Lugares sagrados de peregrinação no Brasil e no mundo - Mundo Viajante

Lugares sagrados de peregrinação no Brasil e no mundo

Publicado em 15/10/2021

Recentemente o turismo religioso vem se consagrando como uma das melhores alternativas para quem busca autoconhecimento misturado com religião. Porém, desde os primórdios da humanidade, lugares sagrados de peregrinação no Brasil e no mundo sempre foram motivo de curiosidade, tradição e cultura.


cidade de roma ponte e rio em dia nublado lugares sagrados de peregrinação no brasil e no mundo

Quer ficar por dentro dos principais lugares sagrados de peregrinação no Brasil e no mundo? Então, continue com a gente e boa leitura!


Lugares sagrados de peregrinação no Brasil e no mundo


1. Aparecida do Norte, São Paulo


Localizada no Vale do Paraíba, a cidade de Aparecida do Norte é considerada como o destino sagrado mais tradicional de peregrinação no Brasil.

Desde que foi declarada como santa padroeira do Brasil em 1930, a imagem de Aparecida atrai milhares de visitantes no decorrer do ano.

imagem de barro preto e capa azul de nossa senhora da aparecida lugares sagrados de peregrinação no brasil e no mundo

Por conta disso, em 2003 foi inaugurado o a rota de peregrinação de Aparecida, conhecida como o Caminho da Fé.

Famoso por ligar a cidade Aparecida do Norte com a região serrana de São Paulo e Minas Gerais, o Caminho da Fé pode ser percorrido de diversas formas, inclusive a pé.

Inspirado no caminho sagrado de Santiago de Compostela na Espanha, o Caminho da Fé de Aparecida atrai 12 milhões de visitantes por ano.

Por último, é importante lembrar que a tradicional festa da padroeira acontece anualmente no dia 12 de outubro.


2. Juazeiro do Norte, Ceará


Localizado no extremo sul do estado do Ceará, no chamado Vale do Cariri, a cidade de Juazeiro no Norte é conhecida por ser um dos principais lugares de peregrinação do nordeste brasileiro.

Contudo, a fama de Juazeiro do Norte é ligada ao famoso Padre Cicero, ordenado em 1870 em Fortaleza e designado para o distrito de Juazeiro dois anos depois.

padre vestido de branco segurando um pote hde ostias lugares sagrados de peregrinação no brasil e no mundo

Em 1889, o então pouco conhecido Padre Cicero, participa de uma comunhão geral, onde uma hóstia sangra na boca de uma fiel.

Após isso, a historia da hóstia fica conhecida ao redor do mundo como o Milagre do Padre Cicero.


3. Trindade, Goiás


Localizada a 26 km de Goiás, a cidade de Trindade é responsável pela criação do primeiro santuário do Divino Pai Eterno em 1912, hoje conhecido como Santuário Velho ou Igreja Matriz.

imagem de maos idosas orando lugares sagrados de peregrinação no brasil e no mundo

Em 2012, 100 anos desde sua criação, o santuário foi declarado como Patrimônio Histórico Artístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

E com o passar do tempo, a cidade se transformou em um dos locais sagrados de peregrinação no Brasil.

Por fim, é importante ressaltar que em Trindade estão localizados diversos pontos turísticos religiosos, como por exemplo, a Sala dos Milagres, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja do Santíssimo Redentor.


4. Salvador, Bahia


Apesar de ser principalmente conhecida por lindas praias e estilo carnavalesco, a capital baiana guarda diversas belezas destinadas ao turismo religioso.

terço catolico com simbolos do nosso senhor do bonfim lugares sagrados de peregrinação no brasil e no mundo

Porém, apenas em 2020 o Caminho da Fé baiano foi oficialmente declarado como roteiro de peregrinação brasileiro.

Construído na Av. Dendezeiros, na cidade baixa de Salvador, o Caminho da Fé baiano liga o Santuário de Irmã Dulce e a Basílica do Senhor do Bonfim.


