Museu Oscar Niemeyer em Curitiba: Um tour cultural inesquecível

melhores museus em curitiba - Museu Oscar Niemeye

Sumário

Se você gosta de atrações culturais e busca por boas opções em Curitiba, você veio ao post certo! Isso porque, no artigo de hoje, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.

 

Quem foi Oscar Niemeyer?

Oscar Niemeyer foi um dos maiores nomes da arquitetura brasileira, conhecido também internacionalmente por seus grandiosos projetos.

Natural do Rio de Janeiro, Oscar á concretizou cerca de 600 trabalhos espelhados por todo o mundo.

O torna o seu estilo único, característico e inconfundível, é o uso de materiais como concreto, vidro, curvas e vãos livres – bem comum no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, inclusive.

Oscar também já ganhou muitos prêmios internacionais e, escreveu alguns livros no decorrer da sua trajetória profissional, perfeitos para futuros profissionais da área se inspirarem.

E, dentre seus principais projetos, destacamos: O Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro; Conjunto da Pampulha, em Minas Gerais; a Sede da ONU, em Nova York; o Parque Ibirapuera, em São Paulo; o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba. E muitos outros!

Então, veja a seguir mais sobre o MON, uma das maiores obras do arquiteto da atualidade, acompanhe!

 

História do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba?

A verdadeira criação do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, deu-se ainda em 1967, quando o planejamento do edifício cabia a ser a sede do Instituto de Educação do Paraná.

Porém, seu funcionamento não saiu tanto como planejado, já que, o MON passou a ser utilizado para sediar algumas secretarias estaduais na década de 1970.

Mas, nos anos 2000, surgiu um novo planejamento para a utilização do espaço e assim, transformá-lo em um museu de arte, o que prevaleceu até hoje.

Sendo assim, desde a determinação, o prédio sofreu algumas adaptações e ganhou um anexo, popularmente chamado de Olho – devido a sua aparência – que também oferece ótimas exposições ao público.

Atualmente, o estabelecimento, é considerado como o maior museu da América Latina e, por isso, você não pode deixar de conhecer esta belezinha!

DICA EXTRA: Jardim Botânico de Curitiba e seus tesouros

 

Quanto custa e qual o horário de funcionamento do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba?

Claro que, para aproveitarmos o nosso tour com tudo o que temos direito, precisamos antes de tudo, ter ciência sobre os horários de funcionamento e valores de ingressos para conhecer esta atração, não é mesmo?

Pois bem, o MON funciona de Terça a Domingo das 10h as 18h, onde o acesso as salas de exposição é permitido até as 17h.

E, para conhecer qualquer atração por aqui, é necessário comprar ingresso que custa R$30 a inteira e R$15 a meia. Referência (Mar/2023)

Além disso, a entrada é gratuita em todas as quartas-feiras e também, para menos de 12 anos ou idosos acima dos 60.

 

Onde se hospedar e Curitiba?

Assim como em muitos outros destinos aqui do Blog Mundo Viajante, em Curitiba você também encontra ótimas opções de hospedagens em regiões estratégicas.

Algumas oferecem fácil acesso aos principais atrativos da cidade, como é o caso do Centro Histórico.

Outras podem proporcionar mais economia – no Bairro Mercês – e ainda, muita sofisticação como é o caso do Bairro Batel e Cento Cívico.

Para começar, indicamos o Bistol Flexy Centro Cívico Hotel, que possui 3 estrelas no Booking e pode ser a melhor opção para quem pretende visitar o MON.

Outra excelente opção para quem deseja conhecer o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba a partir de sua hospedagem, também recomendamos o Intercity Curitiba Centro Cívico, que proporciona toda sofisticação que seus hóspedes merecem.

Por aqui, temos uma hospedagem que combina com o MON, já que ambos possuem um visual sério e moderno, portanto, vale a pena conferir!

E, se você gostaria de conhecer outras boas indicações de hospedagens pelo Booking, não deixe de ler nosso post exclusivo sobre onde se hospedar e Curitiba, que oferece opções para todos os gostos.

 

O que conhecer no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba?

Desde a sua inauguração em 2002, o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, oferece boas atrações para todos os públicos, gostos e idades, o que torna desta, a opção perfeita para um tour cultural na capital.

Sendo assim, você pode turistar pelo acervo de mais de 4mil peças representando diferentes exposições e tradições mundiais, com destaque para obras de artistas paranaenses que são o coração da instituição.

Além disso, temos que divulgar a atração especial sobre a história e criação de MON, bem como de Oscar Niemeyer, o seu criador, que também é um prato cheio para quem gosta de fatos.

Veja a seguir, algumas exposições disponíveis no Museu e divirta-se com tantas opções!

DICA EXTRA: Parque Tanguá em Curitiba: Indicação para toda família

 

Exposições do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba?

Além disso, para que você conheça as próximas exposições, previstas para acontecer ainda este ano no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, separamos por aqui algumas exposições culturais para você aderir em seu roteiro de viagens pela cidade.

Confira as melhores a seguir!

  • Exposição Jaume Plensa – disponível até 9 de abril;
  • Afinidades II Elas! – disponível até 7 de maio;
  • África – visitação até dia 31 de dezembro;
  • Carne Viva – data limite de 16 de abril;
  • Poty, entre dois mundos – data limite 31 de dezembro;
  • MON sem paredes – até dia 26 de dezembro de 2026.

E muitas outras! Então, para contemplar essas e outras exposições disponíveis no MON, acesse o site clicando aqui e garanta seu ingresso!

Afinal de contas, essas atrações são imperdíveis e você vai se encantar com tantas opções.

 

Melhores museus em Curitiba?

Para quem deseja ter uma experiência cultural completa pelo estado, saiba que pode aproveitar a ocasião e conhecer outros museus muito populares no estado.

Sendo assim, para te facilitar a pesquisa, nós temos algumas indicações para fazer que certamente, deixarão a sua viagem ainda mais especial.

 

1- Museu Expedicionário

O Museu Expedicionário certamente é uma boa pedida para quem gosta de história, principalmente que tenham relação com guerras mundiais.

Aqui, podemos conhecer artefatos do exército bem conservados, com peças ilustre da Segunda Guerra Mundial e também aprendemos sobre outras lutas que foram importantes para o mundo.

Vale muito a pena fazer uma visita!

 

2- Museu Alfredo Andersen

Alfredo Andersen foi um pintor Norueguês muito importante para a história cultural do Paraná.

O Museu Alfredo Andersen é pequeno, mas oferece cursos de artes e também serve de inspiração para novos profissionais, então esse local, também precisa estar em seu roteiro.

 

3- Museu Paranaense

Para aqueles turistas que pensam em conhecer a história do Paraná e seus habitantes, o Museu Paranaense é perfeito para você!

Pois, por aqui, encontramos um acervo com objetos antigos da população, onde também acontece uma feira gastronômica ao finais de semana.

Essa é sem dúvidas, uma boa pedida para quem pretende passear pelo centro da cidade!

 

4- Museu do Holocausto em Curitiba

O Museu do Holocausto é uma atração intensa e também muito interessante.

Ele é o único desse estio no Brasil e suas visitas são realizadas apenas com agendamento prévio.

Por aqui, conhecemos u pouco mais da história e das lutas dos judeus no período da Segunda Guerra Mundial.

Além disso, neste estabelecimento não são permitidas fotos e nem o acesso do crianças. Então, será que você está preparado para fortes emoções?

 

5- Museu de Arte Contemporânea em Curitiba

Aos apreciadores de arte clássica e contemporânea, também temos a indicação perfeita para você!

No Museu de Arte Contemporânea, encontramos acervos completos de pinturas, esculturas, desenhos, instalações e muitas outras manifestações artísticas, de grandes artistas renomados do Brasil e principalmente, do Paraná.

Vale a pena conhecer!

 

6- Museu da Imagem e do Som (MIS)

O MIS é uma atração super popular em Curitiba e visa preservar a memória audiovisual do Paraná para que as próximas gerações, conheçam a evolução das coisas.

Sendo assim, os itens que compõem o acervo são: Câmeras, filmadoras, fitas cassetes e alguns televisores.

Além disso, por aqui rolam algumas representações em vídeos com o decorrer dos anos, como filmes, debates e outros.

Essa você não pode perder!

 

7- Museu Egípcio e Rosa Cruz em Curitiba

Mais uma atração histórica imperdível em Curitiba é o Museu Egípcio que como o próprio nome sugere, oferece aos visitantes, várias réplicas de objetos, símbolos e artefatos que representam o povo egípcio.

Além disso, que tal uma exposição exclusiva de Tutankhamón?

Mas, para isso, você vai precisar conhecer essa atração pessoalmente que com certeza vai te surpreender!

 

8- Museu do Automóvel em Curitiba

Por fim, mas não menos importante, também indicamos uma visitação ao Museu do Automóvel em Curitiba.

Por aqui, temos um acervo composto por 150 veículos antigos divididos entre carros, motos, caminhonetes, motocicletas e mais, de categorias nacionais, internacionais e até de corrida.

O tour tem uma pegada sofisticada e se você gosta de automóveis, já sabe qual deve ser sua próxima parada, não é mesmo?

Obviamente que ainda há muito que se conhecer sobre os melhores museus de Curitiba, então acesse o texto e tenha um roteiro completo por Curitiba cheio de atrações culturais, você com certeza não vai se arrepender!

 

Outras atrações culturais em Curitiba?

Para encerrar nossas dicas com chave de ouro, que tal conhecer outras atrações culturais na cidade para além do Museu Ocar Niemeyer em Curitiba?

Sendo assim, nossas indicações são:

 

9- Museu de Arte Indígena (MAI)

Inaugurado em 2016, o Museu de Arte Indígena é o primeiro no Brasil e dedicar-se exclusivamente à produção artística dos indígenas brasileiros.

Em seu acervo, encontramos artefatos que ajudam a enaltecer e preservar a cultura do povo no Brasil, tais como: arte plumária, cerâmica, instrumentos musicais, máscaras ritualísticas, bancos, adornos e objetos utilitários.

O local é bem interessante, atrativo e por isso, não podia estar de fora da nossa lista!

 

10- Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba

O Museu de Arte Sacra da Arquidiocese é voltado para a preservação da história religiosa do estado.

Por aqui, são cerca de oitocentos objetos de culto, obras raras, mobiliário, fotografias, pinturas, imagens e objetos de uso pessoal, vindos de diversas paróquias da região.

Então, se você é um adepto a este tipo de história e tem curiosidade de conhecer algumas representações antigas, esse tour é perfeito para você!

 

11- Memorial Ucraniano

Localizado dentro do Parque Tingui, o Memorial Ucraniano é uma atração obrigatória para quem gosta de belezas naturais, arquitetônicas e claro, ouvir uma boa história.

O memorial foi construído em homenagem ao centro de imigração ucraniana no Paraná que contribuiu com fortes influências para o estado.

Por aqui, temos casas lindinhas, construídas em estilos bizantinos, algumas exposições de pêssankas e ovos coloridos pintados à mão, que são característicos da cultura ucraniana.

Vale a pena passar a tarde por aqui!

 

12- Museu Ferroviário de Curitiba

O Museu Ferroviário visa preservar e resgatar a partir de mobiliários e peças antigas, sobre o histórico da memória ferroviária no Paraná, que se iniciou em 1885 com a inauguração do trecho entre Paranaguá e Curitiba.

Em seu acervo, encontramos aproximadamente 600 peças inusitadas com alguns itens curiosos.

Dentre eles, temos: um grande livro utilizado para a contabilidade da antiga estação, relógios, telefones e telégrafos e ainda, alguns objetos interessantes do interior dos trens.

Além disso, por aqui, ainda podemos conhecer uma locomotiva a vapor de verdade, bem de pertinho.

O que tornam desta opção, a perfeita para sua viagem, incluindo para as crianças.

 

13- Memorial Árabe

Por fim, temos mais uma homenagem histórica, mas desta vez, o foco está no povo do Oriente Médio.

O Memorial Árabe foi inaugurado em 1996 e funciona desde então, como uma biblioteca pública e especializada, na qual possui também, características arquitetônicas lindíssimas, típicas das arábias.

O empréstimo dos livros é feito de forma gratuita, onde para retirada, é necessário apresentação de comprovante de residência e documento de identificação, sem contar num aconchegante espeço disponibilizado para leitura.

Vale muito pena visitar esta atração!

DICA EXTRA: Melhores museus em Curitiba no Paraná

 

Dicas para visitar o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba?

Por fim, mas não menos importante, que tal algumas dicas super relevantes sobre o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba?

Elas, certamente podem fazer a diferença na sua viagem, confira!

  • Você vai levar de 2 a 3 horas para conhecer o acervo completo do MON;
  • Você precisa guardar seus pertences em um armário fechado para poder acessar a esta atração;
  • O MON oferece lojas e café, para proporcionar melhor conforto e experiência dos visitantes;
  • Recomendamos que você utilize calçados confortáveis, pois as caminhadas podem ser longas;
  • Nenhuma exposição segue ordem cronológica, o que facilita a escolha das visitações independentes.
  • O MON recebe muitos eventos ao longo do ano, o que pode ser um bônus para visitação em determinadas datas.

 

Vale a pena conhecer o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba?

Mas é claro que sim!

Ainda mais se você procura por ótimas atrações culturais em Curitiba, portanto, adicione o MON em seu roteiro de viagens e surpreenda-se com tantos atrativos!

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre o Museu Oscar Niemeyer. E não perca as atualizações do Blog Mundo Viajante aqui e no Instagram @blogmundoviajante.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.