PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

Intercâmbio AIESEC: Como funciona?

Nesse artigo vou falar o que é AIESEC e como funcionam os seus programas de intercâmbio. Quer saber como participar dos intercâmbios da AIESEC? Quais são os custos? Descubra se vale a pena ou não fazer um intercâmbio pela AIESEC?

template aiesec com duas mãos desenhadas estilo mapa mundi e pombas da paz ao redor
Bom, hoje resolvi falar sobre isso já que muita gente veio me perguntar, como eu realizei meu intercambio voluntario para o Peru pela AIESEC? 

O que é AIESEC

A AIESEC surgiu em 1948 logo após a segunda Guerra Mundial, se trata de uma organização criada por estudantes de 6 países que se reuniram em Liège, Bélgica, com o objetivo de criar uma nova forma de cooperação a AIESEC “Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales”.
 
 
Atualmente a AIESEC é o maior movimento de liderança jovem do mundo presente em mais de 120 países e com mais de 2000 membros só no Brasil. O objetivo central da AIESEC é fazer do mundo um lugar melhor através da liderança jovem e eles acreditam que o intercambio desenvolve o potencial de liderança.

Como funcionam os Projetos AIESEC

 
Atualmente a AIESEC possui 3 tipos de intercambio o Voluntario Global, Empreendedor Global e Talento Global.
 
O intercambio de Voluntario Global possibilita ao intercambista desenvolver um trabalho voluntario de 6 a 8 semanas em ONGs, escolas ou fundações de diversos países.
 
 

 

 

Já o programa de Empreendedor Global é uma experiência de imersão em uma Startup durante 6 a 12 semanas, onde o jovem vai desenvolver suas habilidades em um ambiente de negócio inovador.
 
E por último temos o programa Talento Global que é uma experiência internacional durante 3 a 12 meses no ambiente corporativo.

Como funciona o Intercâmbio AIESEC

Agora que vocês já sabem quais os tipos de intercambio oferecidos pela AIESEC vamos falar um pouquinho sobre os pré-requisitos de cada um: No programa de Voluntario Global é necessário ter de 18 a 30 anos e cumprir os requisitos mínimos de língua (geralmente inglês ou espanhol), mas acima de tudo saber que apesar de estar fazendo um intercambio voluntario é necessário comprometimento.
 
Já no programa de Empreendedorismo Global o jovem precisa ter o inglês a partir do intermediário e alguma experiência prévia profissional ou acadêmica na área de atuação que são: Marketing, Administração, T.I., Design e Desenvolvimento de Negócios.
 
 
O programa de Talento Global é o que possui mais pré-requisitos como o nível de inglês avançado e experiência na área que quer atuar (Ensino de Idiomas, Tecnologia da Informação e áreas de Administração, como finanças, gestão, RH e marketing), além de estar dentro da faixa etária do programa e atender as exigências especificas de cada empresa.
 
Bom, todos os programas são interessantes e diferentes entre si e vale a pena conversar com alguém da organização, para isso basta você entrar no site e realizar um cadastro simples que eles entram em contato.

Processo Seletivo Intercambio AIESEC

As etapas para você realizar um intercambio pela AIESEC vão desde o cadastro no site até a viagem em si, abaixo segue as etapas de cada um dos programas:

Voluntario Global = Global Volunteer

template escrito intercambio voluntario aiesec

 

Empreendedor e Talento Global = Global Entrepreneur and Global Talent

template escrito intercambio de trabalho aiesec

O intercambio da AIESEC é de graça? Vale a pena?

Bom, a resposta para a primeira pergunta é não. Existem custos que o intercambista é responsável por custear, que são eles: Passagem aérea de ida e volta, seguro saúde, custos relacionados a documentação quando necessário, taxa da AIESEC e gastos pessoais.
 
 
Já a resposta para a segunda pergunta é, sim, vale a pena um intercambio pela AIESEC, não apenas porque a experiência vai ser desafiadora e mudar sua visão de mundo, mas porque já está incluso hospedagem para todo o período de intercambio e dependendo do projeto até 3 refeições por dia. E isso, você não vai encontrar em nenhuma agência privada.

Dicas sobre AIESEC

Até aqui tudo parece um sonho, mas vamos lá relembrar alguns detalhes importantes.
 
1- No programa de voluntariado e empreendedor o jovem não recebe nenhum tipo de remuneração, já no programa de Talento Global o jovem é remunerado mensalmente, porém geralmente não está incluso acomodação ou refeições.
 
2- Preste atenção na duração de cada programa como no caso do Talento Global que é geralmente por volta de 1 ano e os demais de no máximo 3 meses.
 
3- Lembre-se que a AIESEC é uma organização gerenciada por estudantes e sem fins lucrativos.
 
4- As acomodações voluntarias geralmente são em casa de famílias e por isso respeite o ambiente.
 
5- Converse com alguém que já foi para o mesmo lugar que você pretende ir para não ter problemas com acomodação ou as atividades que você vai exercer lá, além disso existe um grupo no facebook de intercambistas da AIESEC e lá você encontra muita gente disposta a conversar.
 
6- Faça um planejamento financeiro para não ter problemas depois. 
 
7- E última dica, se abra a novas experiências de mundo e pense fora da caixinha, isso pode mudar sua vida.
 
 
 
E se você ficou interessado, pode visitar o site da AIESEC por aqui: AIESEC

 

Quer planejar seu intercambio, temos um Guia do Papo de Intercambio em E-book:

 

 
 
Fiquem de olho, em breve vou falar como foi minha experiência de intercambio no Peru pela AIESEC e quais foram os meus gastos totais.
 
 
 

Parcerias do Blog Mundo Viajante

 

 

Conheça os parceiros promocionais do Mundo Viajante, faça suas compras clicando nos ícones abaixo:
 
Cada compra que você faz AQUI, ajuda a mantermos sempre o blog funcionando e atualizado, lembre-se que você não paga nada a mais por isso.

Compre e compare pelo melhor preço a sua passagem aérea com o “Passagens Promo

 

Saia do Brasil com internet no seu celular com o “Viaje Conectado

 

Pesquise simultaneamente todas as locadoras de carro e reserve com a que for mais barata, pela “Rent Cars

 

Vai viajar para o exterior? Se proteja contra imprevistos com a “Real Seguros” ou “Seguros Promo

 

Precisa comprar moeda ou carregar cartões pre-pagos para usar no exterior? Confira as melhores condições na “Confidence Cambio

 

Por último, para comprar seus passeios e ingressos com antecedência, confira o “Get Your Guide

Se gostou desse post segue o Mundo Viajante no Facebook
 
Conheça também nosso perfil no Instagram e Pinterest
 
Se tem dúvidas ou sugestões deixa seu comentário

 

15 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -