Você sabia que tem muito o que fazer em Bento Gonçalves? Seguido de Gramado, esse é um dos destinos mais famosos da Serra Gaúcha.
Inclusive Bento Gonçalves recebeu o título de Capital Brasileira do Vinho, sendo atualmente, a maior produtora de vinho do Rio Grande do Sul.
E apesar de ser famosa por suas vinícolas, a região tem outras atrações interessantes que merecem ser exploradas.
Para te ajudar a planejar a sua viagem, preparamos uma lista do que fazer em Bento Gonçalves, como chegar e onde se hospedar.
Quando ir a Bento Gonçalves?
É possível visitar a cidade de Bento Gonçalves em qualquer época do ano, o que realmente muda é o tipo de paisagem de cada estação.
De setembro a abril as videiras estão florescendo, ou seja, a paisagem é mais bonita. Além disso, a época de colheita das uvas vai de janeiro a março.
Já no inverno as videiras secam, então vale a pena apostar em outras atrações além dos vinhedos. Apesar disso, para quem prefere tomar vinho no frio, essa é uma ótima época.
Como chegar até Bento Gonçalves?
O primeiro passo é chegar até o Aeroporto de Porto Alegre, localizado a 120 km da cidade de Bento Gonçalves.
Aliás, se você quer pesquisar as passagens aéreas promocionais, indicamos que consulte as Passagens Promo.
Chegando a Porto Alegre o jeito mais fácil de ir até Bento Gonçalves é alugando um carro, onde indicamos a RentCars, nela é possível comparar todas as locadoras de veículos em um só lugar.
Além disso, é possível chegar de ônibus até Bento Gonçalves, as empresas que fazem esse trecho são a Bento Gonçalves e a Une Sul.
DICA DE OURO: RESERVE AQUI O SEU PASSEIO GRATUITO EM PORTO ALEGRE
Onde se hospedar em Bento Gonçalves?
De forma geral, existem três áreas turísticas para se hospedar, sendo elas: Centro, Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra. Cada região irá proporcionar uma experiência diferente.
O centro é a principal escolha dos turistas devido à boa infraestrutura de comércios, restaurantes e serviços.
Se você busca por pousadas mais sofisticadas, pode optar por se hospedar dentro de um vinícola!
O Vale dos Vinhedos conta com inúmeras opções de hospedagens para os amantes do vinho.
No entanto, se você é um apaixonado por história, se hospedar no Caminhos de Pedra é a melhor escolha.
Uma sugestão de hospedagem é a Pousada Lugama, que fica próxima ao centro de Bento Gonçalves e tem diárias a partir de R$ 176 para duas pessoas com café da manhã incluído.
Para quem busca uma acomodação rodeada por vinhedos, o Hotel & Spa do Vinho é um dos melhores hotéis da cidade.
Por fim, se você quer consultar todas as hospedagens de Bento Gonçalves em um só lugar, indicamos que veja AQUI.
O que fazer em Bento Gonçalves em 1 dia?
1. Vale dos Vinhedos
Esse, certamente, é um dos melhores tours de vinhos da Serra Gaúcha.
No Vale dos Vinhedos você encontrará os melhores vinhos nacionais e ótimos pratos inspirados na culinária italiana.

Recomendamos agendar o passeio saindo do seu hotel em Bento Gonçalves rumo ao Vale dos Vinhedos AQUI.
2. Maria Fumaça
O tradicional passeio de Maria Fumaça não pode faltar na sua lista do que fazer em Bento Gonçalves.

Além de fazer uma viagem em um autêntico trem, você verá apresentações musicais e de danças inspiradas na cultura italiana durante o trajeto.
Por fim, se você quer agilidade, transparência e cancelamento grátis, indicamos que reserve o seu passeio de Maria Fumaça aqui.
3. Parque Temático Epopéia Italiana
O Parque Temático Epopéia Italiana possui uma área de 2 mil metros quadrados.
Além disso, o local conta com um museu, onde ocorrem apresentações teatrais, exposição de trajes típicos do país e venda de produtos italianos.

4. Museu do Imigrante
O Museu do Imigrante é uma homenagem às pessoas que deixaram os seus países e vieram morar no Brasil.

O local possui um acervo com inúmeras peças de origem italiana e possui uma arquitetura muito bonita.
5. Pipa Pórtico
Esse atrativo é nada mais, nada menos que o portal da cidade, onde tem uma grande pipa de madeira.
O artefato é uma homenagem aos antigos recipientes onde eram feitos os vinhos anos atrás. Vale a pena ir até lá para tirar algumas fotos!
Rotas turísticas de Bento Gonçalves
Nos arredores da cidade existem 5 rotas turísticas que merecem ser incluídas no seu roteiro de Bento Gonçalves:
- Vale dos Vinhedos
- Caminho de Pedras
- Vale do Rio das Antas
- Cantinas Históricas
- Encantos de Eulália
As opções vão desde atrações históricas, gastronômicas, arquitetônicas, enoturísticas e por fim, paisagens de tirar o fôlego.
6. Vale dos Vinhedos
Com certeza o Vale dos Vinhedos é o roteiro mais tradicional de Bento Gonçalves, ou seja, é uma das paradas obrigatórias para quem visita a cidade.
O local parece ter saído dos filmes de Hollywood, repleto de lindas vinícolas nas colinas do sul.
Dentre elas, as que mais se destacam são: Vinícola Miolo, Vinícola Casa Valduga, Vinícola Don Laurindo, Vinícola Lidio Carraro, Vinícola Aurora e Vinícola Salton.
7. Rota Caminhos de Pedra
A Rota Caminhos de Pedra é um tour histórico que tem duração média de 4 horas. Durante o passeio você poderá conhecer e degustar vinhos da Casa Bertarello, Cantina Strapazzon e Casa da Ovelha.
8. Vale do Rio das Antas
O Vale do Rio das Antas possui uma natureza exuberante e conta ainda com cantinas, vinícolas, restaurantes e até um alambique.
O local abriga uma das maiores pontes do mundo em arco paralelos suspenso, a Ponte Ernesto Dornelles. Além disso, outro atrativo da região que vale a pena conhecer é o Mirante da Ferradura, onde você terá uma linda vista das águas do Rio das Antas.
9. Cantinas Históricas
Visitar as Cantinas Históricas é uma boa pedida para se deliciar com os melhores vinhos enquanto conhece um pouco mais sobre as histórias e a cultura da região que é uma das maiores produtoras de vinho do país.
10. Encantos de Eulália
Localizado no interior do município de Bento Gonçalves, o Encantos de Eulália recebe visitantes que buscam um passeio em meio a belas paisagens e uma variedade de atrativos.
O que fazer “a mais” em Bento Gonçalves?
11. Parque São Bento
Se você está viajando com a família e se perguntou o que fazer em Bento Gonçalves, não deixe de incluir o Parque São Bento no seu roteiro.
Localizado no centro da cidade, o local conta com uma extensa área verde e parquinho para as crianças, sendo um ótimo local para quem gosta de piqueniques!
12. Parque do Salto Ventoso
Se você gosta de lindas paisagens, infraestrutura e natureza, o Parque do Salto Ventoso é um ótima opção para incluir no seu roteiro de Bento Gonçalves.
Localizado a apenas 12 km do centro de Farroupilha, o parque oferece diversas atividades, como por exemplo, ruínas, passarelas, mirantes e vegetação nativa.
Por fim, o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h as 17 e a entrada custa R$ 10 por pessoa.
13. Igreja São Bento e Monumento ao Imigrante
Situadas no centro de Bento Gonçalves, a Igreja e o Monumento São Bento foram construídos em homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região.
Então, se você estiver pela região, não deixe de conferir esse ponto turístico, você vai se impressionar com a arquitetura da igreja, que é inspirada no formato de barris de vinho.
14. Parque da Ovelha
Para quem viaja com crianças, o Parque da Ovelha é uma ótima opção de lazer em Bento Gonçalves, onde é possível alimentar, ordenhar e tosquiar ovelhas.
Além disso, é importante comentar que o Parque da Ovelha fica no Distrito de São Pedro, localizado a 12 km do centro de Bento Gonçalves.
Por fim, o local funciona das 9h as 17h de segunda a domingo.
15. Parque Casa na Árvore
Outra atividade para os pequenos é o Parque Casa na Arvore, que também fica localizado em São Pedro.
No local é possível caminhar em uma trilha suspensa entre as arvores, brincar nos escorregadores e aproveitar os balanços. Além disso, o parque funciona diariamente das 9h às 18h.
16. Parque de Aventuras Gasper
O Parque de Aventuras Gasper possui duas unidades em Bento Gonçalves, uma no Parque Eulália e outra no Vale dos Vinhedos.
Ambos oferecem atividades de aventura que vão desde tirolesas até campos de paintball, ou seja, é uma ótima opção para quem pretende ir além dos vinhedos.
17. Chafariz de Vinho La Fontana
Se você está no centro de Bento Gonçalves aproveite para conhecer a famosa fonte de vinho, chamada de Chafariz de Vinho La Fontana.
18. Igreja Cristo Rei e Praça das Rosas
Localizada em frente à Praça da Rosas, a Igreja Cristo Rei foi inaugurada em 1954 e hoje é considerada como uma das construções mais emblemáticas de Bento Gonçalves. Por fim, confira também outras dicas de viagem sobre o sul do Brasil:
Onde comer em Bento Gonçalves?
Além dos excelentes vinhos, a gastronomia em Bento Gonçalves é um atrativo a parte.
O grande destaque da cidade são os pratos da marcante culinária italiana, como massas, pizzas, etc. Somado a isso, o galeto é um delicioso prato típico da região e merece ser experimentado.
Alguns dos restaurantes que sugerimos visitar são:
- Galeto Di Paolo;
- Caldeira Restaurante;
- Piegora Bistrô;
- Chamonix Fondue;
Vale a pena conhecer Bento Gonçalves?
Tanto para os amantes do vinho, quanto para quem ama a natureza, Bento Gonçalves é um ótimo destino e vale muito a pena conhecer.
Como você pode perceber, não falta o que fazer em Bento Gonçalves, as opções vão desde visitas as famosas vinícolas a passeios culturais repleto de histórias dos imigrantes italianos.
Você certamente irá se sentir na Itália em meio a tantos locais que remetem a cultura do país. Portanto, não deixe de conhecer Bento Gonçalves na sua visita ao Rio Grande do Sul.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre o que fazer em Bento Gonçalves. E no caso de duvidas ou sugestões, deixe o seu comentário, pois ficaremos felizes em responder.
Respostas de 3
Achei otimo, preciso de uma ajudinha. Somos de Rondonia, e vamos viajar em familia em Outubro para Canela. Meus pais querem muito conhecer Veranopolis, um bate e volta,mas eu vi que la nao tem muito o que fazer. Gostaria de uma dica em Bento para ir pela manha e almoçar,depois iriamos para veranopolis.
Oi Debora, que legal. Inclusive pretendemos conhecer Rondônia em breve 😀
Então, indico que pela manhã faça o seguinte passeio: https://www.civitatis.com/pt/bento-goncalves/trem-maria-fumaca-vinicola-garibaldi/?aid=13206 e depois do almoço conheça Veranópolis. No passeio eles indicam os restaurantes onde é possível almoçar, então pode ficar tranquila.
Caso queira uma segunda opção de passeio, esse também é bem legal: https://www.civitatis.com/pt/bento-goncalves/tour-vinicolas-vale-vinhedos/?aid=13206. Por fim, desejo a vocês uma ótima viagem 😉
Comprei o meu passeio e tava com medo, mas deu tudo certo. Fomos muito bem tratados, buscaram e deixaram a gente no hotel e as vinícolas são lindas.