PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

Vinícola Canguera em São Roque: O que fazer?

degustação de vinhos canguera

Localizada na Estrada do Vinho, a Vinícola Canguera é conhecida como uma das principais bodegas da Rota do Vinho em São Roque.

E se você quer saber como chegar, o que fazer e principalmente como aproveitar todas as atrações da Vinícola Canguera, vem com a gente.

 

O que fazer na Vinícola Canguera: Principais atrações

  1. Conhecer o Museu do Vinho
  2. Fazer a degustação
  3. Conhecer a fonte de vinho
  4. Andar de pônei
  5. Comprar vinhos e bebidas
  6. Provar a gastronomia

 

Como chegar na Vinícola Canguera?

Situada na Estrada do Vinho, especificamente no bairro de Canguera em São Roque, a Vinícola Canguera fica a apenas uma hora de São Paulo.

Sendo assim, existem algumas opções para quem parte da capital. Mas a mais indicada é através da Rodovia Raposo Tavares, que apesar dos pedágios, costuma ser o trajeto mais rápido.

Por fim, também é possível conhecer o local através de excursões pela Rota do Vinho.

 

O que é enoturismo?

Também conhecido como Turismo de Vinhos, ou ainda como Turismo Enológico, ele surgiu na década de 1980, na Europa.

O termo vem da junção de eno, que no italiano significa vinho, com a palavra turismo. E apesar de ser uma área jovem, ela desperta muito o interesse de pessoas que apreciam a degustação.

E mais do que um estilo de viajar, o enoturismo é um meio pelo qual os fabricantes de vinhos encontraram para estreitar seu relacionamento com os clientes.

Além disso, há quem pense que a atividade acontece apenas em espaços rurais. No entanto, também existem roteiros enoturísticos urbanos.

 

Quais são as atividades do enoturismo?

Ao visitar uma unidade de enoturismo é possível participar de uma ou até mesmo um conjunto de atividades, como por exemplo:

  • Visitas guiadas;
  • Cursos sobre vinhos;
  • Degustação de outros produtos;
  • Pisa da uva;
  • Exposições;
  • Poda da vinha.

Sendo que atualmente existem algumas rotas bem conhecidas, não apenas para aqueles que já são apreciadores, mas também para os que gostariam de mergulhar no assunto. Um exemplo claro disso, é a Rota do Vinho no interior de São Paulo.

 

O que fazer na Vinícola Canguera em São Roque?

1- Conhecer o museu do vinho

A visita ao museu do vinho é uma experiência imperdível para aqueles que gostam de história.  Afinal, é um passeio pela história de mais de 60 anos da vinícola. Ela é contada por meio de fotos e máquinas que estiveram presentes desde a inauguração em 1950.

museu do vinho canguera são roque

O museu também exibe uma coleção não só de medalhas, como também com os troféus que eles receberam por seus produtos nas incríveis festas do vinho que aconteceram entre as décadas de 1940 e 1980.

 

2- Fazer a degustação de vinhos

Fundada em 1952 por João Antônio de Camargo, a Vinícola Canguera foi uma das primeiras a oferecer degustação vinhos na região.

degustação de vinhos canguera
Fonte: Pixabay

Durante a degustação você recebe explicações sobre a fabricação e harmonização dos diferentes rótulos. Além disso, no término da degustação é possível ficar com a taça que foi utilizada.

 

3- Conhecer a fonte de vinho

A primeira fonte de vinho foi construída em 2016, na adega Dora Sarchese, que fica localizada na cidade de Caldari di Ortona na Itália.

fonte do vinho sao roque

No entanto, não é preciso ir até a Itália para ter a experiência de conhecer uma fonte de vinho. Afinal, é possível conhecer a fonte do vinho, que fica logo na entrada da Vinícola Canguera.

 

4- Andar de pônei

Barbie é a pônei de estimação da Vinícola Canguera e fica à espera das crianças que visitam o local, para dar uma volta. E segundo o cuidador, ela é um animal muito dócil.

andar de ponei na vinicola canguera

 

5- Comprar vinhos e bebidas

No armazém da Vinícola Canguera há diversos produtos para levar para casa e continuar a experiência de degustação de vinhos.

Como a linha cooler, um vinho branco seco feito com a uva Niágara que recebe suco de diferentes frutas, como por exemplo, pêssego, abacaxi e morango.

comprar vinhos canguera
Fonte: Pixabay

Já o suco de uva fabricado pela vinícola é 100% integral e sem adição de açúcares. Onde por meio de um processo de pasteurização especial até o sabor adocicado da fruta é mantido.

Além disso, no Armazém Natural da Terra, é possível comprar licores, queijos, compotas e alguns objetos de artesanato.

 

6- Provar a gastronomia

A experiência no restaurante começa pelas lindas mesas, logo na entrada, que ficam embaixo de árvores. Além disso, elas são decoradas com muitas flores e lamparinas, o que deixa o local com um charme especial.

restaurante vinícola canguera

E apesar de não termos almoçado por ali, já deixamos na nossa listinha de coisas para fazer em uma segunda visita a São Roque.

 

Vale a pena visitar a Vinícola Canguera?

Sim, vale super a pena visitar a Vinícola Canguera  tanto para conhecer mais sobre a história da pioneira dos vinhos da região, bem como para tirar ótimas fotos.

E para quem quer fugir do agito da capital, sem ter que passar muitas horas na estrada, o passeio pela Rota do Vinho em São Roque é uma excelente opção. Então, confira outros lugares interessantes para adicionar ao roteiro:

Por fim, esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre a Vinícola Canguera em São Roque. Mas, caso tenha duvidas ou sugestões, deixe o seu comentário.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -