10 Melhores Praias em Punta del Este: Conhecendo o litoral do Uruguai - Mundo Viajante

10 Melhores Praias em Punta del Este: Conhecendo o litoral do Uruguai

Publicado em 12/12/2020

A grande atração de Punta del Este são as praias do Atlântico e do Rio da Prata, que, por sua vez, se subdividem em outras prainhas cada uma com seu estilo. Acompanhando a posição do sol, os banhistas costumam frequentar a orla do atlântico durante a manhã, reservando a tarde para curtir o rio.


praia rochosa

Saiba quais são as melhores praias em Punta del Este e confira nosso guia completo de como aproveitar o melhor do litoral uruguaio: 



1. Praia Brava 


A mais famosa e popular de todas, a Praia Brava, de mar aberto, com ondas fortes e água fria e sempre lotada na alta temporada. 

orla de praia com calçadao

Exibe o cartão de visitas mais famoso de Punta; O monumento La Mano, obra do chileno Mario Irarrazabal – os dedinhos saindo da areia, ou, na visão do artista, “a presença do homem surgindo da natureza”. 

mulher em cima de um dedo de concreto de uma praia

A parada 31 da Praia Brava é reduto de brasileiros, principalmente em fevereiro. 


2. Praia El Emir


Seguindo a Orla da Praia Brava em direção ao sul da península, chega-se a Praia El Emir. Uma praia bem pequena e cheia de pedras, porém mais tranquila e com menos gente. 

mulher sentada em um banco em frente a uma praia

El Emir é a praia preferida pelos surfistas por sua profundidade e a formação de ondas grandes. Lembre-se que não é recomendada para banho, devido ao mar ser bastante agitado. 




3. Praia de los Igleses


Após a pequena Praia El Emir temos a Praia de los Igleses – a menos frequentada de todas – provavelmente por ser estreita, cheia de pedras e não indicada para banhistas. 

praia rochosa com o mar agitado

Apesar disso, já que está no caminho para o centrinho turístico de Punta del Este, vale a pena parar para tirar algumas fotos. 


4. Praia Mansa


As praias do Rio da Prata, além de serem mais bonitas do que as de mar, são as mais adequadas para banho, devido suas águas doces e calmas. 

mulher de perfil olhando para um lago

A Praia Mansa, cujo nome já diz tudo, abriga o famoso porto de Punta e, assim como a sua vizinha a Praia La Pastora, é muito agradável. 


5. Praia La Pastora


Fica em frente a Isla Gorríti e na alta temporada fica extremamente cheia. Tanto a Praia la Pastora quanto a Praia Mansa destacam-se por conta da prática de jet ski, snorking, iatismo e pesca. 

por do sol no porto

Ver o pôr do sol da Praia Mansa ou na Praia La Pastora é um espetáculo imperdível para turistas e moradores locais. 


Inclusive não se impressione ao ver as pessoas fumando sua ervinha – a conhecida maconha – enquanto assistem o pôr do sol. 


Lembre-se de respeitar os costumes locais, já que no Uruguai a compra de cannabis é legalizada para moradores locais. 


6. Praia Solanas


Ainda na costa da Mansa, em Punta Ballenas, a 10 km de Punta del Este temos a Praia Solanas – também conhecida como Praia Portezuelo – muito frequentada por brasileiros, já que é propicia para banho.

praia de aguas calmas e pedras com diversos banhistas na areia


7. Praia de Bikini


Localizada a 20 minutos ao norte de Punta del Este o balneário de La Barra é bastante frequentado por jovens, em especial a Praia de Bikini, popular pelas boas ondas, areia grossa e bares da orla. 

parador de madeira


8. Praia Montoya


Bem próxima a Praia Bikinis, podemos encontrar a Praia Montoya, repleta de adolescentes e palco de shows e campeonatos de surfe. 


9. Praias em La Barra 


A Praia de La Barra fica na região do próprio balneário, sendo visitada especialmente por pessoas que passam férias por lá e querem ir a uma praia próxima, sem precisar de carro. 

entrada de madeira para ir a praia

Além disso, no centro de La Barra existe uma prainha pequena com ondas suaves e boa para banho. 


A Praia la Posta del Cangrejo é muito simpática e frequentada pela “elite” de Punta del Este. 


10. Praias de José Ignacio 


Localizado a 35 km de Punta del Este, o vilarejo de José Ignacio é um lugar bastante simples e tranquilo. Com um estilo pé na areia é muito procurado para aqueles que estão fugindo da agitação de Punta. 

farol em uma praia deserta

Um dos pontos turísticos do vilarejo praiano é o Farol de Jose Ignacio – localizado entre duas praias rochosas: Mansa e Brava – virou parada obrigatória para quem passa por lá. 


Além disso, possui dois lagos que ocupam um total de quatro mil hectares, sendo que no inverno podemos avistar baleias francas. 


Sobre as Praias de Punta del Este 


Particularmente, como turista brasileira eu não entrei na água de nenhuma praia do Uruguai. Porém, gostei bastante do estilo praiano de Punta del Este e com certeza eu voltaria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário



@INSTAGRAM