PortugueseEnglishSpanishFrench
PortugueseEnglishSpanishFrench

Trilha Lagoinha do Leste Florianópolis – SC: Guia Completo

trilha lagoinha do leste

A Praia da Lagoinha do Leste está localizada no sul da capital catarinense, é uma das mais selvagens de Floripa com uma longa faixa de areia, mar esverdeado, vegetação por todos os lados, uma pequena lagoa e um morro onde é possível subir e ver tudo isso do alto.

 

Onde fica a Lagoinha do Leste?

A Praia da Lagoinha do Leste é uma praia brasileira, situada na cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina.

Está localizada no sudeste da Ilha de Santa Catarina, sendo considerada uma das praias mais selvagens e lindas da Ilha da Magia.

 

O que é o Morro da Coroa?

Já o Morro da Coroa está localizado o canto direito da praia – lado oposto de quem chega por Matadeiro. É subindo este morro você vai ter a vista impressionante da praia ao lado da lagoa, além de garantir aquela foto de cartão postal na pedra.

Para aqueles que optarem pela rota Pântano do Sul ou pelo caminho alternativo, não será necessário subir até o pico, pois a trilha já irá passar por ele.

Já no caso de quem vem pela Praia de Matadeiro, será necessário subir o morro íngreme de 600 metros para chegar ao Morro da Coroa (Ponta da Felicidade).

 

Como chegar na praia da Lagoinha do Leste

Existem 4 formas para chegarmos à Praia da Lagoinha do Leste, o acesso pode ser feito através de três trilhas ou via barco.

google maps da trilha da lagoinha do leste

As trilhas Pântano do Sul e Praia do Matadeiro são as mais conhecidas, entretanto quando fui a Floripa fiz uma terceira trilha – mais rápida e menos conhecida – para chegar diretamente ao mirante da Lagoinha do Leste, também conhecido por Morro da Coroa.

 

Trilhas para lagoinha do leste

Via Pântano do Sul

O começo da trilha via Pântano Sul é através da Rua Manoel Pedro Oliveira, à esquerda da SC-406, ou seja, 400 metros antes da Praia do Pântano do Sul.

O percurso de 2.361 metros tem duração de 1h30min – por trecho – sendo considerada como uma trilha de dificuldade alta e muitos desníveis.

Lembre-se que a trilha é praticamente toda na mata fechada, ou seja, uma boa proteção natural para os dias mais ensolarados. Entretanto, não oferece a oportunidade de ver a paisagem ao longo do caminho.

Nas proximidades do início da trilha na vila de pescadores do Pântano Sul possui alguns locais para estacionar e um mercadinho para comprar snakes.

 

Via Praia do Matadeiro

Sendo a rota mais comum entre os trilheiros, a trilha via Praia de Matadeiro tem duração de aproximadamente 3 horas por trecho.

O início da trilha é a partir da Praia da Armação, no Sul da Ilha de Floripa. Apesar de cansativa devido ao tempo de caminhada o percurso não é tão íngreme como a do pântano Sul.

Diferente do primeiro caminho que citamos, esse não é dentro da mata fechada, e portanto, os viajantes podem apreciar a vista no decorrer do trekking.

Optando por essa rota é possível estacionar na praia da Armação e garantir os comes e bebes do passeio.

 

Caminho Alternativo

Quando fui a Floripa optei pelo caminho alternativo, mas admito que fui com alguém que já havia feito essa rota.

Apesar de pouco conhecida é uma rota interessantes para chegar diretamente ao Morro do Careca (Ponta da Felicidade) sem precisar subir através das pedras quando se chega através do caminho da praia.

O início dessa trilha também se dá via Pântano Sul, porém chegando seguimos do ponto 1 ao ponto 15 do mapa, conforme abaixo:

Embora mais curta, tem uma progressão um pouco lenta por ter um solo mais acidentado em função da mata. Assim a caminhada dura cerca de 1 hora e 45 minutos com um ritmo tranquilo, podendo ser feita num tempo menor com um ritmo mais forte.

Lembrando que a partir do ponto 11 podemos avistar belas paisagens.

 

Barco para Lagoinha do Leste

Por último temos uma opção para quem não curte trekking, mas gostaria de conhecer a Lagoinha do Leste.

Na alta temporada de verão há barqueiros que levam os turistas pelo mar até a praia, custam em média R$50 ida e volta.

Os barcos em direção a Lagoinha do Leste costumam sair da Praia Pântano do Sul e da Praia da Armação.

 

Mapa Lagoinha do Leste

Apesar de as trilhas serem de fácil acesso, sempre leve um mapa para a Trilha da Lagoinha do Leste.

Além disso, uma opção interessante para alguns é ir via Pântano Sul e voltar pela praia do Matadeiro. Porém, lembre-se que caso esteja de carro essa pode não ser uma boa opção.

google maps da trilha da lagoinha do leste

 

Dicas sobre a Lagoinha do Leste

  • Apesar da minha experiência ter sido super positiva em relação a segurança, me indicaram não ir sozinha.
  • Leve duas garrafinhas de água e algo para comer, não haverá onde comprar isso ao longo da trilha e chegando à praia existe apenas uma barraca caríssima.
  • Caso prefira o caminho da Praia do Matadeiro não deixe de subir o Morro da Coroa, mesmo sendo um caminho difícil, vale muito a pena!
  • Reserve o dia todo para essa trilha.
  • Lembre-se de levar: Mochila pequena, bota ou tênis para caminhada, boné, protetor solar, repelente, água, comida, traje de banho, toalha e câmerande começar, confira o post “Vai fazer trilha? Confira essas dicas para aproveitar o passeio ao máximo” do Blog Seja CEO.
  • Por fim, aproveite a sua viagem em Floripa e conheça a Trilha do Gravatá recomendada pelo Blog Latitude Infinita.

 

A Praia da Lagoinha do Leste está localizada no sul da capital catarinense, é uma das mais selvagens de Floripa com uma longa faixa de areia, mar esverdeado, vegetação por todos os lados, uma pequena lagoa e um morro onde é possível subir e ver tudo isso do alto.

7 respostas

  1. Olá, tudo bem?

    Então, se você for pelo matadeiro, que é o caminho mais comum, não é necessário contratar um guia, porém a caminhada dura em média 3 horas.

    Já se você for pela trilha alternativa, inclusive foi a que fizemos, ela corta caminho por dentro da mata e tem duração de 1:40h, porém é recomendável contratar um guia, pois a trilha não é demarcada.

    Por fim, leve em consideração a sua experiência com trilhas.

    E caso decida contratar um guia, pergunte se ele faz o caminho tradicional ou alternativo.

    Espero ter ajudado e depois volta aqui para contar como foi a sua experiência na trilha da Lagoinha do Leste 💙

    1. Olá Matheus, os barcos saem da Praia Pantano do Sul e da Praia da Armação, acredito que os valores podem estar mais caros agora, já que fiz essa trilha antes da pandemia, mas a cobrança é por trecho mesmo. Abraços 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre mim

Izabela

Sou apaixonada por musica, hambúrgueres artesanais e principalmente viagens. Estou sempre tentando aprender com os lugares e pessoas que conheço na estrada da vida.

- Publicidade -

Junte-se à nossa comunidade de viajantes e receba dicas exclusivas, descontos e novidades!

- Publicidade -