PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

O que fazer em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul

Você sabia que tem muito o que fazer em Bento Gonçalves? Seguido de Gramado, esse é um dos destinos mais famosos da Serra Gaúcha.

Inclusive Bento Gonçalves recebeu o título de Capital Brasileira do Vinho e é, atualmente, a maior produtora de vinho do Rio Grande do Sul.

E apesar de ser famosa por suas vinícolas, a região tem outras atrações interessantes que merecem ser exploradas.

Para te ajudar a planejar a sua viagem, preparamos uma lista do que fazer em Bento Gonçalves, como chegar e onde se hospedar.

 

Quando ir em Bento Gonçalves

É possível visitar a cidade de Bento Gonçalves em qualquer época do ano, o que realmente muda é o tipo de paisagem de cada estação.

De setembro a abril as videiras estão florescendo, ou seja, a paisagem é mais bonita. Além disso, a época de colheita das uvas vai de janeiro a março.

Já no inverno as videiras secam, então vale a pena apostar em outras atrações além dos vinhedos. Apesar disso, para quem prefere tomar vinho no frio, essa é uma ótima época.

 

Como chegar até Bento Gonçalves

O primeiro passo é chegar até o Aeroporto de Porto Alegre, localizado a 120 km da cidade de Bento Gonçalves.

Alias, se você quer pesquisar as passagens aéreas promocionais, indicamos que consulte as Passagens Promo.

Chegando a Porto Alegre o jeito mais fácil de ir até Bento Gonçalves é alugando um carro, onde indicamos a RentCars, nela é possível comparar todas as locadoras de veículos em um só lugar.

Além disso, também é possível chegar de ônibus até Bento Gonçalves, as empresas que fazem esse trecho são a Bento Gonçalves e a Une Sul.

 

Onde se hospedar em Bento Gonçalves

De forma geral, existem três áreas turísticas para se hospedar, sendo elas: Centro, Vale dos Vinhedos e Caminhos de Pedra. Cada região irá proporcionar uma experiência diferente.

O centro é a principal escolha dos turistas devido à boa infraestrutura de comércios, restaurantes e serviços.

Se você busca por pousadas mais sofisticadas, pode optar por se hospedar dentro de um vinícola!

O Vale dos Vinhedos conta com inúmeras opções de hospedagens para os amantes do vinho.

No entanto, se você é um apaixonado por história, se hospedar no Caminhos de Pedra é a melhor escolha.

Uma sugestão de hospedagem é a Pousada Lugama, que fica próxima ao centro de Bento Gonçalves e tem diárias a partir de R$ 176 para duas pessoas com café da manhã incluído.

Para quem busca uma acomodação rodeada por vinhedos, o Hotel & Spa do Vinho, Autograph Collection é um dos melhores hotéis da cidade.

 

O que fazer em Bento Gonçalves | Roteiro de 1 dia

Agora que você já sabe onde ficar, vamos descobrir o que você não pode deixar de fazer em Bento Gonçalves!

1. Vale dos Vinhedos

Esse, certamente, é um dos melhores tours de vinhos da Serra Gaúcha.

No Vale dos Vinhedos você encontrará os melhores vinhos nacionais e ótimos pratos inspirados na culinária italiana.

o que fazer em bento goncalves

Recomendamos agendar o passeio saindo do seu hotel em Bento Gonçalves rumo ao Vale dos Vinhedos aqui.

2. Maria Fumaça

O tradicional passeio de Maria Fumaça não pode faltar na sua lista do que fazer em Bento Gonçalves.

maria fumaca de bento goncalves

Além de fazer uma viagem em um autêntico trem, você verá apresentações musicais e de danças inspiradas na cultura italiana durante o trajeto.

Por fim, se você quer agilidade, transparência e cancelamento grátis, indicamos que reserve o seu passeio de Maria Fumaça aqui.

3. Parque Temático Epopéia Italiana

O Parque Temático Epopéia Italiana possui uma área de 2 mil metros quadrados.

Além disso, o local conta com um museu, onde ocorrem apresentações teatrais, exposição de trajes típicos do país e venda de produtos italianos.

bandeiras italianas em bento goncalves

4. Museu do Imigrante

O Museu do Imigrante é uma homenagem às pessoas que deixaram os seus países e vieram morar no Brasil.

museu do imigrante de bento gonçalves

O local possui um acervo com inúmeras peças de origem italiana e possui uma arquitetura muito bonita.

5. Pipa Pórtico

Esse atrativo é nada mais, nada menos que o portal da cidade, onde tem uma grande pipa de madeira.

O artefato é uma homenagem aos antigos recipientes onde eram feitos os vinhos anos atrás. Vale a pena ir até lá para tirar algumas fotos!

 

Rotas turísticas de Bento Gonçalves

Nos arredores da cidade existem 5 rotas turísticas que merecem ser incluídas no seu roteiro de Bento Gonçalves:

  • Vale dos Vinhedos
  • Caminho de Pedras
  • Vale do Rio das Antas
  • Cantinas Históricas
  • Encantos de Eulália

As opções vão desde atrações históricas, gastronômicas, arquitetônicas, enoturísticas e por fim, paisagens de tirar o fôlego.

1. Vale dos Vinhedos

Com certeza o Vale dos Vinhedos é o roteiro mais tradicional de Bento Gonçalves, ou seja, é uma das paradas obrigatórias para quem visita a cidade.

uvas em bento goncalves

O local parece ter saído dos filmes de Hollywood, repleto de lindas vinícolas nas colinas do sul.

Dentre elas, as que mais se destacam são: Vinícola Miolo, Vinícola Casa Valduga, Vinícola Don Laurindo, Vinícola Lidio Carraro, Vinícola Aurora e Vinícola Salton.

2. Rota Caminhos de Pedra

A Rota Caminhos de Pedra é um tour histórico que tem duração média de 4 horas. Durante o passeio você poderá conhecer e degustar vinhos da Casa Bertarello, Cantina Strapazzon e Casa da Ovelha.

caminho de pedra em bento goncalves

3. Vale do Rio das Antas

O Vale do Rio das Antas possui uma natureza exuberante e conta ainda com cantinas, vinícolas, restaurantes e até um alambique.

vale do rio das antas em bento gonçalves

O local abriga uma das maiores pontes do mundo em arco paralelos suspenso, a Ponte Ernesto Dornelles. Além disso, outro atrativo da região que vale a pena conhecer é o Mirante da Ferradura, onde você terá uma linda vista das águas do Rio das Antas.

4. Cantinas Históricas

Visitar as Cantinas Históricas é uma boa pedida para se deliciar com os melhores vinhos enquanto conhece um pouco mais sobre as histórias e a cultura da região que é uma das maiores produtoras de vinho do país.

cantinas históricas em bento Gonçalves

5. Encantos de Eulália

Localizado no interior do município de Bento Gonçalves, o Encantos de Eulália recebe visitantes que buscam um passeio em meio a belas paisagens e uma variedade de atrativos.

uvas e vinhos de bento gonçalves

O que fazer “a mais” em Bento Gonçalves

Agora que você já sabe quais são os principais pontos turísticos de Bento Gonçalves, descubra diversos outros atrativos que a cidade possui.

Parque São Bento

Se você está viajando com a família e se perguntou o que fazer em Bento Gonçalves, não deixe de incluir o Parque São Bento no seu roteiro.

Localizado no centro da cidade, o local conta com uma extensa área verde e parquinho para as crianças, sendo um ótimo local para quem gosta de piqueniques!

Parque do Salto Ventoso

Se você gosta de lindas paisagens, infraestrutura e natureza, o Parque do Salto Ventoso é um ótima opção para incluir no seu roteiro de Bento Gonçalves.

Localizado a apenas 12 km do centro de Farroupilha, o parque oferece diversas atividades, como por exemplo, ruínas, passarelas, mirantes e vegetação nativa.

Por fim, o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h as 17 e a entrada custa R$ 10 por pessoa.

Igreja São Bento e Monumento ao Imigrante

Situadas no centro de Bento Gonçalves, a Igreja e o Monumento São Bento foram construídos em homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região.

Então, se você estiver pela região, não deixe de conferir esse ponto turístico, você vai se impressionar com a arquitetura da igreja, que é inspirada no formato de barris de vinho.

Parque da Ovelha

Para quem viaja com crianças, o Parque da Ovelha é uma ótima opção de lazer em Bento Gonçalves, onde é possível alimentar, ordenhar e tosquiar ovelhas.

Além disso, é importante comentar que o Parque da Ovelha fica no Distrito de São Pedro, localizado a 12 km do centro de Bento Gonçalves.

Por fim, o local funciona das 9h as 17h de segunda a domingo.

Parque Casa na Árvore

Outra atividade para os pequenos é o Parque Casa na Arvore, que também fica localizado em São Pedro.

No local é possível caminhar em uma trilha suspensa entre as arvores, brincar nos escorregadores e aproveitar os balanços. Além disso, o parque funciona diariamente das 9h às 18h.

Parque de Aventuras Gasper

O Parque de Aventuras Gasper possui duas unidades em Bento Gonçalves, uma no Parque Eulália e outra no Vale dos Vinhedos.

Ambos oferecem atividades de aventura que vão desde tirolesas até campos de paintball, ou seja, é uma ótima opção para quem pretende ir além dos vinhedos.

Chafariz de Vinho La Fontana 

Se você está no centro de Bento Gonçalves aproveite para conhecer a famosa fonte de vinho, chamada de Chafariz de Vinho La Fontana.

Igreja Cristo Rei e Praça das Rosas

Localizada em frente à Praça da Rosas, a Igreja Cristo Rei foi inaugurada em 1954 e hoje é considerada como uma das construções mais emblemáticas de Bento Gonçalves.

Degustar da gastronomia de Bento Gonçalves

Além dos excelentes vinhos, a gastronomia em Bento Gonçalves é um atrativo a parte.

O grande destaque da cidade são os pratos da marcante culinária italiana, como massas, pizzas, etc. Somado a isso, o galeto é um delicioso prato típico da região e merece ser experimentado.

Alguns dos restaurantes que sugerimos visitar são:

  • Galeto Di Paolo;
  • Caldeira Restaurante;
  • Piegora Bistrô;
  • Chamonix Fondue;

 

Dicas de viagem adicionais

  • Se a sua ideia é conhecer Gramado e Canela, é indicado alugar um carro, então indicamos que compare os preços de todas as locadoras disponíveis pela RentCars.
  • Existem outros lugares interessantes próximos a Bento Gonçalves, principalmente Caxias do Sul, Garibaldi, Farroupilha e Flores da Cunha.
  • Além disso, cuidado com quem vende passeios e simplesmente desaparece. Então, se for comprar presencialmente, confirme se o agente de turismo é credenciado. Porém, caso queira reservar os seus passeios com agilidade e cancelamento grátis, indicamos a Civitatis.
  • Por fim, lembre-se de fazer o seu seguro de viagem para imprevistos com o Seguros Promo.

 

Conclusão: Vale a pena conhecer Bento Gonçalves?

Tanto para os amantes do vinho, quanto para quem ama a natureza, Bento Gonçalves é um ótimo destino e vale muito a pena conhecer.

Como você pode perceber, não falta o que fazer em Bento Gonçalves, as opções vão desde visitas as famosas vinícolas a passeios culturais repleto de histórias dos imigrantes italianos.

Você certamente irá se sentir na Itália em meio a tantos locais que remetem a cultura do país. Portanto, não deixe de conhecer Bento Gonçalves na sua visita ao Rio Grande do Sul.

 
o que fazer em bento goncalves

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre o que fazer em Bento Gonçalves. E no caso de duvidas ou sugestões, deixe o seu comentário, pois ficaremos felizes em responder. 

Algumas fotos provém do Pixabay, sem necessidade de menção obrigatória de créditos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -