O que fazer em Colonia del Sacramento? Roteiro de 1 a 7 dias

o que fazer em colonia del sacramento

Sumário

Se você quer conhecer as melhores dicas sobre o que fazer em Colonia del Sacramento, saiba que chegou ao post certo!

Aqui, você terá ótimas dicas sobre o que conhecer no bairro histórico e como aproveitar ao máximo o passeio.

Então, se você tem uma viagem marcada e quer saber quais são as melhores atrações em Colonia del Sacramento, vem comigo!

 

Sobre Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento é a cidade mais antiga do Uruguai, sendo foi fundada em 1680 pelos portugueses para fazer frente aos espanhóis, que até então dominavam Buenos Aires.

Devido a sua localização estratégica, a cidade foi até meados do século 18, uma das mais atacadas durante as batalhas protagonizadas pelas tropas das nações ibéricas, que disputavam o domínio do Novo Mundo.

Atualmente, Colonia del Sacramento se transformou em um dos cartões postais do Uruguai, recebendo turistas de todas as partes do mundo, onde cultiva o lema: “La puerta está siempre aberta, entra sin llamar”.

Sendo assim, a seguir eu conto mais um pouquinho sobre os principais pontos turísticos no bairro histórico em Colonia del Sacramento.

Confira todos os detalhes!

 

Como chegar em Colonia del Sacramento?

Para quem já está no Uruguai, ter como ponto de partida Montevideo, é uma ótima pedida.

Isso porque, é possível encontrar meios simples e acessíveis de deslocamento até a cidade colonial.

Sendo assim, você pode optar por alugar um carro, ir de ônibus ou até mesmo excursões que deixam tudo mais interessante.

Além disso, se você está na Argentina saiba que também pode conhecer essas maravilhas do Uruguai, a partir de nossas dicas sobre como ir de Buenos Aires a Colonia del Sacramento.

 

Onde se hospedar em Colonia?

A cidade histórica de Colonia del Sacramento é um lugar ideal para turistas que desejam conhecer atrações tranquilas e antigas ou ainda, fazer passeios de bate e volta para outras regiões – como a Argentina –.

Sendo assim, tenho algumas dicas excelentes para você saber onde ficar em Colonia del Sacramento. Então, vem comigo!

  • Posada de la Flor: Localizado no centro-histórico da cidade, essa é uma opção supereconômica para sua viagem. Além disso, a hospedagem oferece quartos bastante confortáveis.
  • Real Colonia Hotel: Já se você quer aproveitar a cidade com tudo que tem direito, com certeza indicamos o Real Colonia, já que essa é uma opção muito confortável para famílias e casais.
  • El Viajero Colonia Hostel & Suites: Por fim, temos um hostel, onde você pode escolher desde quartos compartilhados ou privativos. E de quebra fazer muitos amigos.

 

Quando ir a Colonia del Sacramento?

Primeiramente, saiba que, Colonia del Sacramento é um lugar que pode ser visitado em qualquer época do ano, tudo depende das suas preferências.

No verão, por exemplo, temos a alta temporada no Uruguai e na Argentina com um fluxo mais intenso de turistas.

Já no inverno, temos um período mais romântico, com temperaturas bem mais baixas e fortes ventos.

Apesar disso, a primavera e outono, são meus períodos favoritos para admirar Colonia del Sacramento.

Isso porque, nesses períodos, o termômetro está mais equilibrado e a região passa a ter uma movimentação de turistas mais tranquila.

Com relação as chuvas, elas são bem distribuídas em todo o Uruguai. E os meses de março e novembro, costumam ser os meses mais chuvosos em Colonia.

 

Quanto tempo ficar em Colonia del Sacramento?

Colôni del Sacramento é um destino cercado por atrações históricas, por isso, não exige muitos dias de viagem.

Sendo assim, saiba que2 dias é um prazo ok pra conhecer o principal e programar-se para mais tempo – 5 a 7 dias – permite conhecer muito mais coisa e inclusive, fazer bete e voltas para outras cidades uruguaias.

Vale super a pena!

 

O que fazer em Colonia del Sacramento? Pontos turísticos do Bairro Histórico

Para quem deseja conhecer o Bairro Histórico de Colonia del Sacramento, saiba que o melhor ponto de partida é o Portón de Campo, também conhecido como Puerta de la Ciudadela.

Após passar por lá, siga com nosso roteiro e vá em direção ao Rio Prata através do Paseo de San Miguel que proporciona ótimas experiências pela cidade.

Com relação as ruas históricas, podemos encontrar a mais famosa delas: La Calle de los Suspiros, onde localizam-se as casas mais antigas de Colonia.

Já em frente a Calle de los Suspiros temos a Plaza Mayor, que é a principal praça do bairro histórico. Pertinho dali encontramos o famoso Farol de Colonia – localizado entre a Henriquez de La Peña e a De San Pedro – é parada obrigatória para quem quer ver a vista de toda a cidade.

E, para finalizar a sua visita ao bairro histórico de Colonia del Sacramento, visite a Iglesia Matriz de Colonia erguida em 1680.

Dito isso, vem comigo para saber mais sobre o que fazer no Bairro Histórico em Colonia del Sacramento!

 

1. Portón del Campo

Considerado como ponto de partida para conhecer os principais pontos turísticos em Colonia del Sacramento, é chamado de Portão de Pedra ou Portón del Campo, onde encontramos a famosa ponte de madeira construída em 1745.

A ponte dos tempos coloniais, localizada na Manuel Lobo 209, liga um forte de proteção ao bairro histórico de Colonia del Sacramento.

 

2. Bastión de San Miguel

Logo ao cruzar o Portón de Campo, à esquerda está o Bastión de San Miguel.

Em resumo, aqui temos um forte histórico consideravelmente grande, à beira-mar com canhões expostos por sua extensão e vistas panorâmicas.

Funcionando basicamente como um tipo de “mirante”, vale a pena subir para ver o Rio da Prata, principalmente se for no pôr do sol.

E cá entre nós? Não tem muito o que fazer por lá além de apreciar a vista e tirar algumas fotos.

 

3. Calle de los Suspiros

A pequena Calle de los Suspiros transformou-se em ponto de parada obrigatória para quem visita Colonia del Sacramento.

Isso porque, a pequena rua pavimentada e irregular mantém sua arquitetura original e intacta desde a primeira época colonial.

Sendo assim, além dos variados estilos de construção que mesmo unidos não perderam sua individualidade, a região ainda guarda boas lendas sobre a origem de seu nome.

A primeira, diz que os prisioneiros condenados à morte eram trazido pra cá para serem afogados com a maré alta.

A segunda lenda diz que o nome “Calle de los Suspiros” se referia aos suspros que os soldados davam pelas prostitutas dos tantos bordéis que existiam.

Por fim, a teoria mais romântica – e mais aceita – diz que uma jovem apaixonada estava à espera de seu amado, quando de repente um mascarado cravou uma adaga em seu peito e ouviu-se um triste suspiro de adeus.

 

4. Plaza Mayor del 25 de Mayo

Construída na fundação de Colonia del Sacramento, a Plaza Mayor del 25 de Mayo é considerada o maior espaço aberto do Bairro Histórico e por isso, você não pode deixar de visitar!

Originalmente foi criada como ponto estratégico militar, porém com o passar do tempo o local tornou-se uma área recreativa e turística.

 

5. Ruinas del Convento de San Francisco y Farol

Quando perguntamos o que fazer em Colonia del Sacramento, com certeza irão indicar as Ruinas del Convento de San Francisco y Farol.

O Farol de Colonia del Sacramento foi erguido das ruínas de um convento franciscano de 1857 que pegou fogo e foi completamente destruído.

Os soldados de Juan Miguel Rosas construíram o farol em 1845, onde atualmente encanta os turistas que sobem até o topo para apreciar a vista panorâmica de toda a cidade.

 

6. Iglesia Matriz de Colonia

Também conhecida como Basilica del Santísimo Sacramento, essa foi a primeira igreja construída pelos portugueses no Uruguai.

Devido as intensas batalhas entre portugueses e espanhóis, a igreja foi atacada numerosas vezes, e precisou ser reconstruída de forma recorrente até 1976.

Atualmente, o lugar é um excelente ponto turístico e ainda preserva algumas características originais de sua construção.

 

O que fazer em Colonia del Sacramento? Visitar os museus

Aos turistas que gostam de atrações culturais, temos uma ótima opção sobre o que fazer em Colonia del Sacramento: visitar museus!

Portanto, como boas opções, para você incluir em seu roteiro de viagens, recomendo as seguintes:

 

7. Museo Portugués

Em resumo, o Museo Portugués é considerado como uma típica construção portuguesa do século XVIII, possui seus muros espessos de pedras, paredes e pisos originais.

Além disso, o estabelecimento entrega um acervo riquíssimo cheio de história, mobílias lusitanas e cartografias dos séculos XVI e XVII.

 

8. Museo Municipal

Construído originalmente em 1731, o Museo Municipal é o mais antigo da cidade, onde atualmente exibe diversas peças do período colonial.

Em seu acervo, o destaque está para diferentes objetos que foram encontrados, construídos, herdados ou utilizados pelos antepassados da própria comunidade.

E vale super a pena mergulhar nessa história!

Além disso, para quem curte museus vai adorar saber que um único bilhete dá acesso a 8 museus de Colonia del Sacremento, tais como: o Museo Portugués, a Casa de Nacarello, o Archivo Histórico Regional e os museus do Azulejo, Indígena, Español.

Este bilhete pode ser adquirido no Museo Municipal por um valor acessível em pesos uruguaios, que são aceitos somente em moeda nacional.

 

9. Museo del Azulejo

Construído e inaugurado pelos portugueses entre 1740 a 1760, exibe uma coleção de azulejos franceses, espanhóis e uruguaios.

Estes, foram utilizados na arquitetura da região do Rio da Prata a partir do século XIX e muitos deles estão lá até hoje.

 

10. Museo Indígena

Inaugurado em 1998 exibe uma coleção privada composta por materiais de algumas tribos indígenas da região.

 

11. Museo Español

O edifício foi construído em 1720, mas foi reformado com estilo neoclássico em 1840. Exibe peças dos acontecimentos mais importantes de Colonia e pinturas contemporâneas de Jorge Páez Vilará.

 

12. Museo Naval

Por fim, temos o Museo Naval que foi fundado em 2009 e é um dos mais atuais de Colonia del Sacramento.

Nele, podemos conhecer mais sobre o papel estratégico da costa uruguaia e das lutas que aconteceram na região.

Também é uma atração imperdível do Bairro Histórico no Uruguai!

 

Outros pontos turísticos em Colonia del Sacramento?

Para além de museus e construções históricas, ainda há muito o que fazer em Colonia del Sacramento.

Sendo assim, se tiver a oportunidade, não deixe de conhecer essas outras atrações:

 

13. Casa de Nocarello

A Casa de Nacarello literalmente é uma casa, como artigos expostos que mostram como era a vida no período colonial.

Os objetos do cotidiano como camas, cadeiras e muitos outros estão bem preservados e a entrada é cobrada por pessoa em moedas uruguaias.

Lembrando que, um único bilhete dá acesso a 8 museus de Colonia del Sacremento.

 

14. Casa del Virrey

A Casa del Virrey é mais um museu imperdível em Colonia del Sacramento que possui grande importância para a cidade.

Isso porque, sua estrutura é original e os mistérios que a cercam atraem inúmeros turistas durante todo o ano.

Um grande mistério é a origem e o nome desse prédio. Pois, na localidade de Colonia não existiu Virrey nenhum.

Entretanto, aqui podemos conhecer mais sobre como viviam as pessoas da região e também como se defendiam de possíveis ataques dos muros.

Definitivamente, essa é uma experiência muito interessante que entretém a cada visitante, por isso, eu recomendo que você também não deixe de visitar durante o passeio por Colonia delSacramento.

 

15. Archivo Regional

Fundado em 1978, o Museo e Archivo Regional de Colonia do Sacramento está localizado no Bairro Histórico e se dedica a preservar a história e a cultura da cidade.

Assim como os demais, este museu está instalado em um edifício da era colonial, o que justifica sua excelente arquitetura.

Em seu acervo contamos com artefatos do período colonial da cidade, além de peças do século XIX.

E, durante a visita, os viajantes podem explorar a história da cidade através de uma variedade de exposições.

O tour é simplesmente imperdível que certamente, vi te encantar anto quanto nós!

 

16. Rescate Arqueológico de la Casa del Gobernador

Visite as ruínas da antiga Casa do Governador.

A fundação possuia origem portuguesa e acabaram destruídas pelos espanhóis no final do século XVIII.

Esta era, na época, a casa mais emblemática e superluxuosa de Colonia del Sacramento. Por isso, vale a pena fazer uma visita!

 

17. Centro Cultural Bastión del Carmen

O Centro Cultural Bastión del Carmen é um espaço com referências de todas as expressões culturais de Colonia del Sacramento.

Ele também está localizado no bairro histórico e é uma visita obrigatória para artistas e para o público em geral.

Sua composição resume-se a: uma sala de teatro, um belo jardim nas margens do Rio da Prata, e mais outros ambientes para exposições.

O passeio é super-rápido, o local é simples e a entrada é gratuita!

 

18. Muelle 1866 (Píer de Colonia del Sacramento)

Também conhecida como Muelle de Yates, esta atração é um excelente lugar para descansar.

Aqui, encontramos alguns bancos, onde é possível admirar o movimento no Rio da Prata! E também, apreciar o pôr do sol.

Por isso, se você busca por boas opções de o que fazer em Colonia del Sacramento, indico muito o píer para momentos mais tranquilos.

 

19. Plaza dos Toros

A Plaza de Toros, inaugurada em 1910 é um ambiente lindo, onde aconteciam  as famosas touradas na região.

Conta-se que o local funcionou apenas por 2 anos e aconteceram umas 8 touradas oficiais, antes da proibição das práticas pelo governo.

Desde então, a entrada ao estabelecimento tornou-se proibida, já que o estado estava decadente, com riscos de desabamento.

Somente em 2021, o local passou por restaurações e transformou-se em um centro cultural, com um grande anfiteatro a céu aberto.

Por fim, as visitas a Plaza de Toros são guiadas e a entrada é cobrada por pessoa.

 

20. Passeo de San Gabriel

Por último, mas não menos importante, também recomendo que você faça o Passeo de San Gabriel que consiste em boas caminhadas por uma das ruas mais charmosas de Colonia, localizada às margens do Rio da Prata e possui pista para pedestres e ciclistas.

 

Onde contratar os seus passeios com segurança em Colonia del Sacramento?

Você pode fazer como eu e contratar todos os seus passeios para Colonia del Sacramento com a Civitatis!

Isso porque, a nossa parceira oferece muita segurança durante o tour, com o acompanhamento de guias credenciados em todas as atrações.

Além disso, seu diferencial está nos descontos, formas de parcelamento no crédito e cancelamento grátis que facilitam as viagens dos turistas.

Portanto, acesse o site da companhia, clicando aqui e confira todas as possibilidades!

Mas, já adianto que a melhor indicação é fazer pelo menos o city tour em Colonia del Sacramento.

 

O que fazer em Colonia del Sacramento em 1 dia?

Se você tem pouco tempo para curtir a cidade e procura por boas opções sobre o que fazer em Colonia del Sacramento em 1 dia, eu posso te indicar uma atração imperdível!

O city tour em Colonia del Sacramento percorre desde o Bairro Histórico de Colonia del Sacramento até as praias da região, que mesmo sendo apenas para contemplação já são lindas.

 

O que fazer em Colonia del Sacramento em 3 dias?

Pois bem, se você tem mais tempo de viagem para conhecer Colonia del Sacramento, nós também temos algumas indicações para incluir em seu roteiro.

Sendo assim, confira nossas dicas sobre o que fazer em Colonia del Sacramento em 3 dias!

 

O que fazer em Colonia del Sacramento em 5 ou 7 dias?

Provavelmente, em 7 dias você já conheceu muito da cidade e como boas opções para incluir em seu roteiro, recomendamos:

 

Outras dicas de viagem sobre o Uruguai

 

Vale a pena conhecer Colonia del Sacramento?

Mas,  é claro que sim! E as opções sobre o que fazer em Colonia del Sacramento, nos ajudam nessa missão!

Afinal de contas, o destino nos proporciona uma viagem direto ao passado e é uma parada obrigatória para quem planeja uma viagem ao Uruguai.

Então, esperamos que você tenha gostado dessas dicas sobre o que fazer em Colonia del Sacramento e até o próximo post. Portanto, siga o @blogmundoviajante no Instagram para ter com dicas sobre destinos exclusivos. Beijos da Iza!

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.