Se você está planejando conhecer a capital chilena e ficou na dúvida sobre quantos dias ficar em Santiago no Chile, saiba que chegou ao lugar certo!
Santiago é uma cidade muito acolhedora, mas conta com diversos pontos turísticos, que incluem desde famosas vinícolas a estações de esqui para quem visita a região no inverno. E claro, os atrativos da própria capital, como museus e parques.
Pensando nisso, hoje vou compartilhar algumas dicas importantes para você planejar uma viagem com um pouco de cada coisa.
Mas, antes também vou comentar os documentos necessários para entrar no país e quais os principais pontos de atenção na hora de planejar sua viagem.
E por fim, vou falar qual o tempo ideal para visitar esse pedacinho do Chile, tanto no verão quanto no inverno.
O que saber antes de ir a Santiago no Chile?
Antes de viajar para Santiago, é fundamental estar com a documentação em ordem. Sendo assim, para entrar no Chile, você precisará de um passaporte válido ou RG com no máximo 10 anos de emissão.
Além disso, é obrigatório contratar um seguro saúde que cubra despesas médicas e hospitalares durante sua estadia.
Nesse caso recomendo a Real Seguros para comparar e escolher o seguro que melhor atenda às suas necessidades.
Inclusive contratei com eles e gostei da comodidade de parcelamento em reais. E os leitores do Blog Mundo Viajante tem 5% de desconto no pix ou boleto, basta acessar aqui!
Outro ponto importante é garantir um chip internacional de dados para manter-se conectado desde o Brasil, permitindo acesso à internet durante toda a viagem.
Por fim, sobre como pagar suas despesas em Santiago, indico a Wise, usei tanto o cartão virtual quanto físico e achei muito pratico não ter que ir em nenhuma casa de cambio.
O que esperar de Santiago, no Chile?
É importante comentar que achei Santiago uma cidade acolhedora, os chilenos são conhecidos por sua gentileza e hospitalidade, então pode ir sem medo para usar o portunhol.
Como comentei em outros posts Providencia é uma das melhores regiões para se hospedar, oferecendo segurança, boa infraestrutura hoteleira e proximidade com diversos pontos turísticos.
E a capital chilena tem uma variedade de atividades, desde passeios familiares até opções para quem gosta de vida noturna agitada, com uma ampla oferta de restaurantes, bares e baladas.
Além disso, a localização estratégica de Santiago permite que em poucas horas você esteja tanto nas praias do litoral como nas estações de esqui da Cordilheira dos Andes.
Portanto, é uma ótima opção para o seu próximo destino de férias.
Quantos dias ficar em Santiago no Chile, no verão?
Chegamos as dicas que você realmente veio buscar nesse post. E pensando na melhor forma de explicar isso, separei as dicas entre verão e inverno.
No verão te recomendo pelo menos 4 dias em Santiago, já que mesmo sendo mais corrido, você consegue planejar um roteiro completo.
Nesse roteiro te indico visitar a Catedral Metropolitana, o Palácio de La Moneda, o Cerro San Cristóbal e até mesmo o Mercado Central se você curtir um ambiente mais rústico.
Além disso, se o seu objetivo é explorar mais a fundo nas redondezas de Santiago, o passeio na região de Cajón del Maipo, além de Valparaíso e Viña del Mar com certeza valem a pena.
Sendo assim, o roteiro ideal para 4 dias é no primeiro fazer um um free walking tour tradicional ou um city tour por Santiago. Onde, esse último já inclui a Catedral Metropolitana, o Palácio de La Moneda e o Cerro San Cristóbal.
Já no segundo e terceiro dia contrate um tour que já inclui Valparaíso e Viña del Mar e no dia seguinte conheça a região do Cajón del Maipo.
E finalize o seu roteiro, no quarto e último dia em algumas das vinícolas próximas a Santiago, onde as principais são: Vinícola Undurraga, Adegas de Santa Rita ou Vinícola Concha y Toro.
Quantos dias ficar em Santiago no Chile, no inverno?
No inverno, se você deseja vivenciar a neve de perto e praticar esportes como esqui, o ideal é reservar pelo menos 7 dias para sua estadia em Santiago.
Isso porque, além das atividades na cidade, como visitas aos museus e passeios pelos cerros e parques, você terá tempo suficiente para explorar as estações de esqui próximas, como Portillo e Farellones.
Um roteiro completo incluiria também visitas a lugares icônicos como Valparaíso, Viña del Mar e o Vale do Maipo, conhecendo vinícolas renomadas e apreciando a gastronomia local.
Portanto, para um roteiro de inverno de 7 dias recomendo as seguintes atrações e passeios:
- City tour por Santiago;
- Vinícola Concha y Toro;
- Valparaíso e Viña del Mar;
- Cajón del Maipo e Embalse de Yeso;
- Passeio na estação Portillo;
- Passeio na estação de Farellones;
- Free walking tour pelos mercados de Santiago.
Quais são os feriados nacionais no Chile?
Os feriados nacionais no Chile são datas importantes para os chilenos, mas também são pontos de atenção para os brasileiros.
Já que os passeios precisam ser reservados com antecedência, para que nada fique de fora do seu roteiro. Ok?
Dito isso, os principais feriados incluem Natal, Ano Novo, Sexta-feira Santa, Domingo de Páscoa, Primeiro de Maio e Fiestas Patrias em 18 e 19 de setembro.
Então, lembre-se de considerar essas datas ao planejar sua viagem, pois podem influenciar na disponibilidade de serviços e atrações turísticas.
Outras dicas sobre Santiago
- Quando ir a Santiago no Chile?
- Free walking tour em Santiago
- Passeio no Cajón de Maipo e Embalse el Yeso
- City tour em Santiago
- Melhores museus em Santiago
- Principais parques em Santiago
- Cerro San Cristóbal em Santiago
- Melhores hostels em Santiago
- Melhores hotéis em Santiago
- Onde ficar em Santiago?
- O que fazer em Santiago em 4 dias?
- Melhores passeios em Santiago
Qual a melhor época para ir a Santiago no Chile?
A melhor época para visitar Santiago depende das suas preferências e do que você deseja vivenciar durante a viagem.
No verão, de dezembro a março, o clima é mais quente e propício para atividades ao ar livre, como passeios cerros da cidade e regiões ao redor da capital.
Já no inverno, de junho a setembro, você terá a oportunidade de vivenciar a neve e praticar esportes de inverno nas estações próximas.
No entanto, Santiago é encantadora durante todo o ano, então qualquer época é boa para explorar essa cidade cosmopolita e cheia de atrativos.
Cheguei ao fim das minhas dicas sobre quantos dias ficar em Santiago, indicando no mínimo 4 dias para quem visita a região no verão e 7 dias para quem vai no inverno.
Espero que tenha gostado das dicas, mas no caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário, que ficarei feliz em te ajudar. E se você quer me acompanhar, só seguir no Insta a Iza do @blogmundoviajante!