Como consegui um intercâmbio para os Estados Unidos grátis?

Sumário

Na época em que fiz meu intercâmbio para os Estados Unidos em San Francisco, eu era bem novinha e realizei tudo pela ETEC a partir do Centro Paula Souza.

Infelizmente hoje o programa não existe mais devido ao corte de verbas governamental, mas eu aprendi uma lição valiosa que é ir atrás de um sonho com toda a determinação possível.

Então, se você tem interesse em saber como funciona e como foi a minha experiência de intercâmbio para os Estados Unidos, me acompanhe nesse post!

 

Como funcionava o programa grátis de intercâmbio para os Estados Unidos?

Em 2013 – época em que participei – o governo destinava 600 bolsas de inglês para alunos e professores de Etecs e Fatecs. Elas eram divididas respectivamente: 500 para alunos e 100 para professores de inglês.

A seleção contemplava semestralmente um aluno por unidade de ETEC/FATEC e era feita diretamente pelo Centro Paula Souza.

O ano era 2013 e na época eu fazia um curso técnico em Administração de Empresas na ETEC de Ferraz de Vasconcelos, para quem não conhece as ETECs, elas são escolas técnicas gerenciadas pelo Centro Paula Souza do governo do estado de São Paulo, onde os alunos prestam um “vestibulinho” para ter acesso aos cursos técnicos e/ou ao ensino médio.

E, como antecipei naquela época eram destinadas 600 bolsas de inglês – 500 para alunos e 100 para professores de inglês das Etecs e Fatecs (Faculdades de ensino superior Tecnólogo), a seleção contemplava semestralmente um aluno por unidade de ETEC/FATEC e era feita diretamente pelo Centro Paula Souza.

Sendo assim, os cursos intensivos de inglês aconteciam em quatro cidades nos Estados Unidos: Chicago, Portland, San Francisco e Seattle.

O objetivo principal do intercâmbio para os Estados Unidos era incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e com isso, facilitar o ingresso no mercado de trabalho dos estudantes utilizando a língua inglesa como ferramenta de acesso à informação e comunicação.

Confira também: “Como é a Vida de Au Pair na Califórnia” no Blog Voyajando

 

Como foi o meu processo de inscrição?

Me recordo a primeira vez que li sobre o programa, meus olhos brilharam com a ideia de conseguir estudar inglês por um mês em outro país e ainda por cima com tudo pago (curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e seguro saúde) com exceção dos custos com passaporte e visto que foram pagos por mim.

A primeira coisa que fiz foi ler tudo a respeito do programa e acompanhar via redes sociais a última aluna da minha unidade que foi selecionada (naquela época eu fui um pouco stalker, admito).

Depois de ler tudo sobre os critérios de seleção, eu percebi que se queria mesmo realizar esse sonho tinha que me dedicar muito naquele 1 ano e meio de curso técnico, pois os critérios mais importantes da seleção eram as notas e o rendimento escolar de cada estudante.

Me dediquei muito e assim que abriram as inscrições eu fui uma das primeiras a me inscrever, passados alguns meses saiu o resultado e quando recebi aquela ligação que me avisava que eu fui a selecionada, senti como se meus pés fossem sair do chão (literalmente depois acabaram saindo kk).

 

Como foi a minha experiência de intercambio para os Estados Unidos?

Depois disso, eu entrei em êxtase e comecei os preparativos para ir a San Francisco, a cidade não era escolhida pelo selecionado, mas amei SF e com certeza voltarei lá um dia!

Então, já era a hora de arrumar as malas e deixar a documentação em ordem.

O programa de intercâmbio para os Estados Unidos foi feito de maneira tão eficaz que todos os alunos tiveram acompanhamento de uma agência de intercambio – contratada via licitação pelo governo do estado de São Paulo – para os tramites de pré-embarque.

Bacana né? Eu achei incrível na época, já que era minha primeira aventura internacional.

E, por esta ser a minha primeira experiência com viagens internacionais, cada emoção foi mais especial e única, desde a primeira vez que falei com um americano até andar no transporte público de San Francisco.

Sem dúvidas, a minha experiência de intercambio foi incrível, pois, além de aprimorar meu inglês ainda tive a oportunidade de conhecer de perto uma cultura diferente.

 

O que eu fiz no meu primeiro intercâmbio em San Francisco?

Claro que eu aproveitei o meu tempo fora dos estudos para conhecer um pouquinho mais da cidade de San Francisco e eu realmente fiquei apaixonada!!

No mês em que estive na cidade, aproveite para fazer o seguinte roteiro de atrações:

 

1°: Visita a Baker Beach + Golden Gate Bridge

Localizada às margens da Golden Gate Bridge – a ponte estaiada de San Francisco – a Baker Beach é uma mini praia que tem uma das vistas mais lindas da cidade e por isso atrai todo tipo de visitante.

Aqui pude caminhar em areias internacionais pela primeira vez e você ainda pode jogar Frisbee ou apenas apreciar a paisagem.

Mas é claro que eu encerrei o tour, conhecendo a Golden Gate Bridge e nela você pode participar de inúmeros passeios como o Free Walking Tour, passear de balsa ao redor da ponte ou alugar uma bike para pedalar pela Golden Gate.

 

2°: Prisão de Alcatraz + Fisherman’s Wharf

O meu tempo de estudante com certeza me dá saudades e lembro como se fosse hoje o dia em que conheci a famosa Prisão de Alcatraz que abriga lendários criminosos como Al Capone e Machine Gun Kelly.

Aqui temos uma prisão de segurança máxima de Alcatraz em San Francisco, construída com o objetivo de servir como uma pequena fortaleza para criminosos perigosos que acabou se transformando em um dos pontos turísticos mais visitados de São Francisco.

Os visitantes são guiados por áudio tours e podem caminhar por toda extensão da ilha. Recomendo que conheçam Alcatraz pela manhã e depois almoçar na região do porto.

Além disso, aproveite a tarde para conhecer as atrações de Fisherman’s Wharf, que são ótimas.

As principais são os quiosques, leões marinhos, lojas de souvenier e atrações como o Hard Rock Café e o Aquário de São Francisco.

 

3°: Golden Gate Park

Claro que durante o intercâmbio para os Estados Unidos eu também tive a honra de conhecer o Golden Gate Park que possui uns 400 hectares de matas e jardins floridos, sendo considerado não apenas uma área de parque natural como também um espaço que incentiva a cultura.

Dentre os atributos do Golden Gate Park estão o Young Museam, Academy of Sciences, Japanese Tea Garden, Conservatory of Flowers, Shakespeare Garden e o Botanical Garden.

Ambas são atrações do Parque e você vai super curtir esse destino quando for a San Francisco. Para saber mais detalhes sobre o que fazer no Golden Gate Park, acesse nosso post exclusivo!

 

4°: Alamo Square + Lombard Street

Outro  destino que me surpreendeu quando eu fui visitar, foi o parque Alamo Square que fica localizado no topo de uma montanha no Haight-Ashbury.

Lá do alto, dá pra tirar uma foto icônica nas casinhas coloridas da abertura de “Full House”, 3 é Demais em português.

Depois, andando mais um pouquinho, chegamos à rua mais famosa de São Francisco, a Lombard Street, marcada por sua inclinação de 27 graus.

Na volta, aproveitei para embarcar nos famosos Cables Cars (bondinhos) que facilitam muito o trajeto e vão fechar o seu dia com chave de ouro.

 

5°: Chinatown

Quem nunca ouviu falar de Chinatown ou Grand Avenue em San Francisco, turistou errado! Isso porque, a Grand Avenue é a principal artéria de Chinatown no sentido norte-sul, com seus portões dourados e inúmeras lojas.

E, sobre o que conhecer em Chinatown, indico conheça o Waverly Place, uma rua que no passado concentrava inúmeros bordeis, mas que atualmente é conhecida por abrigar os templos chineses mais bonitos de São Francisco.

Eu dei uma passadinha por lá durante o meu intercâmbio para os Estados Unidos e algumas comprinhas e fiz ótimos registros.

 

6°: Union Square + The Cheesecake Factory

Durante o período do intercâmbio para os Estados Unidos, passei na Union Square, lá estão várias lojas de departamento, hotéis e o Theater District. Resumindo, aqui as ruas são cheias de antigos teatros e clubes privados.

De fato, é um bom lugar para se hospedar e passear num dia de sol.

Além disso, entre a baía de São Francisco e o extremo leste da Union Square concentra-se o Financial District, famoso por abrigar o Transamerica Pyramid, o prédio-simbolo de São Francisco.

Sendo assim, após explorar esses famosos pontos de interesse aproveitei para degustar as delicias do Cheesecake Factory. Lá tem muitas opções de bolos e doces para degustar.

 

7º: Dolores Park + Twin Peakes

Por fim, terminei a semana de tours no meu intercâmbio para os Estados Unidos em uma das melhores áreas verdes da cidade.

O Dolores Park é um dos melhores lugares para tirar proveito do céu limpo sob toda a costa da montanha. Minha dica de ouro, é aproveitar a natureza com um piquenique.

Além disso, recomendo que termine sua viagem conhecendo o Twin Peaks, ou picos gêmeos, que são duas montanhas quase idênticas, pertinho do bairro Castro.

 

Como conseguir seu intercâmbio também?

Entretanto, além de estudar e dar uma turista durante o meu intercâmbio para os Estados Unidos em San Francisco, eu também selecionei algumas dicas que podem te ajudar nesse processo!!

E lá vão algumas dicas valiosas para conseguir o seu intercambio:

1- Sempre fique de olho nas oportunidades que as instituições de ensino disponibilizam, se é do seu interesse corra atrás.

2- Fique atento aos prazos, critérios de seleção e documentação. Não vai perder sua chance por falta de atenção né.

3- Fale com quem já participou de programas de intercâmbio acadêmico e de línguas, as pessoas são fonte de conhecimentos.

4- Não deixe ninguém te desmotivar, acredite em você. Mesmo que não seja de primeira a sua conquista, em algum momento você realizará seus sonhos.

Infelizmente hoje o programa não existe mais devido ao corte de verbas governamental. Porém, eu aprendi uma lição valiosa que é ir atrás de um sonho com toda a determinação possível.

 

Outros posts sobre San Francisco

 

Resumindo…Gostei de fazer Intercâmbio para os Estados Unidos?

Mas é claro que sim!

Afinal de contas, essa foi uma experiência única na minha vida e eu com certeza recomendaria para qualquer estudante corajoso.

Pois, além de aprender uma língua nova e continuar os estudos num lugar completamente diferente, aproveitei para curtir alguns pontos turísticos de San Francisco.

E olha, me fez muito bem!

Por fim, espero que você tenha gostado de saber um pouco mais da minha experiência de Intercâmbio para os Estados Unidos e comenta aqui o que você achou. Além disso, não deixe de seguir o @blogmundoviajante no Instagram e até a próxima!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.