PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

Melhores lugares para viajar com crianças no Brasil

lugares para viajar com crianças no brasil

Conseguir viajar com frequência é um ato gratificante, principalmente quando conseguimos levar os pequenos, não é mesmo? Portanto, neste artigo, vamos falar sobre os melhores lugares para viajar com crianças no Brasil.

Além de mencionar alguns dos melhores destinos internacionais para levar a família, e claro, sobre um assunto muito importante: documentos que devemos deixar separados para viajar com as crianças.

Anote essas dicas e planeje-se! Afinal de contas, as férias perfeitas dependem de um roteiro mais que completo.

Então, aproveite esse momento para viajar com os filhos e garantir momentos memoráveis e inesquecíveis em família.

Garanto que você vai adorar a experiência!

 

Como planejar uma viagem com crianças?

Planejar as férias perfeitas, requer muita pesquisa e, para te ajudar neste processo, separamos alguns tópicos fundamentais que devem influenciar na sua decisão.

 

  • Escolha um destino e atente-se ao clima;

A escolha do destino ideal, é a parte mais importante do planejamento, já que precisamos pensar em um lugar divertido e confortável.

Mas fiquem tranquilos, pois, os melhores lugares para viajar com crianças no Brasil é assunto para o próximo tópico!

Então, aguardem mais um pouquinho…

Além disso, prestar atenção no clima do local, pode ajudar a planejar passeios ainda mais divertidos com a família.

 

  • Pense em hospedagens divertidas;

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a hospedagem. Afinal, o local precisa ser atrativo e atender as necessidades dos pequenos.

Além disso, pense em espaços com piscinas, quadras, sala de jogos, um lobby para correr e em muitos outros detalhes!

 

  • Calcular a distância e verificar meios de locomoção;

Sabemos que as crianças adoram aventuras, mas elas ficam entediadas facilmente. Por isso, pensar na distância até o destino e claro a locomoção local, é uma logística a ser analisada.

Para facilitar o trajeto, adote estratégias para encarar a situação com tranquilidade. Se a viagem for feita de carro, faça pausas a cada duas horas para que elas se distraiam.

Já no caso de avião, leve os brinquedos de que as crianças mais gostam para que elas permaneçam entretidas e distraídas por mais tempo.

 

  • Evite passeios muito longos;

Pense sempre em passeios com atividades interativas, mas que agradem a toda família, afinal de contas, férias são divertidas, não é mesmo?

 

Documentos para viajar com crianças no Brasil e no exterior?

Para conhecer os melhores lugares para viajar com crianças no Brasil, primeiramente, devemos saber que para no embarque das crianças em voos domésticos, é necessário apresentar alguns documentos.

Então, veja quais são os critérios específicos para cada idade em voos nacionais e internacionais, e, programe-se!

 

Para crianças com 12 anos ou menos:

  • Deve-se apresentar certidão de nascimento;
  • Declaração de autorização de viagem autenticada em cartório, para crianças não acompanhadas pelos pais;
  • Carteira de Identidade oficial com foto (RG).

 

Jovens com até 16 anos incompletos:

  • Nessa idade, os jovens já podem viajar tranquilamente pelo Brasil, porém, com a companhia dos pais ou com parentes próximos, de até 3º grau, como irmãos, tios ou avós.
  • Se o menor ainda estiver viajando sozinho ou acompanhado por pessoas fora do grau de parentesco exigido, será necessário apresentar uma autorização de viagem, devidamente assinada e autenticada pelos responsáveis legais.
  • Lembrando que caso o menor não esteja acompanhado pelos pais, há a necessidade de apresentar um documento que comprove o seu nível de parentesco com o acompanhante.

 

Jovens com idade entre os 16 anos completos e os 18 anos incompletos:

  • Os adolescentes dessas faixas etárias, já podem viajar sozinhos, desacompanhados e claro, sem a necessidade de apresentar uma autorização.

 

Crianças e voos internacionais:

Agora vamos ver quais são os documentos e critérios específicos para cada idade em voos internacionais? Anote todos eles e não esqueça de nada!

Bom, para países do Mercosul não é necessário apresentar passaporte, neste caso, apenas Carteira de Identidade (RG) com foto recente já será aceita.

Porém, para qualquer outro tipo de viagem internacional, é obrigatório a apresentação de passaporte, e claro, acompanhamento dos pais.

E caso contrário, deverá ser solicitada uma autorização de viagem para que o menor possa sair do Brasil desacompanhado ou com apenas um dos pais. Onde, essa autorização deve ser feita pelo cartório e/ou pelo juizado de menor.

Por fim, uma dica valiosa: Já inclua a autorização no passaporte da criança!

E como já deu para perceber, é necessário ficar atento a documentação de viagem para crianças e adolescentes, então indicamos que consulte todas as regras na Vara de Infância e  Juventude.

 

Melhores lugares para viajar com as crianças no Brasil

Enfim, vamos logo falar sobre os melhores lugares para viajar com as crianças no Brasil? Sim, então vamos lá.

 

1- Penha, Santa Catarina

Provavelmente, você deve ter lido aqui no Blog algum artigo sobre o Beto Carrero World e cá entre nós, qual destino é melhor do que esse para curtir com a criançada? Claro que, além disso, opções de lazer não faltam na cidade.

roteiro beto carrero

Onde, os pequenos podem aproveitar alguns passeios urbanos e as praias de Penha – que também temos um artigo exclusivo sobre isso!

Por fim, confira, as melhores pousadas próximas ao Beto Carrero, e, selecione uma opção completa com piscina e muito mais.

 

2- Gramado, Rio Grande do Sul

Se você ainda está em dúvida sobre onde levar os pequenos nas férias escolares, que tal aproveitar para conhecer Gramado?

Afinal, a região conta com muitas atrações incríveis como o Mundo do Chocolate, Parque Terra Mágica Florybal, Vale dos Dinossauros e o famoso Mini Mundo.

gramado-mini-mundo

Mas, cabe lembrar que Gramado também oferece excelentes opções de lazer para os adultos, afinal, também merecemos aproveitar a viagem, não é mesmo?

Então, veja onde se hospedar em Gramado com a família, e, depois, volte aqui no blog para contar a sua experiência.

 

3- Fortaleza, Ceará

Já Fortaleza nos abençoa com diversão extrema tanto para os adultos quanto para crianças no incrível Beach Park, o maior parque aquático da América Latina.

lugares para viajar com crianças no brasil
Fonte: Pixabay

Além disso, em Fortaleza temos o iPark, excelente para quem gosta de aventuras e claro, as belíssimas praias para passar o dia.

E se você ainda não reservou sua estadia, veja todas as opções de hotéis e pousadas em Fortaleza. Além, é claro, dos passeios mais populares da capital cearense.

 

4- Olímpia, São Paulo

Já que estamos falando de parques aquáticos, não podemos esquecer do Thermas dos Laranjais e do Hot Beach Olímpia, né?

lugares para viajar com crianças no brasil
Fonte: Pixabay

Portanto, aproveitem para levar a família toda para curtir, inclusive a criançada. Afinal de contas, em Olímpia, a diversão está garantida!

Por último, Olímpia possui alguns dos melhores hotéis do estado de São Paulo, então é o lugar ideal para viajar com a família.

 

5- Foz do Iguaçu, Paraná;

Enfim, chegamos a Foz do Iguaçu, um dos melhores lugares para viajar com as crianças no Brasil.

cataratas do iguacu

Além disso, a região oferece pontos de lazer incríveis para os adultos e também para os pequenos. Como por exemplo, o Marco das Três Fronteiras, Snow Park, Vale dos Dinossauros, Museu de cera, Parque das Aves e muitos outros!

Com certeza as crianças vão amar a viagem para Foz do Iguaçu, então, não deixe para depois e reserve sua hospedagem próxima as Cataratas do Iguaçu.

 

6- Maragogi, Alagoas

Praia, sol e muito calor, quem não gosta disso, não é mesmo? Maragogi é um destino que as crianças vão adorar!

As opções de diversão são: passear de buggy, experimentar a gastronomia local, tomar um refrescante banho de mar, mergulhar com os peixinhos e por que não uma competição de castelos nas areias.

praias de antunes maragogi alagoas

Além do mais, bem pertinho de Maragogi, fica o Projeto Peixe Boi em Japaratinga, indicado principalmente para crianças.

Por fim, em Maragogi, a maré é bem tranquila, então a diversão das crianças é sempre garantida. Então, confira as pousadas em Maragogi e alternativamente – ou seja, mais em conta – as pousadas em Japaratinga.

 

7- Caldas Novas, Goiás

O que melhor seria aproveitar as férias em uma cidade que possui forte tradição com o turismo familiar? Isso significa que a região é perfeita para todas as idades e gostos.

lugares para viajar com crianças no brasil

Para as crianças temos o Acqua Park, concorrente direto do Hot Park. Além disso, os adultos podem comer doces locais a vontade, visitar o jardim japonês e comer empadões goianienses.

Portanto, se você pretende acertar no destino das férias em família, com certeza, as opções de lazer e de hospedagem em Caldas Novas, não irão te decepcionar.

 

8- Águas de Lindóia, São Paulo

O lazer da cidade de Águas de Lindóia também é uma delícia. Na região, podemos visitar parques aquáticos, fazendas, trilhas com pedaladas e caminhadas, andar a cavalo e muito mais!

lugares para viajar com crianças no brasil
Fonte: Pixabay

Então, confira todas as opções de hotéis com piscina e programe-se para visitar Águas de Lindóia.

Por fim, é importante comentar que existem diversas pousadas econômicas no Circuito das Águas Paulistas, então, reserve com antecedência a sua estadia em Águas de Lindóia.

 

9- Porto de Galinhas, Pernambuco

Bom, que as crianças adoram destinos com muita praia e água não é novidade, não é mesmo?

lugares para viajar com crianças no brasil

Em Porto de Galinhas, podemos aproveitar as belíssimas piscinas naturais e principalmente curtir um dia de sol na praia. Além de fazer passeios de buggy e de quebra conhecer a Praia dos Carneiros.

Sem contar os diversos passeios em Porto de Galinhas, e, os incríveis hotéis e resorts, que fazem da região uma das mais famosas no nordeste.

 

10- Cotia, São Paulo

A cidade de Cotia conta atrações imperdíveis para os pequenos, como por exemplo, o Pet Zoo, a Cia dos Bichos e o Parque Della Vittoria.

viagem fazenda com crianças

Sendo que, as atrações variam de passeios no shopping até fazendas que proporcionam interação com bichinhos.

E o melhor de tudo, Cotia fica bem pertinho da capital, ou seja, é perfeita para quem pretende economizar nas férias em família. Então, não deixe para depois, e, reserve com cancelamento grátis a sua pousada em Cotia.

 

Outros lugares para viajar com as crianças fora do Brasil

E claro que os melhores destinos para viajar com as crianças, não se limitam as fronteiras brasileiras.

Então, para aumentar ainda mais nosso leque de opções, conheça lugares internacionais, perfeitos para viajar com os pequenos:

  1. Orlando, Estados Unidos;
  2. Paris, França;
  3. Bariloche, Argentina;
  4. Cancún, México;
  5. Lima, Peru.

Portanto, escolha o seu favorito e não esqueça de ficar atento aos documentos! Pois, a viagem perfeita espera por você!

 

Afinal, quais são os melhores lugares para viajar com as crianças no Brasil?

Claro que o Brasil por si só, tem muito a oferecer de no quesito lazer para crianças. Mas, de acordo com a nossa experiência, os melhores destinos no Brasil são: Penha, Gramado, Foz do Iguaçu, Águas de Lindoia e Porto de Galinhas.

Então, escolha o destino perfeito com cuidado e não deixe nada passar do seu roteiro. E, assim, garanta as melhores férias das crianças.

Dito isso, chegamos ao fim da nossa seleção dos melhores lugares para viajar com crianças no Brasil. Mas, caso você tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -