O que fazer em Pedreira (SP): Pontos turísticos na cidade da porcelana - Mundo Viajante

O que fazer em Pedreira (SP): Pontos turísticos na cidade da porcelana

Publicado em 12/10/2021

Localizada a 40 km de Campinas, a cidade de Pedreira faz parte do Circuito de Águas Paulistas. Conhecida principalmente pela fabricação de utensílios de porcelana, muitos turistas visitam a cidade em busca de artigos de decoração. Contudo, engana-se quem pensa não tem o que fazer em Pedreira, pois a cidade conta com diversos atrativos turísticos.


igreja rosa claro com arquitetura gotica

Para quem está visitando o Circuito das Águas Paulistas e pretende conhecer a cidade, iremos comentar o que fazer em Pedreira (SP) e quais são os principais pontos turísticos da capital da porcelana.

Sobre Pedreira (SP)


Fundada em 1896, a cidade conhecida atualmente como Pedreira, já fez parte do município de Amparo.

E apesar de ser por muitos erroneamente associada com pedras, o nome Pedreira possui suas raízes ligadas a abundancia de “Pedros” na família Godoy Moreira, a principal fundadora da cidade.


Como chegar em Pedreira (SP)


Localizada a 94km da capital, a cidade de Pedreira fica entre os municípios de Amparo e Jaguariúna, onde o principal acesso a cidade é através da rodovia SP-95.


Onde se hospedar em Pedreira (SP)


Por incrível que pareça, a cidade com 41 mil habitantes possui poucas opções de hospedagem.

Provavelmente isso seja principalmente por conta de seus vizinhos, Amparo e Jaguariúna, que estão a aproximadamente 15 km de Pedreira.

No geral, a melhor indicação para quem vem de longe é aproveitar o dia em Pedreira e pernoitar em Amparo, onde indicamos o Hotel Aconchego, com diárias a partir de R$ 188 para duas pessoas.

Porém, caso o seu acesso à cidade seja no sentido contrario, indicamos também o Hotel Stelati em Jaguariúna, com acomodações a partir de R$ 166 para duas pessoas.

Por último, as diárias de ambos os hotéis já inclui café da manhã e banheiro privativo.


O que fazer em Pedreira (SP)


Estação Ferroviária


Para quem está em duvida sobre o que fazer em Pedreira (SP), um dos pontos turísticos imperdíveis da cidade é a Estação Ferroviária.

antiga estacao de cor amarela de pedreira no interior de sao paulo

Inaugurada em 1875, a antiga Estação Ferroviária de Pedreira, foi construída pela Companhia Mogiana, com o intuito de escoamento da produção e integração das cidades localizadas no interior de São Paulo.

Atualmente se transformou em área de visitação turística, com lojas de artesanato, bares e restaurantes.


Praça Coronel João Pedro


Localizada no centro turístico de Pedreira, a Praça Coronel João Pedro foi construída em homenagem a João Pedro de Godoy Moreira, patriarca da família fundadora de Pedreira.

pequena praça dom bancos de madeira e busco de concreto no meio

Apesar de pequena, a pracinha tem um charme especial, já que os turistas podem admirar a principal área de visitação da cidade.


Morro do Cristo e Teleférico


Considerado como um dos principais pontos turísticos do Circuito Paulista das Águas, o Morro do Cristo carrega parte da historia da Revolução Constitucionalista de 1932.

Com o objetivo de derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar novas eleições presidenciais, a 4º Divisão de Infantaria da época, utilizou o hoje nomeado Morro do Cristo, como ponto estratégico de defesa.

estatua de jesus cristo de braços abertos

Contudo, foi apenas a partir de 1980 que o local foi urbanizado e transformado em complexo turístico.

Já em relação aos monumentos arquitetônicos, no Morro do Cristo está localizada a Praça Nossa Senhora Aparecida, o teleférico de Pedreira, o monumento em homenagem a Revolução Constitucionalista e o portal com inspiração em Jerusalém.

entrada de teleferico vermelho

Por fim, é importante lembrar que em 2020 algumas reformas foram iniciadas na cidade de Pedreira, dentre elas o Morro do Cristo, que em breve irá contar com a implementação do Jardim das Oliveiras, inspirado no local onde Jesus orou na noite anterior a sua crucificação.


Museu Histórico e da Porcelana


Localizado nas proximidades da Praça João Pedro, o Museu Histórico e da Porcelana, é responsável pela conservação cultural de Pedreira.

chicara e pires de porcelana com cha de camomila e flores brancas ao redor

O acervo do museu conta com artefatos da época de fundação da cidade, como por exemplo, porcelanas, mobílias e fotografias.

Atualmente o prédio oficial do museu está em reforma, mas os visitantes podem conhecer as peças no prédio localizado na Rua Vascon (nº 215).

Por último, o Museu da Porcelana funciona, com entrada franca, das 8h às 16h.


Zoo Bosque de Pedreira


Localizado no bairro Morumbi, o Zoo Bosque de Pedreira é uma das atividades mais interessantes para quem viaja com crianças.

Cercado pela vegetação nativa o local conta com diversas espécies nativas da Mata Atlântica, como por exemplo, macaco prego, onça pintada, maritacas, jacarés, araras e gaviões.

macaco prego da cor preta e branca em cima de uma arvore

Além disso, outra atração do Zoo Bosque é uma figueira com mais de 300 anos, onde os visitantes podem caminhar entre as suas raízes e visualizar a sua principal abertura de formato circular.

Em suma, o local acaba atraindo famílias que buscam atividades de recreação no interior de São Paulo.

Por último, o Zoo Bosque funciona de quarta a domingo das 9h às 16h, porém em virtude do momento recente, os visitantes devem chegar até às 15h.


Igreja Matriz de San’tAnna


Localizada na mesma quadra do Teatro Municipal, a Igreja Matriz de San’tAnna foi construída em 1899.

igreja rosa claro com arquitetura gotica

A beleza da construção ultrapassa o seu valor histórico, já que a igreja foi arquitetada em estilo gótico.

Além disso, anualmente, no dia 26 de julho, é celebrado na Igreja Matriz de San’tAnna o dia da padroeira de Pedreira.


Gostou das nossas dicas sobre o que fazer em Pedreira (SP)?


Se sim, continue lendo o nosso post e descubra outros pontos turísticos na capital da porcelana.


O que fazer “a mais” em Pedreira (SP)


Restaurante Peixada do Lago


Já para aqueles que pretende ficar mais tempo na cidade e ficam em duvida sobre o que fazer "a mais" em Pedreira (SP), indicamos o Restaurante Peixada do Lago.

Localizado na estrada que liga Pedreira e Amparo, o Restaurante Peixada do Lago é indicado para quem busca saborear tipos de peixes variados, seja como aperitivo ou prato principal.

Além disso, o restaurante se destaca por suas promoções de happy hour toda sexta das 18h30 às 22h e pelo seu rodízio de peixe que ocorre atualmente às quintas-feiras.

Por último, é importante ressaltar que o local é dividido em duas áreas principais, a área externa voltada para petiscos e a área interna com o foco em pedidos a la carte.


Teatro Municipal de Pedreira


Inaugurado em 1969, o Teatro Municipal de Pedreira já foi palco de inúmeros espetáculos e exposições de grande porte.

Com capacidade de 420 pessoas, o espaço cultural de Pedreira encontra-se atualmente em reforma, mas em breve deve retornar como uma das atividades turísticas.


Rio Jaguari


Conhecido como o principal afluente entre Campinas e Pedreira, o Rio Jaguari é reduto de algumas espécies nativas da região.

Apesar de não ser considerado como um ponto turístico, em algumas passagens do Rio Jaguari é possível avistar áreas ambientais preservadas.


Letreiro de Pedreira


Localizado entre Pedreira e Amparo o letreiro de “I 💗 Pedreira” é um dos novos atrativos turísticos da cidade.

Sendo ideal para quem procura registrar a sua passagem por uma das 7 cidades do Circuito de Águas Paulistas.


Capela do Bom Jesus


Construída em 1896 e inaugurada um ano depois em 1897 pelo Coronel João Pedro de Godoy Moreira, a Capela do Bom Jesus é uma das construções mais antigas da cidade.

Apesar de pequena, a construção encontra-se em ótimo estado de conservação e possui lindos ornamentos em sua fachada.

Além disso, a Capela do Bom Jesus também oferece uma das vistas mais bonitas de Pedreira, onde os turistas podem apreciar a vista do centro da cidade e do Morro do Cristo.

Esperamos que tenha gostado da nossa seleção de “o que fazer em Pedreira (SP)” e caso você tenha alguma duvida ou sugestão, deixe o seu comentário.

macaco prego da cor preta e branca em cima de uma arvore

Se gostou desse post segue o Mundo Viajante no Facebook

Conheça também nosso perfil no Instagram e Pinterest

Algumas fotos advém do banco de imagem Pixabay: Sem necessidade obrigatória de menção a créditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@INSTAGRAM