5. Caeté, Minas Gerais


Situada a aproximadamente 50 km de Belo Horizonte, a cidade de Caeté é conhecida por abrigar o famoso Caminho Religioso da Estrada Real, o CRER.

velas acesas e imagem de jesus crucificado lugares sagrados de peregrinação no brasil e no mundo

Inspirado no caminho sagrado de Santiago de Compostela, o CRER liga 38 municípios, dos quais 32 estão em São Paulo e 6 em Minas Gerais.

A rota sagrada de peregrinação em Caeté é responsável por conectar o Santuário Nossa da Senhora Piedade, próximo de Caeté, com o famoso Santuário de Aparecida.


6. Vaticano, Roma


Fundado em 1929, o Estado da Cidade do Vaticano é considerado o menor país soberano do mundo.

cidade de roma ponte e rio em dia nublado

Criado através de um acordo entre a Santa Sé e o antigo premiê Benito Mussolini, o Vaticano é a atual sede da Igreja Católica Apostólica Romana, onde o papa é responsável pelos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Por conta de sua religiosidade, a Cidade do Vaticano atrai milhares de turistas todos os anos, alguns em busca de lugares sagrados de peregrinação na Europa, enquanto outros apenas visitam a cidade por mera curiosidade histórica.


7. Santiago de Compostela, Espanha


Apesar de ser considerado um dos caminhos mais comuns de peregrinação sagrada da Europa, o caminho de Santiago de Compostela não é apenas percorrido por religiosos, já que alguns visitantes buscam apenas estar em contato com a historia e a cultura milenar da região.

placa escrito santiago de compostela lugares sagrados de peregrinação no brasil e no mundo

A fama do caminho remonta aos tempos de disseminação do cristianismo, quando o apostolo Tiago propaga os dogmas cristãos na Galícia.

Contudo, ao retornar a Palestina, o apostolo é decapitado e posteriormente o seu corpo acaba sendo roubado.

Tempos mais tarde, no século 9, o Caminho de Santiago surge com a descoberta do túmulo de Tiago pelo camponês Pelayo, que segundo ele viu o “caminho das estrelas”.

Por fim, no século 12 a rota acaba sendo reconhecida pela igreja católica como um dos três principais locais de peregrinação no mundo, juntamente com Roma e Jerusalém.


8. Fátima, Portugal


Considerada como um dos destinos mais visitados na Europa, o Santuário de Fátima atrai 10 milhões de visitantes anualmente.

santuario branco nossa senhora de fatima em portugal lugares sagrados de peregrinação no brasil e no mundo

Localizado a 130 km de Lisboa, o Santuário é conhecido pela primeira aparição da Virgem Maria em 13 de maio de 1917.

Além disso, na cidade de Fátima estão localizados alguns dos principais pontos turísticos religiosos da Europa, como por exemplo, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário e a nova Basílica da Santíssima Trindade, construída em 2007.


9. Jerusalém, Israel


Claro que na nossa lista de lugares sagrados de peregrinação no Brasil e no mundo não poderia faltar a famosa cidade de Jerusalém no Oriente Médio.

centro de oracao de Jerusalém lugares sagrados de peregrinação no brasil e no mundo

Localizada nas montanhas de Judeia, entre o Mediterrâneo e o Mar Morto, Jerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo.

Além disso, por ser considerada sagrada por 3 religiões – Cristianismo, Judaísmo e Islamismo – a cidade é um dos destinos religiosos mais visitados do mundo.


10. Medina, Arábia Saudita


Considerado como um dos locais mais sagrados para do islamismo, em Medina fica localizada a primeira mesquita islâmica do mundo, construída pelo profeta Maomé.

fim de tarde na cidade de medina na arabia saudita lugares sagrados de peregrinação no brasil e no mundo

Em Medina também se encontra um dos símbolos mais significativos da fé islâmica, a famosa Meca, onde é guardada a pedra negra de Abraão.

Conhecida como Kaaba, a pedra negra é beijada pelos mulçumanos quando esses realizam a rota de peregrinação sagrada na Arábia Saudita.

Por fim, é importante ressaltar que segundo a cultura islâmica, a peregrinação sagrada até Medina deve ser realizada pelos mulçumanos ao menos uma vez na vida.


Gostou da nossa seleção de lugares sagrados de peregrinação no Brasil e no mundo?


Se sim, continue lendo o nosso post e descubra 10 curiosidades religiosas no Brasil e no mundo.


10 Curiosidades sobre os lugares sagrados de peregrinação no Brasil e no mundo


  1. A imagem de Nossa Senhora da Aparecida foi esculpida por Agostinho de Jesus, discípulo do artesão português Agostinho da Piedade.
  2. A escultura de Nossa Senhora da Aparecida foi quebrada em 1978, porém posteriormente a peça foi restaurada e hoje segue sendo protegida.
  3. Alguns famosos já realizaram o Caminho Sagrado de Santiago de Compostela, como por exemplo, o Papa João Paulo, o escritor Paulo Coelho, e os políticos Eduardo Suplicy e Angela Merkel.
  4. O Memorial Yad Vashem localizado em Jerusalém foi construído em homenagem as vitimas do holocausto.
  5. O Vaticano é o único país inteiro a ser reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
  6. O município mais populoso do interior do Ceara é Juazeiro do Norte, com aproximadamente 274 mil habitantes.
  7. A igreja católica é constituída por 24 subdivisões que formam a comunhão católica.
  8. Existem aproximadamente 980 milhões de protestantes no mundo, dentre eles 40% são cristãos.
  9. No Islamismo Jesus é considerado um profeta e não o filho de Deus.
  10. Segundo as pesquisas do Worldwide Independent Network, os ateus correspondem 13% da população mundial.
Espero que tenham gostado da nossa seleção de lugares sagrados de peregrinação no Brasil e no mundoE lembre-se que no caso de duvidas ou sugestões é só deixar o seu comentário.

basilica de roma

Esse posts faz parte da blogagem coletiva "Turismo Religioso", confira as dicas incríveis de outros blogs participantes:


Por último, é importante ressaltar que esse post NÃO tem como objetivo ofender ou desqualificar qualquer religião, pois respeitamos todas as crenças e credos.

Algumas fotos advém do banco de imagem Pixabay: Sem necessidade obrigatória de menção a créditos.

10 comentários:

  1. Quantos lugares sagrados maravilhosos de peregrinação no Brasil e no mundo. Amo turismo religioso e agora com suas dicas, ampliei a minha lista! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Sabrina Albuquerque15 outubro, 2021 23:20

    Da tua lista de lugares sagrados, já conheci a metade. Dos que ainda faltam, Santiago de Compostela tá na minha de lista de desejos.

    ResponderExcluir
  3. Que lista maravilhosa dos lugares sagrados de peregrinação. Desses locais apenas conheço o Vaticano, Fátima e Santiago. Mas espero conseguir conhecer outros.

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer um pouco mais sobre os lugares sagrados de peregrinação no Brasil e no mundo. Muito obrigada por partilhar.

    ResponderExcluir
  5. Nathalia Geromel18 outubro, 2021 10:55

    Caramba, eu adorei saber sobre os lugares sagrados de peregrinação. Desconhecia totalmente Medina na arabia saudita, que espetáculo de lugar

    ResponderExcluir
  6. Não conheço quase nenhum lugar da sua lista! Mas todos eles estão na minha lista haha
    Adorei

    ResponderExcluir
  7. Conheço 6 dos destinos citados por você como lugares sagrados de peregrinação, alguns eu nunca tinha ouvido falar, mas, como certeza amei a sua lista. E espero conhecer aqueles que eu ainda não conheço.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro fazer pelegrinação, um dos lugares que estou me programando é o Caminho de Santiago de Compostela.

    ResponderExcluir
  9. Amei sua seleção de lugares sagrados de peregrinação no Brasil e no Mundo, conheci alguns destes e super recomendo também, agora só falta incluir os outros, que venham com muita luz e bençãos divinas.

    ResponderExcluir
  10. Da sua lista de lugares sagrados de peregrinação do Brasil e Mundo, já tive o prazer de conhecer 4. Quero muito conhcer os outros. Adorei seu post. Parabéns!

    ResponderExcluir



@INSTAGRAM