Intercambio em São Francisco California: Bolsa Centro Paula Souza - Mundo Viajante

Intercambio em São Francisco California: Bolsa Centro Paula Souza

Publicado em 23/09/2020

Eram destinadas 600 bolsas de inglês - 500 para alunos e 100 para professores de inglês das Etecs e Fatecs - a seleção contemplava semestralmente um aluno por unidade de ETEC/FATEC e era feita diretamente pelo Centro Paula Souza.


menina de cabelos negros e pele branca com a paisagem de uma praia com agua azul e uma ponte suspensa da cor de ferrugem


"O ano era 2013 e na época eu fazia um curso técnico em Administração de Empresas na ETEC de Ferraz de Vasconcelos, para quem não conhece as ETECs, elas são escolas técnicas gerenciadas pelo Centro Paula Souza do governo do estado de São Paulo, onde os alunos prestam um “vestibulinho” para ter acesso aos cursos técnicos e/ou ao ensino médio.



Se você tem interesse em conhecer mais sobre as ETECs clica aqui no link.

Naquela época eram destinadas 600 bolsas de inglês – 500 para alunos e 100 para professores de inglês das Etecs e Fatecs (Faculdades de ensino superior Tecnólogo), a seleção contemplava semestralmente um aluno por unidade de ETEC/FATEC e era feita diretamente pelo Centro Paula Souza.

Os cursos intensivos de inglês aconteciam em quatro cidades nos Estados Unidos: Chicago, Portland, San Francisco e Seattle. O objetivo era incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho dos estudantes utilizando a língua inglesa como ferramenta de acesso à informação e comunicação.

Me recordo a primeira vez que li sobre o programa, meus olhos brilharam com a ideia de conseguir estudar inglês por um mês em outro país e ainda por cima com tudo pago (curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e seguro saúde) com exceção dos custos com passaporte e visto que foram pagos por mim.

Quer planejar seu intercambio, temos um Guia do Papo de Intercambio em E-book:


A primeira coisa que fiz foi ler tudo a respeito do programa e acompanhar via redes sociais a última aluna da minha unidade que foi selecionada (naquela época eu fui um pouco stalker admito).

Depois de ler tudo sobre os critérios de seleção, eu percebi que se queria mesmo realizar esse sonho tinha que me dedicar muito naquele 1 ano e meio de curso técnico, pois os critérios mais importantes da seleção eram as notas e o rendimento escolar de cada estudante.

Me dediquei muito e assim que abriram as inscrições eu fui uma das primeiras a me inscrever, passado alguns meses houve o resultado final e quando recebi aquela ligação que me avisava que eu fui a selecionada, senti como se meus pés fossem sair do chão (literalmente depois acabaram saindo kk).

Depois disso começaram os preparativos para ir a São Francisco, a cidade não era escolhida pelo selecionado, mas amei SF e com certeza voltarei lá um dia.

Então, já era a hora de arrumar as malas e deixar a documentação em ordem. O programa de intercambio foi feito de maneira tão eficaz que todos os alunos tiveram acompanhamento de uma agência de intercambio – contratada via licitação pelo governo do estado de São Paulo - para os tramites de pré-embarque.


Bacana né? Eu achei incrível na época, já que era minha primeira aventura internacional.

Por ser a minha primeira viagem internacional, cada emoção daquela época se tornou ainda mais única, desde a primeira vez que falei com um americano até andar no transporte público de São Francisco.

Minha experiência de intercambio foi incrível e além de aprimorar meu inglês estive em contato com uma cultura diferente.

Bom, naquela época foi a primeira vez que sai da caixinha e sinceramente eu nunca mais quis voltar haha.


Seguem algumas fotos da minha época em São Francisco na Califórnia:


jardim e ponte
Golden Gate

placa escrita alcatraz island
Alcatraz

rua em zigue e zague
Lombard Street

bondinho antigo vermelho
Cable Car

menina no parque com grama
Alamo Square

jogador de basebol arremessando uma bola
São Francisco

nove pessoas posando para uma foto

menina do cabelo preto sorrindo em frente ao mar
Baker Beach

quatro mulheres posando para uma foto em frente ao mar
Ocean Beach

entrada estadio de baseball

pessoas sorrindo e abracadas


Infelizmente hoje o programa não existe mais devido ao corte de verbas governamental, porém eu aprendi uma lição valiosa que é ir atrás de um sonho com toda a determinação possível.

Outros Posts sobre São Francisco, Califórnia (EUA)




E lá vão algumas dicas valiosas para conseguir o seu intercambio:


1- Sempre fique de olho nas oportunidades que as instituições de ensino disponibilizam, se é do seu interesse corra atrás.

2- Fique atento aos prazos, critérios de seleção e documentação. Não vai perder sua chance por falta de atenção né.

3- Fale com quem já participou de programas de intercâmbio acadêmico e de línguas, as pessoas são fonte de conhecimentos.

4- Não deixe ninguém te desmotivar, acredite em você. Mesmo que não seja de primeira a sua conquista, em algum momento você realizará seus sonhos.


Beijos do Mundo Viajante e em um próximo post iremos falar porque me apaixonei por São Francisco."


Parcerias do Blog Mundo Viajante


Conheça os parceiros promocionais do Mundo Viajante, faça suas compras clicando nos ícones abaixo:

Cada compra que você faz AQUI, ajuda a mantermos sempre o blog funcionando e atualizado, lembre-se que você não paga nada a mais por isso.

Compre e compare pelo melhor preço a sua passagem aérea com o "Passagens Promo"


Saia do Brasil com internet no seu celular com o "Viaje Conectado"


Pesquise simultaneamente todas as locadoras de carro e reserve com a que for mais barata, pela "Rent Cars"


Vai viajar para o exterior? Se proteja contra imprevistos com a "Real Seguros" ou "Seguros Promo"


Precisa comprar moeda ou carregar cartões pre-pagos para usar no exterior? Confira as melhores condições na "Confidence Cambio"


Por último, para comprar seus passeios e ingressos com antecedência, confira o "Get Your Guide"


template pinterest escrito como consegui um intercambio para os estados unidos com tudo pago

Se gostou desse post segue o Mundo Viajante no Facebook

Conheça também nosso perfil no Instagram e Pinterest

Se tem dúvidas ou sugestões deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário



@INSTAGRAM