PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

O que fazer em Japaratinga em Alagoas: Principais pontos turísticos

o que fazer em japaratinga

Para quem está planejando uma viagem para o litoral norte de Alagoas, mas ainda não sabe como chegar, onde se hospedar e principalmente o que fazer em Japaratinga, vem com a gente.

Localizada a 121 km de Maceió e a apenas 10 km de Maragogi, o município de Japaratinga vem se transformando em um dos destinos queridinhos do litoral alagoano.

Em grande parte por estar bem próximo das praias de Maragogi e da famosa Rota Ecológica dos Milagres.

Mas, muito mais que isso, a região é ideal para aqueles que buscam tranquilidade aliada a belezas naturais.

E apesar de ser um destino pouco turístico quando comparado com os seus vizinhos, a região não deixa a desejar quando o assunto é viagem.

Ficou curioso? Então, vem comigo que eu vou te mostrar o que fazer em Japaratinga.

 

O que fazer em Japaratinga? Principais pontos turísticos

  1. Centrinho
  2. Letreiro Japaratinga
  3. Praias de Japaratinga
  4. Piscinas Naturais
  5. Mirante Arunã

 

Como chegar em Japaratinga

Assim como todos os lugares alternativos, é necessário um pouquinho de esforço para chegar até Japaratinga. Porém, fique tranquilo, pois existem opções viáveis até esse pedacinho do nordeste.

Para quem vem de fora do estado o primeiro passo é chegar até o aeroporto de Recife ou de Maceió, localizados a aproximadamente 120 km de Japaratinga.

Após isso, indicamos que os visitantes aluguem um carro ou contratem um transfer, para chegar até o destino final.

Já para aqueles que pretender ir de carro próprio partindo de Alagoas, basta seguir pela AL-105 e AL- 465. Porém, se você vem de Recife, o melhor caminho é pela BR-101 até a PE-60.

Por fim, existe a opção de ir de ônibus até Maragogi pela Real Alagoas e de lá contratar um transfer até Japaratinga. Mas, sinceramente não é a melhor alternativa para quem busca tranquilidade.

 

Onde se hospedar em Japaratinga

Apesar das pousadas de Japaratinga estarem mais dispersas, a região possui boas opções de hospedagem. Inclusive mais econômicas do que em Maragogi ou São Miguel dos Milagres.

Pensando nisso, selecionamos as melhores pousadas em Japaratinga:

  • Pousada Badejo: Considerada como uma opção simples, porém charmosa. A Pousada Badejo é bem localizada e oferece acomodações confortáveis, além de contar com estacionamento próprio, piscina e vista para o mar.
  • Bangalôs do Pontal: Localizados de frente para a praia do Boqueirão, os Bangalôs do Pontal são ótimas opções para quem pretende ficar em um lugar tranquilo, mas confortável. Já que a estrutura onde ficam os bangalôs conta com piscina ao ar livre, playground, salão de jogos e bar.
  • Albacora Praia Hotel: Localizada em frente à praia de Japaratinga, essa opção é ideal para casais, pois os quartos são confortáveis e possuem vista para o mar. Além disso, a localização do Albacora é excelente, ideal para quem gosta de caminhar pela praia.
  • Pousada Humaitá: Considerada como a opção perfeita pra quem deseja privacidade! A pousada Humaitá conta com uma área de praia exclusiva, além de oferecer alguns chalés com banheira de hidromassagem individual. Portanto, se você está buscando um local romântico, com certeza essa é a melhor opção.

 

Além disso, se você está em duvidas de onde se hospedar, confira a nossa seleção de onde ficar em Maragogi e as melhores pousadas em São Miguel dos Milagres.

Por fim, se você apenas quer comparar todas as opções de pousadas em Japaratinga, indicamos reserve com cancelamento grátis pelo Booking.

 

Melhor época para conhecer Japaratinga

Antes de mais nada, a melhor época para visitar Japaratinga é de outubro a março, ou seja, no verão.

Porém, isso não significa que você não pode visitar a região em outros meses, pois o nordeste brasileiro dificilmente fará frio.

Dito isso, é necessário se lembrar de alguns pontos importantes. O primeiro é que o período de férias escolares é considerado como época de alta temporada, e, portanto, os preços das hospedagens e passeios tendem a subir.

Por fim, no verão existe a possibilidade de pancadas de chuvas no começo da manhã ou no fim da tarde, mas nada que atrapalhe a sua viagem.

 

O que fazer em Japaratinga?

De fato, a região chama atenção por possuir muitas belezas naturais, mas por ainda não ser tão conhecida, muitos não sabem o que fazer em Japaratinga.

1- Centrinho

A princípio, é o lugar que tem maior movimentação do município. Por lá é possível encontrar comércios, farmácias e bancos.

Além disso, o centrinho de Japaratinga é muito charmoso, seja pela sua arquitetura ou pelo seu estilo pacato.

centro de japaratinga

Inclusive um dos pontos mais famosos da região é a fachada de pedra da Igreja Nossa Senhora das Candeias, uma das mais antigas da região.

Portanto, é impossível passar por Japaratinga e não conhecer o centrinho, já que esse é o coração do vilarejo.

 

2- Letreiro de Japaratinga

Certamente ao caminhar pelo centrinho você vai encontrar o letreiro de Japaratinga, já que ele fica na praia principal.

letreiro japaratinga

Aliás, o letreiro chama a atenção, já que é escrito em uma jangada “EU AMO JAPARATINGA”, e, portanto, vale a pena incluir no seu roteiro.

 

3- Praias de Japaratinga

Claro que na nossa lista do que fazer em Japaratinga não poderiam faltar às lindas praias da região.

Conhecidas por serem desertas ou semi desertas, as praias de Japaratinga são ideais para quem busca um lugar tranquilo. Onde, as águas cristalinas e mornas são perfeitas para as férias em família.

praias de japaratinga, o que fazer

E apesar de ser um município pequeno, as 6 principais praias de Japaratinga não deixam a desejar no quesito beleza.

Dentre elas estão, as praias de Bitingui, Boqueirão, Pontal e Salgado, cada uma com suas características únicas e especiais.

 

4- Piscinas Naturais de Japaratinga

Considerado o passeio mais conhecido e provavelmente o mais tradicional, as piscinas naturais de Japaratinga encantam quando o assunto é beleza natural.

Com águas cristalinas e mornas, o cenário é exuberante, sendo possível mergulhar e ver de perto os peixinhos da região.

o que fazer em japaratinga piscinas naturais
Fonte: Pixabay

O mergulho com direito a fotos subaquáticas pode ser realizado por qualquer pessoa, até crianças e idosos. Mas, é importante ter cuidado para não machucar ou matar os corais da região.

Por fim, apenas faça o passeio na maré baixa e de preferência a dias mais secos, do contrario a água pode estar turva.

 

5- Mirante Arunã

Situado em frente ao mar, com uma vista de tirar o fôlego, o Mirante de Arunã é com certeza o meu lugar favorito de Japaratinga.

Para chegar até o mirante é possível ir caminhando da praia de Japaratinga ou ir de carro pelo pista, inclusive foi o que fizemos.

mirante aruna japaratinga

Além da vista, o local também conta com um letreiro bonito e colorido, ideal para lindas fotos. E também um quiosque e uma lojinha de suvenires.

Por fim, é importante comentar que existem algumas vagas de carros destinas aos turistas que estão de passagem pela região.

 

O que fazer a “mais” em Japaratinga

Já se você pretende ficar mais tempo na região, selecionamos alguns pontos turísticos extras para conhecer nesse pedacinho do nordeste.

Passeio de buggy

Além dos passeios de buggy tradicionais de Maragogi e São Miguel dos Milagres, existe a possibilidade de conhecer as praias de Japaratinga através do passeio de buggy.

Sendo uma boa opção para quem visita a região pela primeira vez e pretende fazer um passeio diferente.

 

Mirante Monte Tabor

O Mirante Mor Tabor fica localizado na Pousada Paraíso dos Coqueirais. E é famoso por proporcionar uma vista ampla dos coqueirais e da praia de Japaratinga. Mas saiba que a entrada para não hóspedes é cobrada a parte.

 

O que fazer próximo a Japaratinga

Conhecer Porto das Pedras

Assim como Japaratinga, o município de Porto das Pedras é muitas vezes apenas um ponto de passagem para São Miguel dos Milagres ou Maragogi.

Apesar disso, vale muito a penas conhecer alguns pontos turísticos famosos de Porto das Pedras, como por exemplo, o Projeto Peixe-Boi.

 

Visitar Maragogi

Com certeza indicamos que os turistas que visitam Japaratinga também conheçam as praias de Maragogi. Dentre elas, indicamos a nossas preferidas: Burgalhal, Barra Grande e Antunes.

 

Percorrer a Rota Ecológica dos Milagres

Considerado um dos locais mais lindos do nordeste, a Rota Ecológica dos Milagres faz parte da Costa dos Corais de Alagoas, a segunda maior barreira de corais do mundo.

E se você quer fazer uma pequena road trip pelo litoral alagoano, esse pequeno paraíso não pode faltar no seu roteiro.

 

O que fazer em Japaratinga em apenas 2 dias

Com tantas opções interessantes, fica até difícil escolher o que fazer em Japaratinga em apenas 2 dias.

Porém, indicamos que no primeiro dia conheça o centro de Japaratinga, passando pelo Mirante Arunã e aproveite para fazer o passeio pelas piscinas naturais.

Já no segundo dia, desfrute das maravilhosas praias de Japaratinga e se possível conheça o projeto peixe-boi em Porto de Pedras.

Por fim, caso tenha mais um dia ou mais sobrando, conheça as lindas praias de Magagogi ou a Rota Ecológica dos Milagres em São Miguel.

 

Conclusão: Vale a pena conhecer Japaratinga?

Sem dúvidas, vale muito a pena conhecer Japaratinga, principalmente para quem procura calmaria e preços mais acessíveis do que nos municípios vizinhos.

E apesar de ainda não possuir um alto fluxo de turistas, a região possui uma ótima infraestrutura hoteleira.

Além disso, esse post faz parte do Grupo Viagens por Escrito, onde o tema desse mês é lugares isolados, confira também:

Por fim, esperamos que você tenha gostado das nossas dicas sobre o que fazer em Japaratinga. Mas, se tiver duvidas ou sugestões, deixe o seu comentário, pois ficaremos felizes em responder.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

5 respostas

  1. Fiquei super interessada pelo mergulho. Mas fiquei em dúvida se é possível fazê-lo somente na maré baixa, quando formam as piscinas, ou sempre é possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -