PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

Free walking tour Paraty: Passeio guiado e gratuito

free walking tour paraty

Se você quer saber como funciona o free walking tour Paraty, e, principalmente, como reservar o seu passeio, vem com a gente.

Localizada na chamada Costa Verde do Rio de Janeiro, Paraty se transformou em uma das cidades mais visitadas do Brasil. E não é para menos, já que a região é uma combinação entre cultura e natureza, e, portanto, agrada qualquer tipo de visitante.

Então, se você está planejando a sua viagem e ainda não sabe o que fazer em Paraty, uma ótima opção é o tour pelo centro histórico da cidade.

Por fim, para quem acompanha o Blog Mundo Viajante, já conhece as nossas dicas sobre o passeio de escuna e a trilha da praia do sono. Mas, caso ainda não tenha visto, confira também.

 

Como funciona o free walking tour Paraty?

O free walking tour Paraty é um passeio guiado e gratuito pelos principais pontos turísticos históricos da cidade. Onde, os visitantes são acompanhados durante 2 horas por um guia que fala português e/ou inglês.

Sendo assim, o free tour funciona da seguinte maneira: No dia e horário marcado os visitantes se encontram no ponto de encontro combinado, e, seguem a pé pelas ruas de Paraty.

 

Quanto custa o free walking tour Paraty?

É importante relembrar que o free waalking tour Paraty é GRATUITO, e, portanto não existe qualquer obrigatoriedade de pagamento.

Contudo, o que costuma ocorrer, é os visitantes darem ao guia qualquer valor de agrado, referente ao grau de satisfação do tour.

Ou seja, se você gostou do tour e acha que vale a pena dar uma caixinha, sinta-se à vontade. Caso contrário, dê pouco ou nada.

 

Ponto de encontro do free walking tour Paraty?

Cada free walking tour tem o seu próprio ponto de encontro, no caso de Paraty é na Praça da Matriz, bem no centro da cidade.

Mas, fique tranquilo que os guias sempre estão com uniformizados com uma camiseta de free walking tour, sendo assim, dificilmente você irá se desencontrar deles.

 

Como reservar gratuitamente o free walking tour Paraty?

É bastante simples, basta acessar aqui e reservar com cancelamento grátis o seu passeio guiado por Paraty.

Onde, na página principal selecione o dia e o horário do seu passeio, e, por último, preencha os seus dados pessoais. Depois de reservado, você receberá uma confirmação por e-mail, dizendo que está tudo certo.

Além disso, por ser um passeio gratuito, não é necessário cadastrar qualquer cartão de crédito, então realmente é só agendar.

Roteiro do free walking tour Paraty?

1- Praça da Matriz

Conhecida também como Praça Monsenhor Hélio Pires, a Praça Matriz é considerada o coração da cidade de Paraty. Construída oficialmente em 1922 pelo prefeito Samuel Costa, até então o local nada mais era do que uma área comum do centro.

Além disso, a arquitetura do local foi inspirada no Passeio Publico do Rio de Janeiro, e, portanto, conta com elementos criados pelo paisagista francês Auguste Glaziou.

Mas, apesar da inspiração, a praça manteve elementos da época colonial, como por exemplo, as palmeiras e a Igreja Matriz.

 

2- Casas e edifícios coloniais

Como já sabemos a cidade de Paraty conta com uma arquitetura colonial preservada, onde no free walking tour os visitantes são apresentados à arquitetura única dos casarões. Além, é claro, das curiosidade de alguns monumentos históricos da cidade.

 

3- Igreja de Nossa Senhora dos Remédios

E como em todo tour por cidades históricas, não poderiam faltar às igrejas mais famosas de Paraty.

O free tour de Paraty inclui ao total 4 igrejas, dentre elas a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios frequentada pelos homens de posses. E a Igreja de Nossa Senhora das Dores, criada e frequentada por mulheres da aristocracia branca.

Em seguida, o tour passa pela Igreja do Rosário e a Igreja de Santa Rita, o principal cartão postal de Paraty.

 

4- Portas do Passo da Paixão

Conhecidas principalmente por conta da Semana Santa, as Portas do Passo da Paixão são abertas apenas durante essa época.

E são famosas por representarem os 6 principais momentos  da Paixão de Cristo em sua crucificação. Portanto, é um lugar extremamente simbólico não apenas para a cultura local, como também para toda a comunidade religiosa.

 

5- Casa do Príncipe

Erguido em 1830, o sobrado conhecido como Casa do Príncipe foi à moradia de Dom João Henrique de Bragança, na época príncipe. Já atualmente se transformou em um dos principais pontos turísticos de Paraty.

 

6- Casa da Cultura

A Casa da Cultura é um daqueles pontos turísticos que valem a pena serem visitados não apenas no free walking tour, como também individualmente.

O local conta com oficinas educativas, exposições temáticas e apresentações, e, portanto, é um dos locais mais interessantes para quem busca programas culturais.

 

7- Casa do Acabaxi

Por fim, o roteiro do free walking tour Paraty termina na Casa do Abacaxi, chamado assim por conta de seus ornamentos de fachada.

Já que o abacaxi era considerado um símbolo de riqueza e prosperidade, onde as casas com a fachada assim decorada representava a moradia de membros da nobreza.

 

Outras dicas sobre os frees walkings tours

Se essa é a sua primeira vez fazendo um free walking tour, vamos dar algumas dicas importantes. A primeira é que a confirmação é imediata, então, logo após a reserva você receberá um e-mail de confirmação.

Já a segunda, é a não necessidade de cadastro de cartões de crédito, pois realmente é um tour gratuito. Mas, como comentamos a caixinha para o guia é recomendada, e, de acordo com o seu grau de satisfação.

Além disso, você pode reservar o free tour para até 6 pessoas de uma vez, sendo que menores de idade precisam estar acompanhados por um responsável.

Por fim, caso surja algum imprevisto, indicamos que cancele ou refaça a sua reserva, pois o guia pode ficar te esperando no ponto de encontro.

 

Vale a pena fazer o free walking tour Paraty?

Com certeza vale a pena fazer o free walking tour Paraty, não apenas pela gratuidade, mas também pelo valor cultural histórico.

E se você gostou das nossas dicas e sugestões, reserve o seu tour gratuito por Paraty, e, depois, conta pra gente nos comentários o que você achou.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -