PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

Praias de Japaratinga em Alagoas: Tudo que você precisa saber

praias de japaratinga em alagoas

Localizadas no litoral norte de Alagoas, especificamente na região com a segunda maior barreira de corais do mundo, as praias de Japaratinga são bastante conhecidas por suas águas cristalinas.

Além disso, as piscinas naturais de Japaratinga aliadas as suas praias quase desertas, são a combinação perfeita para quem busca tranquilidade.

E se você quer saber quais são as melhores praias de Japaratinga e principalmente como aproveitar cada minuto por lá, vem com a gente.

 

Principais praias de Japaratinga

  1. Praia do Salgado
  2. Praia de Japaratinga
  3. Praia de Bitingui
  4. Praia do Boqueirão
  5. Barreiras do Boqueirão
  6. Praia do Pontal

 

Como chegar em Japaratinga

Situado a 118 km de Maceió e 132 km de Recife, as principais portas de entrada para Japaratinga são os aeroportos de Alagoas e Pernambuco.

Partindo desses aeroportos, existem duas opções para chegar até Japaratinga, de carro ou transfer.

Se você optar por contratar um transfer, indicamos a Civitatis, que oferece segurança e cancelamento grátis.

No entanto, caso você queira independência para visitar as praias de Japaratinga, indicamos que alugue um carro pela RentCars.

Já em relação ao trajeto de carro, caso você esteja em Maceió, basta seguir a AL-105 e a AL-465. Porém, se você vem de Recife, siga pela BR-101 no sentido da PE-060.

Por fim, existe a possibilidade de ir de ônibus até Maragogi pela Real Alagoas e depois pagar um transporte particular até Jarapatinga. Mas, sinceramente acredito que essa não é a melhor opção.

 

Melhores praias de Japaratinga

Apesar de Japaratinga ser um município pequeno, o local abriga algumas das praias paradisíacas mais lindas da região.

Aliás, as praias de Japaratinga são conhecidas por serem desertas ou semi desertas, ou seja, são ideais para quem busca um lugar tranquilo.

Praia do Salgado

Com águas mornas e areia branca, a praia do Salgado é realmente espetacular. E apesar de ser muito extensa e bela, essa praia é frequentada principalmente pelos moradores locais.

praia do salgado em japaratinga
Fonte: Pixabay

Porém, nos últimos tempos o local vem ganhando popularidade, e, portanto, pode acabar se transformando em uma das praias mais visitadas de Japaratinga.

Praia de Japaratinga

Como o nome sugere, é a principal praia do município e por conta disso possui a melhor infraestrutura para atender os turistas.

No entanto, existem partes da orla que são mais propicias para banho do que outras, principalmente por conta das rochas.

praia de japaratinga em alagoas

Além disso, é na praia de Japaratinga que saem os famosos passeios para as piscinas naturais. Neles os visitantes podem aproveitar o melhor da região, como por exemplo, a prática de mergulho com snorkel ou cilindro.

Por fim, as piscinas naturais de Japaratinga dependem da tabua de marés, que precisa estar abaixo de 0,6.

Praia de Bitingui

De antemão, essa é uma praia mansa e perfeita para ir com a família, principalmente para quem viaja com crianças.

praias de bintigui em alagoas

Já que na maré baixa, você pode andar metros adentro do mar e água continuará bem rasa e tranquila. Além disso, é uma praia bem limpa, e, portanto, é uma das melhores praias de Japaratinga.

Praia do Boqueirão

Considerada a segunda praia mais famosa de Japaratinga, a praia do Boqueirão é extremamente calma.

praias do boqueirao em alagoas

E assim como a praia de Bitingui, também é possível na maré baixa, ir andando até os arrecifes de corais. Aliás, a beleza do lugar se destaca quando entra em contraste com os coqueirais da orla.

Barreiras do Boqueirão

Frequentada principalmente pelos moradores locais da região, a praia Barreiras do Boqueirão depende principalmente da tabua de marés.

praia barreira do boqueirao em japaratinga
Fonte: Pixabay

Já que, a formação de piscinas naturais é perfeita na maré baixa, porém perigosa na maré alta. E assim como as outras praias citadas anteriormente, essa praia também é paradisíaca e tranquila.

Praia do Pontal

Chegamos à última praia da nossa seleção em Japaratinga, a chamada praia do Pontal. Considerada a praia mais deserta da região, ela é frequentada principalmente por moradores locais.

praia do pontal em japaratinga
Fonte: Pixabay

Contudo, é válido ressaltar que a praia do Pontal não possui nenhuma estrutura. Portanto, se você pretende conhecer esse pedacinho do paraíso, leve os seus alimentos.

 

Outras praias próximas à região de Japaratinga

Além das praias citadas acima, a região conhecida como a Costa dos Corais, possui diversas outras praias paradisíacas, que ficam bem próximas a Japaratinga.

Praias de Maragogi

Com certeza as praias de Maragogi devem entrar no seu roteiro de viagem, pois são consideradas uma das mais bonitas do Brasil.

Dentre elas, podemos citar as nossas favoritas, a praia de Antunes, Barra Grande e Burgalhal.

Em relação à praia de Barra Grande, é nela onde fica o famoso Caminho de Moisés. Apelidado assim, por lembrar a famosa história bíblica do profeta Moisés.

Praias de São Miguel dos Milagres

As praias localizadas na Rota Ecológica dos Milagres são extremamente paradisíacas e espetaculares. Dentre elas estão à praia do Patacho, a praia do Riacho e a praia de São Miguel.

Na praia do Patacho é possível fazer o passeio para as piscinas naturais do Patacho, considerada uma das mais lindas da região.

Já na praia do Riacho fica localizada a famosa Capela dos Milagres, conhecida por suas celebrações de casamento.

Sendo assim, vale a pena incluir a região de São Miguel dos Milagres no seu roteiro de viagem.

Praias de Passo de Camaragibe

Com as suas águas mansas e cristalinas, as praias de Passo de Camaragibe são espetaculares, principalmente as praias do Riacho e do Marceneiro.

E se você está em Japaratinga e quer conhecer um lugar ainda pouco explorado pelo turismo, com certeza indicamos a região de Camaragibe.

 

Roteiro de 1 dia pelas praias de Japaratinga

Já deu para perceber que as praias de Japaratinga são incríveis, porém se a sua ideia é ficar apenas 1 dia nesse pedacinho do paraíso, lá vão algumas dicas.

Indicamos que comece o dia na praia de Japaratinga, já que ela fica localizada na região central do vilarejo.

Em seguida, siga pela orla até a Praia do Boqueirão, a caminhada dura em torno de 30 minutos. E já aproveite para almoçar lá mesmo, pois as outras praias de Japaratinga não possuem restaurantes.

Após o almoço, recomendamos que visite as piscinas naturais de Barreiras do Boqueirão. E aproveite para tirar o sal do corpo, tomando uma ducha na bica de água doce que fica em frente à praia.

Por fim, para fechar o dia com chave de ouro, assista o pôr do sol na Praia do Pontal, a última da região.

 

Dicas de viagem que valem ouro

  • Fique atento à tábua de marés.
  • Lembre-se de levar todos os seus itens de praias, pois as praias de Japaratinga não possuem muita infraestrutura.
  • Se você pretende conhecer as praias desertas ou semi desertas de Jarapatinga, leve seus lanches.

 

Conclusão: Vale a pena conhecer as praias de Japaratinga?

Chegamos à conclusão que vale muito a pena conhecer as praias de Japaratinga. Já que além de serem paradisíacas, possuem preços mais acessíveis do que Maragogi.

Outro ponto positivo é o fato das praias serem desertas ou semi desertas, ou seja, proporcionam privacidade e tranquilidade.

Portanto, indicamos que separe pelo menos 1 dia para conhecer as principais praias de Japaratinga, pois é um ótimo destino tanto para famílias quanto para casais.

Esperamos que você tenha gostado do nosso post sobre as praias de Japaratinga. E no caso de duvidas ou sugestões, deixe o seu comentário, pois ficaremos felizes em responder.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -