosta de muita história e belezas naturais. Mas, se engana quem pensa que as suas atrações se limitam apenas a cidade perdida dos incas.

Dito isso, se você deseja ter dicas incríveis sobre o que fazer no Peru, com um roteiro completo de 21 dias, vem com a gente!

 

O que fazer no Peru: Atrações além de Machu Picchu

  1. Conhecer os encantos de Lima
  2. Fazer as trilhas incríveis de Huaraz
  3. Visitar o Oasis de Huacachina em Ica
  4. Se aventurar pela Reserva Nacional de Paracas
  5. Sobrevoar as Linhas de Nazca
  6. Visitar a espetacular cidade de Arequipa
  7. Turistar nos sítios arqueológicos e trilhas de Cusco
  8. Conhecer a famosa cidade de Puno
  9. Mergulhar com as tartarugas em El Ñuro
  10. Conhecer a Selva Peruana de Chanchamayo

 

O que fazer no Peru?

1- Conhecer os encantos de Lima

Nossas dicas começam na capital do Peru, a encantadora Lima, onde é possível conhecer a história e os monumentos importantes para o país.

Como por exemplo, o Huaca Pucllana, um complexo sagrado composto por uma pirâmide de 25 metros de altura, um conjunto de pátios, praças e muros.

huaca pucclana lima peru o que fazer no peru
Huaca Pucclana

Em seguida, indicamos Chinatown, conhecido como Bairro Chino, foi fundado no século 19 por imigrantes chineses e foi quase destruído por completo na Guerra do Pacífico.

Já a nossa próxima atração, engloba dois pontos que você precisa conhecer: o Parque de La Reserva e o Circuito Magico del Agua.

Circuito Magico del Água peru
Circuito Magico del Agua

Parque del Amor está dentro do Complexo de parques de Malecón Miraflores, que é um verdadeiro símbolo de Lima.

E próximo ao parque, temos o Shopping Larcomar e o Parque Kennedy, ambos localizados no Bairro de Miraflores.

Bairro de Miraflores
Bairro de Miraflores

Já para quem deseja ter mais opções do que fazer no Peru, com atrações para a família, não pode deixar de conhecer o Parque de Las Leyendas com área natural e animais.

Outra parada obrigatória pelo centro deve ser Catacumbas e Convento de San Francisco, com as suas impressionantes catacumbas cheias de ossos.

Já o Congresso Nacional do Peru, também é uma das atrações do nosso roteiro. A partir das visitações, conseguimos acompanhar de perto, todo o poder legislativo do país.

Em seguida, chegamos ao Museo de la Inqusición, que na época de 1570, era o palco de condenações à morte.

Onde, ficava a chamada ‘porta do sigilo’, onde os acusadores testemunhavam as condenações em segredo e anonimamente.

Por fim, indicamos o melhor passeio da região: City tour por Lima em ônibus panorâmico de 2 andares

 

DICA DE OURO: 6 PASSEIOS GUIADOS E GRATUITO POR LIMA NO PERU

 

2- Fazer as trilhas incríveis de Huaraz

O Parque Nacional de Huascaran é sem dúvidas, o destino perfeito para quem gosta de fazer trilhas em meio a vistas deslumbrantes.

Em meio a tantas caminhadas, encontramos e paramos em mais um lugar com o visual belíssimo, as Lagoas de Llanganuco, localizadas a 3850 metros acima do nível do mar.

E ainda pela região, temos as trilhas: Nevado Patoruri, Laguna 69 e Laguna Parón.

A Laguna 69 é a mais difícil delas e está localizada nos arredores de Huaraz, a trilha possui 14 km de extensão entre subidas e decidas (7km de ida e 7 de volta).

Laguna 69 o que fazer no peru
Laguna 69

E apesar de ter sido uma das trilhas mais difíceis que já percorri na vida, vale imensamente a pena.

Já a Laguna Parón, possui nível fácil a moderado, sendo autoguiada até os 5000 metros acima do nível do mar. Para chegar a Laguna, é necessário percorrer um trajeto de 3 horas (1:30h ida e 1:30h volta) de van até o seu inicio.

Laguna Parón
Laguna Parón

Nossa próxima opção de trilha é a Nevado Pastoruri, onde levamos cerca de 2 horas para chegar ao local e começar nossa caminhada.

E, para entrar neste setor do Parque, é necessário pagar uma taxa de 30 soles e A caminhada começa acima dos 4000 e chega em 5000.

Por aqui, existe a opção de fazer a trilha a pé ou de cavalo e claro, que a pé é bem mais divertido.

Nevado Pastoruri
Nevado Pastoruri

Por fim, mas não menos importante, para ter acesso a todas essas trilhas, é necessário pegar uma van no centro de Huaraz, que nos leva ao início das trilhas. Porém, caso você queira facilidade indicamos os seguintes passeios já com guia e transporte:

 

3- Visitar o Oásis de Huacachina em Ica

A cidade de Ica no Peru foi fundada em 1593 e possui diversos campos desertos, onde encontramos principalmente o cultivo de uvas.

Por aqui, temos como principal atração: Oásis de Huacachina, Islas balestas, Reserva Natural de Paracas.

Começando pela nossa primeira atração, a 5km da cidade, encontramos o Oásis Huacachina, que contrasta com as imensas dunas de areia.

Oásis Huacachina o que fazer no peru
Oásis Huacachina

Em Huacachina os visitantes podem aproveitar à vista da lagoa e até mergulhar nas suas águas milagrosas.

Já na Reserva Nacional de Paracas está localizado as Islas Ballestas, onde ficam refugiados alguns animais exóticos como lobos marinhos.

O passeio nas Islas Ballestas inicia no Porto da Vila de Paracas e segue em direção à observação das espécies em seu habitat natural.

Oásis Huacachina
Oásis Huacachina

A Reserva Nacional de Paracas abriga cerca de 335 mil hectares de vegetação natural peruana semi intocada.

Por aqui, as principais atrações são: Vila de Paracas, Playa Roja, Mirante da Catedral e Playa Lagunilla.

Por fim, mas não menos importante, temos no City Tour por Ica, é possível conhecer alguns pontos turísticos do vilarejo.

Dentre eles, podemos ressaltar: Bodega Pampas, a Catedral de Ica e a Palmera de Siete Cabezas.

Aliás, saiba que nós já falamos sobre estes destinos aqui no Blog e se você quiser acompanhar o que fazer em Ica de forma completa, te esperamos por lá!

Por fim, não deixe de conferir os melhores passeios em Ica no Peru:

 

DICA DE OURO: PASSEIO GRATUITO E GUIADO POR HUACACHINA

 

4- Se aventurar pela Reserva Nacional de Paracas

A Reserva Nacional de Paracas se encontra no deserto de Ica, ela foi criada em 1975 para preservar os ecossistemas terrestres e marítimos.

E por aqui, temos as seguintes atrações: Vila de Paracas, Playa Roja, Mirante da Catedral, Passeio de lancha: Islas Ballestas, Candelabro e Playa Lagunilla.

A Vila de Paracas é o nosso ponto de partida. Por aqui, encontramos pouca infraestrutura, onde a natureza e os passeios se tornaram a fonte de renda do povo local.

Reserva Nacional de Paracas o que fazer no peru
Reserva Nacional de Paracas

A Reserva de Paracas ainda conta com vestígios arqueológico como o Candelabro que atrai muitos turistas ao longo do ano.

Onde, essa maravilha refere-se a linhas desenhadas na areia que segundo parte dos moradores locais foi obra dos povos Incas ou Nazcas para homenagear os Deuses.

Já outros ainda acreditam que o Candelabro foi feito pelos navegadores para facilitar a sinalização e localização. Porém, a verdadeira origem sobre o Candelabro segue desconhecida.

Playa Roja
Playa Roja

A Playa Roja, ou melhor, Praia Vermelha na tradução, também é uma maravilha a ser visitada! Essa cor é resultado da erosão de uma rocha que contém magma solidificado.

Mirante da Catedral é uma formação rochosa, sendo um dos pontos turísticos mais visitados da Reserva Nacional de Paracas.

Onde, o passeio de lancha pelas Islas Ballestas, é a oportunidade de conhecer a fauna e a flora de Paracas de pertinho.

Além disso, por aqui, ainda existem belíssimas formações rochosas que contribuem com o visual esplêndido!

Mirante da Catedral
Mirante da Catedral

Por fim, temos a Playa Lagunilla em Paracas, que pode ser a opção perfeita para um fim de tarde.

Então, não se esqueça de conferir nosso post exclusivo, com um guia completo sobre essas atrações da Reserva Nacional de Paracas, você certamente vai se surpreender!

E para fechar com chave de ouro, indicamos: Passeio pelas Ilhas Ballestas e da Reserva Nacional de Paracas.

 

5- Sobrevoar as Linhas de Nazca

Quem viaja ao Peru, também tem a oportunidade de sobrevoar as Linhas de Nazca, um dos maiores mistérios na humanidade.

Isso porque, a cidade de Nazca, ficou famosa pelos seus gigantescos e misteriosos desenhos feitos em uma área de 450 quilômetros quadrados, no meio do deserto.

linhas de nazca peru
Fonte: Pixabay

Aliás essas figuras geométricas, representam animais, plantas e até um astronauta, que se espalham por todas as direções. E, claro que a melhor forma de as observar é do alto.

Mas, em aproximadamente 35 minutos de voo, é possível ver, pelo menos, 14 das mais famosas figuras.

Então, para realizar o passeio, precisamos pagar cerca de R$ 500 e as companhias costumam buscar e depois deixar os passageiros no hotel.

E o passeio que indicamos com total confiança é o voo de monomotor sobre as Linhas de Nazca e/ou o tour arqueológico completo por Nazca.

 

6- Visitar a espetacular cidade de Arequipa

A cidade de Arequipa é uma das maiores do Peru e está rodeada por vulcões, monumentos históricos, museus, praças, restaurantes, arquitetura diferenciada e paisagens naturais deslumbrantes.

Além do mais, ela é conhecida por ser a “cidade branca do Peru”, por ser toda construída em silhar, uma pedra vulcânica branca, muito característica da região.

Arequipa
Arequipa – Fonte: Pixabay

Onde, os principais atrativos da cidade são: Museu dos Santuários Andinos da Universidade Santa Maria, Mirador de Carmem Alto, Monastério de Santa Catalina, Praça de Armas de Arequipa e muitos outros!

Por fim, seguem as nossas principais indicações de passeios:

 

DICA DE OURO: PASSEIO GRATUITO E GUIADO POR AREQUIPA

 

7- Turistar nos sítios arqueológicos e trilhas de Cusco

E começando nossa aventura pelos sítios arqueológicos de Cusco, temos o Tambomachay, destinado ao culto à água e para que o chefe do Império Inca pudesse descansar.

Localizado próximo a Cusco, este lugar também é denominado “Banhos do Inca” onde contempla: aquedutos, canal e várias cascatas de água que correm pelas rochas.

Saqsaywaman o que fazer no peru
Saqsaywaman

Pukapukara, é outro sítio arqueológico próximo a Cusco que possui grandes paredes, terraços escadarias, aquedutos, praças, quartos e outras estruturas, feitas em pedra que demonstram a sabedoria milenar dos incas e suas técnicas avançadas de arquitetura.

Onde, o seu nome significa fortaleza vermelha e faz referência a cor do solo que rodeia as construções

Além desses, temos Qenqo e Saqsaywaman que são outras ruínas famosas, tais como: Ollantaytambo e Mercado de Pisac, Maras y Moray, Valle Sur.

Maras y Moray
Maras y Moray

Sem contar as incríveis atrações, como por exemplo, a Montanha Colorida e Laguna Humantay.

Ambas as atrações, representam indícios de um povo Inca que durante os anos, sofreram degradação e também, algumas trilhas que ajudam a chegar as belíssimas ruínas.

montanha colorida cusco peru
Montanha Colorida

Por fim, se você quer contratar ao passeios de Cusco com segurança e cancelamento grátis, indicamos:

 

8- Conhecer a famosa cidade de Puno

Puno é outra cidade do Peru que merece ser devidamente enaltecida. Ela é conhecida como a cidade folclórica do país, então, já sabemos o que encontraremos por aqui, não é mesmo?

Por aqui, as principais atrações para conhecer são: Parque Pino, Museo Carlos Dreyer, os complexos arqueológicos de Kalasaya (ou Pucará) e Sillustani, Ilhas flutuantes de Uros, a Plaza de Armas e muitos outros!

Titicaca o que fazer no peru
Titicaca – Fonte: Pixabay

As Ilhas flutuantes são uma atração a parte e muito curiosa, onde a Tatora solta sua raiz que mais parece um xaxim que flutua pelo Lago.

Com isso, os Uros amarram diversos blocos desta raiz, formando suas ilhas e construindo suas cabanas de palha sobre elas. E para mais informações, confira:

 

9- Mergulhar com as tartarugas em El Ñuro

Um dos programas mais legais para se fazer no litoral norte do Peru, principalmente para quem viaja com as crianças é o mergulho com tartarugas, na praia El Ñuro.

Ela está localizada a 23km de Mancora e ainda existe a possibilidade de contratar um tour particular saindo do hotel ou seguir a nossa indicação econômica: Nado privado com tartarugas em El Ñuro + Praia de Máncora

 

10- Conhecer a Selva Peruana de Chanchamayo

Chanchamayo é uma província localizada entre a selva peruana e a floresta amazônica. Saindo de Lima, a viagem até a região dura em torno de 7 horas.

Neste destino, é possível escolher o tour de esportes radicais, perfeito para os aventureiros de plantão.

E o tour Indiana Jones, que é bem tranquilo. Por aqui, os guias nos levam para fazer uma trilha de aproximadamente 3 horas, onde conhecemos algumas cachoeiras e o deslumbrante rio Chanchamayo.

Por fim, indicamos o seguinte passeio: Excursão econômica a Tarma e as cataratas de Chanchamayo

 

Mas, e as dicas sobre o que fazer em Machu Picchu no Peru?

Certamente, Machu Picchu é o destino preferido de muitos turistas que vão ao Peru, apesar disso, vimos que há muito o que se fazer na região, não é mesmo?

Mas, para que seu roteiro para o Peru seja bem mais completo, que tal algumas opções imperdíveis de Machu Picchu?

o que fazer em cusco e machu picchuu

 

Se essa é a sua ideia, saiba que temos um post completo sobre o que fazer em Machu Picchu e também quais são as trilhas de acesso para as montanhas da cidade perdida.

E para fechar com chave de ouro, já comentamos todas as formas de acesso de Lima a Machu Picchu, incluindo a Trilha Inca Clássica e do Caminho Sagrado.

 

O que fazer no Peru: Roteiro de 21 dias

Como vimos, o Peru tem muito a oferecer aos visitantes, sendo assim, para que você conheça os melhores passeios da terra inca, preparamos uma sugestão de roteiro de 21 dias, incluindo Machu Picchu!

  • 1° e 2º dia: Visite as riquezas de Lima
  • 3º ao 5º dia: Faça as trilhas de Huaraz
  • 6º ao 8º dia: Se encante por Ica e Paracas
  • 9º dia: Conheça as famosas linhas de Nazca
  • 10º ao 13º dia: Visite as belezas de Arequipa
  • 14º ao 17º dia: Desbrave os sítios arqueológicos de Cusco
  • 18º ao 21º dia: Finalize com chave de ouro em Machu Picchu

 

OBS¹: Não incluímos no roteiro El Ñuro e Chanchamayo, mas ambos os destinos valem muito a pena para quem tem mais tempo no Peru.

OBS²: Se você quer um roteiro personalizado e detalhado, solicite o seu orçamento aqui.

 

Quando ir para o Peru?

A melhor época para visitar o Peru vai de abril e outubro, na alta temporada, quando as chances de chuva são menores no país.

Afinal de contas, na época mais chuvosa, algumas cidades do Peru podem alagar, dificultando a ida e vinda e consequentemente, impactando na realização dos passeios.

Porém, importante relembrar que cada região do Peru possui um clima diferente, exemplo disso é Huaraz que chega a nevar, enquanto ao mesmo tempo na cidade de Ica o calor é extremamente intenso.

Portanto, o clima pode variar de região para região, apesar de os meses menos indicados para que pretende incluir Machu Picchu no roteiro seja de dezembro a fevereiro.

 

Onde se hospedar no Peru?

Claro que nem só de atrações turísticas se faz um roteiro, não é mesmo?

Sendo assim, para te dar um roteiro completo sobre o que fazer no Peru, não podem faltar incríveis opções de hospedagens. Então, acompanhe para nossas dicas!

 

Opções de hospedagens em Lima

Em Lima as opções de hospedagem são inúmeras e se você busca hotéis ou pousadas confiáveis, indicamos: The Westin Lima Hotel, Miraflores Park, Belmond Hotel, Dazzler by Wyndham Lima e Villa Barranco by Ananay Hotels.

Já em relação aos hostels econômicos de Lima, indicamos: Tupac Hostel, Loki Hostel Lima, Lima White House, Dragofly Hostels Miraflores e o Mama Backpackers.

 

Opções de hospedagens em Huaraz

Já em relação aos hotéis de Huaraz recomendamos: Residencial el Valle, Hotel & Bungalows Villa Valencia, La Casa de Zarela, Hotel El Rubi e o Sosa House Eco Hotel.

Por fim, também selecionamos alguns hostels interessantes, como por exemplo, o Hostal Bond, o Hostal Casa del Montañista e o El Jacal Backpacker.

 

Opções de hospedagens em Ica e Paracas

Além do mais também não poderíamos deixar de fora da nossa lista as nossas dicas de pousadas em Ica e Paracas, onde os destaques vão para: Villa Jazmin, Hotel Boutique La Angostura, Hotel Hacienda Bahia Paracas, Casa Paracas, Aranwa Paracas Resort & Spa e o Radisson Resort Paracas.

Já em relação aos hostels da região, recomendamos: Upcycled Hostel, Atenas Backpacker Hospedaje, El Buen Samaritano Backpacker e o Paracas Backpacker House.

 

Opções de hospedagem em Nazca

E bem pertinho de Ica temos a famosa Nazca, onde indicamos como opções para casais e famílias o La Maison de Lydia e o hostel Nanasqa para os mochileiros.

 

Opções de hospedagens em Arequipa

Assim como na capital, Arequipa conta com estrutura de hospedagem completa, onde as nossas indicações de hoteis são: Le Foyer Arequipa, Hotel Plaza San Antonio, Hotel Conquistador e o Wyndham Costa del Sol Arequipa.

E para os mochileiros de plantão, nossas dicas economicas vão para o Holidays Hostel Arequipa, o Flying Dog Hostel e o Arequipay Backpackers.

 

Opções de hospedagens em Cusco

Cusco é a principal porta de entrada para quem pretende conhecer Machu Picchu e opções de hospedagem  em Cusco é o que não faltam. Mas, nossos destaques vão para o Novotel Cusco, o Tierra Viva Cusco  e o Xima Exclusive Cusco.

Além disso, os hostels de Cusco são ótimas opções para mochileiros ou apenas viajantes econômicos, dentre eles nossa seleção inclui o Victoria Hostel, o Terra Sagrada Cusco, o Tucan Hostel e o melhor de todos o Kokopelli Hostel Cusco.

 

Opções de hospedagens em El Ñuro

Já em relação as opções de hospedagem para quem visita El Ñuro recomendamos: La Balsita BeachFront Organos, Casa Andina Premium Piura e o LP Los Portales Hotel Piura.

Por último, também recomendamos excelentes hostels, como por exemplo, o Maranatha, o Hostal Bulevar e a Hospedaje Gabriel.

 

Opções de hospedagens em Puno

Dito isso, vamos as opções de hospedagem em Puno, onde as recomendações são o Hotel Hacienda Puno Centro Histórico, a Sonesta Pousada del Inca Puno e o Sol Plaza Hotel.

E em relação aos hostels e opções econômicas o nosso destaque vai para o Hostel Puno Backpackers e o Hotel Turistico Mi Peru.

 

Opções de hospedagens em La Merced/Chanchamayo

E chegamos ao fim das nossas dicas de hospedagem, dessa vez sobre La Merced, onde apenas temos duas recomendações principias, o Lodge Hotel Asociado Casa Andina e o Hostal Kan Kun.

 

O que você não pode deixar de fazer no Peru?

Assim como vimos, opções de aventura não faltam no Peru, mas para que você siba exatamente aonde ir ou o que fazer no país, não deixe de conhecer as seguintes opções:

Machu Picchu é o lugar mais famoso de todo o Peru, mas não deixe de visitar também as cidades de Lima e Cusco, as principais do Peru, bem como experimentar a gastronomia local, com pratos pra lá de saborosos.

Sendo assim, para saber quais são os pratos típicos de Peru, não deixe de ler nosso post sobre as melhores comidas peruanas para você experimentar.

Por fim, mas não menos importante, você não pode deixar de visitar a cidade Ica que esconde grandes surpresas como Huacachina, Islas Ballestas e Paracas.

E para os mais aventureiros, Huaraz não pode ficar de fora da sua lista, principalmente as Lagunas Parón, o Nevado Pastoruri e a Laguna 69.

 

Por que vale a pena conhecer o Peru?

Enfim, visitar o Peru nos permite fazer uma imersão cultural em um país com costumes antigos – que prevalecem desde o período Inca – tornando-o como um dos países mais bonitos do mundo.

Além disso, se pudéssemos dar uma dica, seria para reservar pelo menos 1 mês no Peru, assim, você poderia explorar a região com tudo o que tem direito e assim, conhecer por completo, um dos países mais lindos do mundo.

Então, deixe nos comentários qual dessas opções do que fazer no Peru você não vê a hora de conhecer. E não se esquece de seguir a gente no Instagram @blogmundoviajante.

5 respostas

  1. Iza, amei seu post, fiz minhas reservas pelas suas dicas e deu tudo certo. Tive uma viagem incrível com o meu esposo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

Siga nas redes sociais
- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -

Você sabe se tem DIREITO a
CIDADANIA EUROPEIA?

Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.