Pertencente às Serras de Córdoba, Alta Gracia ficou famosa principalmente por abrigar a antiga casa do guerrilheiro Che Guevara. Contudo, poucos sabem que esse destino também abriga outras atrações interessantes.

Sobre Alta Gracia em Córdoba
Localizada a 36 km ao sul de Córdoba, Alta Gracia se destaca pelo seu charme, simpatia e hospitalidade.
A cidade também é marcada por sua riqueza cultural, arquitetônica e histórica, onde os visitantes tem a oportunidade de conhecer a trajetória de personalidades como Che Guevara, Manuel de Falla e Gabriel Dubois.
Como chegar em Alta Gracia
Para quem esta em Córdoba, os micro-ônibus com destino a Alta Gracia saem diariamente do Terminal Rodoviário Central, localizado na Blvd. Juan Domingo Perón.
Além disso, existe a opção de fazer esse trajeto de carro, porém o custo beneficio provavelmente não ira compensar caso o carro tenha que ser alugado.
O que fazer em Alta Gracia em Cordoba
Museo del Che Guevara
Considerado o ponto turístico mais conhecido de Alta Gracia, a casa onde o antigo guerrilheiro argentino viveu na infância se transformou em um pequeno museu.

Não importa se você é socialista, capitalista ou correlato, a visita ao museu acaba sendo culturalmente divertida, pois antes de revolucionário Chê Guevara era apenas mais um viajante.

Para quem não sabe muito sobre o assunto, o resumo é o seguinte: Nascido em 1928, Chê é considerado por alguns como um dos maiores revolucionários latinos, ficando marcado na historia por sua participação, ao lado dos irmãos Castro, na Revolução Cubana.

O museu conta com os moveis originais da família, cartas escritas por Chê e principalmente à famosa moto usada por ele em sua viagem pela América Latina.
Em relação aos preços, a inflação argentina faz com que não tenha sentido comentar o valor individual do ingresso. Porém, em Alta Gracia existe a possibilidade do visitante comprar um ingresso e ter direito a conhecer três museus da cidade.

Por último, vão algumas dicas para quem visita Alta Gracia, a primeira é levar seu passaporte, isso mesmo que você leu, leve seu passaporte e carimbe na saída do museu, isso acaba sendo uma lembrança de viagem bem legal, principalmente se você assim como eu coleciona carimbos em pontos turísticos famosos.

A segunda dica, é não esquecer de tirar a famosa foto ao lado da estatua de Chê. E a terceira, é passar na lojinha de suveniers que fica em frente ao museu, assim você pode presentear um amigo good vibes haha

Consulte os horários de funcionamento no site oficial do Museo del Che Guevara ou entre em contato pelo e-mail museocheguevara@altagracia.gov.br
Tajamar
Considerado como o dique artificial mais antigo da província de Cordoba, o Tajamar de Alta Gracia, foi construído em 1659 pelos jesuítas.

Atualmente se transformou em um lugar de encontro familiar e um dos principais símbolos turísticos da cidade.

Para quem esta com tempo, a Torre del Reloj Público fica próxima ao Tajamar e foi construída para comemorar o aniversario de 350 anos de Alta Gracia.
Museo Manuel de Falla
Em homenagem ao compositor Manuel de Falla, a sua antiga casa foi convertida em um museu, onde os visitantes podem conhecer mais sobre o artista.

O museu foi inaugurado em 1970 e em suas salas se exibem objetos pessoais, livros, cartas, fotografias, partituras e o famoso piano de Falla.

A visita costuma agradar os fãs de sétima arte ou só apenas os curiosos, que assim como eu tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o compositor.

Por último, lembre-se de consultar os dias e horários de funcionamento do Museo Manuel de Falla.
Museo Casa Taller Gabriel Dubois
Da seleção de ingresso 3 em 1, o último museu que visitamos foi o Museo Casa Taller Gabriel Dubois, inaugurado em 2010 o local ficou conhecido por ser um ponto de encontro de vários artistas e intelectuais.
O museu expõe e conserva a obra de Dubois, como o famoso monumento em homenagem a Marie Luise Rolland, a segunda esposa do artista, que faleceu em 1942 vitima de câncer.
Museo de La Estancia Jesuítica
A antiga residência dos jesuítas fica localizada no coração de Alta Gracia, atualmente se transformou no Museo de La Estancia Jesuítica, que conta com 17 salas de exposição permanente e um lindo jardim aos fundos.

Em 2000, o local foi declarado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e por conta disso recebe turistas vindos de varias partes do mundo.

Além disso, o Museo de La Estancia Jesuítica possui salas que remontam os modos de vida dos cordobeses dos séculos XVII a XIX.

Por último, é importante lembrar que a visita ao museu é gratuita, porém é necessário reservar o horário de visitação através do site oficial.
Pontos Turísticos Extras em Alta Gracia
· Primer Paredón
· Casa Parrroquial Nuestra Señora de la Merced
· Santuario Gruta Virgen de Lourdes
· Rio Anizacate
Vale a pena fazer um bate e volta de Córdoba para Alta Gracia
Para quem gosta de estar em contato com a natureza, cultura e historia, vale muito a pena fazer um bate volta de Córdoba para Alta Gracia.
Esse post faz parte da blogagem coletiva “Bate e Volta”:
Descobrir Viajando – Burano e Torcello: Passeio de um dia a partir de VenezaViaje com Norma – Guimarães Portugal: O que fazer em 1 diaViajando com Moises – Bate e volta em Touros passando nós melhores pontos turísticosABC dos Viajantes – Como chegar na Ilha de Capri a partir de PositanoFlor na Cabeça – Passeios saindo de Santiago: Neve, vinho e praia

Se gostou desse post segue o Mundo Viajante no Facebook
Se tem dúvidas ou sugestões deixe seu comentário
Algumas fotos advém do banco de imagem Pixabay: Sem necessidade obrigatória de menção a créditos.
20 respostas
Ai que fofura de cidade!!! Não conhecia Alta Gracia na Argentina, e é uma excelente sugestão de bate e volta! CHeia de museus legais, fiquei curiosa para ver de perto
Ainda não conheço Córdoba na Argentina e adorei saber dessa passeio a Alta Gracia. Já está anotados as dicas e salvei o endereço do seu artigo, pois essa cidade está na minha lista de desejos.
Gente que especial este passeio que eu não conhecia. Ainda não conheço este lado da Argentina. Adorei as dicas do que fazer em Alta Gracia a partir do bate e volta de Córdoba.
Não conheço a Argentina mas é um dos países que adorava e espero conhecer. Adorei a sua sugestão do que fazer em Alta Gracia e se tiver oportunidade irei visitar.
Quando visitar Alta Garcia saberei exatamente o que fazer pois seu post está muito completo
Amei Alta Garcia na Argentina, não conhecia essa cidade, mas achei ela fofa demais. Vou salvar sua dica!
Adorei essa dica. Ainda não conheço Córdoba, mas quando for vou separar um dia para ir para Alta Gracia também 😀
Não conhecia Alta Gracia! Muito interessante essa dica bate e volta de Córdoba. Estou querendo voltar na Argentina.
Adorei saber o que fazer em Alta Garcia, na Argentina! Realmente muito interessante esse bate e volta de Códoba! Muito se encontra sobre Córdoba, e por isso adorei conhecer esse destino a partir de lá! Adoro a Argentina!
Adorei seu post sobre o que fazer em Alta Garcia. Eu fui 3 vezes pra Argentina, mas ainda não visitei Córdoba. Agora preciso voltar para conehcer tudo que você indicou no post. Beijinhos
Oi Nathalia, fico feliz que tenha gostado, abraços 💙
Oi Norma, certeza que você irá gostar, abraços 💙
Oi Moises, fico feliz que tenha gostado, abraços 💙
Ola Deyse, certeza que irá gostar, abraços 💙
Oi minha querida, tenho certeza que irá gostar 💙
Oi Hebe, salva sim hein, abraços 💙
Ola Dih, separa sim você não irá se arrepender, abraços 💙
Oi Angela, volta sim minha querida, abraços. 💙
Oi Le, fico feliz que tenha aproveitado, mega abraço 💙
Oi minha querida, você irá gostar muito de Córdoba e as cidades ao redor dela. Abraços 💙