Para os amantes do turismo cultural os museus de Lima no Peru são ótimas opções para explorar os marcos hispânicos, coloniais e contemporâneos. Saiba quais são os melhores museus em Lima e como explorar a cultura peruana:
20 Melhores museus de Lima no Peru
1. Museo del Banco Central de Reserva
O Banco Central é dono de uma rica e extensão coleção de peças em cerâmica de povos pré-colombianos, que podem ser vistas em alguma das salas desse moderno museu.
Além disso, há no local uma coleção de moedas do país e uma pequena pinacoteca com obras clássicas/contemporâneas de artistas peruanos.
2. Museo de la Inquisición y del Congresso
Localizado em frente ao Congresso Nacional funciona diariamente das 9h-17h com entrada gratuita.
A Inquisição na América do Sul durou de 1569 até 1820, período em que mais de 2 mil pessoas foram julgadas por praticar bruxaria ou adotarem outra religião que não o cristianismo.
O museu conta a história desse infame tribunal, desde como foi sua chegada em Lima até os seus métodos e instrumentos de tortura.
As visitas são guiadas, inclusive em português, com duração de 1h e acontecem durante todo o dia.
Além disso, aproveite os tour virtuais que podem ser acessados por esse link oficial.
3. Museo de Arte
O MALI promove novas leituras da história da arte no Peru, por meio da pesquisa acadêmica e sua projeção em exposições, publicações, programas públicos e educacionais.
Possui produções artísticas peruanas que remetem aos últimos 3 mil anos. Está dividido em quatro setores: Pré-hispânico, Colonial, Republicano e Contemporâneo.
Localizado no Paseo Colón 125, Parque de Exposições. Consulte no site oficial as exposições e o funcionamento do Museo de Arte de Lima.
4. Museo Nacional Afroperuano
Inaugurado em 2009, este museu reúne documentos, artefatos, fotografias e desenhos que contam a história da presença africana no Peru.
A entrada é gratuita e funciona de segunda a sábado das 9h-17h e aos domingos das 9h-13h, confira a programação pós pandemia aqui.
5. Museu Larco
O Museu Larco é uma das atrações mais visitadas de Lima, já que apresenta uma importante coleção de cerâmicas, têxteis e ouro de culturas do período pré-colombiano, inca, nasca, chavín etc.
Localizado na Av. Bolivar no distrito de Pueblo Libre fica aberto diariamente das 9h-22h, consulte os valores oficiais e preços diferenciados para estudantes.
Uma dica valiosa é aproveitar os lindos jardins do Moseo Larco, pois são magníficos.
6. Museo Nacional de Antropologia, Arqueologia e História del Peru
Inaugurado em 1822, este é o museu público mais antigo do Peru. Abriga um vasto acervo que cobre a história desde os povos pré-colombianos até o período republicano.
A réplica de granito da Estrella Raimondi do povo chavín é um dos destaques do acervo.
Para mais informações, consulte o site oficial.
7. Museo de Oro del Peru
Apresenta uma grande coleção de pedras preciosas e peças em ouro e prata utilizadas em rituais religiosos da cultura pré-colombiana.
Além disso, possui um acervo de armas e objetos de guerra de diversas partes do mundo
O Museo de Oro funciona diariamente das 10h-18h, consulte as informações pós pandemia.
8. Museo San Cristóbal
No alto do Cerro San Cristóbal encontram-se um mirante e um museu que exibe fotos antigas de Lima, trajes folclóricos da região e uma enorme cruz construída em 1997.
Aberto diariamente com entrada franca, para mais informações visite o site oficial.
CONFIRA TAMBÉM: CITY TOUR EM LIMA DE ÔNIBUS DE 2 ANDARES
9. Museo Convento San Francisco y Catacumbas
O Convento e Museu das Catacumbas de São Francisco faz parte do Complexo Monumental São Francisco de Jesús el Grande, fundado por Fray Francisco de la Cruz em 1546.
Considerado como um dos principais museus religiosos no centro histórico de Lima, ficou bastante conhecido pelas famosas “Catacumbas de São Francisco”, que atraem a atenção de turistas e visitantes locais.
Realmente podemos ver vários restos mortais e crânios nas catacumbas, na verdade foi a primeira vez que vi assim tão de perto restos mortais.
Lembre-se que não é indicado para pessoas com fobias de lugares pequenos.
O valor máximo do ingresso em dezembro de 2020 era $15 soles, consulte mais informações no site oficial.
10. Museo Numismatico del Peru
O Museu da Numismática do Peru, localizado nas antigas instalações do Tribunal de Contas Maior, mostra ao público o processo histórico do dinheiro no Peru, desde a criação da Casa da Moeda em 1565 até os dias atuais.
Saiba os horários de funcionamento e mais informações aqui.
11. Museo de la Nacion
O Museu da Nação foi criado em 1988 como entidade integradora das diversas expressões culturais do país. Hoje é um dos dois maiores museus do Peru e um importante centro cultural.
O Museu, como grande conservador do patrimônio peruano, possui milhares de peças originais correspondentes a diferentes períodos da história peruana. Que ele obteve através de investigações arqueológicas e da recuperação de mercadorias que haviam sido traficadas ilegalmente.
Funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, porém é importante consultar os novos horários pós-pandemia.
12. Museo Marina Nunez Del Prado
Na década de 1970, a escultora Marina Núñez del Prado, nascida em 17 de outubro de 1910 em La Paz, Bolívia, instalou sua residência e ateliê no que viria a ser sua Casa Museu, localizado na rua Ántero Aspíllaga 300, no meio coração da Floresta El Olivar.
Esta casa de estilo neocolonial foi adquirida em 1973, propriedade de Luis Alayza e Paz Soldán, sendo a primeira casa de El Olivar declarada Patrimônio Cultural da Nação.
Atualmente está fechada para visitas devido a pandemia, mas fique atento aos horários de reabertura em 2021.
13. Lugar de la Memoria, la Tolerancia y la Inclusión Social
Um museu que conta as lutas de tolerância e inclusão social no Peru. Atualmente possui 3 exposições permanentes:
1º Mostra dos eventos da violência e como ela afetou os peruanos.
2º Apresenta os processos que levaram ao fim da violência e as mudanças que ocorreram para fortalecer a democracia.
3º Oferece um espaço para deixar uma reflexão sobre as vítimas e as conquistas na inclusão social.
O mais bacana é a exposição virtual online 360º – ainda mais em tempos de pandemia – onde podemos visitar todas as salas da exposição permanente do LUM.
Consulte as exposições temporárias, horários de funcionamento e muito mais aqui.
14. Museo de Arte Contemporáneo de Lima
Fundado em 2013, o Museu de Arte Contemporânea de Lima é a única instituição dedicada exclusivamente à promoção, pesquisa e divulgação das práticas artísticas contemporâneas no Peru.
Possui um programa educacional regular que promove o encontro, a participação, o pensamento crítico, a fruição e a criação.
Saiba mais sobre as Coleções, exposições, atividades educacionais e horários de funcionamento pelo site oficial do MAC.
15. Museo de Minerales Andres del Castillo
Construído em homenagem a Andrés Del Castillo Rey (1985-2006) tendo como objetivo primordial a transformação de um museu vivo através de apresentações artísticas, formação de oficinas educacionais e conservação do patrimônio cultural peruano.
Para mais informações consulte o site oficial do museu ou entre em contato pelo e-mail museo@mdh.com.pe
16. Museo MATE
O Museu Mario Testino é uma organização sem fins lucrativos fundada pelo fotógrafo de moda peruano Mario Testino, em 2012.
Possui uma área de acesso gratuita e outra paga, para mais informações sobre o acervo de fotografias de Testino em Barranco consulte o site oficial.
17. Museo Aeronáutico del Perú
Localizado na rua Manuel del Pino 448 em Santa Beatriz esse museu pertence à Força Aérea Peruana e ocupa um de seus edifícios mais emblemáticos, o Castelo Rospigliosi, cuja construção foi mandada construir pelo Dr. Carlos Julio Rospigliosi Gonzales y Vigil, sua construção durou 9 anos e foi concluída em 1929.
Ele conheceu quando criança o médico que mais tarde se tornaria o rei da Espanha Alfonso XIII. Quando o monarca anunciou sua visita ao Peru, o Sr. Rospigliosi se apressou em construir um local que pudesse abrigar um personagem tão importante, mas infelizmente ele nunca chegou ao Peru porque teve que renunciar à coroa e o castelo ficou sem receber ao seu ilustre visitante.
Além de desfrutar de um fascinante passeio pelos diferentes ambientes do castelo, o visitante também pode conhecer as origens da aviação no mundo por meio de suas diversas salas de exposições.
Devido a pandemia o museu encontra-se fechado, consulte os horários de funcionamentos e preços atualizados através do link oficial.
18. Museo Pedro de Osma
Com 12 salas temáticas exclusivas, visitas educacionais e cursos temáticos o Museu Pedro de Osma está localizado no coração do bairro cultural de Barranco em Lima.
Possuem visitas guiadas em horários regulares, consulte os preços e exposições por aqui.
19. Museo Amano
Para os amantes de tecelagem o Museo Amano deve ser uma parada obrigatória. Possui três áreas permanentes de exposição permanente:
1º Apresentação da cronológica têxtil no Peru
2º Amostra de matérias-primas e ferramentas têxteis
3º Exposição do desenvolvimento têxtil alcançado pela cultura Chancay.
Consulte o site oficial do Museo Amano para mais informações de horários de funcionamento e valores dos ingressos.
Aproveite também o tour virtual pelo link oficial do Museo Amano.
20. Museo del Automovil Coleccion Nicolin
Sendo o único museu de automóveis aberto no Peru, o Museo de Autos Nicolini expõe veículos vintage ou clássicos.
Possuem carros únicos no mundo como: Stutz – 1928 (carro do primeiro prefeito de Lima) e Wanderer de 1915.
Funciona de segunda a domingo das 9h30 às 19h00 na Av. La Molina, consulte os preços e horários pós pandemia no site oficial.
Respostas de 2