Se você está buscando como ir de Lima para Machu Picchu e principalmente quer saber todas as opções até as ruinas sagradas, saiba que você chegou ao post certo!
Diferente do que todo mundo pensa, são várias as possibilidades para se chegar na cidade perdida de Machu Picchu. Seja de ônibus, avião, trem, carro ou trilha, o caminho até lá atende a todo tipo de público: Mochileiro, econômico e luxuoso.
Além disso, o tempo também muda consideravelmente de acordo com a escolha do viajante, já que existem caminhos que podem levar semanas, enquanto outros duram horas.
Pensando nisso, hoje falaremos como ir de Lima a Machu Picchu e compartilhar a nossa experiência nas terras peruanas.
Como ir de Lima para Machu Picchu: Visão Geral
O primeiro passo é sair do Brasil até Lima, a capital do Peru. E de lá seguir até Cusco que fica a mais de 1000 km de distância da capital peruana.
Em seguida, chegando em Cusco os viajantes devem ir rumo a Aguas Calientes, o vilarejo mais próximo da cidade Inca, e só depois finalmente chegar a Machu Picchu.
Portanto, a rota de Lima até Machu Picchu passa por Lima, Cusco e Aguas Calientes. E apesar de parecer coisa de outro mundo, fique tranquilo, pois existem ótimas opções de trajeto.
Já em relação às opções de locomoção, cada trecho possui suas peculiaridades e pode ser acessado das seguintes formas:
- De lima para Cusco: Avião, ônibus ou carro.
- De Cusco para Aguas Calientes: Trem, van, carro ou a pé.
- De Aguas Calientes para Machu Picchu: Van oficial ou a pé.
1º Passo: Como ir de Lima para Cusco?
Lima para Cusco: Avião
Considerada a rota mais frequente para se chegar em Cusco, os voos para a cidade cusqueña tem duração de 1:30h e partem diariamente por algumas companhias aéreas que realizam esse trecho.
As tarifas variam muito conforme promoções ao longo do ano, mas em média os preços ficam entre $100 a $300 por trecho. Onde, indicamos a melhor empresa de comparações de preços, a famosa Skyscanner.
Lima para Cusco: Ônibus
As viagens noturnas partindo de Lima com destino a Cusco de ônibus são comuns, onde existem três possíveis trajetos: Passando por Arequipa, Abancay e Nazca.
Os dois primeiros levam em torno de 20h-26h, já o terceiro tem duração aproximadamente de 30 horas e passa por diversos precipícios perigosos.
Sendo assim, apesar dessa ser uma opção usada por muitos mochileiros, não indicamos aos nossos leitores!
Lima para Cusco: Carro
Apesar de também não ser o transporte mais comum para se chegar até Cusco, é possível percorrer os 1100 km de carro.
Porém, é importante ressaltar a dificuldade de locomoção em vários trechos da estrada e nos precipícios ao longo do caminho, assim como na opção anterior.
Além disso, seria interessante avaliar o custo-benefício de uma viagem de carro até Cusco, já que pelo valor gasto de gasolina, talvez compense mais ir de avião até Cusco.
Por fim, se você quer contratar um transfer do Aeroporto de Lima até o seu hotel, indicamos de olhos fechados a Civitatis. Onde, você reserva com cancelamento grátis e parcelamento aqui.
2º Passo: Cusco para Aguas Calientes?
Cusco para Aguas Calientes: Trem
Apesar da viagem de Cusco para Aguas Calientes de trem ser relativamente curta, essa é a melhor opção para as viagens tradicionais. Já que as alternativas demandam mais tempo e esforço físico.
Apenas duas empresas fazem essa rota de trem: Peru Rail e Inca Rail.
Em relação a Inca Rail, existem 4 opções luxuosas de passagens de trem: The Private, The First Class, The 360º e The Voyager.
Sendo que nas duas primeiras – The Private e The First Class – os passageiros têm direito a um vagão exclusivo com cardápio gourmet.
Já para quem compra a passagem The 360º terá janelas panorâmica, acesso ao bar e almoço leve. Enquanto, no The Voyager encontram-se assentos confortáveis com mesas dobráveis, janelas panorâmicas e snacks.
Por fim, vale a pena destacar que a Inca Rail é a categoria luxuosa para as viagens de Cusco a Lima de trem, mas o percurso é idêntico ao da sua concorrente.
Já a Peru Rail possui 3 tipos de trens turísticos de Cusco para Aguas Calientes: Vistadome, Expedition e Hiram Bingham.
No caso do Vistadome os trens possuem janelas panorâmicas e o teto é feito de vidro transparente.
Já no Hiram Bingham o turista tem acesso a viagem mais sofisticada que a empresa pode oferecer, com direito a vagão-restaurante, vagão-bar, vagão-observatório, almoço ou jantar, música peruana e coquetel de boas-vindas.
E para finalizar temos o Expedition, o escolhido por nos na nossa viagem, já que era o mais econômico de todos. Por fim, se você quer reservar o seu embarque de Cusco até Aguas Calientes, indicamos:
O embarque de Cusco para Aguas Calientes ocorre nas estações de San Pedro (Cusco), Poroy (Cusco), Urubamba e Ollantaytambo.
Lembrando que o embarque direto de Cusco para Aguas Calientes ocorre apenas de maio a dezembro. Pois, de janeiro a abril inicia-se a temporada de deslizamentos em Cusco e o transporte bimodal é adotado pela empresa.
Portanto, no período de chuvas o trajeto muda um pouquinho, onde é necessário ir de ônibus até Ollantaytambo e depois embarcar para Aguas Calientes.
Mas, fique tranquilo, após chegar no primeiro ponto de encontro, a própria Peru Rail guia os visitantes até o destino final, sabemos disso, pois estivemos no Peru em fevereiro.
Por fim, na alta temporada faça suas reservas com antecedência na Peru Rail, já que os trens têm dias e horários limitados.
Cusco para Aguas Calientes: Onibus + Taxi
Das maneiras menos cansativas de chegar a Machu Picchu, esta é a mais barata, porém não tão rápida: você precisará de 2 ou 3 dias para todo o passeio.
Algumas agencias de viagem vendem tours “Machu Picchu by bus” ou “Machu Picchu by car”, mas saiba que você pode fazer esse caminho de forma independente.
O primeiro passo é pegar um ônibus ou taxi de Cusco até a cidade de Santa Maria, localizada a 180 km da região central.
Os transportes coletivos saem da Avenida Antonio Lorena e podem ser acessados pelo Terminal de Passo Santiago ou pelo Terminal Quillambola em Cusco.
Já uma alternativa para quem busca agilidade é pegar um taxi coletivo, próximo ao Hospital de la Solidaridad, para ir direto a Santa Maria.
Chegando a Santa Maria, é necessário embarcar por 30 minutos em uma kombi ou taxi até o vilarejo de Santa Teresa.
Nesse último trecho a estrada é de terra, e, portanto, na época de chuva o caminho se torna extremamente perigoso.
Já em Santa Teresa os viajantes pegam um taxi até a hidrelétrica e de lá caminham 10km até Aguas Calientes.
É fácil fazer esse último percurso a pé, seguindo os trilhos dos trens por umas 3 horas.
Mas, lembre-se que esse é um caminho alternativo, apesar de não ser o mais indicado. Além disso, as condições meteorológicas podem influenciar muito no trajeto.
Cusco para Aguas Calientes: Ônibus + a Pé
Essa é a opção favorita entre os mochileiros, tanto pelo baixo custo, como pela relativa facilidade.
O trajeto se inicia em Cusco nos terminais de ônibus da Avenida Antonio Lorena, onde o viajante deve pegar um ônibus com destino a Ollantaytambo.
A viagem até Ollantaytambo tem duração aproximada de 1:40h e custa em média 20 soles de ônibus ou 40 soles de taxi. E chegando ao vilarejo vá até a praça central e tome um taxi até o km 82.
Já a partir do km 82 não tem erro, basta caminhar pelos trilhos até Aguas Calientes, mas tome bastante cuidado nas curvas e tuneis, quando não há muito espaço para desviar dos trens.
E apesar dessa prática ser proibida os maquinistas se acostumaram a ver os viajantes quebrando essa regra.
Na volta faça o mesmo trajeto, caminhe de Aguas Calientes até Ollantaytambo e de lá pegue um ônibus ou taxi para regressar a Cusco.
Cusco para Aguas Calientes: Bike + a Pé
Conhecido como Inka Jungle Trek, esse roteiro tem se tornado uma das alternativas mais populares à Trilha Inca, podendo durar de 3 a 4 dias.
No primeiro dia, o viajante vai de Cusco até o Vale Sagrado de carro, passando pelo ponto conhecido como Abra Malaga, a 4.350 metros.
Após chegar no povoado de San Luis, os viajantes descem de bicicleta até Santa Maria, visitando os sítios arqueológicos no caminho.
Já no segundo dia, caminha-se até Santa Teresa pelas margens do rio Urubamda, atravessando um trecho de selva.
No último dia a ideia é ir de Santa Teresa até Aguas Calientes: Seguindo de carro até a hidrelétrica e depois caminhar pelos trilhos dos trens até Aguas Calientes.
Por fim, vale a pena destacar que esse pacote é um dos menos procurados, e, portanto, só indicamos para os mais aventureiros.
Cusco para Aguas Calientes: A pé
Opção 1: Trilha Inca Clássica
O trekking mais famoso da América Latina com certeza é a Trilha Inca Clássica, onde o viajante leva 4 dias e 3 noites até chegar em Machu Picchu.
Sendo necessária a reserva antecipada pelas agencias de turismo credenciadas, o trekking inicia no km 88 em Qoriwayrachina e passa pelo rio Vilcanota até chegar ao povoado de Wayllabamba.
No segundo dia os turistas sobem até o topo da montanha Warmiwañusca e percorrem um caminho de 4 horas até o Vale do Rio Pacaymayu.
Já no dia seguinte os visitantes percorrem o caminho que passa por 4 sítios arqueológicos: Runkuraqay, Sayaqmarka, Phuyupatamarca e Wiñaywayna.
Por fim, no quarto e último dia, o trekking segue em direção ao mirante Intipunku e depois até Machu Picchu.
Em relação aos preços, o pacote completo da trilha clássica – incluindo transporte até o ponto inicial, guia, carregador de bagagens, equipamento e refeições – custa em média $600 por pessoa.
Opção 2: Trekking de Salkantay
Esse percurso é indicado para aqueles que topam caminhar vários dias, mas que não conseguiram uma vaga na Trilha Inca ou não querem pagar mais de $500 pelo trekking.
A caminhada dos 70 km leva de 5 a 7 dias e não inclui a passagem pelos sítios arqueológicas.
Apesar disso, nesse percurso o viajante passa pela vegetação nativa da região, montanhas e picos nevados, onde o destaque é do Salkantay com seus 6.200 metros.
O passeio é vendido em Cusco pelas agencias de turismo por aproximadamente $800, já estando incluso transporte de van ou trem quando adequado, guia turístico, equipamentos de camping, cavalos para carregar a bagagem, refeições e para alguns casos a entrada para Machu Picchu.
Em resumo, o roteiro do Trekking de Salkantay inicia em Mollepata passando por Soraypampa até chegar em Santa Teresa.
Dali em diante o caminho segue como vários outros, passando pela hidrelétrica e seguindo em direção à Aguas Calientes.
Além disso, confirme com a agência de turismo se está incluso o carregamento de toda a sua bagagem, já que algumas agencias vendem esse tour mais barato sem o carregamento total de bagagem.
Por último, saiba que a melhor época para o Trekking de Salkantay é de maio a fins de agosto, devido ao bom tempo e céu limpo.
Opção 3: Trilha Caminho Sagrado
Já no caso de quem não tem muito tempo, ou não está confiante com a sua forma física, uma opção alternativa seria encarar o Caminho Sagrado de 2 dias e 1 noite.
Esse caminho apesar de ter sido usado pelos Incas se transformou em uma alternativa turística mais curta que as anteriores.
O início do percurso é no km 104, onde os turistas podem chegar até lá de trem Expedition da Peru Rail. Onde, é necessário solicitar a parada, se não o trem vai direto para Aguas Calientes.
Após desembarcar, atravesse o rio Vilcanota e faça o registro obrigatório no ponto de controle. Depois é só seguir por 4 horas até Wiñaywayna – local de pernoite dos viajantes.
Já no dia seguinte a caminhada segue em direção a Aguas Calientes e Machu Picchu.
3º Passo: Aguas Calientes para Machu Picchu?
Aguas Calientes para Machu Picchu: Van
A opção mais fácil para subir até a entrada das Ruinas de Machu Picchu é através das vans oficiais que saem da rua principal do vilarejo de Aguas Calientes.
As vans saem a cada 10 minutos e custam por volta de $24 dólares ida e volta. (Referência: Julho/2023)
Para reservar a sua passagem sem burocracia e em real (R$), assim como o Mundo Viajante, basta acessar aqui!
Aguas Calientes para Machu Picchu: A pé
A segunda alternativa é caminhar por 2 horas pelo mesmo caminho que as vans percorrem até a entrada de Machu Picchu.
Só existe uma única rota de estrada de terra, sendo impossível que se perder. Mas, para alguns pode ser cansativo devido a altitude, ou seja, avalie se vale a pena.
Qual a melhor opção de Lima para Machu Picchu?
Como ir de Lima para Machu Picchu: Mochileiro
Para aqueles que são mochileiros em busca de economia máxima, sugerimos a seguinte rota:
1º Ônibus de Lima para Cusco
2º Ônibus + a Pé de Cusco para Aguas Calientes
3º Caminhar de Aguas Calientes até a entrada de Machu Picchu
Como ir de Lima para Machu Picchu: Econômico
1º Avião de Lima para Cusco
2º Trem de Cusco para Aguas Calientes
3º Van oficial de Aguas Calientes até Machu Picchu
Como ir de Lima para Machu Picchu: Luxuoso
1º Avião de Lima para Cusco
2º Trem Luxuoso de Cusco para Aguas Calientes
3º Van oficial de Aguas Calientes até Machu Picchu
Mas, lembre-se que essas são apenas sugestões de roteiro, pois existem outras opções como trekkings e caminhos alternativos como os citados no post.
Qual rota o Mundo Viajante percorreu de Lima para Machu Picchu?
Conhecemos Machu Picchu em janeiro – na temporada de chuvas – onde os caminhos são afetados pelas condições meteorológicas. Portanto, optei por uma viagem econômica que não foi nem de luxo e nem de mochileiro:
1º Trecho: Ida e volta de Lima até Cusco de avião
2º Trecho: Ida de Cusco para Aguas Calientes de trem + volta
3º Trecho: Ida e volta de Aguas Calientes até Machu Picchu de van oficial
Gostou? Ou quer um roteiro personalizado para sua viagem para o Peru? Então, basta enviar uma mensagem pra gente aqui!
E caso você queira uma alternativa a tudo isso e busque um pacote completo de Cusco e Machu Picchu com guia, indicamos: Excursão de 2 dias a Machu Picchu
Outras dicas sobre o Peru?
- O que fazer no Peru?
- Comidas típicas do Peru?
- Pontos turísticos de Lima?
- Melhores museus de Lima?
- Melhores praias de Lima?
- Onde se hospedar em Lima?
- City tour em Lima?
- Miraflores: O bairro mais lindo de Lima
- Free walking tour em Lima
- O que fazer em Cusco?
- Free walking tour em Cusco
- O que fazer em Ica?
- Reserva Nacional de Paracas?
- Sobrevoo pelas Linhas de Nazca
- O que fazer em Huaraz no Peru?
- O que fazer em Machu Picchu?
- Curiosidade e lendas sobre Machu Picchu
- Trekking pelas montanhas de Machu Picchu?
Por fim, se você tem alguma dúvida sobre como ir de Lima para Machu Picchu? Então, deixa seu comentário e já aproveita para seguir o @blogmundoviajante no Instagram!
Respostas de 21
Você trouxe ótimas informações sobre de como ir de Lima para Machu Picchu, que bom que tem ótimas formas de ir para Machu Picchu, gostei muito do post, bjs.
Parabéns pelo post Como ir de Lima para Machu Picchu. Está super completo e dá-nos uma ideia de todo o percurso para lá chegar e quais os gastos necessarios. Terei este post em conta quando organizar a minha viagem a Machu Picchu.
Tenho um sonho de conhecer Machu Picchu. Seu post é muito bom… Dá um panorama global do percurso. A gente praticamente viaja com você! Fora a noção econômica, que é muito importante saber, não é verdade? Adorei! Excelentes informações!
Nossa tenho muita vontade de conhecer, sempre fez parte do meu roteiro de viagens. Amei o post com essas dicas super completas!
Beijos
Oi, tudo bem? Ótimas dicas! Ainda mais para quem ama viajar. Já viajei de trem e de ônibus, amo poder fotografar no trem. Avião também é muito bom. Espero conhecer o Peru em breve. Um abraço, Érika =^.^=
Gostei das tuas dicas, as vezes queremos viajar mas sem saber como acabamos perdendo das belezas que poderíamos conhecer, valeu pelas dicas!
Oi Iza, tudo bem?
OMG! Faz um post por favor, depois, com as fotos dessa cidade e um pouco sobre a história do lugar, eu ficarei louca, risos… Gente, seria o máximo conhecer as ruínas sagradas. E você deu o caminho das pedras para chegarmos lá. Amei as suas dicas!
beijinhos.
cila.
Obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado.
Abraços
Pretendemos fazer mais posts sobre Machu Picchu 😊
Obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado.
Abraços
Obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado.
Abraços querido 💚
Obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado.
Abraços
Obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado.
Abraços
Obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado.
Abraços
Oi Cila, pode deixar que estamos programando outros posts sobre as ruínas de Machu Picchu e nesses terão várias fotos 😊
Forte abraço querida 💙
Parabéns pela descrição. Ajuda muito! a trilha caminho sagrado tem duração de 2 dias e 1 noite somente ida ou incluí a volta? Se não está inclusa, como é feita?
Olá Antônio, fico muito feliz que tenha curtido o post 😀
Se você for com um guia, ele já irá organizar a melhor forma de retorno, então você poderá optar por refazer o mesmo caminho ou não.
Além disso, os 2 dias e 1 noite são até Machu Picchu, ou seja, na volta será necessário fazer o mesmo caminho de retorno ou voltar através de outra alternativa mais rápida (inclusive é o mais indicado para quem não tem condicionamento físico).
Se for esse o caso, te aconselho optar pelo caminho que citei no post como “Cusco para Aguas Calientes: Ônibus + a pé”, porém fazendo o inverso, e, portanto, caminhando de Águas Calientes até Ollantaytambo e depois pegando uma van (ônibus) para chegar em Cusco.
Mas lembre-se que o ideal para quem opta pelo Caminho Sagrado é contratar um guia ou ir com alguém que já tenha feito a trilha.
Por fim, te desejo sucesso na sua viagem 🙂
Izaaa, obrigado pelas dicas, sempre consulto o seu blog na hora de viajar pelo Brasil e agora estou acompanhando os posts da América Latina. Escolhi ir de trem e deu tudo certo, ainda mais pq não queríamos fazer nenhuma trilha kk