O que Fazer em Porto Alegre: Guia Completo de Atrações

porto de porto alegre no rio grande do sul

Sumário

Se você tem o sonho de explorar o sul do país, saiba que saber o que fazer em Porto Alegre é uma ótima forma de começar!

Afinal de contas, Porto Alegre oferece diversas opções de lazer, cultura e entretenimento que você vai gostar bastante de conhecer.

Então, se você quer ter as melhores dicas de o que fazer em Porto Alegre, vem comigo!

 

Onde ficar em Porto Alegre?

Para aproveitar bem as atrações da capital gaúcha, escolha uma boa hospedagem. Existem opções para todos os gostos e bolsos, garantindo uma estadia confortável.

Confira três sugestões:

 

O local da hospedagem pode fazer a diferença na sua viagem, pois uma boa localização permite fácil acesso a pontos turísticos como o Centro Histórico, a Orla do Guaíba, parques e museus.

 

O que fazer em Porto Alegre: Principais atrações

Está com viagem marcada para o sul e quer ter as melhores dicas sobre o que fazer em Porto Alegre, uma das principais cidades turísticas do Brasil, saiba que chegou no lugar certo!

Eu estive lá pessoalmente e vai por mim, a região é belíssima, super agradável e tem muito a oferecer aos turistas.

Veja só o que eu anotei como principais atrações!

 

1: Passeio pelo centro histórico

Passear pelo centro histórico, sem dúvidas é uma escolha inteligente de começar nossas dicas sobre o que fazer em Porto Alegre.

Isso porque, além de ser margeado pelo Lago Guaíba, esse é um espaço que reúne inúmeras – se não as principais – atrações culturais, gastronômicas e históricas da cidade.

Por isso, vale muito a pena explorar a região com calma e se encantar com maravilhas como o Mercado Público; Usina Gasômetro e a Praça da Matriz.

 

2: Usina do Gasômetro

Aproveitando o gancho, indico que você aproveite o tour pelo centro histórico para conhecer com atenção a Usina do Gasômetro.

Primeiramente, saiba que, apesar do nome, o espaço nunca foi uma usina de gasômetro, mas sim, uma usina termelétrica projetada para gerar energia à base de carvão mineral.

O seu nome se deve à proximidade com a antiga Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado, na qual era destinado à iluminação pública e ao abastecimento de fogões.

Em 1991 o espaço foi aberto ao público como Centro Cultural, mas está fechado há anos por conta de reformas.

 

3: Praça da Matriz de Porto Alegre

Outro lugar interessante para se conhecer em Porto Alegre é a Praça da Matriz que passou por uma revitalização recentemente.

A região é pequena, mas é onde se concentram espaços importantes do estado, como prédios do governo estadual e outros pontos turísticos antigos bem preservados.

Além disso, o destino é perfeito para passear com crianças, já que, é bem tranquilo, possui playground, árvores coloridas e um monumento que presta homenagem a Julio de Castilhos, um ex-governante do Rio Grande do Sul.

 

4: Mercado Público de Porto Alegre

O Mercado Público de Porto Alegre, existe há mais de 150 anos e é uma das principais atrações do centro histórico e também vale a pena conhecer!

Afinal de contas, o lugar é cheio de histórias para contar, já passou por três incêndios e enchentes memoráveis. Mas, apesar disso, mantem-se de pé firme e forte.

Por aqui, ainda encontramos uma mistura de sabores, cores e objetos que representam a cultura local desde suas origens.

Então, permita-se explorar as bancas de alimentos, artefatos religiosos, artesanato e souvenir e também bons restaurantes, incluindo o mais antigo da cidade que é basicamente uma parada obrigatória.

 

5: Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mário Quintana, que também fica na praça da Matriz, é uma parada obrigatória para quem visita Porto Alegre.

Você a considera um dos lugares mais charmosos da cidade por causa de sua arquitetura. O antigo hotel foi a residência do poeta Mario Quintana por 12 anos e, hoje, abriga um centro cultural.

Em seus andares, encontramos um teatro, um pequeno cinema, uma biblioteca, salas de exposições de artes visuais e, é claro, a reprodução real do apartamento 217, onde o poeta viveu.

A entrada é gratuita e você não pode deixar de vivenciar essa experiência!

 

6: Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Por falar em belíssimas arquiteturas, a Catedral Metropolitana de Porto Alegre também merece destaque e você precisa dar uma passadinha lá se tiver tempo!

Com 65 metros de altura e traços renascentistas, a igreja é uma verdadeira obra de arte, que pode ser vista de diferentes pontos do centro histórico.

Aproveite para fortificar a fé, participar das missas e admirar toda a sua estrutura que refletem episódios de sua história no estado.

 

7: Monumento aos Açorianos e Ponte de Pedra

O Monumento aos Açorianos e a Ponte de Pedra são dois pontos turísticos de Porto Alegre, localizados no Largo dos Açorianos.

Construída em 1973 por Carlos Tenius, o monumento homenageia a chegada dos 60 casais de açorianos a cidade.

Num geral, o espaço de lazer é bem agradável para passear, relaxar e aprender sobre a história da cidade. Vale muito a pena conhecer!

 

8: Lago Guaíba [velejar + admirar o pôr do sol]

Sem dúvidas, velejar pelo Lago Guaíba e admirar o pôr do sol é uma das coisas mais incríveis que você pode fazer nessa viagem.

Isso porque, o passeio é bem tranquilo e a vista é surpreendente.

Além disso, nos clubes de vela da cidade é possível encontrar velejadores que dão pequenas aulas durante os passeios.

E vai por mim, é uma coisa maravilhosa de vivenciar.

 

9: Memorial do Rio Grande do Sul

O Memorial do Rio Grande do Sul fica na Praça da Alfândega e é outra opção de o que fazer em Porto Alegre.

Arquitetonicamente lindo, o espaço funciona como um centro cultural que conta com uma rica coleção de objetos sobre fatos marcantes da história do Rio Grande do Sul.

A entrada é gratuita e você pode aparecer por lá de terça a sexta, das 10h às 19h ou, aos sábados das 14h às 18h.

 

10: Museu Iberê Camargo

O Museu Iberê Camargo é um espaço cheio de exposições dedicadas ao artista plástico e gaúcho Iberê Camargo.

O prédio ao qual está instalado é bem moderno e encontramos um café no primeiro andar que que serve refeições, lanches e uma belíssima vista.

Aliás, fica a dica para apreciar o pôr do sol, ok?! 😊

 

11: Museu de Ciências e Tecnologia da PUC

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUC é o ambiente perfeito para turistas que viajam com crianças.

Isso porque, há muitas exposições que aliam ciência e tecnologia, onde os visitantes podem interagir com experimentos.

Certamente, é um lugar bem divertido para conhecer e você pode obter mais informações diretamente no site do museu.

 

12: Museu Júlio de Castilhos

O Museu Júlio de Castilhos é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul e é perfeito para quem deseja mergulhar na história!

Dividido em 5 salas temáticas com exposições do período da Farroupilha, podemos visitar: Sala Missioneira; Gabinete de Júlio de Castilhos; Sala Indígena; Pátio dos Canhões FarroupilhasRevolução Farroupilha.

Ao todo, o acervo é composto por 10.000 peças que representam materiais de várias épocas e locais importantes para a história gaúcha.

Alguns são originais, outros réplicas perfeitas e você pode visitar o museu gratuitamente de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.

 

13: Jardim Botânico de Porto Alegre

Na lista dos 5 maiores do Brasil, o Jardim Botânico de Porto Alegre é outra atração turística que você não pode deixar de conhecer.

Com 1.500 espécies de plantas disponíveis para explorar, cerca de 120 mudas de plantas nativas são comercializadas.

O que é ótimo para você voltar para casa com um pedacinho de Porto Alegre.

Além disso, anexo ao Jardim Botânico, temos o Museu de Ciências Naturais, que nada mais é do que um centro de pesquisa de 432 mil exemplares de animais e plantas do patrimônio natural brasileiro.

Você pode visitar o lugar de terça a domingo, das 8h às 17h.

 

14: Parque Farroupilha

Localizado no coração de Porto Alegre, temos o Parque Farroupilha, também conhecido como Redenção, que é um ótimo ambiente familiar.

Rodeado por muito verde, monumentos, um minizoológico, playground, ciclovias, mercado, pista de atletismo, aparelhos de ginástica, auditório para 4.500 pessoas e muito mais, esse é o ambiente perfeito para um fim de semana.

A entrada é gratuita e você pode aproveitar como preferir!

 

15: Parque Marinha do Brasil

Também localizado às margens do Rio Guaíba, temos o Parque Marinha do Brasil que é outra dica excelente sobre o que fazer em Porto Alegre.

O espaço é quase 100% dedicado a prática de esportes e por lá, encontramos quadras de tênis, futebol de campo, salão e areia, pista de atletismo, de patinação, de skate, velódromo, aparelhos de ginástica, aluguel de bicicletas.

Composto por muitos campos verdes, esse é o destino perfeito para os adeptos a uma vida saudável. A entrada é gratuita.

 

16: Embarcação Cisne Branco

Se você deseja ter uma experiência diferenciada e ainda, conferir uma das vistas mais bonitas da cidade, indico que você navegue pelo Rio Guaíba abordo do Cisne Branco.

Considerado como um espaço cultural flutuante, que realiza passeios de 1h pelo rio desde 1978, essa é mais uma dica imperdível de o que fazer em Porto Alegre.

O passeio acontece todos os dias e percorre as principais ilhas do Guaíba à medida em que conta um pouco da história da cidade.

Por fim, saiba que você pode acessar o site do Cisne Branco para obter mais informações, bem como, garantir seu ingresso.

 

17: Teatro São Pedro

Por fim, mas não menos importante, indico que você conheça o Teatro São Pedro, localizado no centro histórico da cidade.

Essa sem dúvidas, é uma de o que fazer em Porto Alegre.

Afinal de contas, o espaço mantém sua estrutura externa original desde 1858, com capacidade para comportar até 700 pessoas.

No lugar, acontecem espetáculos de música e teatro voltadas a públicos variados. A entrada é paga e você pode acompanhar a programação no site oficial.

 

O que fazer “a mais” em Porto Alegre?

Mas é claro que ainda há muito o que fazer em Porto Alegre e, como dicas extras – e/ou opcionais, você ainda pode considerar:

 

18: Feira do Livro de Porto Alegre

A Feira do Livro de Porto Alegre geralmente acontece em novembro e, oferece diversas atividades para todos os públicos.

Além da compra de livros – obviamente –, você pode participar de sessões de autógrafos, oficinas, debates em diversos palcos, e atividades para crianças.

Além disso, a feira ainda conta com espaços instagramáveis, áreas de descompressão e espaços para animais de estimação.

Com certeza é um ambiente que vale a pena visitar!!

 

19: Acampamento Farroupilha

O Acampamento Farroupilha em Porto Alegre é um evento que ocorre anualmente no Parque Harmonia e oferece diversas atividades culturais e tradicionais do Rio Grande do Sul.

Pois bem, no local, você pode aproveitar para curtir shows, apresentações de dança, concursos de música e declamação, além de saborear a culinária típica e participar de rodas de chimarrão.

A festa acontece no Parque Harmonia, com entrada gratuita para pedestres e uma variedade de piquetes para explorar.

 

20: Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus

O Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus em Porto Alegre é um local de peregrinação e um ponto de interesse religioso e turístico na cidade.

Além de sua importância religiosa, o santuário oferece uma vista panorâmica de Porto Alegre, que fica ainda mais incrível ao pôr do sol.

Aproveite o momento para fortificar a sua fé e participe das missas, além de admirar o visual.

 

21: Brinque da Redenção

O Brinque da Redenção, é uma feira de artesanato bem popular que acontece aos domingos, no Parque Farroupilha, um dos espaços públicos mais movimentados da cidade.

O ambiente é muito familiar e por aqui encontramos muitas opções de peças de artesanato e antiguidades, que retratam muito bem as tradições locais.

 

22: Visitar Estádios de Futebol [Grêmio e Internacional]

Outra dica interessante sobre o que fazer em Porto Alegre, é considerar um tour pelos estádios de futebol dos principais times do estado, Grêmio e Internacional.

Para resumir, a Arena do Grêmio fica perto do Aeroporto Salgado Filho e tem capacidade para 55 mil pessoas.

Durante o tour, ainda é possível visitar o Museu do Grêmio com direito a bastidores. Confira mais nesse site.

Já o estádio Beria-Rio, do Internacional, fica as margens do Rio Guaíba e também oferece um tour guiado pelos bastidores, museu e loja de artigos colorados. Acesse aqui para saber mais.

 

O que fazer em Porto Alegre: Melhores Passeios

Além de todas as opções de o que fazer em Porto Alegre que demos acima, que tal incluir no seu roteiro alguns passeios?

Sendo assim, como principais opções, indico:

 

23: Passeios Náuticos

Para começar, que tal fazer alguns passeios náuticos? Em Porto Alegre você encontra boas opções para conhecer.

Das principais, tem os passeios de barco pelo Guaíba e o Delta do Jacuí, que proporcionam vistas panorâmicas da cidade, enquanto levam os turistas às ilhas próximas de Porto Alegre, passando por uma vila de pescadores.

Para participar, saiba que há saídas do Cais do Porto e da Usina do Gasômetro. Passe lá para confirmar as melhores condições.

 

24: City Tour Linha Turismo

O City Tour Linha Turismo é outra dica interessante de o que fazer em Porto Alegre e você não pode deixar de participar!

Linha Turismo é um serviço oferecido pela prefeitura da cidade que disponibiliza ônibus de 2 andares, para um tour pelo centro histórico.

Ao todo, é possível conhecer mais de 20 pontos turísticos ao longo da rota que conta com 5 pontos de parada.

Sem dúvidas, essa é uma ótima opção para quem tem pouco tempo na cidade.

 

25: Free Walking Tour Porto Alegre

O Free Walking Tour Porto Alegre é aquele típico passeio gratuito e guiado, para turistas que planejam viajar sem carro ou ainda, que tem pouco tempo para aproveitar.

Aqui, os guias encontram os turistas no Mercado Público de Porto Alegre e os levam para explorar os encantos do centro histórico da cidade.

Para saber como contratar o seu tour e mais conferir mais detalhes, clique aqui.

 

Quando ir? E quanto tempo ficar?

A melhor época para visitar Porto Alegre é durante a primavera (nos meses de setembro a dezembro) ou durante o outono (de março a maio), para evitar temperaturas extremas ou muita chuva.

Além disso, recomenda-se ficar pelo menos 3 dias na cidade para conhecer os principais pontos turísticos, como o Centro Histórico, museus, parques e a orla do Guaíba.

Agora, se você planeja explorar outras regiões e cidades turísticas do Rio Grande do Sul, considere passar pelo menos 7 dias no estado.

 

Vale a pena saber o que fazer em Porto Alegre?

Mas é claro que sim!

Afinal de contas, esse é um destino repleto de atrações para todas as idades e gostos que permitem ótimas experiências para sua viagem.

Por fim, não deixe de comentar qual das opções de o que fazer em Porto Alegre você mais gostou e siga o @blogmundoviajante no Instagram para mais dicas. Beijos da Iza e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -
POSTS POPULARES

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.