PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

O que fazer em Penha (SC): Além do Beto Carrero

o que fazer em penha sc

Para quem está planejando uma viagem para Santa Catarina, mas ainda não sabe como chegar, onde se hospedar e principalmente o que fazer em Penha, vem com a gente.

Apesar ser conhecida por abrigar o famoso parque de diversões Beto Carrero, a cidade de Penha conta com diversos outros pontos turísticos interessantes, que vão desde praias tranquilas até locais históricos.

 

Como chegar até a Penha em Santa Catarina?

Saindo do aeroporto de Navegantes, há duas opções para chegar até a Penha.

A primeira é através da Rodovia Ingo Hering, localizada a 21km de Penha. E a segunda é pela Rodovia Onório Bortolato, que fica a apenas 17km de distância até o aeroporto.

Além disso, se você pretende alugar um carro em Navegantes, reserve com cancelamentos grátis pela RentCars.

Por fim, existem ainda outras opções, como ônibus, Uber ou transfer. Sendo que esse último é uma ótima opção para quem não quer se preocupar em dirigir durante a viagem.

 

Onde se hospedar em Penha?

São diversas as opções de hospedagem na Penha, tanto para quem quer ficar próximo ao parque, quanto para quem escolheu o destino para relaxar.

Sendo que as principais regiões de hospedagem são: Penha, Itajaí e Navegantes.

Além disso, indicamos que confira quais são as melhores pousadas próximas ao Beto Carreiro. E em seguida, reserve sua hospedagem com cancelamento grátis através do Booking.

 

O que fazer em Penha (SC)

Praias de Penha

Mesmo sendo uma cidade pequena, a cidade possui 19 praias. No total, são 31 km de orla. Portanto, há muito o que fazer em Penha quando o assunto é praia.

  • Praia da Armação ou do Trapiche

É a praia mais famosa e conhecida da cidade. É excelente para quem busca um banho de mar tranquilo, afinal na maré baixa não há ondas. Além disso, a areia fina é perfeita para as crianças brincarem.

Por conta da fama, a praia possui uma ótima estrutura de bares e restaurantes. Além disso, há não apenas muitas lojas, como também várias opções de hospedagem.

  • Praia Alegre

Mais uma praia que é ideal para famílias, pois é considerada uma das mais tranquilas da Penha, portanto uma boa pedida para passar o dia.

O mar é muito calmo, o que além de ser uma ótima opção para idosos e crianças, também é excelente para a prática de esportes náuticos, como o stand up paddle.

É um ambiente bem familiar, e além da praia há um calçadão e ciclovia para quem curte uma caminhada, corrida ou passeio de bicicleta.

Por fim, a orla também conta com muitas opções de quiosques, bares e restaurantes.

  • Praia da Saudade

É uma praia para quem ama um contato mais próximo da natureza. Além disso, o mar é ideal para a prática de surf.

O local é cercado por rochas e vegetação, proporcionando um belo cenário para admirar a Mata Atlântica preservada.

Freguesia Nossa Senhora da Penha

Localizada, a 6 km da Praia da Armação, essa comunidade local foi criada em 23 de março de 1839.

E apesar de ter sofrido diversas mudanças a Freguesia Nossa Senhora da Penha tem relação direta com a história do município. Sendo assim, se você busca  o que fazer em Penha, conhecer essa região é uma ótima opção.

Ilha Feia

Apelidada assim por não possuir uma bela faixa de areia, a Ilha Feia, é uma excelente oportunidade de estar em contato com Mata Atlântica.

O local, que pode ser visto de quase todas as praias da Penha, possui acesso restrito. No entanto, há passeios de barco até a ilha, sendo uma ótima opção para os praticantes de mergulho.

Além disso, a Ilha Feia também é indicada para aqueles que gostam de pesca esportiva.

Por fim, para chegar à ilha, é preciso contratar um barco de pescador saindo da Praia de Piçarras ou fazer um passeio de escuna.

Praça do Coreto e Trapiche

A Praça do Coreto fica localizada na Praia do Trapiche, e, portanto, é o cenário ideal para um passeio no final da tarde. Principalmente para aqueles que adoram admirar o pôr-do-sol.

Na Praia do Trapiche ainda é possível alugar caiaques e pranchas de stand up paddle.

Além disso, há eventos culturais no local promovidos pela prefeitura, como por exemplo, apresentações de teatro, dança e música.

Capela São João Batista

A capela São João Batista é um destino muito procurado, já que sobrevive ao tempo desde a sua construção em 1759. Sendo assim, o local já faz parte do patrimônio histórico de Santa Catarina.

Por fim, possui um belo pátio com vista para a Baía de Itapocorói. E de lá é possível ter uma ótima visão do pôr-do-sol.

Ponte da Vigia

A Ponte da Vigia é um ótimo exemplo do que fazer em Penha, principalmente se você gosta de trilhas.

O local recebeu este nome, pois era o local onde os pescadores costumavam ficar vigiando baleias para a Armação Baleeira, que se instalou na Penha na segunda metade do século XVIII, para caçá-las.

Aliás, ainda bem que a caça às baleias hoje faz parte apenas do passado. Pois, atualmente a região transformou em uma área de preservação ambiental.

Rampa de Voo Livre

Localizada na Praia Vermelha (próxima ao parque Beto Carrero), a Rampa de Voo Livre é mais uma opção para quem gosta de esportes radicais.

Os voos de parapente duram por volta de 20 minutos, e para participar não é preciso experiência, tampouco preparo físico. Antes de iniciar é feita uma instrução completa, além disso, profissionais experientes fazem parte da equipe e acompanham durante todo o passeio.

A dica é se organizar, pois os voos acontecem apenas na parte da tarde devido às condições de vento.

Nascente Praia Vermelha

O ecoturismo também faz parte da cidade, portanto há trilhas imperdíveis, que não podem deixar de ser parte do roteiro dos amantes da natureza.

Uma delas é a Trilha das Nascentes, que inicia no bairro de Olaria e termina na Nascente da Praia Vermelha.

Com duração de aproximadamente 3 horas, o nível de dificuldade é considerado como moderado. Portanto, esse é uma das melhores atividades da Penha para os amantes de aventura.

Praça do Pescador

A praça do pescador foi inaugurada em 2019 na ponte do Rio Gravatá, que fica na divisa com a cidade de Navegantes.

Sendo assim, atualmente o local se tornou palco para feiras e eventos culturais. Sem contar os pescadores, que hoje possuem um melhor acesso de ancoragem.

Portal Turístico

Considerado como um dos cartões postais da cidade, o Portal Turístico é um ótimo cenário para tirar belas fotos. Além disso, no local é possível comprar artesanatos e outras lembrancinhas da cidade.

Por fim, os atendentes são super atenciosos, e passam muitas informações sobre os demais pontos turísticos da cidade, não tão óbvios quanto o Beto Carrero.

Oficina Lítica

A oficina lítica de polimento é um sítio arqueológico localizado em rochas fixas próximas ao mar, essas estruturas podem ser observadas em todo o litoral catarinense.

Inclusive elas foram criadas e usadas pelos povos pré-coloniais para ajudar a produzir artefatos usados na pesca de baleias.

 

O que fazer “a mais” em Penha (SC)

Já deu para perceber que existe muito que fazer em Penha, além de apenas visitar o Beto Carrero.

 Afinal, para aqueles que curtem estar em contato com a natureza, esse é um destino muito interessante.

Porém, muito mais que isso, a cidade da Penha fica localizada em uma região estratégica, onde é possível conhecer diversas cidades vizinhas.

Conhecer Balneário Camboriú

Localizada a apenas 37 km de Penha, Balneário Camburiú é um dos locais mais visitados em Santa Catarina.

E não é para menos, já que a cidade possui muitas atrações, como por exemplo, a maior reserva naturista do Brasil. Além disso, existem outras atrações interessantes por lá, como por exemplo:

  • Praias paradisíacas;
  • Bondinho e Parque Unipraias;
  • Letreiro Eu amo BC;
  • Aquário Oceaânico;
  • Barco Pirata;
  • Roda Gigante Big Wheel;

Portanto, se você puder estender a sua viagem em Santa Catarina, inclua Balneário Camburiú no seu roteiro.

Visitar Bombinhas

Outra localidade próxima a Penha, que vale a pena conhecer é a cidade de Bombinhas, que fica a 68 km do Beto Carreiro.

Inclusive Bombinhas é ainda mais linda do que Balneário, sendo indicada para qualquer tipo de viajante. Já que a região conta com diversas opções de lazer, como praias, trilhas e cachoeiras.

 

O que fazer em Penha apenas em 1 dia?

Com tantas opções, fica difícil escolher o que fazer em apenas 1 dia em Penha, mas lá vai algumas dicas.

Se você quer passar um dia tranquilo, apenas admirando a natureza do local, recomendamos que conheça a maravilhosa Ilha Feia. E caso tenha tempo pela tarde, indicamos que visite a Capela de São João Batista e Freguesia.

Além disso, caso você queira algo mais radical, indicamos a trilha da nascente e/ou o voo de parapente.

Por fim, em ambos os roteiros, termine o dia assistindo ao pôr do sol na praça do coreto em Trapiche.

 

Vale a pena conhecer os pontos turísticos de Penha?

A cidade é linda e calma, e, portanto, é um destino maravilhoso para quem busca segurança e contato com a natureza.

Além disso, possui belas praias, não apenas para passar o dia relaxando, mas também para quem gosta de esportes aquáticos.

Independente se a viagem é com o intuito de conhecer ou não o Beto Carrero, vale a pena visitar Penha.

Esperamos que você tenha gostado da nossa seleção do que fazer em Penha. Mas, já sabe né? Se tiver duvidas ou sugestões, deixe o seu comentário.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -