A ideia do Projeto Rondon surgiu em 1966 em uma reunião ocorrida no Rio de Janeiro, onde estavam presentes representantes de universidades, Ministério da Educação e especialistas.
O primeiro projeto desenvolvido pelo Rondon aconteceu em 11 de julho de 1967 no território de Rondônia, a operação teve duração de 28 dias e tinha como objetivo levar a juventude universitária a conhecer a realidade brasileira.
Em 2003, a União dos Estudantes propôs a reativação do Projeto Rondon e em 2004 vários ministérios da presidência da república se uniram para definir as diretrizes gerais para a sua reabertura.
Nessa nova fase do programa o Ministério da Defesa (MD) foi nomeado como coordenador das operações nacionais que seriam desenvolvidas e já em 2005 houve a primeira operação desde o decreto de extinção de 1989.
O que é o projeto RONDON?
Além disso, tem o papel de conscientização social do universitário brasileiro, já que faz com que ele seja um agente de transformação da realidade brasileira.
Atualmente, o projeto está alinhado com os objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, onde se propõe: Acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos; promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e etc.
Confira também: Participando do Projeto Rondon no Acre?
Conjuntos a serem desenvolvidos pelas IES?
Cada município recebe duas IES, uma do conjunto A e outra do conjunto B. Já o conjunto C é responsável pela cobertura jornalística de toda a operação e por isso é um conjunto itinerante.
- Conjunto A: Nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.
- Conjunto B: Nas áreas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.
- Conjunto C: Realiza a cobertura e divulgação das cerimônias de abertura, encerramento e demais atividades que forem desenvolvidas durante todo o período da operação.
Responsabilidades ao se comprometer com o Projeto Rondon?
- IEs: Designar os professores coordenadores, selecionar os rondonistas, participar da viagem precursora, apresentar os relatórios que constam no edital, enviar e confeccionar a proposta para o projeto.
- Estudantes: Cumprir as regras que constam no edital, participar de todas as atividades cerimonias do projeto, comprometer-se em tempo/dedicação em todo o período da operação.
- Municípios: Fornecer alojamento, refeições e transporte interno adequado aos rondonistas e coordenadores.
- Governo Federal e Ministério da Defesa: Planejamento dos editais de seleção, apoio logístico em toda a operação, fornecimento do kit do rondonista, realização das cerimonias de abertura e encerramento, promover a segurança dos rondonistas durante todo o projeto etc.
Etapas do Projeto Rondon?
O Projeto Rondon acontece via editais públicos e seguem as seguintes etapas:
1. Planejamento do Projeto Rondon
Onde se definem os munícios e regiões de interesse com baixo Índice de Desenvolvimento Humano.
2. Reconhecimento
A etapa de reconhecimento ocorre quando um integrante do Projeto Rondon visita os municípios selecionados para verificação, mapeamento e contato com as prefeituras.
3. Divulgação do convite para as IES
Trata-se do convite para a participação das instituições de ensino superior (IES) na operação via edital público, onde se encontram todos os detalhes relevantes da operação.
4. Inscrição da instituição
Na etapa quatro a IES (universidade) terá que acessar o site do Projeto Rondon para efetuar a sua inscrição. Lembrando que nessa etapa a IES já deve estar confeccionando a proposta.
5. Elaboração do plano de trabalho
A elaboração do plano de trabalho é feita pela universidade, que tem total liberdade quanto ao conteúdo e formatação. É muito importante ter conhecimento das regras de adequação da proposta, ou seja, conhecer profundamente o edital.
6. Seleção das propostas de trabalho das IES
A seleção das propostas de trabalho encaminhadas pelas universidades é realizada pela Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon (CAPPR).
7. Viagem precursora do Projeto Rondon
Após a divulgação das universidades selecionadas, os professores que coordenarão as equipes de rondonistas visitam os municípios e ajustam com as lideranças municipais e as prefeituras as ações que serão realizadas pela universidade durante a operação, de forma a atender às reais necessidades de cada município. Neste momento também é definido o apoio logístico (alojamento, alimentação e transporte no interior do município) que será prestado aos rondonistas.
8. Preparação e composição das equipes
A equipe é composta por dois professores e oito alunos. A preparação das equipes é de responsabilidade das IES e deverá respeitar os ajustes feitos com as prefeituras durante a viagem precursora.
9. Cadastramento no Projeto Rondon
Durante a preparação, é realizado o cadastro de todos os rondonistas – professores e alunos – pelo representante da instituição de ensino superior junto ao Projeto Rondon. É muito importante os dados estarem corretos no cadastramento para que os certificados saiam com as informações corretas.
10. Operação do Projeto Rondon
Com a duração de 15 dias, sendo os dois primeiros destinados à ambientação e abertura e deslocamento dos rondonistas aos municípios. Já os últimos dias são para o encerramento e retorno às cidades de origem.
11. Relatório do Projeto Rondon
A última etapa trata do envio do relatório de trabalho desenvolvido no município.
Confira também: O que fazer em Rio Branco em 1 ou 2 dias
Como participar do Projeto Rondon?
- As operações do Projeto Rondon são realizadas em janeiro e julho de cada ano, durante o período de férias escolares.
- A forma de seleção para a participação dos alunos é definida com total liberdade por cada universidade.
- Caso a universidade não possua um núcleo ou professor responsável para a participação do Projeto Rondon, seria interessante propor isso ao conselho de curso.
- Uma dica seria procurar na sua IES, professores que realizam Projetos de Extensão e que possam ter interesse em projetos sociais.
- Se você é da UNESP: Lembre-se que os alunos podem participar através de outras unidades da instituição.
- É importante estar atento que são necessários dois professores para a participação da operação, um deles sendo o coordenador.
Outras dicas interessantes?
- Participando do Projeto Rondon no Acre
- Comidas típicas do Acre
- Onde ficar em Rio Branco?
- Tour guiado por Rio Branco
- O que fazer em Rio Branco?
- Cidades turísticas do Acre
Curiosidades do Projeto Rondon?
- Existe um monumento em Rondônia homenageando o bandeirante do século XX: Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
- Só é permitido por universidade uma inscrição via CNPJ, caso a universidade tenha mais de um CNPJ poderá inscrever mais de uma proposta.
- Os alunos não possuem nenhum custo para participar do projeto.
- Se você tem mais duvidas ou gostaria de participar, acesse aqui: site oficial do Projeto Rondon.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre o Projeto Rondon, mas no caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário. Por fim, já aproveita para seguir o @blogmundoviajante no Instagram.
Respostas de 3