Passaporte Estrada Real: Para quem visita o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais - Mundo Viajante

Passaporte Estrada Real: Para quem visita o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais

Publicado em 29/05/2021

O Passaporte Estrada Real é destinado a viajantes que desejam registrar, por meio de carimbos, todos os seus passos pela famosa Estrada Real, considerada a maior rota turística brasileira. E se você quer saber mais sobre como emitir o Passaporte Estrada Real, quais os pontos de carimbo e como ganhar o seu certificado, confira o post completo:


mulher jovem, branca, de cabelos pretos e oculos escuro, segurando um passaporte verde com estrada real escrito na capa

Confira também: Praia do Sono em Paraty

O que é o Passaporte Estrada Real


Localizada nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a Estrada Real surgiu na época em que o Brasil era considerado uma colônia portuguesa, especificamente no período de exploração do ouro e diamantes.

Já o passaporte foi criado pelo Instituto Estrada Real com o objetivo de valorizar a identidade e beleza da região. Onde, os viajantes podem colecionar os carimbos da maior rota turística do Brasil.


Roteiros Oficiais da Estrada Real


A rota de escoamento da produção, entre Minas Gerais até o Rio de Janeiro, se transformou no caminho oficial da Estrada Real, onde atualmente é subdividida em 4 caminhos:

Caminho Velho: Também chamado de Caminho do Ouro, foi o primeiro trajeto determinado pela Coroa Portuguesa e liga Ouro Preto a Paraty.

Caminho Novo: Criado para servir como um caminho mais seguro ao porto do Rio de Janeiro, principalmente porque as cargas estavam sujeitas a ataques piratas na rota marítima entre Paraty e Rio.

Caminho dos Diamantes: O caminho tinha a intenção de conectar a sede da Capitania, Ouro Preto, à principal cidade de exploração de diamantes, Diamantina.

Caminho Sabarabuçu: Distrito de Ouro Preto, o lugar é cercado por esplêndidas paisagens de montanha e lendas que permeiam o imaginário popular. – Fonte: Instituto Estrada Real


Como conseguir o Passaporte Estrada Real


Atualmente existem duas alternativas para quem gostaria de emitir o passaporte estrada real, o documento físico tradicional e o passaporte digital.

O passaporte físico tradicional segue três etapas:
  1. A primeira é preencher o pedido do passaporte no site oficial do Instituto Estrada Real.
  2. Em seguida verificar o recebimento do e-mail de confirmação, que deve conter um número de registro.
  3. Por último, comparecer até um dos postos de retirada com o número oficial de registro e 1 kg de alimento não perecível.

Os postos de retirada do passaporte estrada real são em Diamantina, Ouro Preto, Cocais, Glaura, Bichinho, Tiradentes, Paraty e Petrópolis.

Por último, para quem prefere o passaporte digital, saiba que o Instituto Estrada Real está desenvolvendo um aplicativo de emissão imediata.

Quando estive em Paraty, aproveitei a oportunidade para retirar o meu passaporte físico no posto de informações turísticas de Paraty.

O processo foi super simples e rápido, então caso você esteja visitando uma das cidades de retirada, vale a pena aproveitar a viagem e buscar o seu.


Onde Carimbar o Passaporte Estrada Real


Os pontos de carimbo do passaporte estão espalhados pelas cidades pertencentes ao Caminho Real e os viajantes podem conferir a lista completa desses postos no site oficial do Instituto Estrada Real.

Lembre-se que os carimbos são a prova de que você passou por determinada localidade, mas apenas é aceito um carimbo por cidade. Então, nas cidades que possuem mais de um Ponto de Carimbo, escolha o seu preferido antes de registrar a sua viagem.


Como funcionam os certificados da Estrada Real


E para os viajantes que gostam de lembranças oficiais de viagem, o Instituto Estrada Real oferece certificados digitais para quem percorre os caminhos reais e obtém no seu passaporte o número mínimo de carimbos por rota.

Inicialmente os viajantes podem pedir o seu certificado após completar cada caminho e depois caso percorram os 4 caminhos também podem fazer o pedido de Certificado Digital Especial, que confere o reconhecimento máximo de viagem pela Estrada Real.

Além disso, para receber o seu certificado digital, basta enviar um e-mail para passaporteestradareal@fiemg.com.br , com imagens da página inicial do passaporte e as páginas com os carimbos.

Por último, é importante lembrar o número mínimo de carimbos por caminho: Caminho dos Diamantes (10 carimbos), Caminho Novo (8 carimbos), Caminho Velho (14 carimbos) e Caminho do Sabarabuçu (04 carimbos).


Informações sobre o Passaporte Estrada Real


Para quem pretende emitir o passaporte físico, é necessário ficar atento caso não receba um e-mail de confirmação após efetuar o cadastro. Se isso ocorrer, entre em contato com Instituto Estrada Real pelo e-mail passaporteestradareal@fiemg.com.br ou telefone 31- 3241-7166.

Para mais informações sobre o Passaporte Estrada Real, confira o site oficial do Instituto Estrada Real.


bandeira do brasil verde, amarela e branca

Se gostou desse post segue o Mundo Viajante no Facebook

Conheça também nosso perfil no Instagram e Pinterest

Se tem dúvidas ou sugestões deixe seu comentário

24 comentários:

  1. Oi,tudo bem ?

    Não sabia nada sobre o assunto então esse post além de ser uma dica super válida, foi completo. O post informou bem e tirou as dúvidas que poderíamos ter. Amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paloma, obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado. Abraços :)

      Excluir
  2. Muito engraçada essa ideia do passaporte Estrada Real. Aqui em Portugal também existe algo do género. É a Rota da Estrada Nacional 2, percurso pela estrada mais longo do País que o atravessa de uma ponta a outra e também tem passaporte para irmos carimbando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, sinceramente não conhecia a "Rota da Estrada Nacional 2" de Portugal, mas com toda certeza iria adorar ter mais esse passaporte turístico. Abraços

      Excluir
  3. Interessante saber o que é Passaporte Estrada Real, é uma boa para os viajantes, guardar lembranças, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, bacana que é uma lembrancinha que não custa nada e mesmo assim é super diferente. Abraços

      Excluir
  4. Oi Iza, tudo bem?
    Nossa, tem tanta coisa que não conheço. Nunca ouvi falar desse passaporte. Adorei essa ideia, principalmente por estimular as visitas aos locais que fazem parte. E ainda temos a oportunidade de conhecer um pouco mais da nossa história. Eu quero o meu também!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, tudo sim e com vc?
      Fico muito feliz que tenha gostado do post, quando tiver a oportunidade faça o seu hein. Abraços :)

      Excluir
  5. Validade do passaporte, deve ter validade de mais de 3 meses na saída, certo? Bem diferente não conhecia, adorei suas dicas, muito válidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lenny, por ser um passaporte que tem como objetivo registrar a passagem pela Estrada Real, ele não possui valor legal e por isso não tem validade. Abraços :)

      Excluir
  6. Olá,
    Que legal esse passaporte com os carimbos, uma boa novidade para os viajantes lembrarem dos seus passeios. Não sei se o ônibus de excursão passa pela Estrada Real, vou me informar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cidália, tudo bem?
      Fico muito feliz que tenha gostado do post. Então, muito provavelmente alguns ônibus de excursão passam pela Estrada Real sem nem ao menos saberem que é a maior rota turística brasileira, mas vale a pena perguntar e fazer o possível para obter o seu passaporte carimbado. Abraços :)

      Excluir
  7. Gente, como eu nunca tinha ouvido falar?? Eu achei incrível, deve ser demais carimbar passando pelos locais... Depois da pandemia vou visitar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Le, é bem pouco conhecido mesmo, mas fico feliz que vc pretenda ter o seu depois da pandemia. Abraços

      Excluir
  8. Nossa que demais!! Eu não conhecia sobre esse passaporte, achei muito legal e já anotei para fazer para mim e minha família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulinha, obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado. Abraços

      Excluir
  9. Olá minha linda! Eu não conhecia a ideia do passaporte Estrada Real, mas achei super curativo. Lembrei até de um passaporte do leitor que tem objetivo um pouco parecido.
    Beijos,
    Paloma Viricio💙🌠

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Paloma, não conheço o passaporte do leitor, mas vou me informar sobre ele tbm. Abraços

      Excluir
  10. Oie, tudo bem? Uau que incrível hein! Uma ótima dica pra quem ama viajar. Me senti na Europa! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika, tudo sim e com vc? :)
      Adorei a ideia tbm e obrigado pelo comentário. abraços minha linda.

      Excluir
  11. Sou de minas Gerais e tenho muita vontade de fazer este percurso da estrada real. Gostei desta ideia do passaporte da estrada da um incentivo maior aos viajantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luma, tudo bem?
      Faz sim e depois volta aqui para compartilhar as suas experiências com a gente. Abraços minha linda

      Excluir
  12. Eu nunca tinha ouvido falar de Passaporte Estrada Real, achei bem interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Minda, fico feliz que tenha gostado. Abraços 🤗

      Excluir



@INSTAGRAM