PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

O que fazer em João Pessoa: Roteiro de 5 dias

letreiro de joao pessoa na paraiba

Para quem está planejando uma viagem para João Pessoa e ainda não sabe o que fazer, onde se hospedar, como se locomover e qual o melhor roteiro de viagem para 5 dias, vem com a gente.

Fundada em 1585, a cidade de João Pessoa já foi conhecida como Filipeia de Nossa Senhora das Neves.

Já no século XX foi batizada como João Pessoa, em homenagem a um famoso governador da Paraíba, que se aliou a Getúlio Vargas em sua candidatura à presidência em 1930.

Considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil, Jampa, como carinhosamente é chamada, vem se transformando em um dos destinos mais visitados do nordeste.

 

O que fazer em João Pessoa: Principais pontos turísticos

  1. Ilha de Areia Vermelha
  2. Por do sol na praia do Jacaré
  3. Piscinas naturais do Seixas
  4. Piscinas naturais do Picãozinho
  5. City tour por João Pessoa
  6. Litoral sul de João Pessoa
  7. Litoral norte de João Pessoa
  8. Letreiro e feirinha de Tambaú
  9. Visitar o Parque Sólon de Lucena

 

Onde se hospedar em João Pessoa?

Existem diversas opções de hospedagem em João Pessoa, e, portanto, a capital paraibana atende todo tipo de publico, desde o econômico ao luxuoso.

Porém, algumas considerações são importantes na hora de planejar a sua viagem, a primeira e mais importante delas é a relacionada às principais regiões de hospedagem, que são Tambaú, Cabo Branco, Manaira, Bessa, e Costa do Conde.

Para quem não está de carro e busca infraestrutura, o ideal é se hospedar em Tambaú ou Cabo Branco.

Já para quem está de carro e quer uma região mais tranquila, Manaira e Bessa são ótimas opções.

Além disso, lembre-se que a região de Bessa é indicada para quem procura privacidade e conforto, pois apesar de estar localizada na orla de João Pessoa, Bessa é considerada uma área nobre com pouca infraestrutura turística.

Por último, para quem procura um estilo mais praieiro e menos urbanizado, o ideal é se hospedar na região da Costa do Conde, localizado a aproximadamente 30 km de Tambaú.

Dito isso, vamos às indicações de hospedagem de cada área de João Pessoa:

E se você quer saber mais detalhes sobre o que cada uma dessas opções oferece, indicamos que leia “Onde se hospedar em João Pessoa”.

 

Como chegar e se locomover em João Pessoa?

Para chegar até João Pessoa existem algumas opções de aeroportos, a principal delas é o próprio Aeroporto de João Pessoa, localizado a 23 km de Tambaú e a 12 km do centro.

Além disso, existem outros aeroportos alternativos, como no caso do Aeroporto de Recife (PE) e o Aeroporto de Natal (RN).

Contudo, lembre-se que se você optar por desembarcar nesses aeroportos o indicado é alugar um carro ou contratar um transfer.

Já em relação a como se locomover em João Pessoa, saiba que não necessariamente você precisa alugar um carro, já que se você estiver na região central (Tambaú, Cabo Branco e Manaira) será fácil se locomover de Uber ou 99.

Inclusive todos os principais passeios da região saem dessas regiões, ou seja, em grande parte deles não é necessário se preocupar com seu deslocamento até os passeios.

Porém, para quem pretende ficar localizado no litoral sul, próximo a famosa praia de Coqueirinho, é indicado alugar um carro.

Além disso, para quem busca comodidade de deslocamento, locar um carro é a melhor opção.

Portanto, indicamos que faça uma estimativa de custo-benefício, pensando nos lugares que você pretende ir, onde você ira se hospedar e quantas pessoas irão viajar com você.

 

O que fazer em João Pessoa

1- Ilha de Areia Vermelha

Localizada no município de Cabedelo, o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha é conhecido por suas piscinas naturais formadas na maré baixa.

ilha de aguas cristalinas em joao pessoa

Considerado como um dos locais mais lindos de “Jampa” os arrecifes da Ilha de Areia Vermelha fazem desse um dos melhores passeios de João Pessoa.

Para desfrutar desse paraíso é necessário seguir a tabua de mares, já que as formações das piscinas só acontecem na maré baixa, ou seja, quando o nível do mar está abaixo de 0,5.

ilha de aguas cristalinas em joao pessoa

Para conhecer a Ilha de Areia Vermelha é necessário ir a um dos pontos de embarque de catamarãs, localizados nas praias da região de Cabedelo ou contratar um passeio que inclua o transporte.

 

2- Por do sol na praia do Jacaré

Apesar de ser conhecida como Praia do Jacaré, as águas de Cabedelo são pertencentes ao Rio Paraíba.

Já o nome jacaré teve origem em 1960, com a chegada de um hidroavião dos correios, que ao pousar no Rio Paraíba lembrava um jacaré nadando.

por sol na praia do jacare

Atualmente o por do sol na Praia do Jacaré em Cabedelo, ao som de Juradir do Sax, é uma das principais atrações da capital paraibana.

Inclusive assistir o entardecer na praia do Jacaré é uma daquelas atividades imperdíveis para quem visita a cidade.

por sol na praia do jacare

Além disso, é importante lembrar que existem duas opções para quem pretende fazer esse passeio, por conta própria indo diretamente até o píer e de catamarã, contamos os prós e os contras de cada uma delas no nosso post “Por do sol na Praia do Jacaré em Cabedelo”.

 

3- Piscinas naturais do Seixas

Considerado como um dos passeios mais tradicionais de João Pessoa, as embarcações com destino as piscinas naturais do Seixas saem diariamente de Tambaú e arredores.

Formadas na maré baixa por conta das suas barreiras de corais, o passeio para as piscinas naturais do Seixas possibilita que os visitantes mergulhem com a água na cintura.

piscinas naturais do seixas em joão pessoa

Os horários e dias de passeio variam de acordo com a tabua de marés, pois só é possível aproveitar as piscinas naturais quando a maré esta abaixo de 0.6.

O passeio para as piscinas naturais do Seixas pode ser feito através de lanchas particulares ou de catamarãs.

passeio piscinas naturais do seixas

A forma mais prática para fazer o passeio completo é por meio das agências de turismo, que fornecem transfer do hotel (caso necessário) e o trajeto de catamarã.

 

4- Piscinas naturais do Picãozinho

As piscinas naturais do Picãozinho são semelhantes às piscinas do Seixas, com a diferença de serem menores e com menos visitantes.

piscinas picaozinho

Então, se você tem pouco tempo em João Pessoa, escolha apenas um dos dois passeios, pois apesar de serem ambos lindos, também são bastante semelhantes.

 

5- City tour por João Pessoa

O city tour por João Pessoa tem o intuito de apresentar os principais pontos turísticos históricos e culturais da capital paraibana.

city tour joao pessoa

Com duração de aproximadamente 6 horas, o passeio guiado percorre os seguintes pontos turísticos:

  • Farol de Cabo Branco
  • Estação Cabo Branco
  • Centro histórico de João Pessoa (Praça dos Três Poderes, o Forte de Santa Catarina do Cabedelo e a Igreja de São Francisco)
  • Centro Cultural São Francisco e o Mercado de Artesanato

Indicamos que os visitantes façam o passeio com um guia de João Pessoa, já que assim irão aproveitar mais a historia e cultura da região.

 

6- Litoral sul de João Pessoa

Localizado a aproximadamente 30 km de Tambaú, o litoral sul de Jampa encanta quando o assunto é beleza natural, ou seja, a região precisa estar inclusa na sua lista do que fazer em João Pessoa.

praia de coqueirinho

Tanto que é no litoral sul de João que fica localizado a famosa praia de Coqueirinho, eleita como uma das 10 melhores praias do Brasil.

praia do amor

Além disso, outras lindas praias da região não podem ficar de fora da nossa lista, como por exemplo, a praia Barra de Gramame, a praia do Amor, a praia de Tabatinga, a praia naturista de Tambaba e a praia Bela.

barra de gramame

Somado a isso, quem visita o litoral sul de João Pessoa também aproveita para conhecer o Mirante do Dedo de Deus, o Castelinho da Princesa e os Doces Tambaba.

mirante do dedo de deus

Por fim, para conhecer esse pedacinho do paraíso existem 3 formas: Carro particular, buggy ou excursão.

De carro particular a vantagem é a praticidade, porém essa não é a melhor escolha para quem vai pela primeira vez para a região de Conde, pois alguns pontos turísticos podem acabar ficando de fora.

barra de gramame

Em contrapartida existe a opção de ir de buggy ou excursão, optamos pela primeira opção e podemos afirmar que o passeio de buggy pelo litoral sul de João Pessoa foi incrível.

passeio de buggy em joão pessoa

Porém, o passeio de buggy sai por R$270-350 (referência de setembro/2021), sendo considerado caro para alguns turistas.

Por conta disso, existe a opção de conhecer os pontos turísticos do litoral sul de João Pessoa através das excursões feitas de vans, que saem por R$60-100 (referência de setembro/2021).

praia naturista de tambaba em joao pessoa

Portanto, já deu para perceber que ir para João Pessoa e não conhecer o litoral sul é como ir para Paris e não conhecer a Torre Eiffel.

 

7- Litoral norte de João Pessoa

Apesar de o litoral norte de João Pessoa não ser a rota mais comum de quem visita a capital paraibana, achamos que vale a pena incluir a região na nossa lista do que fazer em João Pessoa.

No litoral norte, estão localizadas as praias de Cardosas e Tambá na Barra de Camaratuba, a praia de Camurupim na Baía de Traição e a região litorânea da Barra de Mamanguape.

litoral norte de joão pessoa

Em que a região de Barra de Camaratuba merece um destaque especial, já que as suas águas cristalinas e ambiente familiar, agradam qualquer tipo de viajante.

E para quem tem mais tempo para viajar pela região, lembre-se de conferir os principais pontos turísticos da Barra de Camaratuba:

  • Parque Ecológico do Caranguejo
  • Rio Camaratuba
  • Trilha dos Potiguaras
  • Reserva Ecológica Manjericão
  • Lagoa da Pavuna

 

8- Letreiro e feirinha de Tambaú

Se você assim como eu ama tirar fotos em letreiros turísticos, com certeza não pode deixar de fora o letreiro de Tambaú.

letreiro joão pessoa

Além disso, bem pertinho do letreiro, fica localizada a Feirinha de Tambaú, surgida na década de 1980, em frente ao Hotel Tambaú, a Feirinha era conhecida como uma espécie de reduto alternativo de Shows de Rock e MPB.

Atualmente esse charme dos anos 80 não existe mais, no lugar disso o lugar foi tomado pelos boxes de venda de artesanatos locais.

Contudo, vale a pena conhecer as lojinhas, pois os artesanatos e lembrancinhas são acessíveis.

 

9- Visitar o Parque Sólon de Lucena

Conhecido também como Parque da Lagoa, o Parque Sólon de Lucena fica localizado no centro da cidade de João Pessoa, próximo à área histórica.

parque lucena joão pessoa

Atualmente o local é considerado como um dos principais cartões postais da capital paraibana, então não deixe de incluí-lo na sua lista do que fazer em João Pessoa.

 

O que fazer “a mais” em João Pessoa

Já deu pra perceber que não faltam atrações em João Pessoa, porém sabemos que alguns pretendem passar mais tempo na região, então iremos indicar algumas atividades extras.

 

Passeios extras na Paraíba

  • Igarassu e Ilha de Itamaracá
  • Cabaceiras e Lajedo de Pai Mateus
  • Visita à comunidade quilombola e Gramame
  • Sítio arqueológico do Ingá e Campina Grande
  • Piscinas naturais de Pitimbu

 

Passeios extras fora da Paraíba

  • Visitar Olinda e Recife
  • Visitar Natal no Rio Grande do Norte
  • Conhecer às praias de Pipa
  • Excursão a Porto de Galinhas

Por fim, aproveite ainda mais a sua viagem com as nossas dicas dos melhores passeios em João Pessoa, onde explicamos com detalhes cada uma dessas atividades extras.

 

Com tantas opções, o que não posso deixar de fazer em João Pessoa?

  • Piscinas Naturais do Seixas ou Picãozinho
  • Ilha de Areia Vermelha
  • Por do sol na praia do Jacaré
  • Litoral sul de João Pessoa
  • City tour por João Pessoa

 

Roteiro de 5 dias em João Pessoa

Agora que você já sabe o que fazer em João Pessoa, vamos compartilhar o nosso roteiro de 5 dias pela capital paraibana.

1º DIA: City tour por João Pessoa

  • Farol do Cabo Branco
  • Estação Cabo Branco
  • Centro histórico de João Pessoa
  • Centro Cultural São Francisco
  • Mercado de Artesanato Paraibano

 

2º DIA: Tambaú + Praia Bela

  • Feirinha de Artesanato de Tambaú
  • Letreiro de João Pessoa
  • Praia Bela no litoral sul

 

3º DIA: Passeio de Buggy pelo Litoral Sul da Paraíba

  • Praia Barra de Gramame
  • Praia do Amor
  • Mirante do Dedo de Deus
  • Praia de Tabatinga
  • Castelinho da Princesa
  • Praia de Coqueirinho
  • Praia Naturista de Tambaba
  • Feirinha Doce Tambaba

 

4º DIA: Areia Vermelha + Gramame

  • Ilha de Areia Vermelha
  • Praia Barra de Gramame

 

5º DIA: Piscinas naturais + Por do sol

  • Piscinas naturais do Seixas
  • Por do sol na Praia do Jacaré

Lembrando que esse foi o roteiro que fizemos quando estivemos em João Pessoa, ou seja, ele reflete os nossos gostos e interesses.

Portanto, no seu roteiro as praias do 2º e 3º dia podem ser substituídas por outras de sua preferência, se esse for o caso, indicamos que confira as nossas dicas das melhores praias de João Pessoa na Paraíba.

 

Quanto custa viajar para João Pessoa?

Essa é uma daquelas perguntas que valem ouro, já que todo mundo quer saber quanto irá custa a sua viagem.

Claro que é importante lembrar que os custos de uma viagem variam muito de pessoa para pessoa, ou seja, essa é apenas uma estimativa de gastos.

Para fazer mais sentido, é importante dizer que atualmente sou o tipo de viajante que não gasta horrores quando viaja, mas que também não está mais no nível de mochileira raiz.

Em relação aos passeios e a hospedagem, ambas possuem um bom custo beneficio em João Pessoa.

Enquanto, o deslocamento e as refeições são pontos de atenção para quem está com o orçamento apertado.

Por fim, se você quer saber o nosso detalhamento de gastos em João Pessoa, confira o nosso post “Quanto custa viajar para João Pessoa”.

 

Como planejar a minha viagem para João Pessoa?

Já deu para perceber que indicamos de olhos fechados a capital da Paraíba, seja pelas suas belezas históricas ou naturais.

E com esse artigo, você pode planejar sozinho e sem burocracia a sua viagem, inicie o seu planejamento reservando a hospedagem e comprando as passagens aéreas.

Em seguida, planeje como irá se locomover em João Pessoa e caso opte por alugar um carro, lembre-se de reservar na RentCars, nela você compara todas as locadoras de carros em um só lugar e ainda aproveita as condições de cancelamento grátis.

Após isso, construa o seu próprio roteiro de viagem ou utilize o modelo do Mundo Viajante. Por fim, contrate ou reserve os seus passeios e/ou transfer com a Civitatis, pois nela você tem segurança e cancelamento grátis.

E como dicas finais de viagem, se você assim como nós adora conhecer a culinária local, confira as nossas dicas de onde comer em João Pessoa e principalmente quais são as comidas típicas da Paraíba.

Já para quem gosta de viajar e voltar cheio de historias para contar, saiba que no município de Conde, a 30 km de João Pessoa, a praia de Tambaba é conhecida por ser a primeira praia naturista do nordeste.

Além disso, se a sua ideia é apenas curtir o litoral de Jampa, preparamos uma lista das 10 melhores praias em João Pessoa e região.

 

Dicas adicionais de viagem

Portanto, esperamos que a sua viagem seja cheia de alegria e principalmente boas lembranças. E se você gostou desse post, confira também as dicas de viagem de outros blogs incríveis que estão participando da Blogagem ColetivaO que fazer ao redor do mundo“:

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas do que fazer em João Pessoa, mas caso tenha duvidas ou sugestões, deixe o seu comentário, pois ficaremos felizes em responder.

 

37 respostas

  1. Estou planejando conhecer o nordeste e seu blog foi essencial para conseguir organizar minhas ideias e planejar a viagem! Amei suas dicas!

  2. Que completo esse roteiro do que fazer em João Pessoa, tem lugares espetaculares que realmente não podem ficar de fora né? Adorei o passeio de buggy, é uma aventura só

  3. Ainda não estive em João Pessoa e é um destino que já está em minha lista de desejos! Estou montando o meu roteiro, porém, agora já tenho o seu aqui prontinho! Obrigada! Porém, queria ficar uns sete dias! O que mais posso fazer por lá?

  4. Eita que saudade que me deu dessa cidade linda. Amo João Pessoa, suas belezas naturais e seu povo. Adorei o seu post do que fazer por lá. Já quero voltar.

  5. Foi muito bom saber o que fazer em João Pessoa, pois em junho voltarei a estas bandas em uma viagem de moto por todo nordeste. Parabéns pelo conteudo.

  6. Você acredita que mesmo morando no Nordeste eu não conheço João Pessoa? Eu sou louca para conhecer e pesquisando as melhores dicas achei seu site. AMEI!

  7. Como nunca fui pra João Pessoa, nunca pesquisei sobre os passeios, então não fazia ideia do que fazer em João Pessoa, por isso amei sua lista e seu Roteiro. Essa ilha de Areia vermelha, que linda o contraste da areia e o mar. Esse por do sol da Ilha de Jacaré é de tirar o fôlego! As piscinas naturais parecem ser um espetáculo a parte! City Tour é sempre obrigatório né? Passeio de Buggy não dá pra deixar de ir. O Litoral sul achei espetacular. Parabéns pelo post

  8. Depois de ler seu post, tive a certeza que preciso voltar em João Pessoa. kkk. Adorei as suas dicas do que fazer por lá. Não conheci todas elas!

  9. Adorei saber o que fazer em João Pessoa. Na verdade, não pensaria em ficar 5 dias na cidade, mas adorei saber, pelo seu post, que tem tanta coisa pra fazer! Ah, amei seus maiôs! rs

  10. Uau! Que post completo e que fotos maravilhosas. Adorei saber o que fazer em João Pessoa. Na verdade, eu já conheço João Pessoa, mas foi tão rápido que não fiz nada dessas coisas lindas que vc fez. Já vou me organizar para voltar. Obrigada por compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -