Quer conhecer algumas curiosidades sobre a Bolívia? Pois bem, você chegou no post certo!
Isso porque, a Bolívia é um destino que ainda guarda muitos segredos do império inca e está repleto de maravilhas naturais que você nem imagina.
Além disso, suas tradições culturais mantidas até hoje são surpreendentes e para que você se sinta ainda mais interessado em conhecer este destino, separei 10 curiosidades sobre a Bolívia que vão te deixar de queixo caído.
Então, se você está curioso demais, vem comigo conferir tudinho!
10 Principais Curiosidades Sobre a Bolívia
Pois bem, se você está curioso para conhecer detalhes de um destino latino, nada melhor do que começar a falar sobre as curiosidades sobre a Bolívia, não é mesmo?
Então, eu fiz lista repleta de informações quentes que podem servir como dicas aos turistas que desejam se familiarizar, confira!
1. Lago Titicaca
Você sabia que a Bolívia abriga o lago mais alto do mundo?
Sim, a maior parte do Lago Titicaca está na Bolívia e este é considerado o lago navegável mais alto do mundo, situado a cerca de 3.812 metros acima do nível do mar.
Além disso, hoje em dia encontramos muitos passeios pela região e você pode escolher seu favorito na Get Your Guide, que proporcionam as melhores experiências aos turistas.
2. Diversidade Linguística
O segundo ponto interessante sobre a Bolívia – essa eu tenho certeza de que você não sabia – é que o país reconhece ao todo 37 idiomas oficiais.
Dos quais incluem o espanhol – como principal e mais falado – e várias outras línguas indígenas, como o quéchua e o aymara.
Mas fique tranquilo, pois, para fazer passeios, você pode escolher guias que falam espanhol, inglês e até mesmo português para se sentir mais a vontade.
3. Salar de Uyuni
Para quem não sabe, o Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo, cobrindo mais de 10.000 km² e sim, ele também fica na Bolívia!
Sua formação aconteceu devido a evaporação da água de lagos que se encontravam no local, restando apenas o sal.
Agora uma informação que vai te deixar ainda mais a fim de conhecer essa atração: durante a estação chuvosa, o deserto se transforma em um espelho gigantesco, refletindo o céu e é a coisa mais linda de se observar.
Diferentemente do período de seca onde o branco do sal é tão forte, que você precisa de óculos de sol para conseguir enxergar alguma coisa.
Por último, saiba que, devido a grande quantidade de lítio presente no deserto de sal o funcionamento das bússolas acaba sendo afetado, o que pode ser um problema, já que não é muito difícil se perder na imensidão de branco.
4. Cultura Afro-Boliviana
Assim como no Brasil, a Bolívia também possui uma rica herança afrodescendente, especialmente na região dos Yungas.
Lá, é onde a música, dança e culinária africanas se misturam com as antigas tradições indígenas.
Então, se você tem interesse em conhecer mais a parte cultural da Bolívia, esse é um bom ponto de partida.
5. Altitude Extrema
A capital constitucional da Bolívia, Sucre, está situada a cerca de 2.800 metros acima do nível do mar, enquanto La Paz, a sede do governo, é a capital mais alta do mundo, a cerca de 3.650 metros.
Por isso, quem viaja ao país, deve tomar alguns cuidados básicos para evitar o mal da altitude e assim, se acostumar com o ambiente.
Dentre eles, você deve principalmente manter-se hidratado e considerar consumir a folha de coca – principalmente nos passeios – que ajuda muito.
6. Amazônia Boliviana
Por fazer fronteira com o Brasil, a Bolívia também possui uma vasta extensão da Floresta Amazônica, que abriga uma incrível biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas e raras tanto de animais, quanto de plantas.
7. Carnaval de Oruro
Quem disse que na Bolívia também não tem Carnaval?
Lá, eles têm o famoso Carnaval de Oruro que é um dos mais famosos do país, reconhecido pela UNESCO como Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, celebrado com danças coloridas e rituais ancestrais.
8. Ouro e Pobreza
Apesar de ser rica em recursos naturais, como o gás natural e minerais preciosos como o ouro, a Bolívia ainda enfrenta altos índices de pobreza e desigualdade social.
9. História Antiga
Atualmente, a Bolívia é lar de várias culturas antigas, incluindo os Tihuanacos, que construíram a cidade de Tiwanaku, um dos mais importantes centros arqueológicos pré-colombianos.
10. Culinária Única
Dentre um dos principais motivos para você visitar o país, o principal deles está para a gastronomia boliviana que é diversa e única.
Composta com pratos tradicionais como a salteña (um tipo de empanada), o pique macho (um prato à base de carne, batatas e cebolas) e a api (uma bebida quente feita com milho) que são uma delícia e você não pode deixar de experimentar!
Além disso, na Bolívia o pão de sal como conhecemos não é muito comum e geralmente, eles substituem por saltañas ou massas mais secas e achatadas.
Curiosidades sobre a Bolívia: Opções Extras
Se engana quem pensa que as curiosidades sobre a Bolívia terminam por aí!
Na verdade, ainda há muito o que conhecer desse país latino e como opções extras para os viajantes curiosos, temos mais dicas para contar!
11. O clima muda muito de uma ponta a outra do país
Será que podemos dizer que a Bolívia é o país que mais apresenta variação de temperatura no mundo?
Bom, acho que sim! Isso porque, a Bolívia é um país que conta com diferentes paisagens e climas ao longo de toda a sua extensão.
Dessa forma, durante uma viagem, é possível conhecer desertos, florestas verdes e picos nevados sem precisar se locomover muito.
12. Folhas de coca
As folhas de Coca são muito consumidas na Bolívia, principalmente por conta do mal da altitude e essa prática também é indicada aos turistas.
Sendo assim, saiba que, mascar folhas de coca é uma tradição muito difundida na Bolívia e como antecipei, isso acontece para que a população consiga combater os efeitos colaterais da grande altitude do país.
Esse mal também é chamado de Soroche e alguns dos sintomas são: tontura, náuseas e dor de cabeça, o que também implica muito na realização de passeios.
Então, se esta é sua primeira vez no país, saiba que o consumo das folhas de coca são hábitos “normais” em todo lugar.
O Que Saber Antes de Ir para a Bolívia?
Antes de viajar para a Bolívia, é importante estar ciente de alguns aspectos essenciais para uma viagem tranquila e segura. Portanto, aqui estão as informações que todo viajante deve saber:
- Documentos necessários para brasileiros: Primeiro, para brasileiros precisam apenas de RG ou Passaporte válido para entrar na Bolívia. E caso opte por usar o RG, ele deve estar em bom estado de conservação e ter sido emitido há menos de 10 anos.
- Vacinas recomendadas e obrigatórias: Além disso, não há vacinas obrigatórias para entrar na Bolívia, mas é recomendado estar com a vacina de febre amarela atualizada. Também é importante verificar as vacinas de rotina e considerar a vacinação contra hepatite A e B, dependendo do seu histórico médico.
- Seguro saúde: É altamente recomendado contratar um seguro saúde internacional. Sendo assim, o sistema de saúde na Bolívia pode não ser tão avançado quanto em outros países, e um seguro pode evitar gastos inesperados com tratamentos médicos.
- Roaming e chip internacional: Evite tarifas altas de roaming internacional contratando um chip de dados internacional. Assim, você poderá utilizar internet e fazer ligações locais a preços mais baixos.
- Dinheiro para a Bolívia: Por fim, é aconselhável levar dólares americanos e trocá-los por bolivianos ao chegar na Bolívia, especialmente nas casas de câmbio. Então, evite levar grandes quantidades de dinheiro em espécie, e prefira utilizar cartões de crédito ou débito quando possível.
Outras dicas sobre a Bolívia
- Salar Uyuni: Onde fica? Como chegar? O que fazer?
- Roteiro pelo Salar Uyuni
- O que fazer em La Paz?
- Roteiro de 12 dias pela Bolívia
- Viagem para Bolívia: Dicas de Viagem
- O que fazer na Bolívia?
- Cidades Turísticas da Bolívia
- Comidas típicas da Bolívia
- Seguro viagem para Bolívia
Vale a pena conhecer a Bolívia?
Mas é claro que sim!
Afinal de contas, esse é um destino que guarda inúmeras surpresas e você não pode deixar de conhecer as curiosidades sobre a Bolívia com os próprios olhos.
Além disso, quando for viajar, não deixe de compartilhar com a gente quais curiosidades sobre a Bolívia novas você descobriu, vou adorar saber! Siga o @blogmundoviajante no Instagram para ter acesso a dicas complementares e até a próxima. Beijos da Iza!







