Cataratas do Iguaçu Lado Brasileiro e Argentino: Roteiro e Guia Completo - Mundo Viajante

Cataratas do Iguaçu Lado Brasileiro e Argentino: Roteiro e Guia Completo

Publicado em 20/09/2020

O Rio Iguaçu que une Brasil e Argentina forma as espetaculares Cataratas do Iguaçu. Localizada na fronteira do Paraná com Missiones na Argentina, encanta milhares de turistas anualmente.




Sempre tive vontade de conhecer as famosas Cataratas do Iguaçu, em abril de 2018 tive a oportunidade de passear em ambos os lados, mas gostei mesmo do lado brasileiro. Então, vou compartilhar com vocês como foi essa experiência e dar algumas dicas. 

Quando ir nas Cataratas do Iguaçu


Os meses de setembro e março, que marcam o período de primavera e verão, são sempre uma boa escolha para quem está em dúvida sobre quando ir para Foz do Iguaçu.


Quantos dias em Foz do Iguaçu


Sinceramente acredito que 3 dias em Iguaçu já são mais que suficientes, talvez por julgar um passeio bacaninha, mas que não fez meu coração de viajante bater mais forte. 

Além disso, por ter ido com um grupo de excursões acabei perdendo um pouco da minha individualidade de viajante e sempre acabo aproveitando menos os lugares quando isso acontece. 


Por isso, se fosse hoje em dia eu iria me aventurar sozinha por lá.

Como chegar em Iguaçu e onde ficar


Eu fui de ônibus de Córdoba na Argentina para Iguaçu, apesar de ter sido uma viagem longa também foi uma viagem super tranquila. 

Mas para quem está no Brasil, existem diversas rotas de ônibus partindo das capitais. 

Já para aqueles que gostam de comodidade as promoções de passagens aéreas para Foz são frequentes. 

Quer saber como economizar na sua passagem aérea click aqui.

Acho que sobre a hospedagem o melhor caminho é buscar algo pelo Booking que se encaixe no seu tipo de viagem e no seu bolso.

Como foi meu tempo em Iguaçu 


Foram dias divertidos no sentido de farra noturna, Iguaçu é um lugar bastante badalado com bares e danceterias. Ao longo da Avenida Jorge Schimmelpfeng existem diversas opções e alguma delas vai te atrair. 

No hostel onde ficamos tinha uma piscina onde o pessoal se divertiu bastante, mas eu estava com dor de garganta e não entrei na água haha

Nessa viagem ainda no lado da Argentina também conheci as Ruinas de San Ignacio en Misiones, mas que sinceramente não vi nada de tão especial. 

Misiones San Ignacio. - Argentina

Somado a isso, fomos em o marco das três fronteiras que achei bem legal a união entre Brasil, Argentina e Paraguai. 

Marco das Três Fronteiras

É um lugar interessante para comprar lembrancinhas para aqueles que curtem presentear os amigos e a família. 


Fechando nosso último dia em Foz do lado brasileiro fomos em uma churrascaria, os estrangeiros adoraram e inclusive tinham muita curiosidade sobre como pronunciar os nomes das comidas em português. Apesar de divertido, para mim foi só mais um almoço kkk

Cataratas do Iguaçu Lado Brasileiro ou Argentino


Eu conheci primeiro o lado argentino, simplesmente porque eu estava na Argentina quando resolvi participar dessa excursão com outros intercambistas que estudavam na Nacional de Córdoba. 

Ambos os lados encantam com a sua biodiversidade, juntos ocupam 220km² de floresta tropical. Tive o privilégio de encontrar vários bichinhos da mata e ver um lindo arco íris no lado argentino. 

Particularmente na minha perspectiva o lado brasileiro é muito mais lindo do que o lado argentino, simplesmente porque no lado brasileiro você tem uma vista panorâmica de fora das Cataratas, enquanto do lado argentino temos uma visão da parte de dentro. 


Mas isso não significa que cada um dos lados não tenha seu charme, no lado argentino temos a Estacíon Garganta del Diablo onde podemos ver as Cataratas em toda sua potência por dentro. 


Cataratas do Iguaçu na Argentina- Garganta del Diablo. 

Cataratas do Iguaçu na Argentina.

Inclusive do lado argentino existe a possibilidade de ter a aventura de passear de barco pertinho das cachoeiras da Garganta. 

Cataratas do Iguaçu na Argentina.

Apesar do lado brasileiro também oferecer os passeios de barco, os preços são mais altos e a rota não é tão emocionante. 



Então, indico para aqueles que curtem estar em contato com a natureza irem conhecer as Cataratas de perto. Tenho certeza de que será uma experiência bacana seja com amigos ou família. 

Gastos totais em Foz do Iguaçu: Ingresso Cataratas do Iguaçu


Quer fazer uma estimativa de quanto gastaria indo para Foz, use o site “Quanto custa viajar” lá você pode estimar uma média de gastos de acordo com seu tipo de viagem.

Mas não caia na cilada de comprar por lá, só use para ter uma ideia dos preços totais e gastos diários. 

Além disso, consulte nesses links o preço dos ingressos das Cataratas do Iguaçu nesses links: lado brasileiro x lado argentino.

Informações Adicionais sobre as Cataratas


- Para conhecer ambos os lados será necessário pagar duas entradas.

- Não tente conhecer os dois lados no mesmo dia, você vai ficar cansado e não vai conseguir aproveitar tanto.

- Não esqueça do seu passaporte ou RG caso pense em atravessar a fronteira.

- Leve protetor solar e passe mesmo em períodos de mormaço.

- Não esqueça de reservar a hospedagem e programar seu transporte de ida e volta.

- Use o Uber para se locomover dentro em Foz, caso não tenha ido de carro.

- Caso só consiga conhecer um lado, dê preferência para o lado brasileiro. 

- Levar uma muda de roupa seca em uma sacola é uma boa dica para aqueles que vão até a Garganta del Diablo.



De resto é só aproveitar o passeio e tirar mil fotos legais.

quati castanho na  mata


Nenhum comentário:

Postar um comentário



@INSTAGRAM