Mercado Velho de Teserina (PI): Produtos locais do nordeste

Sumário

Continua após a publicidade..

Fundado por volta de 1850, o Mercado Central de Teresina, também conhecido como Mercado Velho, se transformou em um dos principais cartões postais da capital piauiense.

Para quem ama os produtos do nordeste e esta de passagem pela capital do Piauí, comprar os produtos locais do Mercado Velho de Teresina é uma ótima opção.

Continua após a publicidade..


Quer saber quais são as curiosidades e produtos do mercado central de Teresina? Então confira nosso post completo.

 
 

Sobre o Mercado Velho de Teresina

 
Construído no terreno doado pelo Sr. Jacob Manoel de Almendra, o Mercado Velho de Teresina se transformou em um marco histórico da cultura piauiense.
 
Já em 2017, o Mercado São José, como assim também é conhecido, foi reformado e atualmente compõe uma quadra inteira do bairro da Praça Bandeira.
 
Com diversos produtos e serviços, o mercado abriga lojas de artesanato, lanchonetes, sapatarias e diversas barracas de produtos variados.
 

 

Confira: 10 Melhores praias do Piauí

 

 

Produtos do Mercado Velho de Teresina

 

✔ Artesanatos locais

 
Para quem gosta de artigos de decoração e produtos artesanais de alta qualidade, o Mercado Velho de Teresina é uma ótima opção.
 
O local conta com inúmeros vendedores que expõem os objetos pertencentes a cultura popular piauiense, como por exemplo, luminárias, placas, moveis, roupas, sapatos e brinquedos.
 
Além disso, é importante ressaltar que o chamado “mercadão” possui ótimos preços para produtos de couro e palha.
 
Sinceramente, só não compramos mais artigos de decoração, pois voltaríamos para São Paulo de avião e a nossa mala já estava cheia de doces.
 
 

 Produtos típicos

 
Produtos fresquinhos, artesanais e de ótima qualidade são as características marcantes do mercado central de Teresina.
 
E essa mistura de sabores fez do Piauí um dos nossos lugares favoritos, em grande parte, pois as grandes redes de restaurantes ainda não chegaram massivamente até lá.
 
A culinária piauiense é riquíssima e a prova disso são os seus famosos temperos, como no caso do cominho, do coentro, da pimenta, do louro, do urucum e do famoso dendê.
 
Além disso, as frutas e poupas fazem sucesso entre os turistas, que na maioria das vezes não conhecem os sabores típicos da região.
 
Como por exemplo, a ciriguela, o umbu, o buriti, o caju, a pitomba, a jacá e o bacuri. Você conhece todas essas frutinhas?
 
Bom, voltando na questão da venda de produtos, o Mercado Velho oferece diversas variedades locais, desde legumes frescos, até carnes e doces.
 
Em relação aos doces, é um verdadeiro misto de sabores, tal como famosa rapadura, o doce de jaca, o doce de caju, o doce de leite, a deliciosa goiabada e o pouco conhecido doce de buriti.
 
Somado a tudo isso, para quem gosta de provar produtos diferentes, não deixe de comprar o pó de guaraná da Amazônia, que misturado com leite se transforma em um delicioso milk shake nordestino.
 
 

Gostou do nosso post sobre o mercado Velho de Teresina?

 
Se sim, confira também 5 curiosidades sobre a formação dos mercados e feiras regionais.
 
 

Curiosidades sobre feiras brasileiras

  1. A primeira feira do Brasil ocorreu em agosto de 1914 no Largo General Osório em Santa Efigênia.
  2. A data da primeira feira brasileira, em 27 de agosto, foi oficializada como o Dia do Feirante Brasileiro.
  3. O Ato 625, de Washington Luis, na época prefeito de São Paulo, foi responsável por oficializar as feiras livres no Brasil.
  4. As feiras ainda são consideradas como um dos locais mais econômicos para a compra de produtos locais.
  5. A lei estabelece o horário de montagem e desmontagem das feiras, que deve ocorrer entre as 6h da manhã até 13:30h.
Espero que vocês tenham gostado do nosso post sobre o “Mercado Velho de Teresina”. E caso tenham outras sugestões ou duvidas, deixem os seus comentários.
 
Lembrando que esse post faz parte da Blogagem Coletiva Mercados e Feiras, confira outras dicas incríveis de outros blogs participantes:
 
Viagem e Cura – Mercado Central de Budapeste
artesao fazendo cestas de palha artesanais no mercado velho de teresina
Para mais conteúdos atualizados sobre viagem e hospedagem, visite o nosso blog.
 
Fonte: Fotos Pixabay, sem necessidade de menção a créditos.

13 respostas

  1. Acho que nunca tive a oportunidade de conhecer a culinária de Teresina, esse mercado velho seria ideal para desfrutar dos sabores

  2. Estive em Teresina mas não fui conhecer o Mercado Velho, quando tiver oportunidade novamente, irei conhecer pois adoro os mercados tradicionais das cidades.

  3. Estive em Teresina e não deu tempo de visitar o mercado velho! Amo conhecer os mercados locais de cada destino que visito, pois, pra mim, é onde conseguimos encontrar um resumo da cultura de cada povo! Adorei saber da história do Mercado Velho De Teserina no Piauí, e os produtos Locais do Nordeste.

  4. Eu fiquei encantada com esse seu post sobre o Mercado Velho de Teresina, no Piauí! Eu não conheço o estado e estou tentando organizar uma viagem em breve e com toda certeza sua indicação entrará no meu roteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim
o que fazer em holambra - conhecer os campos de girassóis

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -
Este site utiliza cookies para garantir uma melhor experiência ao usuário. Consulte a nossa Política de Privacidade.