Pesquisar
Close this search box.

City Tour Curitiba de ônibus turístico: Guia completo

Rua 24 horas city tour curitiba

Se você está buscando mais informações sobre o City Tour Curitiba de ônibus turístico, então saiba que chegou ao post certo!

Fazer um passeio guiado por Curitiba pode ser uma excelente opção para conhecer os principais pontos da cidade, não é mesmo?

Mas, pode fazer isso em um ônibus panorâmico de 2 andares, pode ser uma experiência única!

Então, não perca a oportunidade de fazer o City Tour Curitiba, que é opção perfeita para você conhecer o coração da cidade em um único dia!

 

Como funciona o City Tour Curitiba de ônibus turístico?

Primeiramente, este passeio é realizado pela Linha Turismo e é a oportunidade perfeita para fazer algo diferente durante as férias.

Isso porque a atração já começa superdivertida, sendo feita num ônibus de 2 andares, onde passaremos por 26 pontos turísticos diferentes em Curitiba.

E como diferencial, o sistema é de hip-hop, onde os turistas adquirem um cartão-turismo individual, que dá direito a embarques ilimitados na linha, em um período de até 24 horas.

O sistema de hip-hop proporciona maior comodidade aos clientes, que podem escolher em quais atrações dedicarão mais tempo de visita.

Já que dentro dessas 24 horas, os turistas podem subir e descer do ônibus quantas vezes quiserem para apreciar as maravilhas da cidade.

 

Quanto custa o City Tour Curitiba e onde comprar o cartão de embarque?

O City Tour Curitiba de ônibus turístico custa R$50 por pessoa e os pagamentos podem ser feitos em dinheiro, ou ainda, com cartão de débito e crédito das bandeiras ELO, MASTER e VISA. (Referência: Fevereiro/2023)

A compra pode ser feita em qualquer dos 26 pontos de embarque, diretamente com o cobrador. O primeiro veículo do dia parte às 9h e o último às 17h30 na Rua das Flores.

Mas, fique tranquilo que a circulação dos ônibus de turismo é de meia em meia hora em cada parada.

 

Roteiro do City Tour Curitiba de ônibus turístico?

Agora que já temos as principais informações sobre o tour, vamos logo ao que nos interessa e conhecer as paradas do City Tour Curitiba em ônibus turístico?

 

1- Rua 24 horas

Começamos o nosso tour pela Rua 24 horas, que além de ponto de encontro, é a nossa primeira parada do City Tour Curitiba.

Rua 24 horas city tour curitiba
Rua 24 horas

Aqui, a região é puramente turística, já que possui uma arquitetura diferenciada, com uma galeria que possui um grande relógio central, opções de lazer, serviços, comércios, gastronomia e bancos.

O que é realmente a diversão completa para todos os turistas.

 

2- Praça Rui Barbosa

Localizada no coração de Curitiba, a Praça Ruy Barbosa homenageia um importante jurista brasileiro, o famoso baiano Ruy Barbosa.

Ao seu redor ficam localizados importantes pontos históricos como: Mercado Central, a Santa Casa da Misericórdia e a Igreja Bom Jesus.

Então, é um ponto turístico interessante para quem gosta de locais mais históricos e urbanizados.

 

3- Museu Ferroviário

Nossa próxima parada do tour, é no Museu ferroviário, que se encontra na antiga estação da cidade – onde atualmente funciona um shopping center – e conta a história da antiga ferrovia do estado.

A entrada para esta atração é gratuita e a atração conta com um acervo de mais de 600 peças, que contribui para a preservação da memória do sistema ferroviário do Estado do Paraná.

Além disso, por aqui, os visitantes podem acessar ambientes como a bilheteria, a sala de telégrafos e a plataforma de embarque.

 

4- Teatro Paiol

Para quem gosta de atrativos com muita história, continuamos com o nosso City Tour Curitiba para o Teatro Paiol, construído em 1906 e reestilizado em 1971 onde até hoje funciona o Teatro de Arena Paiol.

O estabelecimento é um dos primeiros espaços culturais do estado e nunca se imaginara que um dia se transformaria em um teatro, afinal, o local já passou por tanto, não é mesmo?

Então, para ter mais informações sobre este ponto, você terá que participar do tour!

 

5- Jardim Botânico

Quem não conhece o famoso Jardim Botânico de Curitiba, não é mesmo?

Pois bem, o nosso city tour, faz uma parada obrigatória em um dos principais pontos turísticos do estado.

jardim botânico de Curitiba city tour curitiba
Jardim Botânico

Sendo assim, por aqui, há muito o que se fazer: conhecer a estuda e museu de plantas, saber mais sobre a história local e muito mais.

Afinal, o local abriga espécies botânicas típicas do Brasil, na qual atrai muitos pesquisadores de todo o mundo.

Então, que tal tirar um tempinho para fazer boas fotos? Elas com certeza ficarão lindíssimas!

 

6- Ferroviário e Mercado Municipal

Tanto a ferroviária, como o Mercado Municipal, encontra-se bem próximos um do outro e ambos, tem a sua importância para o estado.

Então o City Tour Curitiba não poderia deixar passar essas atrações, não é mesmo?

Pois bem, a ferroviária de Curitiba, fui inaugurada em 1972 e representa um marco no país em questão de terminais de transporte, graças à sua concepção moderna e funcional desde os primórdios.

Além disso, também temos o Mercado Municipal, que atualmente, é o tradicional ponto para comprar iguarias de todo o mundo e claro, também assume grande importância para o estado.

Então, para conhecer mais sobre eles e comemorar seus aniversários, não deixe de participar desta aventura!

 

7- Teatro Guaíra e Universidade Federal do Paraná

Se você gosta de Artes Cênicas e adoraria participar de um espetáculo, teatro e qualquer outra apresentação, que tal ficar de olho na programação do estabelecimento?

Falamos isso, porque, o Teatro Guaíra também está incluso no roteiro do tour e é o maior da América Latina.

Além do teatro, nesta parada, é a oportunidade perfeita para conhecer a Universidade Federal do paraná, a principal instituição de ensino do estado.

Então, vale muito a pena conhecer!

 

8- Paço da Liberdade

Construído em 1916, com a finalidade de sediar a prefeitura de Curitiba, o Paço da Liberdade também é uma das principais atrações do estado.

E é claro que o City Tour Curitiba também marca presença neste ponto turístico!

Durante a visitação, é possível entrar no prédio e observar amostras da pintura original, bem como, alguns trechos do sistema de escoamento de água através de pisos de vidro.

Atualmente, o espaço é destinado a cultura, no qual oferece muitas comodidades aos seus visitantes, tais como café, livraria e biblioteca, um auditório completo e grande e salas de exposições e realização de cursos.

 

9- Passeio Público e Memorial Árabe

O Passeio Público é o primeiro parque público e mais antigo de todo o estado, com cores e estruturas inspiradas no povo do deserto.

Passeio Publico Municipal
Passeio Público

O espeço passou por muitas reformas ao longo dos anos, aonde chegou até a abrigar um zoológico.

Atualmente, o local é sede de uma biblioteca pública.

Além disso, na mesma praça que o Passeio Público, temos o famoso Memorial Árabe que é lindo tanto por fora quanto por dentro.

Ele foi construído para homenagear a cultura do Oriente Médio e atualmente, funciona como biblioteca especializada.

O prédio tem ao todo, uns 140 metros quadrados de área construída, aproximadamente.

E, no interior da construção, sobre um pedestal de mármore, encontramos a escultura representativa do escritor Gibran Kalil Gibran.

 

10- Centro Cívico

Uma passadinha pelo Centro Cívico pode ser surpreendente para conhecer um pouco de história política.

Afinal de contas, esta é a sede dos Três Poderes do estado do Paraná e você não pode perder esse rolê.

Durante a nossa parada do City Tour Curitiba, você pode caminhar pela região e conhecer alguns pontos importantes.

Dentre eles, podemos destacar:

  • Palácio Iguaçu e
  • Prefeitura Municipal de Curitiba.

Então, saiba que entrar nesse pedaço de Curitiba é como embarcar diretamente em Brasília, onde qualquer semelhança, é mera coincidência.

 

11- Bosque do Papa e Memorial Polonês

O Bosque do Papa e o Memorial da Imigração polonesa ficam no mesmo local, por isso são duas atrações imperdíveis que você pode conhecer ao mesmo tempo!

boque do papa parana
Fonte: Pixabay

Por aqui, temos o Memorial Polonês, foi criado com a ideia de representar o agradecimento da cidade em relação ao imigrante polonês e todo o seu significado.

O local tem um estilo bem rústico e atrativo, que é composto por sete casas feitas de troncos, tipicamente similar as residências polonesas da época.

O estabelecimento, foi inaugurado ainda em 1980, logo após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba, ao qual foi homenageado, dando o nome da “praça” de Bosque do Papa.

 

12- Museu Oscar Niemeyer

Não podíamos fazer um tour completo pelo estado sem passar no fabuloso Museu Oscar Niemeyer, não é mesmo?

Pois bem, recomendamos então, que você se prepare para o próximo destino do nosso City Tour Curitiba.

melhores museus em curitiba
Fonte: Pixabay

O MON, como é conhecido, é uma obra por si só e atualmente, representa o maior e mais moderno museu do Brasil, completamente desenhado e planejado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

O Olho, tem um acervo completo que foca nas artes visuais, na arquitetura e no design. Por aqui, existem muito eventos, exposições e outras coisas que giram em torno desse universo.

Então, procure saber mais sobre a programação do MON e divirta-se por esse tour!

 

13- Bosque Alemão

Assim como o Bosque do Papa, o Bosque Alemão, é uma homenagem a todos os imigrantes alemães que foram a Curitiba.

Bosque alemão
Bosque Alemão

O local, mantém sua arquitetura antiga desde 1996 e conta com muitos equipamentos que representam e divulgam as tradições alemãs.

Entre os destaques desta atração, podemos contar com:

  • A trilha de João e Maria – que narra o conto dos irmãos Grimm –;
  • Casa Encantada;
  • O Oratório Bach – uma sala de concreto dentro do estabelecimento – e
  • E por fim, a Torre dos Filósofos – um mirante de madeira, que proporciona uma bela vista de Curitiba –.

Então, você já sabe qual deles é a sua primeira opção para conhecer?

Elas são cheias de histórias e também muito divertidas, com certeza, você não vai se arrepender!

 

14- Universidade Livre do Meio Ambiente (UNILIVRE)

A UNILIVRE foi a primeira universidade do país, criada para estudar o desenvolvimento natural com preservação ambiental.

Foi inaugurada em 1992, com a presença do oceanógrafo Jacques Costeau.

E desde então, a universidade investe em estratégias e ações de sustentabilidade, para transformar o mundo, num lugar melhor.

 

15- Parque São Lourenço

Por aqui, uma antiga fábrica de cola, tomou conta do espeço e se tornou uma conhecida e importante casa de cultura em Curitiba.

Então, podemos dizer que é aqui que pequenos artistas começam e reconhecem s seus talentos.

Este centro de Criatividade, oferece cursos, oficinas e exposições. O parque também possui uma pista de corrida e um lago cercado por mata nativa.

Além disso, dentro dos limites do Parque, podemos observar no Jardim das Esculturas, 15 peças gigantes, em bronze, que com certeza agregam mais história e charme ao local.

Também temos muitos outros atrativos dentro deste complexo que com certeza você precisa conhecer:

  • Pista de caminhada;
  • Quadras de futebol e de vôlei;
  • Playgrounds infantis com brinquedos inclusivos – que podem ser desfrutados com segurança por crianças com deficiência ou não.
  • Uma ciclovia que percorrer o lago.

 

16- Ópera de Arame

Se você está pensando em conhecer uma atração diferente no Paraná, fique tranquilo, pois o City Tour Curitiba te leva para uma experiência mágica para Ópera de Arame.

o que fazer em curitiba? conhecer a opera arame
Ópera de Arame

Construída em estrutura tubular e inaugurada em 1992, o espaço é integrado à natureza e por aqui, acontecem com frequência, grandes eventos musicais, artísticos e culturais.

Além disso, todos s tipos de espetáculos, desde o estilo popular ao clássico, são bem-vindos por aqui.

Então, aproveite a oportunidade para conhecer a magnitude desse lugar!

 

17- Parque Tanguá

O Parque Tanguá é um destino que surpreende por esconder muitas belezas.

Ele foi construído no lugar de antigas pedreiras e cá entre nós? Soube reaproveitar muito bem o espaço, com destaque para o túnel artificial que atravessa uma rocha e une os dois lagos – aqui, você pode optar por fazer a travessia a pé ou de barco.

Parque tangua curitiba

Além disso, no complexo ainda temos a presença de outras atrações, como um mirante, ciclovia, pista de Cooper e claro, uma lanchonete.

O que pode ser perfeito para visitar durante a tarde.

 

18- Parque Tingui

O Parque Tingui, foi inaugurado ainda em 1994, as margens do Rio Birigui e seu nome, representa uma homenagem aos índios tinguis, que habitavam a região antes da colonização dos portugueses.

E, como forma de representação física, logo na entrada do Parque, vemos uma estátua do cacique Tindiquera, da tribo Tingui.

Sendo assim, nesta atração ainda encontramos:

  • Alguns lagos;
  • Pontes de madeira;
  • Um parque infantil;
  • Ciclovia e
  • Muita área verde!

Tudo isso, faz deste parque, uma das melhores opção de lazer em Curitiba, então não deixe de inclui-la no seu roteiro!

 

19- Memorial Ucraniano

O Memorial Ucraniano está localizado dentro do Parque Tingui, e é uma homenagem ao centenário da chegada do povo ao estado.

Memorial Ucraniano
Memorial Ucraniano

Com cúpula em tons de dourado e cobre, o memorial é uma réplica da Igreja de São Miguel, na Serra do Tigre, em Mallet e por aqui, encontramos uma belíssima exposição de pêssankas (ovos pintados à mão), ícones e bordados, que representam muito a cultura da Ucrânia.

Por aqui, é tudo muito bonito e realmente vale a pena conhecer para quem gosta de uma boa história!

 

20- Portal Italiano

Nossa próxima parada do City Tour Curitiba, é o Portal Italiano, que sinaliza a entrada do bairro de Santa Felicidade e reproduz as edificações típicas da imigração italiana do bairro.

A partir daqui, entraremos em uma nova jornada do tour com a Linha Turismo, portanto, aproveite esta oportunidade para fazer ótimas fotos!

 

21- Santa Felicidade

Ao entrar no bairro, já podemos até sentir a atmosfera diferente de uma região pequena, formada por imigrantes italianos, no período de colonização.

Santa Felicidade em Curitiba
Santa Felicidade

E, como principal atrativo, temos a gastronomia, obviamente.

Em Santa Felicidade, encontramos o principal eixo gastronômico de Curitiba, por isso, você não pode perder esta visita.

Além disso, o local é muito fofo e acolhedor, com casas típicas da época ainda muito bem preservadas.

Vale a pena fazer essa visitação!

 

22- Parque Birigui

O Parque Barigui é uma outra atração em Curitiba, que vale muito a pena uma visita.

Ele é o maior parque da capital, o que proporciona mais possibilidades de lazer para a toda família.

parque barigui city tour curitiba
Fonte: Pixabay

Ele também foi escolhido pelos curitibanos como um dos preferidos para as caminhadas diárias, para a prática de esportas e claro, para se divertir bastante.

Além disso, nesta área também encontramos um espaço para exposição e eventos, que é onde está localizado o famoso Museu do Automóvel, que também é um atrativo e tanto!

 

23- Torre Panorâmica

A única torre de telefonia do Brasil, pertencia a Telepar e foi inaugurada em 1991 e atualmente, é uma das principais atrações da cidade.

Isso porque, visitantes que acessam a região, podem  aproveitar o mirante aberto a todos, para admirar a incrível paisagem em 360° da capital.

Aproveite para registar esse momento e faça boas fotos!

 

24- Setor Histórico

O Setor Histórico de Curitiba, também é dos grandes atrativos do nosso tour.

Isso porque, a praça abriga algumas relíquias que você não pode deixar de acompanhar de perto.

Dentre elas, temos:

  • As ruínas da Igreja de São Francisco de Paula que nunca foi concluída;
  • O Relógio das Flores;
  • A Fonte da Memória a Fundação Cultural de Curitiba;
  • Antigos casarões que atualmente servem de espaços culturais – mas que ainda mantém a arquitetura antiga – e
  • A Igreja do Rosário, onde é celebrada, aos domingos pela manhã, a Missa do Turista.

Por fim, para quem gosta de artes e artesanato, saiba que na região, também acontece a feira de artesanato, um excelente ponto de encontro dos curitibanos.

 

25- Praça Tiradentes

A Praça Tiradentes em Curitiba, é o famoso Marco Zero da cidade e como podemos esperar, o local tem muita história para contar!

E, como de costume, por aqui temos a Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, uma das mais conhecidas da região.

Segundo a lenda, a cidade nasceu formalmente aqui e o local teria sido escolhido a dedo pelo Cacique Tindiquera, da tribo Tingui.

Mas para confirmar esta história, você vai ter que participar do City Tour Curitiba e confirmar todos os detalhes.

 

26- Rua das Flores

Nossa última atração do dia é a Rua das Flores, também conhecida como Rua XV de Novembro, é uma das mais importantes de Curitiba.

Aqui, tivemos o primeiro calçadão para pedestres do país e um dos marcos da revolução cultural da cidade.

o que fazer em curitiba
Rua das Flores

Por todo o seu calçadão, encontramos edifícios e sobrados centenários, que atualmente abrigam bares, lojas, restaurantes e belíssimos canteiros de flores.

Sem contar no passeio de bondinho que é uma atração única para se fazer durante o dia! Onde percorremos toda a extensão da Rua e conhecemos um pouco mais de história.

Então, para quem gosta de fazer caminhada, saiba que esta pode ser a atração perfeita, inclusive durante a noite.

Portanto, anote todas as suas preferências e divirta-se muito com o City Tour Curitiba.

 

Opção alternativa de City Tour Curitiba de ônibus turístico?

Uma opção alternativa do City Tour Curitiba nós também temos e é com a Civitatis, a nossa melhor parceira de viagens!

A principal diferença entre ambos, é que o City Tour Curitiba feito pela Linha Turismo, é realizado de forma pública.

Sendo assim, você pode curtir esta aventura com outras pessoas e ainda, fazer novas amizades.

Já no tour realizado pela Civitatis, o passeio é privado e proporciona muito mais comodidade!

Isso porque, além de ter todo o luxo de ter uma equipe, além de transfer só para você e sua família. Por aqui também é garantido um guia – que está incluso no valor da compra – para apresentar tudo para você com exclusividade.

O tratamento vip é realmente muito bom, então para obter todos os detalhes desse passeio ou reservas basta clicar nesse link 😀

 

Outros posts sobre Curitiba e Paraná?

 

Afinal, por que fazer o City Tour Curitiba? E quais os pontos turísticos mais legais?

O City Tour Curitiba com a Linha Turismo é a melhor experiência que você pode experimentar se quer liberdade!

Sem contar que, é super indicado para quem viaja a Curitiba sem carro e/ou ainda, para quem vai passar pouco tempo na região!

E, para encerrar nosso post com chave de ouro, indicamos os pontos turísticos que mais gostamos:

  1. Jardim Botânico de Curitiba
  2. Passeio Público
  3. Museu Oscar Niemeyer
  4. Ópera de Arame
  5. Parque Tanguá
  6. Parque Tingui
  7. Santa Felicidade

 

Esperamos que você tenha curtido as nossas dicas sobre o City Tour Curitiba de ônibus turístico. Por fim, segue a gente no Instagram @blogmundoviajante e até a próxima!

3 respostas

  1. Gostaria de recomendar um site que informa o horário previsto do próximo ônibus no ponto em que o usuário estiver aguardando: https://proximo-979-cwb.web.app/. Quando levei meus pais pra passear no ônibus há alguns dias, sentimos um pouco de dificuldade em obter essa informação e este site ajudou muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

Siga nas redes sociais
- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -

Você sabe se tem DIREITO a
CIDADANIA EUROPEIA?

Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.